Noticias de Portugal

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Re: Noticias de Portugal

#1546 Mensagem por P44 » Seg Jan 18, 2010 6:37 am

Bourne escreveu:Portugal é a sementinha do mal plantada no seio da UE :lol: :x

Acho que vou apanhar por isso, mas tudo bem.

Não andas longe da verdade, tenho a certeza que muitos países da UE nos expulsariam de lá se pudessem


é claro que daqui a pouco aparece a Alice a dizer que vivemos no paraíso :mrgreen:




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Re: Noticias de Portugal

#1547 Mensagem por P44 » Seg Jan 18, 2010 7:20 am

:mrgreen:


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Re: Noticias de Portugal

#1548 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Jan 18, 2010 7:43 am

P44 escreveu:
Não andas longe da verdade, tenho a certeza que muitos países da UE nos expulsariam de lá se pudessem
Por mim,não faria diferença alguma.Nunca fui mesmo de UE e nos poupavam com os custos de um plebiscito.Apesar da situação em Portugal estar difícil,ainda não é a Grécia (são sitauções algo distintas).




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Re: Noticias de Portugal

#1549 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Jan 18, 2010 8:12 am

Bourne escreveu:Portugal é a sementinha do mal plantada no seio da UE :lol: :x

Acho que vou apanhar por isso, mas tudo bem.
Bourne,

Seu comentário está inserido no tópico.Não gosto é de envolverem Portugal e denegri-lo gratuitamente num tópico do qual nada tem a ver.Penso que deve saber o que estou falando.

Abs,




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Re: Noticias de Portugal

#1550 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Jan 18, 2010 8:44 am

Ponto de ordem na OPA da Cimpor
18/01/10 00:05 | Bruno Proença

A OPA da Cimpor teve um desenvolvimento no sábado que causou surpresa. A CMVM – o polícia dos mercados, como também é chamada muitas vezes – divulgou um projecto de decisão que colocou a proposta da Camargo Corrêa entre a espada e a parede.

Basicamente diz que a oferta de fusão dos brasileiros tem de transformar-se numa OPA concorrente à oferta da CSN ou então tem de sair de jogo. A Camargo tem dez dias para se pronunciar mas está sob pressão. Garante que não desiste da Cimpor mas deverá mudar a sua proposta inicial.

A decisão de Carlos Tavares poderá ser contestada juridicamente - os advogados da Camargo estão a estudar todas as possibilidades, como anunciaram ontem. Mas tem vários méritos. Primeiro que tudo é uma defesa da prestação de informação ao mercado. No caso da OPA da CSN sabia-se o preço da oferta: 5,75 euros por acção. Muito ou pouco é uma decisão dos accionistas. Já na oferta da Camargo, poucos números são conhecidos. Querem comprar 15% a 25% da Cimpor mas não dizem a que preço e também não dão informações sobre os termos de troca ou os activos que estão em cima da mesa da fusão. Há claramente uma assimetria de informação que dificulta a decisão dos accionistas e que os trata de forma diferenciada. É verdade que uma fusão é diferente de uma OPA mas quando coincidem, o regulador deve tentar facilitar a vida aos accionistas.

Segundo, a decisão da CMVM pode fazer jurisprudência na defesa das OPA. Na verdade, a estratégia da Camargo é inteligente. Aproveitava a dúvida sobre as competências da administração durante a OPA - nomeadamente sobre se pode avaliar uma proposta de fusão -, para avançar com uma proposta complexa para controlar a empresa. Ou seja, caso a CMVM tivesse fechado os olhos a esta jogada, estaria a condenar futuras OPA, já que havia sempre a sombra de propostas de fusão. E afinal de contas, uma OPA ainda é uma das melhores formas de defender os pequenos accionistas.

A sustentação jurídica da decisão é aparentemente o calcanhar de Aquiles da CMVM. A questão que levanta mais dúvidas. E este é um ponto importante porque os reguladores têm de fazer cumprir a lei e, para isso, devem ser irrepreensíveis na solidez das suas decisões. Mas o mais urgente é garantir que as mudanças na Cimpor, que parecem inevitáveis, acontecem sem beneficiar nenhum accionista. Todos devem ser tratados de igual maneira, a bem do funcionamento do mercado.

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Re: Noticias de Portugal

#1551 Mensagem por P44 » Seg Jan 18, 2010 11:34 am

Enquanto cá o sr sócas delira com o TGV, em França a SNCF prepara-se para reduzir ou mm SUPRIMIR linhas de TGV, para fazer face aos prejuízos :!:
La SNCF envisage de supprimer des lignes TGV ou d'en réduire la desserte
Par admin
Created 17/01/2010 - 22:49

La SNCF envisage de supprimer certaines lignes TGV ou d'en réduire fortement la desserte dès la fin de l'année, pour faire face à la baisse de rentabilité de son activité grandes lignes, rapportent Les Echos dans leur édition de lundi.

Selon le quotidien, l'entreprise publique passe actuellement en revue l'ensemble de ses lignes à grande vitesse et prépare une refonte qui pourrait se traduire par la suppression ou la forte réduction de l'offre entre certaines destinations.

Pourraient notamment être concernées par ces mesures les axes Paris-Arras, Lille-Strasbourg et Nantes-Strasbourg, selon Les Echos.

Les arbitrages définitifs seraient rendus au printemps afin que les mesures puissent être appliquées en décembre, au moment du passage au service d'hiver 2011.

La SNCF souhaiterait ainsi endiguer la baisse de la profitabilité de sa branche la plus rentable, selon le quotidien, qui croit savoir qu'un TGV sur cinq perd actuellement de l'argent.

Le président Guillaume Pepy avait annoncé dès fin septembre que la SNCF afficherait des pertes sur l'ensemble de l'exercice 2009.

Si le fret reste le principal foyer de pertes pour l'entreprise ferroviaire, l'activité passagers a également marqué le pas l'an passé, du fait d'une baisse du trafic.

Selon les éléments communiqués fin septembre, ce recul a toutefois concerné essentiellement le Corail, le Thalys et l'Eurostar, alors que le TGV a résisté.

Les Echos rappellent que la SNCF avait déjà réduit le nombre des trains hors des heures de pointe "pour mieux remplir les rames".


URL Source: http://www.france24.com/fr/20100117-snc ... e-desserte

tradução google:
SNCF tem planos para remover linhas de TGV ou reduzir o serviço:




SNCF planos para remover algumas linhas de TGV ou de reduzir drasticamente o serviço até o final do ano para lidar com a diminuição da rentabilidade das suas linhas de negócio, Les Echos informou em sua edição de segunda-feira.

O jornal disse que a empresa pública está a rever todas as suas linhas de alta velocidade e está a preparar uma reforma que poderia resultar na eliminação ou redução substancial da oferta entre os destinos certos.

Poderia ser particularmente afectados por estas medidas eixos Paris-Arras, Lille, Estrasburgo e Nantes, Strasbourg, segundo o Les Echos.

A arbitragem obrigatória ficaria na primavera para que as medidas podem ser implementadas em dezembro, ao passar o serviço de Inverno em 2011.

A estação, assim, travar o declínio da rentabilidade da indústria é a mais rentável, de acordo com o jornal, que acredita que um TGV cinco atualmente perdendo dinheiro.

Presidente Guillaume Pepy anunciou no final de setembro que a estação irá mostrar as perdas ao longo de 2009 fiscal.

Se a carga é a perda casa principal da estação ferroviária, a atividade de passageiros também se estabilizou no ano passado, devido ao tráfego em declínio.

Segundo as informações fornecidas no final de setembro, no entanto, esta redução foi, principalmente em causa o Coral, o Thalys eo Eurostar, enquanto o TGV tem resistido.

Les Echos lembrar que a estação já havia reduzido o número de trens fora do horário de pico "para melhor atender os trens.
é necessário avisar urgentemente os franceses de que são uns idiotas!!!!!!! :twisted:




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Re: Noticias de Portugal

#1552 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Jan 18, 2010 4:56 pm

Mas isso do TGV,é a maior furada para Portugal.Vi um monte de relatórios de viabilidade económica e sinceramente não vislumbro nada de brilhante para esse investimento.Isso é devaneio,gaste-se dinheiro mas bem.

Abs,

P.S.Sou da área financeira,ninguém me conhece mas tudo bem,não levo isso em conta.




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Re: Noticias de Portugal

#1553 Mensagem por capr » Ter Jan 19, 2010 8:25 pm

P44 escreveu:Enquanto cá o sr sócas delira com o TGV, em França a SNCF prepara-se para reduzir ou mm SUPRIMIR linhas de TGV, para fazer face aos prejuízos :!:
La SNCF envisage de supprimer des lignes TGV ou d'en réduire la desserte
Par admin
Created 17/01/2010 - 22:49

La SNCF envisage de supprimer certaines lignes TGV ou d'en réduire fortement la desserte dès la fin de l'année, pour faire face à la baisse de rentabilité de son activité grandes lignes, rapportent Les Echos dans leur édition de lundi.

Selon le quotidien, l'entreprise publique passe actuellement en revue l'ensemble de ses lignes à grande vitesse et prépare une refonte qui pourrait se traduire par la suppression ou la forte réduction de l'offre entre certaines destinations.

Pourraient notamment être concernées par ces mesures les axes Paris-Arras, Lille-Strasbourg et Nantes-Strasbourg, selon Les Echos.

Les arbitrages définitifs seraient rendus au printemps afin que les mesures puissent être appliquées en décembre, au moment du passage au service d'hiver 2011.

La SNCF souhaiterait ainsi endiguer la baisse de la profitabilité de sa branche la plus rentable, selon le quotidien, qui croit savoir qu'un TGV sur cinq perd actuellement de l'argent.

Le président Guillaume Pepy avait annoncé dès fin septembre que la SNCF afficherait des pertes sur l'ensemble de l'exercice 2009.

Si le fret reste le principal foyer de pertes pour l'entreprise ferroviaire, l'activité passagers a également marqué le pas l'an passé, du fait d'une baisse du trafic.

Selon les éléments communiqués fin septembre, ce recul a toutefois concerné essentiellement le Corail, le Thalys et l'Eurostar, alors que le TGV a résisté.

Les Echos rappellent que la SNCF avait déjà réduit le nombre des trains hors des heures de pointe "pour mieux remplir les rames".


URL Source: http://www.france24.com/fr/20100117-snc ... e-desserte

tradução google:
SNCF tem planos para remover linhas de TGV ou reduzir o serviço:




SNCF planos para remover algumas linhas de TGV ou de reduzir drasticamente o serviço até o final do ano para lidar com a diminuição da rentabilidade das suas linhas de negócio, Les Echos informou em sua edição de segunda-feira.

O jornal disse que a empresa pública está a rever todas as suas linhas de alta velocidade e está a preparar uma reforma que poderia resultar na eliminação ou redução substancial da oferta entre os destinos certos.

Poderia ser particularmente afectados por estas medidas eixos Paris-Arras, Lille, Estrasburgo e Nantes, Strasbourg, segundo o Les Echos.

A arbitragem obrigatória ficaria na primavera para que as medidas podem ser implementadas em dezembro, ao passar o serviço de Inverno em 2011.

A estação, assim, travar o declínio da rentabilidade da indústria é a mais rentável, de acordo com o jornal, que acredita que um TGV cinco atualmente perdendo dinheiro.

Presidente Guillaume Pepy anunciou no final de setembro que a estação irá mostrar as perdas ao longo de 2009 fiscal.

Se a carga é a perda casa principal da estação ferroviária, a atividade de passageiros também se estabilizou no ano passado, devido ao tráfego em declínio.

Segundo as informações fornecidas no final de setembro, no entanto, esta redução foi, principalmente em causa o Coral, o Thalys eo Eurostar, enquanto o TGV tem resistido.

Les Echos lembrar que a estação já havia reduzido o número de trens fora do horário de pico "para melhor atender os trens.
é necessário avisar urgentemente os franceses de que são uns idiotas!!!!!!! :twisted:
Pfff.
Até me apetecia falar mal. Que eu saiba cada caso é um caso, se há uma linha que da prejuízo não quer dizer que sejam todas.(Parece que estou a falar para meninos da primária, a ensinar-lhes algo elementar)
Mas compreende-se, estamos em Portugal e para grande parte da população tudo o que os governos fazem não passam de teatros para se roubar dinheiro, são manhas e esquemas e vai ser tudo uma desgraça. Vejam lá, montes de países a fazerem linhas de alta velocidade ou a projectarem, mas os franceses fecharam UMA, epá vamos já parar a construção do nosso TGV. [003]
Só em França existem 1500km de linhas de alta velocidade distribuidos por 11 linhas, estando mais 2 em construção e 9 planeadas. E estão constantemente a desenvolver novas tecnologias para aplicar no TGV, efectivamente nota-se que é um negócio pouco rentável, devem estar malucos, então se os Portugueses também vão fazer o TGV e ainda por cima a mando do Eng. Sócrates eles devem estar mesmo malucos para fazerem ainda mais linhas, então se tudo o que os Portugueses fazem é mau eles vão fazer coisas más na fraunça? Na fraunça é que é...




Editado pela última vez por capr em Ter Jan 19, 2010 8:33 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Noticias de Portugal

#1554 Mensagem por capr » Ter Jan 19, 2010 8:27 pm

Portugueses vão poder votar em qualquer ponto do país
O Governo quer avançar nesta legislatura com o voto em mobilidade, possibilitando aos cidadãos votar em qualquer ponto do país, independentemente do local de recenseamento, uma das medidas previstas nas Grandes Opções do Plano



No capítulo «Modernizar o Sistema Político e Qualificar a Democracia», o voto em mobilidade é uma das medidas enunciadas, estando ainda previsto o alargamento das condições em que se pode exercer o voto antecipado, com a evolução do Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral.

O Governo quer combater a abstenção, nomeadamente entre os mais jovens, e dar prioridade à criação de «novas ferramentas e de novas formas de participação política», como «o orçamento participativo e o envolvimento de cidadãos em actividades da administração pública» para permitir aos cidadãos intervirem na definição das políticas e na melhoria dos serviços públicos.

Noutra área ainda neste capítulo, dedicada ao «Poder Local e Novas Competências das Freguesias», o executivo quer fortalecer as autarquias e estabelece como objectivo a definição de um novo estatuto para as freguesias, «adequado ao seu papel de autarquias de maior proximidade às populações».

Estas autarquias locais receberão novas competências na área social e na gestão do espaço público, «actualmente asseguradas de forma precária por delegação dos municípios».

Será criado um quadro de competências adequado às especificidades das freguesias urbanas, rurais e em zonas de baixa densidade, «promovendo a sua vocação de pólos de prestação de serviços de apoio às populações», refere o documento, que prevê também a reorganização territorial das freguesias e a criação de modelos de participação das freguesias nos órgãos municipais.

Lusa / SOL
Vamos lá ver se a abstenção diminui.




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Re: Noticias de Portugal

#1555 Mensagem por capr » Ter Jan 19, 2010 8:48 pm

Eu aqui a cansar-me e afinal...
A possível eliminação de algumas linhas de TGV, revelou segunda-feira por Les Echos, continua a fazer ondas.
Secretário de Estado dos Transportes, Dominique Bussereau, realizada na terça-feira a RTL, que recusa emitida pela estação de segunda-feira foi "um pouco mole."


Após o lançamento Ministerial, Guillaume Pepy, o presidente da SNCF, procurou mais convincente: "Repito que as coisas são claras e não direi mais para não alimentar o debate na campanha Eleições: Não há nenhum plano para eliminar linhas e, portanto, nenhuma controvérsia sobre este assunto ", disse ele em Estrasburgo, onde assinou um acordo operacional TER. Hammering que "não há atualmente nenhuma tomada de decisão a nível da redução dos serviços", acrescentando também que "a realidade é que a SNCF como qualquer empresa de transportes está a ouvir usuários , os representantes eleitos e disse que a economia ajustar anualmente pelos seus serviços.

Na manhã seguinte, o próprio governo já tinha assegurado que nenhuma linha ferroviária de alta velocidade poderia ser removido. "A SNCF é uma empresa pública, (...) ela pertence a todos os franceses, havia sublinhado o secretário de Estado. O Estado é 100% maior e, naturalmente, ela tem objetivos de rentabilidade, concorrência (...) Ainda assim, ele tem missões de serviço público, planejamento de missões ".

O Paris-Arras, Lille, Estrasburgo e Nantes e Estrasburgo foram encaminhados

O caso provocou indignação nas regiões em causa. Ea negação primeiro complicada da SNCF não parece apaziguar as preocupações.

Segundo o Les Echos, a empresa ferroviária poderia remover certas rotas e reduzir freqüências em rotas, incluindo Paris-Arras, Lille, Estrasburgo e Nantes, Strasbourg, 2011. "Este não é o caso, disse segunda-feira a estação, acrescentando, porém, que a oferta vai se ajustar à procura e da oferta será aumentada TGV" de cerca de 1% em 2010.

Anger eleito alsaciano

O comunicado da estação "não é, obviamente, não à pergunta sobre 2011, por sua vez disse que o republicano está na sua edição de terça-feira. Esperado declínio no número de passageiros, pedágios mais elevados ea concorrência anunciada pela Veolia e Trenitalia ... As dificuldades encontradas pela empresa pública poderia explicar estas linhas exclusões, como o cotidiano regional.

Na segunda-feira, eleitos nas regiões em causa estão na linha de frente. A região de Lorraine, ameaçou "suspender" a sua contribuição para a reta final do TGV Est, que deve ser iniciada este ano. Os funcionários eleitos da Alsácia, por sua vez denunciou um "casus belli" poucas semanas antes das eleições regionais de março. Fabienne Keller, o ex-prefeito de Estrasburgo e agora senador UMP Baixo Reno, expressa em "ira", criticando "um método inaceitável.

Medidas de poupança de dezembro 2010

Em sua edição de terça-feira, "Le Parisien - Aujourd'hui en France" obteve um documento que medidas de poupança de entrar em vigor em Dezembro de 2010. Um membro do Conselho de Administração também acredita que "esta decisão é um aviso enviado por Guillaume Pepy (diretor executivo da SNCF) a atenção do governo".

Secretário de Estado dos Transportes, por sua vez, negou as tensões com a empresa pública, incluindo a questão do aumento das portagens. "Quando nós aumentamos o preço das portagens, (...) dois terços sair da estação desde RFF (Réseau Ferré de France) dá dinheiro para a estação para que ele gerencia e mantém a infra-estrutura. É dar e receber ", ele recorda.
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Re: Noticias de Portugal

#1556 Mensagem por P44 » Qua Jan 20, 2010 6:56 am

20 Janeiro 2010 - 00h30
Porto: Quatro membros do Gang da Ribeira condenados por homicídio
‘Pidá’ apanha 23 anos (COM VÍDEO)

Jurou por Deus que não matou, garantiu a pés juntos não ser um assassino e chegou mesmo a lamentar a morte do segurança. No entanto, nada disto valeu a Bruno ‘Pidá’, ontem, na hora da leitura do acórdão do julgamento do homicídio de Ilídio Correia, a 29 de Novembro de 2007.

O colectivo de juízes das varas criminais do Porto não teve dúvidas do envolvimento do líder do gang da Ribeira e decidiu condená-lo a 23 anos de cadeia. Pelo mesmo crime, o tribunal condenou ainda Fernando ‘Beckham’ a 22 anos de prisão e Angelo ‘Tiné’ e Mauro Santos a 21. Quanto a Fábio ‘Suca’, um quinto arguido acusado pelo homicídio e preso mais tarde pela equipa de Helena Fazenda, foi absolvido.

Grande parte da tese em que a acusação do MP se sustentava foi ontem dada como provada pelo tribunal. Segundo o colectivo de juízes, o gang da Ribeira, que a partir de Agosto daquele ano se envolveu numa série de confrontos físicos contra os irmãos Correia, planeou a morte do segurança Ilídio ao pormenor. Os quatro arguidos, juntamente com um outro elemento, que não foi identificado, saíram de casa armados e esperaram pelo momento certo para montar aquilo que o tribunal diz ter sido 'uma autêntica emboscada'. Já junto à Alfândega, o grupo disparou 'de forma incessante' contra os Correia e dois amigos, tendo o desfecho não sido pior apenas 'por sorte'.

Para o tribunal, a morte de Ilídio é apenas a ponta do icebergue. 'Assistimos de modo preocupante ao crescimento da violência nos negócios e domínios nocturnos', disse a juíza Manuela Paupério. A magistrada garantiu que os arguidos são pessoas 'agressivas, conflituosas, sem respeito pela vida humana'.

Logo após a leitura da sentença, alguns familiares de ‘Pidá’ exaltaram-se. 'O tribunal não fez justiça, ele é inocente', dizia a mulher do líder do gang da Ribeira. À saída, o advogado de ‘Pidá’, Vaz Teixeira, garantiu que vai recorrer da decisão. 'O Bruno deve estar arrasado. São 23 anos, não 23 dias', disse.

INDEMNIZAÇÃO DE 103 MIL EUROS PARA FILHA

Para além das penas a que foram condenados, Bruno ‘Pidá’, Mauro, ‘Beckham’ e Angelo terão ainda de indemnizar a família e os amigos da vítima. No total as indemnizações rondam os 200 mil euros. Só a filha de Ilídio deverá receber 103 mil euros pela morte do pai. Igualmente ressarcida pelos danos será a mãe do segurança, que tem direito a 15 mil euros. Já Natalino, Hélder e os dois amigos, Paulo e Luís, recebem cada um 25 mil euros por terem sido alvo de tentativa de homicídio na noite do crime. 'Para a família o mais importante é que os culpados tenham sido condenados', disse a advogada-assistente Sónia Carneiro. Ontem, no dia da sentença, para evitar confrontos físicos a família do segurança não compareceu em tribunal.

CONDENADOS

Núcleo-duro do gang da Ribeira foi detido a 19 de Dezembrode 2007 pela Polícia Judiciáriado Porto numa operação denominada de ‘Noite Branca’

BRUNO 'PIDÁ'

Bruno ‘Pidá’ é pai de uma menina ainda menor. Foi condenado a 23 anos.

MAURO SANTOS

Órfão há alguns anos, Mauro tinha uma promissora carreira como judoca. Apanhou 21 anos.

ANGELO 'TINÉ'

Durante meses Angelo, ontem condenado a 21 anos, namorou com a irmã de ‘Pidá’.

‘BECKHAM'

Foi condenado a22 anos. Nuncatrabalhou e vivia com uma companheirahá alguns anos.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 000010&h=3




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Re: Noticias de Portugal

#1557 Mensagem por P44 » Qua Jan 20, 2010 7:04 am

Imprensa
Tribunal Europeu questiona valor do segredo de justiça
por Inês Cardoso, Publicado em 20 de Janeiro de 2010 | Actualizado há 12 horas
Estado português condenado a indemnizar jornalista. Liberdade de expressão deve prevalecer em investigações que envolvem políticos

Um acórdão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem relança o debate sobre o conflito entre segredo de justiça e direito de informar. O Estado português foi ontem condenado a indemnizar o antigo director de um semanário de Leiria em 8703,83 euros, por entraves ilegítimos à liberdade de expressão. António José Laranjeira tinha sido condenado em 2004 - e a condenação confirmada pelo Tribunal da Relação de Coimbra - por violação do segredo de justiça e difamação.

Em causa estão notícias e uma nota do director publicadas em 2000, sobre o arquivamento pelo Ministério Público de um processo em que um médico, fundador do PSD e à data presidente da Assembleia Municipal de Leiria, era indiciado por abusos sexuais sobre uma paciente. No acórdão ontem divulgado, o Tribunal Europeu é claro: considera que as notícias não causaram qualquer prejuízo à investigação, que o interesse público se sobrepõe quando estão em causa inquéritos envolvendo actores políticos e que a condenação do jornalista pelos tribunais nacionais implica "um efeito dissuasor do exercício da liberdade dos média".

Em 2008, idênticos fundamentos tinham originado uma condenação do Estado num processo promovido pelo jornalista Eduardo Dâmaso. Os dois acórdãos obrigariam, na opinião do penalista Paulo Pinto de Albuquerque, à revisão do artigo 371º do Código Penal (que tipifica o crime de violação do segredo de justiça). A jurisprudência do Tribunal Europeu aponta no sentido de a violação ser punível apenas quando houver prejuízo para a investigação. "Alarga o âmbito da liberdade dos jornalistas para se referirem a elementos em segredo de justiça", sublinha o professor na Universidade Católica e no Illinois College of Law.

Para o advogado Francisco Teixeira da Mota (que representou Eduardo Dâmaso no processo decidido em 2008), o problema não está na lei, mas na interpretação que dela é feita e na "inteligência com que é aplicado o regime de segredo de justiça". Sabendo avaliar em concreto os interesses da investigação e dos arguidos no processo.

Nas notícias sobre investigações criminais cruzam-se vários direitos e Francisco Teixeira da Mota não hesita em considerar que o interesse público se coloca de forma diferente quando estão em causa políticos. "Os actores políticos têm vantagens de notoriedade, mas também têm a desvantagem de estarem sujeitos a maior escrutínio", acentua o advogado. Paulo Pinto de Albuquerque acrescenta ser típico do Tribunal Europeu um critério de muita exigência em relação à classe política.

Ver caso a caso Uma exigência "excessiva", contrapõe o juiz desembargador Rui Rangel. "A jurisprudência do Tribunal Europeu é, a meu ver, errada, porque parece considerar que as figuras públicas têm menos direito à privacidade." Como "não há direitos absolutos", em Portugal prevalece o princípio da casuística: há que ponderar caso a caso o peso a dar à liberdade de expressão e aos direitos de personalidade. Se em relação ao segredo de justiça os sete juízes subscritores do acórdão são unânimes na apreciação, no crime de difamação dois magistrados votaram vencidos - um dos quais português. Cabral Barreto sublinha, na declaração de voto, que a nota do director foge ao registo puramente noticioso e insinua, "sem qualquer base factual sólida", que o médico em causa teria comportamentos ilícitos com regularidade.

Certo, admitiu o colectivo, o tom dessa nota editorial seria excessivo, mas enquadrado no contexto lato da cobertura mediática. Quanto aos outros artigos, encara-os no registo da "crónica judiciária". E sublinha que não compete ao tribunal "substituir-se à imprensa para dizer que técnica narrativa devem os jornalistas adoptar".

Pelo tom incisivo, António José Laranjeira acredita que o acórdão poderá ser "pedagógico" para os tribunais nacionais: "Tem uma componente de aviso sério sobre a liberdade de expressão e de imprensa." Em 2008, foi proposto um acordo extra-judicial e o Estado português aceitou pagar ao antigo jornalista uma compensação de 15 mil euros. António Laranjeira recusou: "Só seria feita justiça com uma sentença." Ontem o Tribunal Europeu deu-lhe razão.
http://www.ionline.pt/conteudo/42735-tr ... do-justica




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Re: Noticias de Portugal

#1558 Mensagem por Al Zarqawi » Qua Jan 20, 2010 9:56 am

Engenharia Civil

« Burj Dubai – Burj Khalifa Construtoras Portuguesas crescem acima da média europeia
By Jacinto Sepúlveda
As construtoras portuguesas apresentam um crescimento do volume de negócios muito superior à média europeia. Por cá, as empresas do sector crescem acima dos 40%, mas no restante continente europeu a média global aponta para 2% ano.

Há 10 anos que o sector da construção em Portugal está em contracção, mas mesmo assim o desempenho das empresas nacionais destaca-se das pares europeias. “A dinâmica das empresas portuguesas de construção é assinalável, quando comparada com as 100 maiores empresas do sector na Europa, com taxas de crescimento do volume de negócios muito superiores à média global”, afirmou ontem Manuel Agria, vice-presidente da ANEOP, durante a apresentação de um estudo da Deloitte sobre o sector da construção.

A média europeia aponta para crescimentos de 2% ano, enquanto que a Soares da Costa registou um crescimento do volume de negócios de 51% de 2007 para 2008, a Teixeira Duarte cresceu 41% e a Mota Engil subiu 40%, avançou o mesmo responsável. Aliás, apesar de as construtoras portuguesas terem uma dimensão inferior, apenas uma empresa europeia conseguiu superar o crescimento das portuguesas.

Ainda as receitas das cinco maiores construtoras portuguesas – Mota-Engil, Teixeira Duarte, Soares da Costa, Somague e Opway – aumentaram 37% para 4,30 mil milhões de euros durante o ano passado. Apesar de ter sido um dos sectores mais afectados pela crise, este “crescimento é substancialmente superior à média europeia”, sublinhou Miguel Eiras Antunes, da Deloitte.

A impulsionar o crescimento das empresas portuguesas esteve a aposta crescente na internacionalização e a na diversificação. O volume de negócios internacional já representa mais de 30% do total das 50 maiores empresas e a maioria destas desenvolve negócios fora do sector da construção, nomeadamente em concessões, imobiliários, indústria, ambiente, turismo energia.

Em posição de destaque surge então a Mota Engil, a Teixeira Duarte e Soares da Costa, que integram agora o ranking das 100 maiores empresas europeias. A empresa francesa Vinci continua a liderar o pelotão do top 100 das maiores empresas europeias de construção, com receitas de construção de cerca de 30 mil milhões de euros (comparado com 26 mil milhões de euros em 2007), no ano fiscal de 2008. A França domina o top 10, com três empresas, seguida pela Alemanha, com duas.

A nível doméstico, 2008 foi um ano de contracção no segmento residencial, com ligeiro crescimento nas obras públicas. O crescimento do sector foi nulo, com um volume de construção na ordem dos 20 mil milhões de euros, o que representa 5,6% do Produto Interno Bruto do país. O segmento residencial, que representa 39% do sector, caiu 9% e estima-se que venha a contrair 3 a 5% em 2009. Já o segmento das obras públicas cresceu 2,1% e a tendência é para continuar. Entre 6 a 8% é o crescimento esperado.

Para este ano, as construtoras não esperam por uma recuperação do sector, mas antevêem que o que irá dinamizar a construção em Portugal será o avanço dos investimentos público, que poderão criar 140 mil novos postos de trabalho.

Fonte/Autora: Jornal de Noticias por Catarina Craveiro
This entry was posted on Janeiro 12, 2010 at 9:48 pm aBlog em WordPress.com.
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Re: Noticias de Portugal

#1559 Mensagem por P44 » Qua Jan 20, 2010 10:17 am

Supremo investiga juízes que absolveram Godinho
Inquérito foi aberto na sequência de certidão do processo Face Oculta

00h30m
NELSON MORAIS

Três juízes do Tribunal da Relação do Porto, Cândido Lemos, Henrique Araújo e Marques Castilho, estão a ser investigados, no Supremo Tribunal de Justiça, por causa do acórdão com que absolveram, em 2009, uma empresa arguida do processo Face Oculta.

"Ainda não houve constituição de arguidos. O inquérito está no início", disse ontem ao JN a Procuradoria-Geral da República, cinco dias após o STJ ter revogado o acórdão da Relação que absolvera a empresa "O2", de Manuel Godinho. Esta empresa fora condenada pelo tribunal de Macedo de Cavaleiros a pagar uma indemnização à Refer, por furto de material da Linha do Tua, no processo conhecido por "Carril Dourado".

Também o Conselho Superior da Magistratura confirmou ontem a abertura de um processo disciplinar contra os juízes referidos. Um deles, Henrique Araújo, é vogal do Conselho.

O inquérito criminal resulta de uma das certidões extraídas do Face Oculta. Depois de recebê-la do Ministério Público (MP) de Aveiro, a 21 de Novembro, a PGR remeteu-a para o Ministério Público junto do STJ - só nesta instância podem ser investigados juízes desembargadores.

A certidão levanta suspeitas graves, ao indiciar, nomeadamente, que o empresário de Ovar teve conhecimento do acórdão do Tribunal da Relação do Porto (TRP) antes de este ser proferido, a 9 de Junho de 2009. A 5 de Junho, Godinho telefonou ao ex-ministro e arguido Armando Vara, comunicando-lhe que ganhara a acção da Refer, no TRP. Ao MP, caberá agora investigar essa violação do segredo e quais as suas motivações.

O acórdão do TRP foi revogado porque o Supremo concluiu que a acção cível da Refer contra a "O2" fora apresentada dentro do prazo. Mas o STJ levantou outras dúvidas, a escrutinar no inquérito-crime. Nomeadamente, o facto de o processo do Carril Dourado, na fase de preparação do respectivo acórdão do TRP, não ter sido visto por um dos três juízes que o assinaram. A Lei determina que o relator do acórdão - no caso, o juiz Cândido Lemos, que já esteve colocado em Ovar - deveria submeter o processo a análise dos dois juízes auxiliares, durante 15 dias, antes de elaborar a decisão final. O JN não conseguiu apurar a identidade do juiz que dispensou essa análise, sendo certo que a lei o permite, por razões de celeridade ou da natureza do processo. "No caso não vemos que de forma relevante ocorressem quaisquer destas razões", observou o Supremo.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia ... id=1473955




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Re: Noticias de Portugal

#1560 Mensagem por Paisano » Qua Jan 20, 2010 10:25 pm

Al Zarqawi escreveu:
Bourne escreveu:Portugal é a sementinha do mal plantada no seio da UE :lol: :x

Acho que vou apanhar por isso, mas tudo bem.
Bourne,

Seu comentário está inserido no tópico.Não gosto é de envolverem Portugal e denegri-lo gratuitamente num tópico do qual nada tem a ver.Penso que deve saber o que estou falando.

Abs,
O futuro da nossa "província rebelde" será a re-anexação!!! :roll: :twisted: :mrgreen:




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