TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32746 Mensagem por DELTA22 » Sex Jan 29, 2010 8:36 pm

cb_lima escreveu:E pensar que nos ofereceram tanto o F-35 quanto esse a'i... :|

Na 'epoca at'e achei... ok ... no F-X o objetivo 'e comprar uma aeronave "de prateleira" com pensamento no futuro para algo mais "robusto"...

Dai hoje tem todo esse papo de fabricar aeronave da mesma geracao de aviao que ja est'a por a'i...

EU honestamente prefiro ver a nossa "prateleira" entrar em servico, do que ver o noose 4 geracao ainda ser fabricado enquanto outras FAs ja estarao 1 geracao a frente.

Mas esse sou eu.

[]s
CB_Lima
[100] Com certeza, Lima!

São passos de caranguejo. Mas creio que ainda temos tempo, o problema é a vontade! :roll:

Aproveitando a "carona": é bom lembrarmos sempre o caso do AMX. Lembremos que, quando entramos no projeto, não fomos os "líderes" do projeto, os italianos estavam anos-luz a nossa frente na construção de jatos, poderiam ter previsto todos os problemas que poderiam ocorrer, mas, como sabemos, deu no que deu. Não estou aqui criticando o projeto, acredito que foi um aprendizado importante de como fazer e como não fazer as coisas. O que faço é apenas uma constatação da realidade que vivemos naquela época e que não acho aconselhável repetir.

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
DELTA22
Sênior
Sênior

#32747 Mensagem por DELTA22 » Sex Jan 29, 2010 8:46 pm

gomugomu escreveu:Não por isso...
Complicado é adquirir um 4g de prateleira enrustido, com um dos preços mais elevados dentre os 4G's.
Com um pós venda bem complicado.
Com um custo de manutenção sofrível.

Se for pra comprar 4G cancela o FX, e venha com Gripen CD, F-16, J-10.
Agora se for pra comprar Rafale, a 10 bilhões sem transferir nada prefiro NG.
Porque, dentro do meu ponto de vista, o Brasil não tem teto pra operar Rafale + 5G. Nem nas projeções mais otimistas!
Ai tenho que te perguntar: você conhece a proposta francesa? Teve acesso aos documentos? Se não.....

Tem outra: quem garante que no fim, o NG vai ser o mais "baratinho do lojinha do Salin"?? Quem? Não foi construído nem um parafuso do NG ainda, o governo da Suécia já declarou que vai modernizar os C/D e nem citou sequer o NG e nós aqui falando dele, enquanto o 5G voa... Ora, sejamos mais realistas! Quem agradece a escolha do NG é a Condefesa na pessoa do seu diretor e não o Brasil. Estou só 'mirando'... 8-]

Respeito seu ponto de vista (por um tempo pensei assim também, mas mudei), mas não falo mais de preço; ah, e também não faço projeções. Amo minha lingua e não quero queimá-la toda. A MB já queimou a ponta dela, prefiro manter o resto! :lol:

[]'s.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#32748 Mensagem por Skyway » Sex Jan 29, 2010 9:10 pm

É foda...só falando assim mesmo.

Eu e o Gomugomu já haviamos falado sobre isso, e de forma respeitosa e sucinta chegamos a um meio termo. Tenho certeza que pelo Gomugomu, assim como pra mim, o assunto já havia morrido alí.

Tinham que tocar na mesma tecla e fazer o bom entendimento ir pra casa do caralho e voltar a tocar o zaralho no tópico??????

Porra maluco...isso que se está discutindo não vai trazer absolutamente NADA para o tópico, e pior, jé era assunto "resolvido"!!!!

Cara, depois dessa eu vou dormir...tem hora que esse fórum cansa MUITO rápido...e não é culpa do espaço, mas de quem frequenta.

AD ASTRA PER ASPERA
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#32749 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jan 29, 2010 9:12 pm

Skyway escreveu:É foda...só falando assim mesmo.

Eu e o Gomugomu já haviamos falado sobre isso, e de forma respeitosa e sucinta chegamos a um meio termo. Tenho certeza que pelo Gomugomu, assim como pra mim, o assunto já havia morrido alí.

Tinham que tocar na mesma tecla e fazer o bom entendimento ir pra casa do caralho e voltar a tocar o zaralho no tópico??????

Porra maluco...isso que se está discutindo não vai trazer absolutamente NADA para o tópico, e pior, jé era assunto "resolvido"!!!!

Cara, depois dessa eu vou dormir...tem hora que esse fórum cansa MUITO rápido...e não é culpa do espaço, mas de quem frequenta.
Cara, acho que você agora deve pôr os devidos nomes.
Eu vou achar que é comigo, outros também.
Se for comigo, por respeito aos demais, eu sairei.

Mas pare de falar essas coisas sem citar. Diga o que pensa de forma direta e cite quem você acha que está errado.

Alberto -
DELTA22
Sênior
Sênior

#32750 Mensagem por DELTA22 » Sex Jan 29, 2010 9:16 pm

AlbertoRJ escreveu:
Skyway escreveu:É foda...só falando assim mesmo.

Cara, acho que você agora deve pôr os devidos nomes.
Eu vou achar que é comigo, outros também.
Se for comigo, por respeito aos demais, eu sairei.

Mas pare de falar essas coisas sem citar. Diga o que pensa de forma direta e cite quem você acha que está errado.
É verdade, Alberto.
Tô achando que é comigo também... faço suas minhas palavras!

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#32751 Mensagem por Penguin » Sex Jan 29, 2010 9:36 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu: Merece ir para o imortais, não...?
Com certeza MERECE (fiz questão de guardá-lo).

Abraços,

Wesley
Eu também fiz questão de guardá-lo 8-]

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#32752 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 29, 2010 9:37 pm

Skyway,

[Editei o meu post em respeito a todos por aqui...]

Na boa cara... estamos debatendo e estamos todos s'o refletindo sobre o efeito "PAK" e o passado dele com o Brasil e o nosso F-X...

Uma cerveja para ti e vamos pegar leve.
[009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#32753 Mensagem por Penguin » Sex Jan 29, 2010 10:12 pm

Enlil,

Não o levo a mal de forma nenhuma. Antes algumas considerações (em azul):
Enlil escreveu:
Santiago escreveu: Lamentável é a sua reação com um texto de terceiro. Vc faz uma grande confusão e denota um espírito eminentemente torcedor mencionando termos como anti-França e pró-EUA. Em primeiro lugar, não se deve fazer confusão entre artigos escritos por terceiros com quem posta os artigos. Eu não tenho que postar artigos pró-Rafale. E não necessariamente estou de acordo com as idéias dos textos que posto. Se quer me criticar, critique pelos meus comentários. É só colocar Santiago no campo de busca.

Aqui se enfia a mão na lixeira do jornalismo impunemente quando o artigo é pró-Rafale. Se for algo crítico...é um deus-nos-acuda e a hipersensibilidade aflora como uma alergia aguda. Piadinhas envolvendo o Gripen, SH e seleção técnica são engraçadinhas, piadinhas envolvendo o Rafale e a escolha política doi. Menos...

[]s
Olha, colega forista, faz dois anos q leio seus posts e sempre achei vários muitos bons. No entanto, desde de setembro tu tens recorrido no hábito de apelar com toda sorte de artigo q não deveria ter qualquer consideração em um fórum do nível do DB. Em síntese, vejo muita reprodução do pior tipo do "jornalismo" nativo q há em nossa imprensa - o jornalismo planfetário, raso, q serve para desinformar a grande massa de analfabetos funcionais deste país q tem como objetivo o projeto de poder da oposição para 2010. Como sabes, em um fórum, a interpretação inerente sobre qualquer artigo postado é q se concorda com ele quando não se faz comentários.

Estou surpreso com isso! Não sabia mesmo.

E por acaso não é indicativo q o colega só posta notícias negativas em relação ao GF, ao Rafale/franceses e positivas em relação a potência do Norte? É coincidência? Por acaso não foi uma escolha consciente postar artigos e "reportagens" q seguem a mesma linha crítica? Podes criticar meus comnetários mas NUNCA me dei ao luxo de perder tempo postando ou comentando esse tipo de desinformativo panfletário, nem pró-Rafale, nem contra F-18 ou Gripen NG. Não preciso citar nomes, todos conhecem os rafaleiros q também tem esse hábito.

Eu posto até para fazer contraponto e incitar debates. Não que concorde com tudo que posto de terceiros.
Por outro lado, nunca o vi demonstrar nenhuma ponta de indignação com matérias pró-Rafale, independente da qualidade.

O colega já deu n exemplos de q pode fazer melhor q isso, não estou criticando seu conhecimento técnico, melhor q o meu em n quesitos, mas sua opção e disposição infinita em atacar a Política de Estado do GF, sua defesa incansável da potência ao Norte das Américas e suas iniciativas constantes em conspurcar as políticas de Estado e econômicas franceses como se eles fossem singulares e diferentes neste prática em relação a potência do Norte (q nunca iria nos ajudar a contruir um SN, por exemplo, sem falar q não fazemos diferença para sua indústria militar, sua demanda interna a sustenta, o aflorado "interesse e reconhecimento" tem objetivos sobretudo geopolíticos, não econômicos, fora o maior potencial entre todos os países do mundo em nos dissuadir no futuro). Te lembra q criste o tópico África (não mais atualizado) no índice Conflitos Passados e Atuais só para postar uma notícia da clássica política francesa no continente, como se isso fosse exclusividasde francesa? Creio q o Rafale sejam a opção menos pior pelos motivos n vezes já explicitados e já estou de saco cheio de todos os lados dessa josta de programa, q até deveria ser cancelado por ter um short-list POLÍTICO q deixou a melhor opção de fora, pagaremos bilhões por um caça (qualquer um dos três) q já sairá de fábrica obsoleto quando recebermos o último lote - AMX 2.0...

Enfim, minha crítica veem no sentido de q tu pegou os hábitos q tanto critica, está sendo o verso da mesma moeda e não foi só eu q notou isso.

Não me leve a mal, saudações, Enlil.
Vc colocou tudo no mesmo cesto! Contextos diferentes, em situações diferentes e debates diferentes!
Aqui nesse tópico, qual foi o último post anti-francês que eu postei? Vc se lembra de algum?

Meu pensamento é simples e já deixei aqui muito claro. Se o Brasil quiser ser uma potência militar e tecnológica terá que investir internamente bem mais do que investe hoje e de forma consistente.

O Brasil é grande e pode fazer acordos militares com quem ele quiser. Quanto mais acordos melhor. Não acho salutar criar reserva de mercado independente das condições para nenhuma potência estrangeira. Devemos adquirir nosso armamentos externamente de quem oferecer as melhores condições caso-a-caso. Se o franceses ofereceram as melhores condições para o casco do submarino, ótimo para o Brasil e para a França. Se outro país oferece as melhores condições no F-X2, ótimo para o Brasil e para esse país. E assim sucessivamente. Mas cada um pensa de um jeito e eu respeito isso.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Cesardpf
Júnior
Júnior

#32754 Mensagem por Cesardpf » Sex Jan 29, 2010 10:19 pm

gomugomu escreveu:
DELTA22 escreveu:A carta fora do baralho é claramente o NG!
Tomando como exemplo o PAK-FA, este entrará em produção seriada, calculo para início de 2015 (a pré-série creio que em 2013), até lá o NG estará praticamente entrando em produção na mesma época. Viu o contra-senso? A "melhor proposta" acaba de "fazer água" e isso já era mais do que esperado, era uma questão de tempo, uma questão da própria evolução tecnológica.

Falo isso hoje só depois de muito ter a "orelha puxada" por muitos aqui do fórum. Demorei para ver as coisas. Uma "questão de teto" (@Orestes). :mrgreen:

[]'s.
Não por isso...
Complicado é adquirir um 4g de prateleira enrustido, com um dos preços mais elevados dentre os 4G's.
Com um pós venda bem complicado.
Com um custo de manutenção sofrível.

Se for pra comprar 4G cancela o FX, e venha com Gripen CD, F-16, J-10.
Agora se for pra comprar Rafale, a 10 bilhões sem transferir nada prefiro NG.
Porque, dentro do meu ponto de vista, o Brasil não tem teto pra operar Rafale + 5G. Nem nas projeções mais otimistas!

Finalmente mostrou seus objetivos, heim?! :evil:

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#32755 Mensagem por Bourne » Sex Jan 29, 2010 10:42 pm

Semelhantes ao meu. vamos cancelar o FX e comprar caça de quinta geração. :mrgreen: [000]

Escolher entre fusca, chevett e corcel é triste. Quando já da para comprar um lada zero

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#32756 Mensagem por Túlio » Sex Jan 29, 2010 10:47 pm

Não encham o saco do Sky, pensei o mesmo. Não escrevi porque ia respingar na Moderação toda.

Só que tenho muito mais sacola que ele, se querem zoar, vamos nessa. Ah, esqueci, saí de folga hoje de manhã e quando acabar entro de FÉRIAS, portanto, posso ficar zoando até enjoar...

E, no espírito da kôza toda, F-5 RULEZ!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#32757 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 29, 2010 10:48 pm

Bourne escreveu:Semelhantes ao meu. vamos cancelar o FX e comprar caça de quinta geração. :mrgreen: [000]

Escolher entre fusca, chevett e corcel é triste. Quando já da para comprar um lada zero
Lada 'e sacanagem...

[018]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#32758 Mensagem por Túlio » Sex Jan 29, 2010 10:50 pm

cb_lima escreveu:
Bourne escreveu:Semelhantes ao meu. vamos cancelar o FX e comprar caça de quinta geração. :mrgreen: [000]

Lada 'e sacanagem...

[018]

[]s
CB_Lima

Verdade! :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#32759 Mensagem por Bourne » Sex Jan 29, 2010 10:55 pm

cb_lima escreveu:

Lada 'e sacanagem...

[018]

[]s
CB_Lima
Estava pensando em um Lada assim :?

Imagem

Sem frescura de Ferrari francesa (até hoje não entendi essa declaração)

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#32760 Mensagem por Skyway » Sex Jan 29, 2010 10:56 pm

gomugomu escreveu:Pare de criticar a FAB Prick.
A FAB fez uma análise primorosa de todas as propostas e indicou o Gripen como a que melhor atendia as necessidades do Brasil, se você não gosta, paciência, não precisa ficar desmerecendo a cada 2 posts.
AlbertoRJ escreveu:
gomugomu escreveu: :roll: :roll: :roll:

Para bom entendedor meia palavra basta.
Recomendo que você leia meus posts dirigidos ao Sky.
Touche? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Que resposta!

Onde está a declaração da FAB?

Aqui começou toda a lambança desnecessária...detalhe pro grifo onde até o próprio Gomugomu tenta não entrar na discussão por já ter encerrado ela comigo.

Os nomes estão ai.

E só pra constar, eu não constumo acusar de forma geral, normalmente eu não cito os nomes por questão de educação, mas meus posts são muito bem direcionados, de forma que quem fez sabe que é com ele que estou falando.

Um abraço e boa noite a todos.

AD ASTRA PER ASPERA
Responder