TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#33076 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 31, 2010 11:56 pm

Só os russos que costumam entregar tudo, até a mãe, desdeque paguem bem, é claro.
E a FAB chutou a bunda deles pelo Gripen...

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#33077 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jan 31, 2010 11:58 pm

G-LOC escreveu:
AlbertoRJ escreveu:
Isso está muito off topic e não tem a menor importância nesse contexto.
Você pode até discordar das informações mas não as desmascara, como quis dizer.
Paro por aqui.

Abraços
O problema é o contexto. O que as informações sobre o AMX que o PP passou naquele post tinham a ver com o FX? Outros posts também passam informações sobre o AMX e são todas informações negativas. Eu percebo como uma campanha de difamação. O simples fato de serem várias informaçoes juntas sem detalhar como o primeiro indicio. Investigando cada um vc encontra um poço de incoerência.

G-LOC
G-LOC, o texto do Pepê comenta as diferenças entre as atuações da MB e da FAB no caso das compras militares e a relação das Forças com o Governo. O destaque é para o FX-2.
O AMX foi citado apenas.

Abraço!

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#33078 Mensagem por Penguin » Dom Jan 31, 2010 11:58 pm

G-LOC escreveu:
Justin Case escreveu: 2. Devia-se evitar colocar equipamentos ou sistemas norte-americanos no avião.
Veja que o motivo 2 não é embargo, embora possa ser considerado um "medo de embargo".
Abraços,
Justin
e assim o medo de embargo vira embargo. é aquela história do telefone sem fio.
com a opção de um canhão não americano não existe a possibilidade de embargo americano.
O Vulcan também não tem nada de tão avançado assim.

G-LOC
Tem um lá no Mattosão...

Imagem

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#33079 Mensagem por Thor » Seg Fev 01, 2010 12:02 am

Carlos Mathias escreveu:
Só os russos que costumam entregar tudo, até a mãe, desdeque paguem bem, é claro.
CM, lá vamos nós de novo. A FAB? Você tem certeza disso?
Mesmo com as idas e vindas do MU praqueles lados e com a sua saida do cargo?
Com a mídia falando que negaram o SU por alinhamento político...
Você tem certeza que a FAB rejeitou só por serem totalmente incompetentes?
Beleza, se tem essa certeza eu tô contigo nessa, no placar do Rafale 30 pontos, nos Mi-35 da FAB, nas chaves de boca, etc...

Brasil acima de tudo!!!
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#33080 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Fev 01, 2010 12:04 am

G-LOC escreveu:
Justin Case escreveu: 2. Devia-se evitar colocar equipamentos ou sistemas norte-americanos no avião.
Veja que o motivo 2 não é embargo, embora possa ser considerado um "medo de embargo".
Abraços,
Justin
e assim o medo de embargo vira embargo. é aquela história do telefone sem fio.
com a opção de um canhão não americano não existe a possibilidade de embargo americano.
O Vulcan também não tem nada de tão avançado assim.

G-LOC
Essa é uma versão.
Outras dizem que o canhão foi vetado.
Mesmo sendo a verdadeira, fica óbvia a intenção de não utilizar QUALQUER equipamento norte-americano no AMX brasileiro.
Então o equipamento francês foi o escolhido e acabaram usando um similar genérico por causa do preço.
Ainda assim, tiveram que mudar o projeto do caça para usar outro canhão, com óbvio custo financeiro e risco.
E até hoje, oficialmente, o AMX usa um DEFA 554.

[]'s

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#33081 Mensagem por Penguin » Seg Fev 01, 2010 12:08 am

Carlos Mathias escreveu:
Estamos adquirindo 36 caças agora. Queremos TdT neste lote. Os russos, de acordo com texto de Pepê, só ofereceram TdT a partir da 37a célula. Ai bate com o dito na época da eliminação, de que os russos fraquejaram neste quesito.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#33082 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Fev 01, 2010 12:16 am

Thor, esse é o problema da FAB se calar, cada um escolhe a versão que lhe cabe, inclusive eu e mais uma penca de gente.
Você já reparou que eu estava "poupando" a FAB instituição das pedradas até o vôo do PAK? Pois é...
Esperei todas as justificativas para saída do SU-35 caírem por terra, e estas foram colocadas em nota da FAB na época.

Uma hora a casa ia cair e como o FX demorou mais que o esperado, as consequências estão chegando.
Mas isso não é obra do Carlos Mathias, ele é uma consequência, mais uma.

A short-list tem dois bi e um monomotor, quem destoa?
Dois caças médio/pesados e um leve. Idem;
Dois major players e um nulo. Idem.

Quem entrou na lista no lugar do SU-35BM?

Temos foristas aqui que repetem à exaustão que a FAB nunca voará caças russos. Dizem com uma convicção espantosa, e isso desde antes do corte da FAB.
Porque ninguém rebateu essa afirmação coma veemência que se vê hoje na defesa do relatório ninja e etc?

A FAB tem que botar a cara prá bater e soltar notas, desmentindo ou confirmando. Calando ela dá margem a todo tipo de interpretação.

E lembrando, quando foi a hora do relatório, onde estavam os defensores da FAB para negar este?

Abraços!

Bender

#33083 Mensagem por Bender » Seg Fev 01, 2010 12:17 am

Thor escreveu:
Bender escreveu:Santiago O que eu tenho vivenciado neste tópico,me leva a ter uma "impressão" radicalmente oposta a sua.

O que eu mais vi aqui,nos ultimos 6 meses,foi um bando de trolls se registrando e esculachando (é uma palavra leve para o que fizeram e fazem) o GF todo dia,e que se ele não escolhece o Gripen,era por que o processo era corrupto,o NJ ia se aposentar, era safado e isso era um estupro na imaculada.

Isso é que é "preventivamente" caluniar e ameaçar.

Mas pelo jeito sua percepção é diferente da minha,eu sou fanático. 8-]

Sds.
Beleza Bender, mas por favor não fale que veio da FAB, pois isso ela não disse e nem pode dizer, por mais que nós queiramos saber o resultado da avaliação técnica e final.
Que tem uns afoitos pelo lado do Gripen, isso tem. Mas tem uma turma em favor do Rafale que está deturpando tudo o que se vê pela frente apenas para que sua idéia prevaleça.
Todo mundo já ouviu falar que os americanos proíbem material sensível. Todos já ouviram falar que logística francesa é mais cara que a dos EUA (em linhas gerais). Que o equipamento russo é pau-pra-toda-obra, tosco, resistente, de excelente aerodinamica (talvez alguns nunca ouviram isso, eu já de quem já voou os bichos).
Tudo tem seu pró e contra. Tem gente ai até entrando no mérito do canhão do AMX, que acho que foi escolha da FAB à época, mesmo já tendo usado canhões americanos e mísseis americanos (F-5). E se tivesse sido veto dos EUA? F@!@-se!
Isso acontece com qualquer potência militar, ou vocês acham que a França nunca negou nada sensível num momento oportuno? Alguém acredita que podemos abrir os mísseis S-530 e ver como são? Acha que podemos tentar revitalizá-los aqui no Brasil? Acham que podemos tentar homologar armamento nacional nos F-2000?
Sabe como conseguimos os Shrike dos Ingleses?
Abraços
Me parece que eu não falei,que esses trolls são da FAB,ai voce coloca palavras na minha boca,não é legal ok? :wink:

Afoitos é elogio,e ser bonzinho para aqueles que praticaram e praticam lobie descarado e agressivo por aqui,detratando o GF em todos os posts e também a opção Rafale que é declaradamente a opção politico/estratégica escolhida pelo GF que representa os que votaram nele,a maioria da população.

Eu estou pouco me importando com fabricantes de armas,mas me importo que a opção estratégica seja a mais distante possível dos EUA,esta é a minha opinião por isso defendo a escolha do GF,e nem por isso eu a defendo ou defendi,caluniando e fazendo ilações de que dentro da FAB poderia ter algum interessado que o negócio fosse a favor do gripen e da saab.

Eu respeito a Instituição de Estado FAB, apesar de ter várias críticas a ela pelo fato de não ter tido unidade politica interna suficiente até hoje para chegar a um consenso,qualquer que fosse,para comprar uma merreca de caças,isso com tantos técnicos e Phds em seus quadros.

Ao contrário de muitos que só jogam lama e calunias no GF e na sua opção declarada Rafale,eu não calunio a FAB,a critico.

Se os técnicos do Copac são tão bons em contratos e tem tanta experiência,eu tenho certeza prezado Thor,que conseguirão fazer um contrato muito bem amarrado para que não soframos,com o fornecimento francês,que as multas sejam pesadas por negligência e incompetência dos fornecedores.

Confio neles.

Abraços!

Carlos Mathias

#33084 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Fev 01, 2010 12:22 am

Estamos adquirindo 36 caças agora. Queremos TdT neste lote. Os russos, de acordo com texto de Pepê, só ofereceram TdT a partir da 37a célula. Ai bate com o dito na época da eliminação, de que os russos fraquejaram neste quesito.
Santiago, o que diziam as propostas americana, francesa e sueca à época?
Você acha que só os russo não melhorariam sua proposta?
Quanto os russos estariam dispostos sacrificar para ter o Brasil no seu lado como parceiro estratégico?
Quanto vale mais um parceiro no PAK-FA e mais umas 100 encomendas?

Então, não vem com essa de bate porque não bate não. A FAB disse que os russos simplesmente não fazem ToT, nem com 36, nem com 100, nem com 1000 caças.

E mais, o que o Pepê falou foi a proposta da época, imagine como estaria hoje!!!!!

Bender

#33085 Mensagem por Bender » Seg Fev 01, 2010 12:29 am

Santiago
E se a FAB-COPAC seleciona o Rafale?

E se os comedores de hamburger prometem um lugar no CS ao Brasil e Lula resolve retribuir selecionado o SH, mesmo contrariando a FAB que seleciona o Rafale?

O Rafale pode trazer o melhor "pacote". Mas pode não trazer.

[]s
Santiago,na minha opinião,se a FAB (toda) quiser ter algum caça nessa seleção,ela vi ter que escrever e assinar em baixo,"EU AMO RAFALE! QUERO!QUERO!QUERO ELE!"

Por que se não vai ficar de F5M mega hiper fucker.

Quanto a sua segunda linha,bem eu sou daqueles que acham que nunca(proximos 15 anos no minimo) os donos do CS,vão abrir mão do monopólio,portanto isso não faz diferença nem pra EUA nem pra França,que faz o papél dela político de apoiar esse sonho brasileiro. Eu não acredito em CS.

O melhor do pacote Rafale na minha opinião é que é sem USA Parts,e nisso o pacote é tão bom quanto o pacote russo que jogaram no lixo,portanto pra mim só existe dois pacotes possíveis e sempre existiram.

Abraços.

.

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#33086 Mensagem por Thor » Seg Fev 01, 2010 12:30 am

Carlos Mathias escreveu:Thor, esse é o problema da FAB se calar, cada um escolhe a versão que lhe cabe, inclusive eu e mais uma penca de gente.
Você já reparou que eu estava "poupando" a FAB instituição das pedradas até o vôo do PAK? Pois é...
Esperei todas as justificativas para saída do SU-35 caírem por terra, e estas foram colocadas em nota da FAB na época.

Uma hora a casa ia cair e como o FX demorou mais que o esperado, as consequências estão chegando.
Mas isso não é obra do Carlos Mathias, ele é uma consequência, mais uma.

A short-list tem dois bi e um monomotor, quem destoa?
Dois caças médio/pesados e um leve. Idem;
Dois major players e um nulo. Idem.

Quem entrou na lista no lugar do SU-35BM?

Temos foristas aqui que repetem à exaustão que a FAB nunca voará caças russos. Dizem com uma convicção espantosa, e isso desde antes do corte da FAB.
Porque ninguém rebateu essa afirmação coma veemência que se vê hoje na defesa do relatório ninja e etc?

A FAB tem que botar a cara prá bater e soltar notas, desmentindo ou confirmando. Calando ela dá margem a todo tipo de interpretação.

E lembrando, quando foi a hora do relatório, onde estavam os defensores da FAB para negar este?

Abraços!
Pois é CM, aproveite a felicidade do PAK ter voado. Aliás, abro parentesis, estava ontem tentando resgatar algum tópico das antigas e vi um que acho que você havia criado, PAK voará em 2007... legal recordar o passado.
Podem falar a vontade da FAB, é direito seu, só não concordo ficar botando coisas como se fosse da FAB. Você mesmo disse que a FAB "ainda prefere o Gripen NG" no F/X, bem como aquela deturpação da tabela exemplo de um post de mais um cidadão entusiasmado, que foi da FAB e expôs sua opinião face as experiências que ele viveu em sua época de Mirage III.
A FAB não falou e nem falará, isso é prerrogativa do senhor Lula da Silva, imagine se ela fala e o Lula fala em contrário.
Isso sem falar que essas coisas possuem acordos com as nações que permitiram a avaliação de cada equipamento. Você acha que o americano abre a capacidade total do F-18, com seus armamentos, capacidade de treinamento, de suas bases, de seu mais moderno sistema de armas instalado no modelo, para qualquer um. E esse país depois sai publicando em internet a capacidade real do sistema, inclusive comparando com outros aviões.
Pense bem.
Não estou dizendo que a FAB é perfeita, pois não é. A FAB somos nós, formadas por brasileiros dedicados e comprometidos, mas que erram como todo ser humano. O que é foda é deturpar textos para malhar ou botar a culpa sem sequer saber o porque das coisas.
Não sei se você lembra, mas alguns aqui já disseram no passado que os pilotos da FAB prefiriam o Su, inclusive o Japa...
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Penguin
Sênior
Sênior

#33087 Mensagem por Penguin » Seg Fev 01, 2010 12:38 am

Bender escreveu:Santiago
E se a FAB-COPAC seleciona o Rafale?

E se os comedores de hamburger prometem um lugar no CS ao Brasil e Lula resolve retribuir selecionado o SH, mesmo contrariando a FAB que seleciona o Rafale?

O Rafale pode trazer o melhor "pacote". Mas pode não trazer.

[]s
Santiago,na minha opinião,se a FAB (toda) quiser ter algum caça nessa seleção,ela vi ter que escrever e assinar em baixo,"EU AMO RAFALE! QUERO!QUERO!QUERO ELE!"

Por que se não vai ficar de F5M mega hiper fucker.

Quanto a sua segunda linha,bem eu sou daqueles que acham que nunca(proximos 15 anos no minimo) os donos do CS,vão abrir mão do monopólio,portanto isso não faz diferença nem pra EUA nem pra França,que faz o papél dela político de apoiar esse sonho brasileiro. Eu não acredito em CS.

O melhor do pacote Rafale na minha opinião é que é sem USA Parts,e nisso o pacote é tão bom quanto o pacote russo que jogaram no lixo,portanto pra mim só existe dois pacotes possíveis e sempre existiram.

Abraços.

.
Bender,

Se o critério fosse US parts free, o GF/MD estava fazendo o que quando a FAB emitiu o RFI?

[]s

Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#33088 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Fev 01, 2010 12:45 am

Pois é CM, aproveite a felicidade do PAK ter voado. Aliás, abro parentesis, estava ontem tentando resgatar algum tópico das antigas e vi um que acho que você havia criado, PAK voará em 2007... legal recordar o passado.
Mas voou, antes do FX-2 acabar, e meu erro não implica nenhum prejuízo ao país, mas uma comissão que alega que o avião era uma opção de altíssimo risco, sim.
Podem falar a vontade da FAB, é direito seu, só não concordo ficar botando coisas como se fosse da FAB. Você mesmo disse que a FAB "ainda prefere o Gripen NG" no F/X, bem como aquela deturpação da tabela exemplo de um post de mais um cidadão entusiasmado, que foi da FAB e expôs sua opinião face as experiências que ele viveu em sua época de Mirage III.
Qual dos dois cidadãos? O Quirino ou o outro que falou bem do M-III e dos franceses?
A FAB não falou e nem falará, isso é prerrogativa do senhor Lula da Silva, imagine se ela fala e o Lula fala em contrário.
O brig. Norô já falou e desautorizou o MinDef NJ. E aí?
Desobedecer ordem de superior hierárquico é o quê? Saiu assim na imprensa e não vi as manifestações de repúdio que vejo agora.
Isso sem falar que essas coisas possuem acordos com as nações que permitiram a avaliação de cada equipamento. Você acha que o americano abre a capacidade total do F-18, com seus armamentos, capacidade de treinamento, de suas bases, de seu mais moderno sistema de armas instalado no modelo, para qualquer um. E esse país depois sai publicando em internet a capacidade real do sistema, inclusive comparando com outros aviões.
Pense bem.
Mas quem falou em capacidades e dados secretos?
Não precisa falar disso para solapar um processo.
Não estou dizendo que a FAB é perfeita, pois não é. A FAB somos nós, formadas por brasileiros dedicados e comprometidos, mas que erram como todo ser humano. O que é foda é deturpar textos para malhar ou botar a culpa sem sequer saber o porque das coisas.
Não sei se você lembra, mas alguns aqui já disseram no passado que os pilotos da FAB prefiriam o Su, inclusive o Japa...
Abraços
Lembro sim, isso foi escutado na BAFL ao vivo e a cores.

Você só fala de deturpar textos contra a FAB, mas e os que deturpam contra o GF? Porque não vir aqui dizer que é verdade ou mentira?
A FAB, como qualquer outra força vai continuar sendo elogiada e malhada, faz parte de se estar na chuva, molha-se.

Ela podia seguir o exemplo da MB e divulgar notas desmentindo cada mentira que sai na mídia, rapidamente acabariam as conversas e ti ti tis .

Enfim Thor, não pense que somos um bando de FDP que odeiam a FAB e os fabianos, não é isso.
Mas não se pode calar quando se vê fatos que sim, soam no mínimo estranhos.
É nosso dever de cidadãos criticar e mostrar nossas dúvidas, faz parte da cidadania. Faz parte do papel da FAB esclarecer seus cidadãos e protegidos sobre suas ações.

Lembre-se sempre que o alvo não é a FAB instituição.

Abraços!

Carlos Mathias

#33089 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Fev 01, 2010 12:45 am

Se o critério fosse US parts free, o GF/MD estava fazendo o que quando a FAB emitiu o RFI?
Negociando com a Rússia um acordo quadro e posteriormente os aviões.

Bender

#33090 Mensagem por Bender » Seg Fev 01, 2010 12:46 am

Santiago
Bender,

[]s
Gostas de poesia? :mrgreen: Eu reinventei a do CD que Walter postou,responde tua pergunta,amigo.

Poesia reinventada.

"Havia um um tubo de catchup Heinz* no meio do caminho...

...no meio do caminho havia tubo de catchup Heinz ...( que foi colocado ali logo no início do processo FX-2)

O único que tentou remover o tubo de catchup Heinz foi o MU, o NJ contornou o tubo de catchup Heinz. Mas o tubo de catchup Heinz ainda está lá.

Por isso existe a menção ao caça de "after next", aí sim o tubo de catchup Heinz poderá ir para a P*&¨que pariu."

*Dentro desse tubo de catchup Heinz tinha um maço de cigarro LM,ou seja tava estragado

Sds.

Responder