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Mensagem
por Marino » Sáb Jan 16, 2010 11:51 pm
Deixa eu dar um pitaco sobre o MAN.
O MAN é um projeto totalmente nacional, coordenado pela MB, com empresas nacionais, como a Avibras e a Mectron. Tudo nele será nacional, o motor, a cabeça de combate, a eletrônica, giroscópios, altímetros, etc, tudo mesmo.
Que muvuca então é a MBDA e o "exocet brasileiro"?
A França, já há algum tempo, deixou de prestar apoio ao MM-38. Quem tinha que o trocasse pelo MM-40, ou se virasse.
Nós, aqui no Brasil, resolvemos substituí-los pelos MM-40, muito antes disso, desde a modernização das Niteroi.
Segue o tempo e chega a hora de revisar os MM-40 e a MB resolve fazer sozinha, com a indústria nacional.
A MBDA, vendo que ia perder o mercado, não só brasileiro, ameaça entrar na justiça e bloquear a iniciativa da MB, sabendo como funciona a justiça brasileira e citando cláusulas de confidencialidade do contrato de venda que, diziam, podiam ser invocadas. Como sofríamos o risco de ter paralizada a iniciativa, e os mísseis perderem validade, aceitamos uma proposta de usar alguns kits de modernização dos mísseis, da MBDA. Todo o trabalho será feito na Avibras e Mectron. Por isso o "exocet brasileiro da MBDA com a indústria nacional".
Evidente que haverá ganho das empresas, o tempo e riscos serão encurtados, e a expertise vai para o MAN-1, ninguém é bobo de não ver isso.
Mas o MAN é TOTALMENTE NACIONAL, sem apoio nenhum da MBDA.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco