X2. O Mapinguari foi o único gripeiro de bom senso q restou comentando no tópico.Bender escreveu:Mapinguari,tenho orgulho de dividir esse espaço contigo por que eu sei que voce vai defender o Gripen que é o que voce acredita,até o ultimo dia do anuncio,como sempre fez,com argumentos,com conhecimento,com sabedoria que só as pessoas realmente "GRANDES" conseguem fazer,voce nunca!nunca! precisou colar artigo de jornal desvirtuado pra defender o que acredita,nem ofender o presidente o qualquer autoridade do país,defendia na técnica e no bom senso.Mapinguari escreveu: De minha parte, não tem choro nenhum.
Vamos de Rafale, com vontade e com força!
É só aumentar o orçamento!
Contigo tive várias aulas sobre esse caça,que diminuiram minha ignorância.
Mas esse teu post,mostra principalmente o GRANDE brasileiro que voce é.
Sim,se o vencedor for a nave dos Klingons estaremos juntos aqui,para cobrar do governo a verba pra operar com os escudos sempre prontos.
Sds.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A neutralidade na aquisição dos caças como princípio de Potência Econômica.
Para iniciarmos esta seção vamos rever um determinado evento, que pode nos dar suporte a esta premissa. Se relembrarmos da Guerra das Falklands/Malvinas veremos que ao manter total dependência da França para suas aeronaves e mísseis, a Argentina perdeu sua capacidade de combate, tendo aí o fator crucial que a fez perder a guerra.
As forças armadas Argentinas eram compostas por equipamentos franceses, americanos e inclusive ingleses, que era o caso do porta-aviões Veinticinco de Mayo que participou da guerra entre Inglaterra e Argentina.
Todos os países fornecedores das aeronaves eram membros da OTAN, que tem por conceito básico se ajudarem mutuamente em caso de guerra. Ao atacar um território de um país membro desta organização, a Argentina passou a agredir na prática, todos os países que fazem parte da OTAN, ficando extremamente vulnerável para adquirir armamento para sobreviver a uma guerra prolongada.
A conseqüência foi óbvia: a Argentina sucumbiu à marinha inglesa, perdendo não apenas a possessão da ilha, como também centenas de vidas de seus militares. Este evento agravou a situação econômica deste país, aprofundando a recessão no qual já estava imerso. Na época, a Argentina detinha a capacidade unicamente de produzir o lento avião de treinamento Pucará, que nada valia diante dos ágeis Sea Harriers.
A concorrência FX-2 tem como participante dois países membros da OTAN, Estados Unidos e França. Ambos oferecem produtos prontos, e não parceria no desenvolvimento de projeto, o que em muito beneficiaria o parque industrial brasileiro. Além disto, segundo informações obtidas em recente audiência pública no Congresso Nacional, nenhum destes concorrentes oferece a propriedade intelectual compartilhada. Nesse ponto apenas a sueca SAAB oferece ao Brasil essa preciosa oportunidade.
Se o Brasil, porventura, entrar em alguma disputa comercial ou militar com algum país membro da OTAN, qual seria a conseqüência e que reflexos que poderia haver na produção e reposição de peças destas aeronaves em nosso país? Além disto, a compra de armamento para integrar nestas aeronaves ficaria também prejudicada. O quanto este evento nos fragilizaria? Quais seriam as imposições realizadas pelos países alinhados? Certamente poderíamos sucumbir como aconteceu com a Argentina diante do esgotamento de sua capacidade de combate.
Temos que lembrar continuamente que o país, ao se tornar candidato à potência econômica, passa a ser concorrente direto de diversas Nações do mundo, disputando a conquista de acordos comerciais em diversas partes do planeta. Devemos lembrar que o Brasil teve difíceis disputas na OMC com os Estados Unidos, Canadá, entre outros, além disso, tem um notório conflito com a França no que diz respeito aos subsídios agrícolas, que impedem a entrada de produtos brasileiros na União Européia.
É o momento de o Brasil tornar efetiva sua soberania, mantendo-se a tradição de uma nação não alinhada, país neutro, mas capacitado a reagir a qualquer ameaça a seu território, ao seu povo e ao seu desenvolvimento e crescimento econômico.
Para finalizar, vamos relembrar um fato importante para o nosso país. Ao substituir o antigo porta-aviões Minas Gerais pelo São Paulo, a Marinha Brasileira criou mais um laço de dependência com a França, pois este aeródromo é de origem francesa, servindo a esta Marinha desde 1957 com o nome Foch. O mesmo foi substituído pelo moderníssimo porta-aviões nuclear Charles de Gaulle, nome do famoso presidente Francês, dono de uma das frases mais agressivas contra o nosso país – "Le Brésil n’est pas um pays sérieux" (O Brasil não é um país sério) – mencionada no auge da crise política entre Brasil e França, nos anos 60. Além desta belonave, a Marinha dispõe de mísseis franceses e ingleses, fragatas de projetos inglês, submarinos de origem alemã e aeronaves construídas nos Estados Unidos.
Recentemente o Brasil assinou contrato com a França para a compra de submarinos. O Brasil atualmente é absolutamente dependente de países membros da OTAN.
Com a assinatura do contrato para a compra dos submarinos, com a assinatura do contrato para a compra dos helicópteros, além de todo o arsenal já existente de origem francesa e ainda considerando que a aviação civil tem mais de 50% de aeronaves de origem francesa, em caso de uma eventual retaliação seria um colapso na defesa nacional e desastre de proporções incalculáveis na vida da população brasileira.
http://www.segs.com.br/index.php?option ... Itemid=331
Estou torcendo por um final com RAFALE ou GRIPEN !!
Para iniciarmos esta seção vamos rever um determinado evento, que pode nos dar suporte a esta premissa. Se relembrarmos da Guerra das Falklands/Malvinas veremos que ao manter total dependência da França para suas aeronaves e mísseis, a Argentina perdeu sua capacidade de combate, tendo aí o fator crucial que a fez perder a guerra.
As forças armadas Argentinas eram compostas por equipamentos franceses, americanos e inclusive ingleses, que era o caso do porta-aviões Veinticinco de Mayo que participou da guerra entre Inglaterra e Argentina.
Todos os países fornecedores das aeronaves eram membros da OTAN, que tem por conceito básico se ajudarem mutuamente em caso de guerra. Ao atacar um território de um país membro desta organização, a Argentina passou a agredir na prática, todos os países que fazem parte da OTAN, ficando extremamente vulnerável para adquirir armamento para sobreviver a uma guerra prolongada.
A conseqüência foi óbvia: a Argentina sucumbiu à marinha inglesa, perdendo não apenas a possessão da ilha, como também centenas de vidas de seus militares. Este evento agravou a situação econômica deste país, aprofundando a recessão no qual já estava imerso. Na época, a Argentina detinha a capacidade unicamente de produzir o lento avião de treinamento Pucará, que nada valia diante dos ágeis Sea Harriers.
A concorrência FX-2 tem como participante dois países membros da OTAN, Estados Unidos e França. Ambos oferecem produtos prontos, e não parceria no desenvolvimento de projeto, o que em muito beneficiaria o parque industrial brasileiro. Além disto, segundo informações obtidas em recente audiência pública no Congresso Nacional, nenhum destes concorrentes oferece a propriedade intelectual compartilhada. Nesse ponto apenas a sueca SAAB oferece ao Brasil essa preciosa oportunidade.
Se o Brasil, porventura, entrar em alguma disputa comercial ou militar com algum país membro da OTAN, qual seria a conseqüência e que reflexos que poderia haver na produção e reposição de peças destas aeronaves em nosso país? Além disto, a compra de armamento para integrar nestas aeronaves ficaria também prejudicada. O quanto este evento nos fragilizaria? Quais seriam as imposições realizadas pelos países alinhados? Certamente poderíamos sucumbir como aconteceu com a Argentina diante do esgotamento de sua capacidade de combate.
Temos que lembrar continuamente que o país, ao se tornar candidato à potência econômica, passa a ser concorrente direto de diversas Nações do mundo, disputando a conquista de acordos comerciais em diversas partes do planeta. Devemos lembrar que o Brasil teve difíceis disputas na OMC com os Estados Unidos, Canadá, entre outros, além disso, tem um notório conflito com a França no que diz respeito aos subsídios agrícolas, que impedem a entrada de produtos brasileiros na União Européia.
É o momento de o Brasil tornar efetiva sua soberania, mantendo-se a tradição de uma nação não alinhada, país neutro, mas capacitado a reagir a qualquer ameaça a seu território, ao seu povo e ao seu desenvolvimento e crescimento econômico.
Para finalizar, vamos relembrar um fato importante para o nosso país. Ao substituir o antigo porta-aviões Minas Gerais pelo São Paulo, a Marinha Brasileira criou mais um laço de dependência com a França, pois este aeródromo é de origem francesa, servindo a esta Marinha desde 1957 com o nome Foch. O mesmo foi substituído pelo moderníssimo porta-aviões nuclear Charles de Gaulle, nome do famoso presidente Francês, dono de uma das frases mais agressivas contra o nosso país – "Le Brésil n’est pas um pays sérieux" (O Brasil não é um país sério) – mencionada no auge da crise política entre Brasil e França, nos anos 60. Além desta belonave, a Marinha dispõe de mísseis franceses e ingleses, fragatas de projetos inglês, submarinos de origem alemã e aeronaves construídas nos Estados Unidos.
Recentemente o Brasil assinou contrato com a França para a compra de submarinos. O Brasil atualmente é absolutamente dependente de países membros da OTAN.
Com a assinatura do contrato para a compra dos submarinos, com a assinatura do contrato para a compra dos helicópteros, além de todo o arsenal já existente de origem francesa e ainda considerando que a aviação civil tem mais de 50% de aeronaves de origem francesa, em caso de uma eventual retaliação seria um colapso na defesa nacional e desastre de proporções incalculáveis na vida da população brasileira.
http://www.segs.com.br/index.php?option ... Itemid=331
Estou torcendo por um final com RAFALE ou GRIPEN !!
Editado pela última vez por ELSONDUARTE em Qui Jan 28, 2010 7:24 pm, em um total de 1 vez.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mapi, meu comentário não foi para vc, apenas me aproveitei de parte do texto.
O que tentei passar foi que não se vende o que não se tem.
Os suecos foram corretíssimos, em se tratando do que dominavam.
Era isto que tentei passar.
abração
O que tentei passar foi que não se vende o que não se tem.
Os suecos foram corretíssimos, em se tratando do que dominavam.
Era isto que tentei passar.
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"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Só pelo título já é perceptível para que lado vai a conversa!ELSONDUARTE escreveu:A neutralidade na aquisição dos caças como princípio de Potência Econômica.
.
.
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[]'s a todos.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Meu Deus do céu, é muita besteira junta.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
X2. Não tenho dúvida de q alguns dos grandes brasileiros do fórum são portugueses. Já outros... Creio q nunca ouviram falar em História ou Geopolítica... Espero q migrem... O Brasil potência mundial agradece.Skyway escreveu:Irretocável P44...se até você do lado de lá do Atlântico consegue ver isso, não entendo como tem gente aqui dentro que ignora...P44 escreveu:Não sou brasileiro mas imagino como alguns brasileiros a sério se devem sentir ao ler comentários de membros que se dizem brasileiros mas no fundo não podem ser mais que "abrasileirados" com uma pena imensa de não terem nascido lá mais para norte.
É incrivel , preferem ver o seu próprio país de rastos, a que este se imponha na cena mundial. O Brasil, esse País Imenso, com esse potencial interminável, pensava que era chegada a hora de o Brasil ser visto aos olhos do mundo com a Grandeza que merece, e constato que afinal aqueles que querem impedir isso, estão dentro da própria casa, babando assim que veêm uma bandeirinha estrelada e com riscas, e sabotando para que o Brasil não passe de piada.
Para esses até F-5 é demais, concerteza prefeririam avião de papel para não afrontar seus lideres espirituais das margens do Potomac.
Desculpem o desabafo, mas é que se lê com cada coisa aqui, que dá dó.
Um abraço aos verdadeiros brasileiros (vcs sabem quem são)...aos outros, vcs nem F-5 merecem.
Cumprimentos
Perfeito.
Brasileiro é aquele que deseja ver seu país crescer pelos próprios méritos, pelo seu próprio esforço. E não se apoiando nesse ou naquele país. Seja de língua americana, francesa, suéca, russa ou seja lá o que for.
Um abraço!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Uma verdade universal muito bem colocada que merece mais pormenor:tanjjr escreveu:Que isso gente todo país faz besteira, descumpre o que combinou, França, EUA e Suécia não são exceções.
O Brasil também não é exceção.
Se for assim não vamos fazer negócio com ninguém e ninguém vai fazer conosco.
Por absurdo imaginemos que um presidente da Embraer assina um contrato, a Embraer não cumpre.
Quem descumpriu? O presidente, a Embraer ou o Brasil?
No caso dos EUA é diferente, pois além dessas variáveis é uma politica de estado não tranferir, vender e restringir o uso. Errada, certa? È uma politica deles, Têm todo o direito a tê-la.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O Brasil descumpriu sem sombra de dúvidas. Porque o GF tem autonomia suficiente para exigir da Embraer que seja cumprido.soultrain escreveu:Uma verdade universal muito bem colocada que merece mais pormenor:tanjjr escreveu:Que isso gente todo país faz besteira, descumpre o que combinou, França, EUA e Suécia não são exceções.
O Brasil também não é exceção.
Se for assim não vamos fazer negócio com ninguém e ninguém vai fazer conosco.
Por absurdo imaginemos que um presidente da Embraer assina um contrato, a Embraer não cumpre.
Quem descumpriu? O presidente, a Embraer ou o Brasil?
No caso dos EUA é diferente, pois além dessas variáveis é uma politica de estado não tranferir, vender e restringir o uso. Errada, certa? È uma politica deles, Têm todo o direito a tê-la.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Soul... isso tudo tem muito a ver com o quanto o mundo depende dos EUA em diversas áreas... se depende menos não iria interessar o que eles pensam ou não...soultrain escreveu:Uma verdade universal muito bem colocada que merece mais pormenor:tanjjr escreveu:Que isso gente todo país faz besteira, descumpre o que combinou, França, EUA e Suécia não são exceções.
O Brasil também não é exceção.
Se for assim não vamos fazer negócio com ninguém e ninguém vai fazer conosco.
Por absurdo imaginemos que um presidente da Embraer assina um contrato, a Embraer não cumpre.
Quem descumpriu? O presidente, a Embraer ou o Brasil?
No caso dos EUA é diferente, pois além dessas variáveis é uma politica de estado não tranferir, vender e restringir o uso. Errada, certa? È uma politica deles, Têm todo o direito a tê-la.
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No mundo existiam dois eixos, EUA e URSS, esse mundo mudou e a coisa caiu toda no colo dos EUA e isso é um fato.
Transferir tecnologias estratégicas? Bom... eles não fazem (ou cobram "caro" em todas as esferas imagináveis)...
Mas veja bem... com o que consideramos estratégico, nós fazemos exatamente a mesma coisa no Brasil e na maioria dos outros lugares... vai pedir para a MB falar sobre enriquecimento de urânio...
É fácil dizer que os EUA são isso e aquilo, claro... afinal de contas eles são o ponto de referência para bom e para mal e esse é o mundo em que vívemos hoje em dia.
Por outro lado existem componentes e sistemas americanos que não se aplicam a nenhum acordo de salva-guardas e não estão sobre nenhum fisco do governo ou restrição.
Ou seja, o bicho pega para aquilo que eles consideram estratégico... sejamos honestos... que mal há nisso?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Também acho q deveria ter sido esse. Se o problema era o preço então deveria ser Gripen C/D, Chengdu FC-1 e HAL Tejas...PRick escreveu:Não com aqueles argumentos. Como falei antes, o texto é fraco, confuso, não tem uma linha de pensamento digna do nome, o argumento a favor do Gripen NG é ser barato, preço, nada mais além desse. Veja que em momento algum falo mau do projeto Gripen, é um bom projeto, bem melhor que o F-18E por exemplo, porém, tem coisa bem melhor sendo oferecida, não sou daqueles que defendem o mais baratinho, nunca fui, para mim a Short List era Rafale, Typhoon e SU35 BM. Minhas escolhas, com tudo que já lei e aprendi, a FAB fez suas escolhas, e não sou obrigado a concordar com elas.gomugomu escreveu: Qualquer um que defenda o Gripen é lobbista Prick/
Uma dúvida minha...
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A questão não é só o preço, se fosse assim F-16 já teria levado uma coisa.
Desenvolvimento conjunto, TdT, capacitação indústrial, possibilidades comerciais, pós-venda, manutenção, etc...
Desenvolvimento conjunto, TdT, capacitação indústrial, possibilidades comerciais, pós-venda, manutenção, etc...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
De um caça que no final será um 4ºG como os outros? Gastar mais para ter o mesmo?Desenvolvimento conjunto
Todos oferecem basicamente o mesmo.TdT
capacitação indústrial
possibilidades comerciais
Idem.pós-venda, manutenção, etc...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Que estranho isso! Por que essa frase é sempre atribuída ao De Gaulle? Me parece que o autor da frase era o próprio embaixador brasileiro na França, Carlos Alves de Souza Filho.ELSONDUARTE escreveu:A neutralidade na aquisição dos caças como princípio de Potência Econômica. [...]
Charles de Gaulle, nome do famoso presidente Francês, dono de uma das frases mais agressivas contra o nosso país – "Le Brésil n’est pas um pays sérieux" (O Brasil não é um país sério) – mencionada no auge da crise política entre Brasil e França, nos anos 60
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Carlos Mathias escreveu:De um caça que no final será um 4ºG como os outros? Gastar mais para ter o mesmo?Desenvolvimento conjunto
Em hipótese alguma, as tecnologias e conhecimento alcançados se darão em outro nível no projeto NG.TdT
Todos oferecem basicamente o mesmo.
Não oferecem, se fosse verdade a FAB não teria optado pelo Gripen.
Todos oferecem desenvolvimento conjunto, e propriedade intelectual conjunta?
Todos oferecem índice de integração de aviônicos brasileiros superior a 60% e integarção de qualquer armamento?
Me desculpe mas a possibilidade de exportação do NG é muito maior que qualquer um dos outros dois, o Rafale ja está nessa batalha a anos, imagino o Brasil tentando vender Rafales .
A capacitação indústrial se dará mais pelo progeto NG, consulte vice presidente da EMBRAER, cujos fatos apontam que nem participará do processo se o vencedor for o Rafale, o que invariavelmente caracterizará TdT próxima de 0.
Sobre pós-venda e manutenção a França é clássica conhecida por ser péssima nos dois quesitos, vide texto do Brig. para maiores detalhes.capacitação indústrialpossibilidades comerciaisIdem.pós-venda, manutenção, etc...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
x2 e para mim sempre foram esses os pontos contra o NG.Carlos Mathias escreveu:De um caça que no final será um 4ºG como os outros? Gastar mais para ter o mesmo?Desenvolvimento conjunto
Todos oferecem basicamente o mesmo.TdT
capacitação indústrialpossibilidades comerciaisIdem.pós-venda, manutenção, etc...
Correr correr correr para terminar mais ou menos no mesmo lugar.
Gosto do Gripen C/D... gosto mesmo, mas criar um Gripen "industrializado" do nada para acabar com um SH com um motor só inclusive com os malefícios desse (ser dos EUA e estar sujeito as vontades deles) ... desculpem mas não acho isso sensato.
No fim, eu preferiria que esse F-X terminasse a anos com o Gripen C/D como vencedor e hoje estaríamos em conversa com russos / EUA para trabalhar na aeronave "high end" de 5 Geracao... tudo certo, tudo ótimo, não iria discordar nem um pouco disso mesmo.
Infelizmente a Embraer resolveu se meter na dança e a coisa embananou toda... a vida mudou e temos o END, etc.
Nesse cenário o Rafale acho a aeronave mais sensata.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima