DDNN escreveu:Tiro de advertencia, "apenas um tirinho" ou "atira so no pezinho" e ideia de cara sentado no escritorio com ar condicionado.
Se ainda da tempo de tiro de advertencia, então não configura uma emergencia.
Basta pegar qualquer jornalzinho, veja quantos malas cairam imediatamente com um tiro so. E olha que maioria dos tiroteio são policias x bandidos, ou seja armas de calibre de verdade.
Agora um cidadão honesto somente pode ter uma 380 ACP / 38 SPL, querer que um tiro cesse a agressao, alem de pontaria precisa de muita sorte.
Meu caro a interpretação faz parte do jogo, você não está obrigado a atirar para o alto, ou a efetuar um único disparo no invasor, isso é o recomendado para aqueles que pretendem alegar legitima defesa.
Mas você pode (tomara que nunca precise) efetuar quantos disparos quiser em um invasor, porém se fizer isso, responderá por homicídio se for bem sucedido nos disparos.
Parece-me pouco provável que um invasor ao perceber que fora descoberto após ouvir um tiro continue na sua investida.
O que diz a doutrina:
A legítima defesa é a segunda causa de exclusão da antijuridicidade prevista pelo artigo 23 do Código Penal, e está regulada no artigo 25 do mesmo ordenamento: “Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente os meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”.
Segundo NUCCI, “é a defesa necessária empreendida contra agressão injusta, atual ou iminente, contra direito próprio ou de terceiro, usando, para tanto, moderadamente, os meios necessários.” (grifei)
E continua:
“Valendo-se da legítima defesa, o indivíduo consegue repelir as agressões a direito seu ou de outrem, substituindo a atuação da sociedade ou do Estado, que não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, através dos seus agentes. A ordem jurídica precisa ser mantida, cabendo ao particular assegurá-la de modo eficiente e dinâmico”. Nucci, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral: parte especial – São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2005.p. 222
O que será que ele quer dizer com essa frase?
usando, para tanto, moderadamente, os meios necessários.”
Ou será que isso é coisa de gente de escritório com ar condicionado?
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.