TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
tanjjr
Júnior
Júnior
Mensagens: 73
Registrado em: Ter Dez 15, 2009 9:26 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32596 Mensagem por tanjjr » Qui Jan 28, 2010 4:48 pm

gaitero escreveu:
Mapinguari escreveu: Concordo com o Gaitero. Ontem à noite eu escrevi um comentário elogiando a réplica do Justin ao texto atribuído ao Brigadeiro RR Quírico. Mas, ao tentar postá0lo, descobri que o tópico estava bloqueado, o que fez com que eu perdesse o post. Mas em linhas gerais eu parabenizava o Justin, que debate com elegância e apresenta suas razões e até diz que os argumentos do brig. são válidos, embora ele (Justin) defenda o Rafale para a FAB.
Queria que o PRick defendesse o Rafale como o Justin... :mrgreen:
Realmente está ficando muito triste debater o F-X2 aqui neste tópico, pois basta discordar de qualquer coisa que envolva Rafale, para que caiam de pau e pedras em cima. Muitas vezes essa linha de argumentação não enxerga o óbvio: que o Gripen NG é um PUTA avião. Que se fosse o escolhido daria SIM, uma oportunidade única à indústria brasileira.
Não foi o escolhido, paciência. Vamos torcer para que a FAB tenha o melhor possível e que arranque dos franceses tudo o que puder e que o Rafale preencha todas as expectativas da FAB em relação ao seu novo caça e que, sobretudo, ela possa operá-lo a contento, sem restrições.
Mas não, basta falar que o Gripen NG poderia ser uma opção melhor que vem aquela resposta-padrão bobinha e infantil: "avião de papel", "avião de Photoshop", "usa motor coleira", etc.
Neste ponto o texto do brig. Quírico diz uma verdade que ninguém parece disposto a lembrar e que o Brig. aborda no texto: a FAB tem décadas de convivência com a logística americana e se dá muito bem com isso. Embroa a experiência do brigadeiro Danilo tenha que ser levada em conta, no que se refere ao Mirage III, não faltam exemplos em que os franceses roeram a corda. Houve problemas com os americanos como o caso das EGIR dos A-29/F-5M/A-1M? Sim, mas o próprio Brig. Venâncio diz, logo depois de citar o exemplo, que o problema foi depois resolvido com a intervenção do Ministério das Relações Exteriores. Nem tudo são flores com os americanos, é verdade. Não há santos nesse negócio. Mas não querem enxergar que os contatos com os suecos, no que se refere a trabalhos conjuntos, tem sido positivo. Como o exemplo da integração do EriEye. Aí, lembram do caso do Torpedo 2000, como se a culpa do problema ocorrido fosse dos suecos. Não foi. Já disse aqui várias vezes que quem roeu a corda foram os alemães, que não colaboraram em nada com a integração do torpedo ao sistema de tiro dos Tupi. No que ser refere à tecnologia do torpedo, os suecos permitiram ToT total, garantida em contrato. Como não foi possível a integração com os sistema dos submarinos, eles pagaram a multa e romperam o contrato. Fizeram a coisa de forma digna. Enquanto isso, os demais assinam contratos e não cumprem. E fica por isso mesmo.
Espero que essa fase realmente tenha passado, que os tempos sejam outros e que o que foi prometido em relação ao Rafale seja, efetivamente, cumprido. É o meu desejo sincero.
Gostaria de aproveitar a deixa para louvar novamente a postura de grande parte dos nossos colegas.

Vejo que muitos companheiros estão despreparados para aceitar o diferente, e isto vale não só para os companheiros que assim como eu preferem o Rafale, mas também a companheiros que pereferem o Gripen, o F/A-18, e outros caças já eliminados.

Ora, aqui nós temos gente do mais elevado nível, tempos militares, políticos, econômistas, jornalistase é claro, grandes entusiastas.

Se os debates fossem produtivos, hoje, não haveria discórdia sobre qualquer caça do F-X, porque são TODOS exelentes caças, com as suas limitações, aceitáveis e vantágens reais, frente a mais de 90% dos países do globo.

É que o amor incindicional esconde os ideais,e aflora o debate de intimidação, baseado em premissas, em argumentos de 5 categoria, em informações que, plantadas no vazio dão uma sensação copletamente fora da realidade. E pior, existem companheiros que mesmo desconhecendo a vida dos demais companheiros, insulta, ofende... Isto é muito triste, chega a ser deprimente contar uma novidade aqui.

Talvez, eu tenha demorado a aprender que a minha opção pelo Rafale tem pontos fracos incontornaveis. Mas de todo modo, quando tomei minha decisão por esta opção, eu antes de mais nada avaliei as possibilidades.

O Gripen é e sempre será um PUTA caça. Mas ele é e sempre será um caça dependente de terceiros. No meu ponto de vista, isto é prejudicial para uma potência que cedo ou tarde terá que confrontar outras potências. Isto é fato. E aos meus critérios de observação, que não tem relação alguma com os parametros da FAB, eu cheguei a conclusão de que, no cenário atual, os melhores parceiros para o Brasil são os Europeus, e que dentro deste contexto, dada a grande aproximação entre Brasil e França, aliado aos acordos recentemente assinados, e o grande comprometimento do governo Francês, que esta diretamente envolvido nos mesmos. A possibilidade de um fracasso contratual seria reduzida, muito abaixo das propostas concorrentes. E que para tal, além de um contrato bem feito, seria necessário analizar os interesses futuros tanto Brasileiros quanto Francêses/Suécos/Americanos, para criar um eventual centário de confrontação. E consatar que a França tem muito mais a ganhar tendo o Brasil como aliado, do que os EUA e a Suécia Juntos... Já que em breve, o interesse externo sobre o pedaço da Amazônia hoje em mãos de Francêses e Brasileiros, será ameaçado.

Depois, os critérios de cada caça, a possibilidade de padronizar os meios da FAB com os da MB, e a capacidade de desenvolvimento futuro dos mesmos culmiraram com a real superioridade do Rafale frente ao Gripen NG e F/A-18. Já que ambos são versões E/F de seus respectivos modelos.

Mas é claro, a possibilidade de desenvolvimento do gripen foi levada em consideração. Eu sempre tive a visãod e que a proposta suéca é sim a melhor neste ponto. Mas sobre tudo, é necessário compreender aonde estamos nos metendo, quais os reais benefícios, quais as possibilidades de atrazo, fracasso, qual a possibilidade de obter uma demanda mínima necessária para viabilizar o investimento que com certeza os sócios do projeto terão de desenbolsar no Brasil, e sobre tudo, quais seriam os equipamentos a serem desnevolvidos pelo Brasil e qual o uso destes fora do eixo do desnevolvimento. Eles poderiam ser aplicados em que gama de mercado, teriam a concorrência de quais equipamentos, seria viável?

A conclusão foi a de que hoje, talvez, seria mais interessante comprar apenas um caça, já em produção, com a demanda já estavel, e com a possibilidade de no futuro participar de um eventual caça substituto, ou de uma eventual modernização do mesmo.

Mas, eu respeito opiniões contrárias, porque cada qual, dá a cada ponto um peso maior ou menor, já que não cabe a nós decidir.

Quanto aos custos de operação e aquisição, tanto eu como o Orestes e o Marino já dissemos várias vezes que em breve estes serão viabilizados, tanto que daqui a pouco eles deve passar pelo senado...

Isto é só... Agora vou ao grupo dos leitores de varanda mode ON..
ótimo comentário!!!
Também não gosto da ideia de desenvolver o Gripen pelo seguinte: vamos concentrar nossa energia em desenvolver um caça de 4ª Geração quando o mundo se prepara para voar a 5ª Geração?
Caças que vão estar voando quando o Gripen NG estiver pronto: F-22, F-35, Pak T-50, XXJ, ATD-X, KFX e sabe-se lá se não terão outros.

Prefiro que se compre o Rafale e concentremo-nos em desenvolver nosso caça de 5ª geração já.




Imagem
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32597 Mensagem por gaitero » Qui Jan 28, 2010 4:58 pm

tanjjr escreveu: ótimo comentário!!!
Também não gosto da ideia de desenvolver o Gripen pelo seguinte: vamos concentrar nossa energia em desenvolver um caça de 4ª Geração quando o mundo se prepara para voar a 5ª Geração?
Caças que vão estar voando quando o Gripen NG estiver pronto: F-22, F-35, Pak T-50, XXJ, ATD-X, KFX e sabe-se lá se não terão outros.

Prefiro que se compre o Rafale e concentremo-nos em desenvolver nosso caça de 5ª geração já.
Na verdade, eu adoraria desenvolver qualquer caça no Brasil. E nesta eu incluo qualquer caça de 4 ou 5 geração.

Porém, o Gripen NG foi desenvolvido para ser um caça de exportação, ou seja, no primeiro momento não contará com a demanda da própria Suécia. E como já é de conhecimento de todos, mais de 60% dos sistemas já estão prontos, e grande parte já é hoje utilizada em outros caças. Como o SH e o Gripen C/D.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32598 Mensagem por Wardog » Qui Jan 28, 2010 5:06 pm

PRick escreveu:
gomugomu escreveu:Argumentação barata é a.....

Ah, deixa pra lá.
É aquela que fala em "qualquer caça serve", o "avião é o de menos", "basta ter um bom radar e mísseis BVR´s" ou outras pérolas de Brigadeiros.

Olha em tempos de END, em tempo de gente querendo caças de 5ª geração, que dizem por aí custam mais de 25 mil dólares para operar, e o que escutamos? Que qualquer coisa serve! E isso vindo de ex-pilotos e de gente que seria técnico?? Isso não é argumentação, é um tiro no pé, no cérebro e em tudo mais... E jogar tudo fora, o bebê e a água do banho, e ainda tem gente debatendo PAK-FA ou F-35 para a FAB. Oras até Rafale é caro demais. Como então operar caças de 5ª geração???

O que dá para perceber? Nunca combateram nada real, nunca tiveram a vida dependendo de um caça que manobrasse melhor, tivesse eletrônica de primeira, etc.. Oras então qual é a legitimidade para escrever as pérolas? Só o fato de servirem a uma corporação? 8-] 8-]

O mais engraçado é que esse lógica não impera em todas as FA´s, ainda que, vemos algo assim no EB. E depois ainda fala, "queria ser como a MB", oras então façam igual, e não diferente, enquanto se lamentam!

[]´s
Ninguém esta falando que qualquer coisa serve.
Simplesmente o propósito do FX-2 é adquirir tecnologia para em um futuro produzirmos nossos próprios caças, e ponto. Nesse espectro a capacidade operacional fica em segundo plano.

Minha visão é a seguinte: concorrentes apresentam as propostas, aqueles melhores qualificados vão para a segunda fase (nessa fase todos já cumprem os requisitos operacionais), a partir daí o critério deveria ser, o caça que transfere mais tecnologia e proporciona maior autonomia a indústria nacional será escolhido, PONTO.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32599 Mensagem por PRick » Qui Jan 28, 2010 5:25 pm

gomugomu escreveu:
PRick escreveu: É aquela que fala em "qualquer caça serve", o "avião é o de menos", "basta ter um bom radar e mísseis BVR´s" ou outras pérolas de Brigadeiros.

Olha em tempos de END, em tempo de gente querendo caças de 5ª geração, que dizem por aí custam mais de 25 mil dólares para operar, e o que escutamos? Que qualquer coisa serve! E isso vindo de ex-pilotos e de gente que seria técnico?? Isso não é argumentação, é um tiro no pé, no cérebro e em tudo mais... E jogar tudo fora, o bebê e a água do banho, e ainda tem gente debatendo PAK-FA ou F-35 para a FAB. Oras até Rafale é caro demais. Como então operar caças de 5ª geração???

O que dá para perceber? Nunca combateram nada real, nunca tiveram a vida dependendo de um caça que manobrasse melhor, tivesse eletrônica de primeira, etc.. Oras então qual é a legitimidade para escrever as pérolas? Só o fato de servirem a uma corporação? 8-] 8-]

O mais engraçado é que esse lógica não impera em todas as FA´s, ainda que, vemos algo assim no EB. E depois ainda fala, "queria ser como a MB", oras então façam igual, e não diferente, enquanto se lamentam!

[]´s
Ninguém esta falando que qualquer coisa serve.
Simplesmente o propósito do FX-2 é adquirir tecnologia para em um futuro produzirmos nossos próprios caças, e ponto. Nesse espectro a capacidade operacional fica em segundo plano.

Minha visão é a seguinte: concorrentes apresentam as propostas, aqueles melhores qualificados vão para a segunda fase (nessa fase todos já cumprem os requisitos operacionais), a partir daí o critério deveria ser, o caça que transfere mais tecnologia e proporciona maior autonomia a indústria nacional será escolhido, PONTO.

Olha não era essa a crítica que se fazia a proteção de mercado existente no Brasil, que a custa de se nacionalizar algo, se ignorava a qualidade do produto, se afastava os concorrentes externos. Não foi essa a maior crítica ao AMX, que no final, acabou saindo muito caro por conta de ser apenas um caça de ataque? E afinal, o que queremos? A tecnologia para gerar produtos de ponta, não é a capacidade operacional que conta no final? Posso até me contentar com produtos inferiores enquanto um degrau de aprendizado, tipo MAA-1 Piranha, porém, temos que ir adiante, e se podemos queimar etapas, por que não vamos fazer?

Me parece a lógica inversa, as propostas são muito parecidas extra-plataformas, afinal, porque a FAB assim determinou o que ela queria nessa área, já no que tange as plataformas, foi feito apenas um patamar mínimo, que é repetido como mantra: "todos os caças cumprem o requisitos mínimos", porém, nem de perto são iguais, pelo contrário são quase opostos em várias áreas.

Se não bastasse tudo isso vem a conversa, não temos recursos para operar. Então, a FAB nunca terá caças mais avançados que esses.

[]´s




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32600 Mensagem por Wardog » Qui Jan 28, 2010 5:27 pm

Negativo, os vetores estão muito próximos, o que diferencia são as propostas.
Uma mais do que as outras, porque proporciona desenvolvimento conjunto.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32601 Mensagem por PRick » Qui Jan 28, 2010 5:40 pm

gomugomu escreveu:Negativo, os vetores estão muito próximos, o que diferencia são as propostas.
Uma mais do que as outras, porque proporciona desenvolvimento conjunto.

Me aponte onde estão muito próximos?

1- Concepção e Projeto:

02 Bimotores e um monomotor
01 Naval, 01 omnirole e outro multifuncional
02 Médios pesados e 01 leve


2- Desenvolvimento:

02 autonomos com quase 100% de sistemas nacionais
01 multinacional com mais de 50% de sistemas internacionais


3- Peso dos fornecedores:

02 players globais
01 player local


4- Peso financeiro e industrial:

02 pesos pesados
01 peso médio

Não existe nenhum igualdade, somente, o fato de cumprirem os requisitos mínimos na FAB, que gostaria de saber quais são? Do tipo voa, tem radar, mísseis BVR´s. Assim, eles são iguais, no resto fica tudo diferente. E olha não estou discuntindo perfomance do vôo, mas requisitos de projeto, concepção, etc..

[]´s




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32602 Mensagem por Wardog » Qui Jan 28, 2010 5:44 pm

Disse no modo de que todos os 3 caças cumprem as mesmas missões, preenchem os requisitos da FAB, a partir daí o que conta é a ToT.
Se os critérios fossem esses apresentados por você se faria uma compra de prateleira, além do mais, se as propostas se equiparassem no quesito ToT, não teria lógica a FAB escolher o Gripen NG, portanto, há uma diferença abismal aí.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32603 Mensagem por PRick » Qui Jan 28, 2010 5:56 pm

gomugomu escreveu:Disse no modo de que todos os 3 caças cumprem as mesmas missões, preenchem os requisitos da FAB, a partir daí o que conta é a ToT.
Se os critérios fossem esses apresentados por você se faria uma compra de prateleira, além do mais, se as propostas se equiparassem no quesito ToT, não teria lógica a FAB escolher o Gripen NG, portanto, há uma diferença abismal aí.
Eu não apontei critérios, apenas constatei o fatos, que são caças completamente diferentes. Por isso, muito antes de você aparecer no DB, esculhambei a Short List da FAB, porque não tinha qualquer sentido, isso foi feito antes de receber a BAFO. Até agora me pergunto como o processo foi feito.

[]´s




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32604 Mensagem por Wardog » Qui Jan 28, 2010 5:57 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Você esculhambou porque suas paixonites ficaram de fora.

A resposta é uma só T-D-T!




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32605 Mensagem por PRick » Qui Jan 28, 2010 6:00 pm

gomugomu escreveu::lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Você esculhambou porque suas paixonites ficaram de fora.

A resposta é uma só T-D-T!
Pelo contrário, sempre defendi o Rafale, minha segunda opção era o SU-35BM e a terceira o Typhoon, no momento que os EUA não ofereceram o F-35. A Short List da FAB é política, essa foi minha opinião na epóca em 2008 ainda.

[]´s




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32606 Mensagem por Wardog » Qui Jan 28, 2010 6:02 pm

A Short List é dividida em 3 posições: uma política, uma técnica, e uma de pura pressão interna e externa.




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32607 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Jan 28, 2010 6:21 pm

gomugomu escreveu:A Short List é dividida em 3 posições: uma política, uma técnica, e uma de pura pressão interna e externa.
A opção "técnica" é uma piada. A opção "política", como caça, lhe é bem superior.
O Rafale provou ser nos exercícios últimos, uma aeronave magistral.
Se for para ter um caça de 4ª geração, que seja o gaulês: é o melhor.
Agora, manda a lógica, em vista do que acontece no mundo aeronáutico, embarcar em projetos de 5ª geração.
Se não o foi feito, e o porquê disto, só ouvindo a fala de Satanás, para saber.
O inferno é logo ali, povoado de camelos vampiros e carecas sanguinários.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32608 Mensagem por Wardog » Qui Jan 28, 2010 6:23 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
gomugomu escreveu:A Short List é dividida em 3 posições: uma política, uma técnica, e uma de pura pressão interna e externa.
A opção "técnica" é uma piada. A opção "política", como caça, lhe é bem superior.
O Rafale provou ser nos exercícios últimos, uma aeronave magistral.
Se for para ter um caça de 4ª geração, que seja o gaulês: é o melhor.
Agora, manda a lógica, em vista do que acontece no mundo aeronáutico, embarcar em projetos de 5ª geração.
Se não o foi feito, e o porquê disto, só ouvindo a fala de Satanás, para saber.
O inferno é logo ali, povoado de camelos vampiros e carecas sanguinários.
Não é prateleira nem super-trunfo.

Tenho que repetir isso a cada 2 posts! :roll: :roll:




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32609 Mensagem por Enlil » Qui Jan 28, 2010 6:44 pm

Bender escreveu:
delmar escreveu:
Deste total umas 500 são só de lágrimas das viuvas do SU-35; outras tantas são de louvor ao Rafale. Aqui, para sobreviver aos xiitas de plantão, deve-se sempre iniciar a mensagem louvando o SU-35 para só então declarar apoio ao Rafale como segunda opção. Qualquer referência ao caça americano deve ser adjetivada como " o super-lento" e citada sempre "a coleira" e o "imperialismo". No Gripen convém mencionar " ele não existe", além de que chama-lo de "mosquito" também pega bem. O forista também será bem avaliado se considerar a Suécia um país "pequeno e sem peso mundial", ao contrário da França que deverá ser considerada, sempre, "uma potência mundial". Seguindo este principios o tópico irá facilmente para umas tres mil páginas de louvação para o Rafale e o SU-35 e de pauladas nos dois outros concorrentes.
Eu continuo levando fé no GRIPEN que julgo o melhor para o Brasil. O bom senso vai prevalecer ao final.

saudações
Com todo respeito Delmar,o que você queria?

Sim a torcida do Flanker é a maior e sempre foi em qualquer blog,fórum e boteco de esquina,desde que a FAB demonstrou o desejo de ter novos caças,a 15 anos atráz,você queria que após a desclasificação do SU-35 da ultima short-list esta legião de entusiastas do Brasil inteiro fizessem o que? Se recolhecem ao mosteiro para meditar em silêncio?

Nós estamos em um fórum de assuntos militares,é aqui que despejamos nossas esquizitices e nossas paixões de entusiastas,isso é espetacular,louvemos que existiram centenas de participantes que se importaram com o país de forma patriótica e gastaram teclado e inteligência em 500 páginas para expor seus pensamentos do que julgavam melhor e não aconteceu.

Isso para você é estupidez?

E quanto ao fato,de uma grande parte desses entusiastas do SU35,acharem que o Rafale dos males é o menor,e os outros tantos que são admiradores do caça Rafale se juntarem a eles e acharem que esse é o que acham melhor para nossa Força Aérea e para o Brasil.

isso também é estupidez?

OK! Super lento não pode,mosquito não pode,ceguinho não pode,painel azul calcinha não pode,ventilador no painel não pode,tijolo não pode,gost não pode,então diz pra mim o que o comitê central permite,que brasileiros que tem por sua melhor característica,fazer piada,brincadeira e zoação permitiu que nós podemos fazer,por que eu nunca vi em 5 anos que eu estou aqui nossa moderação se importar,com adjetivos brincalhões que nós impusemos aos concorrentes das diversas empresas que participam dessa seleção.

Isso também é estupidez?

Sim,a Suécia é um pais valoroso,mas é pequeno.

Sim,a França é “uma potência mundial”

Sim,os EUA são “Imperialistas” a mais de 70 anos.

Sim a “coleira” é apertada.


Sim,os respectivos entusiastas não podem ser censurados por louvar seus amados Rafale e SU35 e tampouco são por louvar o Gripen,só que estes ultimos hoje são minoria aqui neste forum,ninguém aqui impõe nada,aqui ninguém vai decidir o resultado de nada,aqui como em qualquer lugar em que as pessoas tomam posições existe o embate das idéias,e a maioria tem mais peso e numero para postar,ninguém aqui pode ser censurado também por “dar pauladas” nos concorrentes,o que não se pode fazer diante das regras do fórum,é dar pauladas em participantes,você sinceramente se sente ofendido,por algum concorrente?

Vou lembrá-lo mais uma vez,este aqui é o tópico do FX2 do FDB,realmente tem muita coisa nesse tópico que sequer lembra que é o tópico do FX2,mas mesmo essas coisas são a prova inconteste que pelo menos aqui nesse fórum tem 3000 abnegados que se importam com a questão da Defesa do Brasil,as vezes são passionais,veementes e até inconsequentes,mas se você procurar com carinho encontrará neste tópico FX2,muita coisa importante e inteligente a respeito deste assunto e do Brasil,depende dos olhos de quem vê,não queira transformar este tópico no reflexo do que voce entende por porcaria, como se ele fosse somente um depósito de lixo,isso seria uma insensatez.

Xiita pra mim é elogio,obrigado.

Sds.
X3 :!: Atrasado, mas atualizado.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32610 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 28, 2010 7:12 pm

Mapinguari, você me parece está incorrendo num erro de interpretação. :wink:
Não são em absoluto os suecos que não são confiáveis, e você bem sabe disso. :wink: 8-]
Em que pese aí também as promessas feitas de desenvolvimento ultra rápido, e que você sabe normalmente atrasam, sobre isso diria mesmo que em 99% das vezes não se cumprem, e não é exclusividade deles.

Eu falei com o Bengt, troca esse motor pela EJ-200, tiras essas bandeiras dai´... :mrgreen:

E falei sério, é uma percepção de leigo, mas olha o cenário atual e veja que, se a SAAB tivesse feito isso ao invés de colocar mil cabides triplos no avião, veja bem se essas mudanças não teriam um efeito prático muito maior no sentido de aceitação política do avião!

Posso te dizer que se a proposta fosse feita sobre essas mudanças, mais ainda do que melhorias de performance, ela seria muito melhor aceita, e hoje te digo que teria muito melhores chances, mesmo diante da opção política.

Não nos basta ficar olhando o cenário intra muros da FAB para uma avaliação do cenário completo, geral. Pelas opiniões, vazamentos e dicas postadas, vê-se que a FAB está , é, e sempre foi meio hermética quanto às questões circundantes. A FAB sempre teve gosto pela coisa política, mais que a M e o EB.
A FAB ainda sofre do "quero ser..." sabemos quem.

O Brasil quer ser o Brasil.

Sobre o texto/bíblia do ex brigad., que veio substituir o relatório escoado pelas chuvas de verão no altar das coisas por se louvar e adorar.

O que se leu no texto do brigadeiro na verdade é uma mistura de, e do tudo para dirigir numa direção o olhar do leitor desatento/leigo/simpático/alinhado e etc, um texto liberado não coincidentemente neste momento crítico do processo.
Há coisas ali que você, como cara ponderado e sério que é, sabe que não podem ser reais no seu todo, seria o absurdo dos absurdos.

Há ali um insano e mesmo quase covarde ataque à MB, disfarçado de elogio. Sugere sutilmente que a MB é uma casa de putas e a FAB, por não escolher algo que seja de agrado do GF, seja casa das virtudes.
Esse jogo nos já vimos aqui faz pouco tempo e felizmente acabou rápido.

Quanto às críticas ao equipamento francês, sejamos minimamente razoáveis, a França não venderia tantos caças ao longo da história se fossem a tragédia que esse senhor retrata ali.
Temos aviões, helicópteros, armas e todo tipo de equipamento francês sendo operado em todos os continentes. Porquê?
A menos que o mundo, ao contrário da puríssima FAB, sofra de uma epidemia colossal de sadomasoquismo, este é um sinal inquestionável de que os equipamentos são bons, os preços são bons e o suporte idem.
Ninguém paga caro para sofrer tanto como sofreu o brigadeiro, ninguém é tão idiota de manter equipamentos "quase inoperáveis por causa do custo", como disse o brigadeiro.

O EB usa, a MB usa, a FAB usa, o mundo todo usa, mas segundo o brigadeiro, há uma epidemia de putaria sadomasoquista pelo planeta, todos compram material francês por gostarem de sofrer de padecimentos inenarráveis.

Pode-se ter em conta um texto deste quando se confronta este com a realidade mundo afora?

Porque nada disso veio à tona quando se comprou os M-2000C?
Será que é porque agora coisa está na casa das dezenas de bilhões e principalmente porque configura uma mudança real na direção estratégica?

Esse assunto parece ser uma cruz frente aos vampiros, ninguém quer tocar, nem ver sequer. :?

E sobre parar de postar e ficar olhando, eu já tentei, tentei muito mesmo, mas as vezes se lê coisas aqui que ao permitirmos permaneçam sem réplica, parecerá uma verdade, quando não o é, em absoluto.

Enfim, todas as torcidas erram e agem com seus corações na ponta do tubo de pitot de seus aviões.
Mas eu esperava mais de alguns foristas muito sérios daqui.

Porque os sérios não comentam o texto postado pelo Alberto? O cara é tão brigadeiro quanto o outro, trabalhou no projeto do M-III, enquanto o outro trabalhou no SIVAM. Quem mais acertado para falar do assunto?
Não estaria esse segundo texto mais de acordo com o que se vê mundo afora?
Ou só no Brasil certas coisas acontecem?

Realmente está phoda de postar, mas não posso me abster de replicar certas coisas escritas aqui,
apesar do meu estômago não merecer.

Boa noite!




Responder