Idem.Bender escreveu:Bom Domingo pra voce também,eu dou $10,00 se for o Rafale que é a escolha dos pilotos.E aí cambada de fanáticos, tudo bem??
Sds.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
É exatamente isso que estamos falando. Quando é que a FAB falou alguma coisa, dando sua preferência? Eu duvido qualquer um aqui que tenha tido acesso real a qualquer comparação do FAB em seu relatório. DuviD-O-Dó!!!Bender escreveu:Bom Domingo pra voce também,eu dou $10,00 se for o Rafale que é a escolha dos pilotos.E aí cambada de fanáticos, tudo bem??
Sds.
Rapaz, nem a mãe deles sabe...
Fiquei impressionado como o PP conseguiu aquelas informações. Eu fiquei sabendo de outra coisa da desclassificação do Su, por meio de representantes de outra empresa que ficou na shortlist. Mas será verdade?
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
-
- Sênior
Thor,Thor escreveu:É exatamente isso que estamos falando. Quando é que a FAB falou alguma coisa, dando sua preferência? Eu duvido qualquer um aqui que tenha tido acesso real a qualquer comparação do FAB em seu relatório. DuviD-O-Dó!!!Bender escreveu: Bom Domingo pra voce também,eu dou $10,00 se for o Rafale que é a escolha dos pilotos.
Sds.
Fiquei impressionado como o PP conseguiu aquelas informações. Eu fiquei sabendo de outra coisa da desclassificação do Su, por meio de representantes de outra empresa que ficou na shortlist. Mas será verdade?
Abraços
Segundo o Pepê, os pilotos foram entrevistados pelo NJ, pessoalmente.
Pode ser que ele tenha obtido essa informação fora da FAB.
Eu acho isso mais plausível que o tal "relatório vazado".
Não me arrisco a dizer que é verdade ou mentira mas já aprendi que o Pepê é muito bem informado.
Foi ele que noticiou o relatório de 3 cores.
[]'s
Alberto -
Eu dou R$100,00 se voltar a dupla SU-35BM+PAK-FA.
O resto não dou nada, só marreta na cabeça.
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Andei a ler o Fórum DB, como faço há muito e é do meu hábito. Vi até um apelo, em tom altaneiro, de que as críticas à FAB eram inconseqüentes, apenas havidas neste espaço e que as mesmas denegriam o Fórum DB. Pois, aí está, nas palavras de um jornalista afeito à área de defesa, de intelecto e cultura respeitáveis e principalmente, de honestidade sem par, um relato conciso, crível, minucioso e direto, dos males que atingem a nossa querida Força Aérea Brasileira.
O silêncio daqueles, que sempre imprimem em suas verdades, o carimbo hirsuto da total competência da Força Aérea Brasileira, para julgar tudo aquilo lhe cabe, é elucidativo. Não precisava, afinal, nenhuma corporação é monolítica, por mais que assim o pareça.
Felizes são todos, que fazendo uso do senso comum, e da aplicação do pensamento lógico, teceram críticas à forma de condução da FAB neste processo.
Lamenta-se apenas, que haja os cegos, sempre presos nas suas convicções; mas que poderão um dia, gritar que viram a luz.
É da vida.
O silêncio daqueles, que sempre imprimem em suas verdades, o carimbo hirsuto da total competência da Força Aérea Brasileira, para julgar tudo aquilo lhe cabe, é elucidativo. Não precisava, afinal, nenhuma corporação é monolítica, por mais que assim o pareça.
Felizes são todos, que fazendo uso do senso comum, e da aplicação do pensamento lógico, teceram críticas à forma de condução da FAB neste processo.
Lamenta-se apenas, que haja os cegos, sempre presos nas suas convicções; mas que poderão um dia, gritar que viram a luz.
É da vida.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
- Sênior
Bem, as pessoas deviam comentar porque o Pepê sempre se mostrou muito mais conhecedor da área e bem informado que a grande maioria dos jornalistas.
Deram o devido destaque à nota da Castanhêde mas, e agora?
[]'s
[]'s
Alberto -
Tá podendo hein! $100zão! E só se for comuna,outro nãoCarlos Mathias escreveu:Eu dou R$100,00 se voltar a dupla SU-35BM+PAK-FA.
Deixa mão de ser um Bremelho fanático e vamos ajudar aquela cambada a ter uns míseros 36 Rafales SU e Pakfa é muito grande para os hangares,não vão ter verba pra quebrar tudo e fazer de novo,com o preço que anda as telhas brasilit.
Sds
- soultrain
- Sênior
Foi exactamente o que eu sempre disse, têm de parar falar que a FAB isto e aquilo. Não podem misturar a instituição com os Homens, pois o homem é falho.
Foi falho no SIVAM, que é uma caganita comparado com o FX e foi falho em muitas outras circunstâncias e sempre será.
Mas Thor, sendo assim há pessoas a mentir feio neste forum, o que eu sempre disse, mas continuam a dar importância a esse tipo de gente.
[[]]'s
Foi falho no SIVAM, que é uma caganita comparado com o FX e foi falho em muitas outras circunstâncias e sempre será.
Mas Thor, sendo assim há pessoas a mentir feio neste forum, o que eu sempre disse, mas continuam a dar importância a esse tipo de gente.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Seus fanáticos, estupradores.
Bem, se a FAB não se manifesta ao sair na mídia as opiniões dela, ela consente, peca por omissão ou nada disso?
A FAB não se mistura?
A MB não teve problema algum em vir à público desmentir todas as notas da mídia que eram falsas, detalhadamente, concisamente e não deu trela para especulações e blá, blá, em na mídia, nem em fóruns sérios.
A MB então é melhor? Não sei, sinistramente, mas que a diferença de comportamento é clara e abissal, é, isso não se pode negar nem tentar não ver.
Não se viu ninguém da mídia vazando nada da MB, porque?
Não seria bom se a FAB viesse a público e confirmasse de um vez quw eur A, B, C pou NDA? Acabou, fim das especulações.
Não se viu o Almirante Norô da MB vir a público dizer na mídia que não ia cumprir uma ordem do MinDef. Não foi isso que aconteceu afinal?
Aí, quando se põem em dúvida os métodos fabianos, a FAB estrila, num pode falar, todos tem que calar e embuchar as idas e vindas da força.
Só que parece que tem mais fanáticos no Brasil, muitos mais pelo jeito.
Bem, se a FAB não se manifesta ao sair na mídia as opiniões dela, ela consente, peca por omissão ou nada disso?
A FAB não se mistura?
A MB não teve problema algum em vir à público desmentir todas as notas da mídia que eram falsas, detalhadamente, concisamente e não deu trela para especulações e blá, blá, em na mídia, nem em fóruns sérios.
A MB então é melhor? Não sei, sinistramente, mas que a diferença de comportamento é clara e abissal, é, isso não se pode negar nem tentar não ver.
Não se viu ninguém da mídia vazando nada da MB, porque?
Não seria bom se a FAB viesse a público e confirmasse de um vez quw eur A, B, C pou NDA? Acabou, fim das especulações.
Não se viu o Almirante Norô da MB vir a público dizer na mídia que não ia cumprir uma ordem do MinDef. Não foi isso que aconteceu afinal?
Aí, quando se põem em dúvida os métodos fabianos, a FAB estrila, num pode falar, todos tem que calar e embuchar as idas e vindas da força.
Só que parece que tem mais fanáticos no Brasil, muitos mais pelo jeito.
- soultrain
- Sênior
Tenho vergonha na maneira como alguns foristas o trataram aqui.AlbertoRJ escreveu:Bem, as pessoas deviam comentar porque o Pepê sempre se mostrou muito mais conhecedor da área e bem informado que a grande maioria dos jornalistas.
[]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Thor,AlbertoRJ escreveu:É exatamente isso que estamos falando. Quando é que a FAB falou alguma coisa, dando sua preferência? Eu duvido qualquer um aqui que tenha tido acesso real a qualquer comparação do FAB em seu relatório. DuviD-O-Dó!!!Thor escreveu:[ quote="Bender"] Bom Domingo pra voce também,eu dou $10,00 se for o Rafale que é a escolha dos pilotos.
Sds.
Abraços
Segundo o Pepê, os pilotos foram entrevistados pelo NJ, pessoalmente.
Pode ser que ele tenha obtido essa informação fora da FAB.
Eu acho isso mais plausível que o tal "relatório vazado".
Não me arrisco a dizer que é verdade ou mentira mas já aprendi que o Pepê é muito bem informado.
Foi ele que noticiou o relatório de 3 cores.
[]'s[/quote]
--------------------------------------------------------
Essa história da entrevista de NJ com os pilotos saiu na IstoE em 12/01 (abaixo em azul). Se o vazamento era falso, para que o governo iria investigar? Mas essa IstoE sabe de tudo... IstoE!
12 janeiro 2010
ISTOE
Caça Ao Vazamento
Governo investiga divulgação de relatório secreto sobre compra de aviões de combate e reafirma favoritismo francês na disputa
Defesa @ Net
Um compromisso delicado aguarda o presidente Lula na volta de suas férias, nos próximos dias. Da praia do Guarujá, no litoral paulista, onde passou a semana passada, ele convocou para uma reunião o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o brigadeiro Dirceu Tondolo Nolo, responsável pela Copac, comissão que coordena o programa FX-2, que resultará na bilionária compra de 36 jatos de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Lula e Jobim querem saber como um relatório indicando o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o favorito dos militares para vencer a concorrência – disputada também pelo francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing – vazou para a imprensa no início da semana passada, constrangendo o presidente e o ministro e acirrando uma crise entre eles e os comandos das Forças Armadas.
A julgar pelo relatório divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a Copac fez ouvidos moucos à recomendação de Jobim para que a análise técnica não hierarquizasse os três aviões finalistas e apresentou uma classificação em que prioriza o preço em detrimento de requisitos técnicos, logísticos, de transferência tecnológica e contrapartidas industriais (off-set). O episódio pode terminar com a punição dos membros da Copac e ainda precipitar a decisão pela escolha do avião francês, favorito do governo.
Na Defesa, o descumprimento da ordem de Jobim está sendo tratada como insubordinação. E o vazamento de informações, consideradas segredo de Estado, pode até ser enquadrado como crime de segurança nacional. De uma forma ou de outra, Lula já mandou avisar que não vai se submeter às pressões. O recado foi dado pelo chanceler Celso Amorim. “A decisão será política. É o presidente, com a ajuda de seu Conselho de Defesa, que tomará a decisão final”, disse. Segundo Amorim, “às vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro”.
Jobim, por sua vez, disse que encaminhará a Lula um relatório próprio. “Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculo e levar as minhas conclusões para o presidente”, afirmou. Como ISTOÉ revelou em dezembro, o relatório completo do programa FX- 2, com 30 mil páginas, traz diversas tabelas mostrando os pontos positivos e negativos de cada avião, usando um código de cores (azul, amarelo e vermelho), em vez de notas. Dos três, por exemplo, o jato francês apresenta o pacote tecnológico mais abrangente, enquanto o sueco é o mais barato. De posse dessa papelada, a Copac resolveu fazer um sumário executivo e tentou emplacar a classificação: o Gripen NG apareceu em 1º lugar, seguido do F-18 e do Rafale, em terceiro.
O documento passou nas mãos de Saito e Jobim, que mandou os militares elaborarem uma nova versão, sem o ranking. Isso foi feito, mas o documento anterior, em vez de ser destruído, acabou vazando. Para o consultor de segurança nacional Salvador Ghelfi Raza, da Universidade de Defesa dos EUA, braço acadêmico do Pentágono, vazamentos como esse devem ser apurados. “É preciso investigar para saber se há uma manipulação do resultado da concorrência por interesses escusos”, afirma. O fato é que está em curso uma poderosa guerra de lobbies, envolvendo os maiores fabricantes mundiais, para abocanhar um contrato de até R$ 10 bilhões.
Até que se prove o contrário, não há nada de ilegal na atuação desses grupos de pressão. No entanto, algumas vezes os interesses parecem difusos. Para tentar emplacar o Gripen NG, a Saab contratou o brigadeiro reformado Fernando Cima, ex-coordenador da Copac na primeira edição do FX. Com ascendência sobre muitos oficiais, Cima é sempre recebido na FAB com a reverência que sua patente impõe, com direito até a continência dos próprios membros da comissão. Outro contratado pelo fabricante sueco é o engenheiro Anastácio Katsanos, que foi vice-presidente militar da Embraer.
A Embraer chegou a analisar a compra de parte da Saab por meio de um swap de ações, considerando a eventual escolha do Gripen NG. Dentro da companhia, há o entendimento de que o caça sueco dá a oportunidade de um desenvolvimento conjunto do projeto. Mas é exatamente o fato de ser apenas um projeto que traz insegurança para o governo. Não há como saber quando o avião estará operacional. Da mesma forma, é impossível definir qual será seu preço final. O valor de US$ 50 milhões, anunciado pela Saab, é uma estimativa.
Bem diferente do que ocorre com o Super Hornet (US$ 55 milhões) e o Rafale (64 milhões de euros, US$ 91,6 milhões), aviões totalmente operacionais e com preço estabilizado. “Não dá para comparar o Rafale, que já é operacional, com o Gripen, um avião que não existe”, reagiu o ministro da Defesa francês, Hervé Morin. Essa lógica também embala as discussões sobre o custo da hora-voo. A hora-voo do F-18 está em US$ 11 mil, enquanto a do Rafale é de 9,8 mil euros (US$ 14 mil). Já a do Gripen, segundo a Saab, seria de US$ 4 mil.
O problema é que a própria comissão técnica da FAB, a partir de cálculos baseados em dados de manutenção extrapolados do Gripen C/D (versão anterior ao NG), encontrou um valor diferente do informado: US$ 8 mil. Na Noruega, os técnicos estimaram esse custo em US$ 10 mil. A divergência de informações pesa contra a opção sueca. Um outro dado importante parece ter sido esquecido no sumário que foi vazado à imprensa: o teste de pilotagem.
Em outubro, Jobim convocou os pilotos que testaram os caças para que emitissem um parecer. Os militares destacaram o desempenho do Rafale e também elogiaram o F-18, mas não tiveram o que dizer do Gripen NG, pelo simples fato de que não puderam voar nele. O que está disponível para testes é um “demonstrador”, uma espécie de protótipo feito com base num modelo de treinamento que tem muito pouco a ver com a versão.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
Santiago, eu não disse que o vazamento era falso ou não.
EU acho que a versão do Pepê é mais plausível.
E o Pepê não desmente vazamento ou preferência da COPAC, pelo contrário.
Mas fica claro que a preferência da COPAC não é a preferência DA FAB.
Como foi divulgado.
Abraços
Como foi divulgado.
Abraços
Alberto -
E nem por isso foram pechados de fanáticos. Isso era quando a torcida azul dominava e o fórum era de alto nível, sabe?Tenho vergonha na maneira como alguns foristas o trataram aqui.
--------------X-----------------
Acabei de comer dois pratos de xuxú com camarão, maravilhooooso!!!! Por isso estou generoso.Tá podendo hein! $100zão! E só se for comuna,outro não
Deixa mão de ser um Bremelho fanático e vamos ajudar aquela cambada a ter uns míseros 36 Rafales SU e Pakfa é muito grande para os hangares,não vão ter verba pra quebrar tudo e fazer de novo,com o preço que anda as telhas brasilit.
Sds
E se com míseros helis estão suando a camisa, imagina com um caça de 5ºG!
É, acho que é o Gripen-A que devemos comprar afinal...
Olha eu abaixando o nível!!!!!
----------------------------------X---------------------------------
Estou esperando a torcida azul aparecer com alguma coisa que eleve o nível...Bem, as pessoas deviam comentar porque o Pepê sempre se mostrou muito mais conhecedor da área e bem informado que a grande maioria dos jornalistas.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Antes de mais nada, quem faz parte do COPAC e qual a sua atribuição?AlbertoRJ escreveu:Santiago, eu não disse que o vazamento era falso ou não.
Como foi divulgado.
Abraços
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
O Pepê deve saber, ele soube de tuuudo.