Em nenhum momento foi dito algo sobre a incacapacidade do S-300 abater Aeronaves. O que foi dito é que as principais ameaças hoje não são as aeronaves e sim as armas que esses carregam e que sistemas como S-300PMU-2, S-400 e Antey 2500 estão sendo projetados primariamente para interceptar mísseis balísticos.
Quem disse que você falou isso?
Falaste que o sistema tem alcance máximo de 100Km, eu mostrei que é mais.
Os mísseis citados por você existem sim, embora tenham sido substituídos por mísseis menores e mais modernos! Desses o de maior alcance tem 120km e é guiado por ARH do contrário da série "48" que é guiada por TVM.
Não houve substituição, os mísseis ficam no mesmo lançador nos tubos comuns aos dois tipos de mísseis. São complementares.
Terminando, a minha idéia não é jogar super-trunfo por aqui e ficar postando dados de site A ou B, para relembrar o que eu falei acima:
Bem, quem citou alcance e errado foi você, então posso sim colocar o alcance correto, que não se trata em absoluto de super nada. Essa conversa de dizer que tudo é super-trunfo é uma ótima saída pela direita.
"Levando em consideração as principais ameaças, prováveis agressores na AL e fora além de outros fatores, chegaremos a conclusão que a aquisição de sistemas como BUK e S-300/400 são um enorme desperdício de dinheiro."
Se houver grana suficiente, não é não. A Grécia não enfrenta nada muito pior que nós aqui na região,e nós podemos ter algo bem pior nas costas no futuro. Mas o efeito dissuasório do S-300 já valeu à pena para a Grécia.
Dos Países que compõe a AL, qual deles tem mísseis balísticos?
Dos Países que compõe a AL, qual deles tem mísseis do tipo cruise com grande alcance?
Isso justifica o investimento na compra de um sistema complexo e caro como sistemas de médio e longo alcance? Na minha opinião não!
São sistemas complexos de se operar, seus mísseis são complexos o que não nos possibilitaria construí-los por aqui ou mesmo fazer engenharia reversa, significando que estaríamos escravizados praticamente para sempre aos produtores.
Se pensarmos apenas nos vizinhos, umas atiradeiras com um bom elástico sobram. Nosso alvos estão todos perto da praia, a bem mais de 1000Km deles.
Mas o objetivo não são os nosso vizinhos.
Mas ainda que fossem, qualquer alvo defendido por essas baterias liberam os caças para outras missões ou para defender outros alvos, ou ainda fazer o que fazem melhor, atacar alvos lá dentro do país inimigo.
Não faz sentido prender um monte de caças em volta de um objetivo.
Continuando...
Dos Países que não compõe a AL, mas que tem capacidade de projetar suas forças aqui (Navios e Porta-Aviões), todos tem mísseis balísticos, mas lembro que mísseis balísticos não foram utilizados nem contra países do chamado "eixo do mal".
Do contrário, esses países tem PGMs e mísseis cruises para "queimar" durante muuuito tempo! Contra esse tipo de ameaça, o que seria mais produtivo? ter um sistema simples e eficiente, em grande número, que custa pouco e que os mísseis podem ser construídos aqui ou um sistema demasiadamente complexo, caro e com poucos mísseis no estoque?
Façam suas apostas...
PGMs e mísseis cruise => TOR e canhões radio (radar) controlados.
Aviões lançadores a até 400Km do alvo defendido => S-300/400.
Se eu derrubo um caça (que acha que está seguro), eu mato um piloto que não tem substituto imediato, um caça de 100 milhões de dólares (preço de uma bateria de S-300?), uma penca de PGMs, BVR e WVR, tudo numa pancada só.
Acabo com a missão antes de começar.
The US$220 million package included 32 truck-towed 5P85T (KrAZ-260V) transporter-erector-launchers (TEL), each with four ready-to-launch semi-active radar homing 5V55U missiles and 4~8 spare missiles, totalling 256~384 missiles in the package. Some additional 120 spare missiles were ordered from Russia in 1994 to replace those fired in exercises.
E finalmente, não é ter um ou outro, mas ambos, complementando-se.
Porque as marinhas nucleadas em PAs não aboliram a AAAer de longo alcance dos navios de escolta e PAs?
Afinal, eles tem os caças...
Porque os melhores exércitos ainda mantém os Patriot PAC-II/III?
Eu não aposto, pé jogar dinheiro no bolso do bicheiro.