Missão de Paz no Haiti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#1546 Mensagem por DELTA22 » Sáb Jan 16, 2010 7:18 pm

Santiago escreveu:
DELTA22 escreveu:Não contesto o controle do aeroporto pelos EUA, contesto a "prioridade" com que eles estão controlando cada voo. Até agora, não estou sabendo de nenhum voo americano que teve que desviar para a República Dominicana por "congestionamento" do aeroporto... mas, enfim, vamos esperar para ver como eles reagem depois de meio mundo reclamar!! :wink:

[]'s a todos.
Menos Delta, menos...
A noticia abaixo foi postada na pág. anterior.


Suspenden vuelos de EEUU con ayuda a Haití por congestión del aeropuerto
http://www.eluniversal.com/2010/01/14/h ... 0091.shtml

...
Eu li a reportagem. A questão é que lá nos EUA sabem quando podem ou não enviar os aviões pois sabem que pousarão sem problemas, os demais paises que rezem para poder pousar já que tem uma "vaga" idéia de que poderão ir ajudar sem problemas.

[]'s
---------------------------------------------------------------------------------------
16/01/2010 - 17h16
EUA recebem críticas por controle do aeroporto de Porto Príncipe

da Folha Online

Os militares americanos a cargo das operações do aeroporto de Porto Príncipe foram questionados por outros países e entidades devido à falhas na coordenação. Desde que os americanos assumiram o controle do aeroporto, na quinta-feira, diversos aviões foram impedidos de pousar na cidade, o que gerou a irritação.

Hoje, a França protestou oficialmente porque seu avião-hospital foi impedido de aterrisar. "Apresentamos, através da embaixada americana aqui, um protesto oficial", disse o secretário de Estado de Cooperação da França, Alain Joyandet, à imprensa ao visitar o aeroporto de Porto Príncipe. Joyandet ressaltou que "não é normal que um avião que transporta um hospital de campanha não possa aterrissar".

O Brasil também já questionou os americanos sobre o problema. Além de não ter dado autorização para o pouso de cinco aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) na sexta-feira --eles chegaram a Porto Príncipe apenas hoje--, os militares americanos ainda impediram a circulação de tropas da Minustah (Missão de Paz da ONU no Haiti, sob o comando dos brasileiros) no aeroporto.

O ministro Celso Amorim chegou a questionar a secretária de Estado dos EUA, Hillary Cllinton, sobre o problema.

O comandante das tropas argentinas que estão no Haiti, Gabriel Fucks, chegou a afirmar que o funcionamento do aeroporto "está fora de controle" e classificou a situação como "anárquica".

Por sua vez, o coordenador de operações para as Américas da CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), Mauricio Bustamante, informou à agências de notícias France Presse que existe um "congestionamento gigantesco" no aeroporto. "Neste momento há um congestionamento gigantesco no aeroporto de Porto Príncipe. Além disso, o aeroporto trabalha com uma capacidade muito reduzida", reclamou.

Ele informou que a Cruz Vermelha já tem 15 voos prontos para decolar com equipes de resgate e equipamentos, mas só consegue autorização para dois um três pousos por dia. "E com o passar dos dias vai ficar muito mais congestionado, porque mais ajuda está sendo mobilizada pelos países com destino a Porto Príncipe", disse.

O mesmo problema ocorreu com aviões enviados pelos governos do Chile, do México e da Argentina. Além disso, está proibido pousos de quaisquer aeronaves comerciais no local.

Sobre o congestionamento, o Departamento de Estado americano disse na quinta-feira que o aeroporto está funcionando com a capacidade máxima de 90 movimentos (pousos e decolagens) por dia.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61508
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

Re: Missão de Paz no Haiti

#1547 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 16, 2010 7:20 pm

DELTA22 escreveu:
felipexion escreveu: Você tem argumentos para sustentar essa acusação?
Já está ficando chato eu ler aqui no DB esse tipo de acusação sem embasamento.

Você primeiro deve olhar o que a sua religião faz para depois falar dos outros(e falar besteiras diga-se de passagem), ok?
Acalme-se senhores! Este tópico não é para brigas religiosas. Cada um no seu quadrado, por obséquio. :wink:

[]'s,
Delta, o bombeiro. :mrgreen:
http://www.fotosdahora.com.br/fotos/01Animais//animal_bombeiro_cao.gif

X2. Viagem isso aí. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1548 Mensagem por Enlil » Sáb Jan 16, 2010 7:23 pm

Atualizado em 15 de janeiro, 2010 - 07:28 (Brasília) 09:28 GMT

Atuação no Haiti pode consolidar papel de liderança do Brasil

Fabrícia Peixoto
Da BBC Brasil em Brasília

Com o desastre que abateu o Haiti, a diplomacia brasileira para o país caribenho deverá entrar em uma nova fase, na avaliação do Itamaraty. A expectativa é de que o governo brasileiro seja “mais exigido”, mas em contrapartida poderá consolidar seu papel de liderança no processo de paz haitiano.

Na avaliação de diplomatas, o trabalho de recuperação política do Haiti, que já era considerado “complexo”, vai exigir um compromisso ainda maior do governo brasileiro.

A expectativa é de que, depois da fase emergencial de socorro às vítimas, os países que integram as forças de paz, juntamente com as Nações Unidas, “reavaliem as prioridades” da operação.

Como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil “tem a chance de fazer valer suas perspectivas e visões” em relação ao Haiti, diz um representante da diplomacia brasileira.

“Quem decide é a ONU, mas o Brasil sempre defendeu uma política mais de longo prazo no Haiti, que vá além da segurança”, diz o diplomata.

Uma das possibilidades é de que o efetivo da missão de estabilização da ONU no Haiti, a Minustah, seja ampliado – decisão que precisa ser aprovada pelo Conselho de Segurança.

De acordo com essa mesma fonte do Itamaraty, “não necessariamente” o adicional de tropas precisa sair do Brasil.

“Um dos desafios é justamente o de convencer outros países de que eles também precisam contribuir mais”, diz o diplomata.

Antes do terremoto, a previsão era de que as tropas pudessem ser reduzidas a partir de 2011, o que também deverá ser revisto.

Protagonista

País com o maior efetivo militar no Haiti, com 1.266 homens, o Brasil acabou conquistando um papel de protagonista no processo de paz do país caribenho.

A causa foi abraçada não apenas do ponto de vista militar, mas também diplomático, sendo vista como uma das principais bandeiras da política externa do governo Lula.

Além de reforçar sua influência na América Latina, a experiência militar brasileira no Haiti é vista no governo como mais um ponto favorável à campanha do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O general Carlos Alberto Santos Cruz, que comandou a Minustah de 2007 a 2009, diz que o governo brasileiro tem oferecido apoio financeiro e treinamento à operação e que esse “esforço deu um maior conceito ao Brasil”.

“Não é a toa que a missão de paz, que na verdade é da ONU, muitas vezes é confundida com uma missão brasileira”, diz.

De acordo com a ONG Contas Abertas, o governo brasileiro já gastou mais de R$ 700 milhões com a operação desde o início da missão.

Revisão

Apesar de os militares da Minustah serem treinados para situações de catástrofe, a missão não tem em seu mandato a “reconstrução física” do país, diz o representante da diplomacia brasileira.

A ideia, segundo ele, é de que outras agências da própria ONU se alinhem aos compromissos da missão de paz.

“Estamos falando da reconstrução de um país praticamente do zero, e não apenas mais de uma questão política ou de segurança”, diz. "Por isso acredito que as operações no país terão de ser repensadas”, acrescenta.

Para o general Santos Cruz, a discussão nesse momento é “puramente humanitária”, mas, segundo ele, “em algum momento o Conselho de Segurança deverá discutir o futuro do Haiti”.

“Parte do trabalho que já havia sido feito no país nos últimos seis anos foi perdido. Tanto o componente militar como civil da missão terão de ser reavaliados”, diz.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... l_fp.shtml




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1549 Mensagem por felipexion » Sáb Jan 16, 2010 7:27 pm

Túlio escreveu:
DELTA22 escreveu: Acalme-se senhores! Este tópico não é para brigas religiosas. Cada um no seu quadrado, por obséquio. :wink:

[]'s,
Delta, o bombeiro. :mrgreen:
http://www.fotosdahora.com.br/fotos/01Animais//animal_bombeiro_cao.gif

X2. Viagem isso aí. 8-]
Estou pra lá de calmo, mas o problema é ter que ler isso quase toda semana, já está enchendo o saco.

Estou voltando para o meu quadrado da leitura...
E como diria a Tia Úrsula: Ou posta kôza que preste ou fica quieto: DEATH TO FLOOD!!! :wink:




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61508
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

Re: Missão de Paz no Haiti

#1550 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 16, 2010 7:33 pm

Valews!!! :D :D :D :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1551 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 16, 2010 7:40 pm

Se os Norte Americanos podiam prestar essa ajuda ao Haiti, por que não o fizeram antes? Tiveram que esperar uma tragédia para ajudar, ajuda civil tudo bem (médicos, alimentos água e etc), mas soldados para que? Para atuar independente como estão fazendo...não obrigado.
Faça a mesma pergunta, trocando norte americanos por brasileiros, e responda.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1552 Mensagem por Moccelin » Sáb Jan 16, 2010 7:48 pm

O que está deixando todo mundo puto é a FORMA como os EUA está fazendo as coisas. Tipo, quer enviar ajuda daquele jeito, ok, beleza, eles tem força técnica e financeira pra isso, mas não podem chegar assumindo tudo ignorando o resto do mundo, quem estava no comando, etc... Tem que haver um comando central, e por questão de lógica é quem JÁ ESTAVA POR LÁ. Não tivemos capacidade técnica de organizar o Aeroporto e eles tiveram? Ok, mas reportem aos comandos militares e civis da ONU a FORMA como vão fazer.

Agora é esperar pra ver, a opinião pública internacional já demonstrou o que acha dessa "independência" de ação da ajuda americana.


Agora, sobre o outro assunto, que são essas declarações de que a ajuda está ajudando só os "ricos" que estavam em "hotéis de luxo"... Isso é coisa de quem acha que a ONU no Haiti é uma invasão, coisa de PSTU, PSOL etc.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1553 Mensagem por Moccelin » Sáb Jan 16, 2010 7:52 pm

rodrigo escreveu:
Se os Norte Americanos podiam prestar essa ajuda ao Haiti, por que não o fizeram antes? Tiveram que esperar uma tragédia para ajudar, ajuda civil tudo bem (médicos, alimentos água e etc), mas soldados para que? Para atuar independente como estão fazendo...não obrigado.
Faça a mesma pergunta, trocando norte americanos por brasileiros, e responda.
Rodrigo, os Brasileiros em nenhum momento chegaram lá agindo de forma independente, sem responder a um comando igual os americanos estão fazendo agora. Infelizmente os EUA mais uma vez perderam a chance de ficarem bem na fita internacionalmente e chegaram ao modo americando de ser, com as garras e sem responder à ninguém.

Uma coisa interessante de ver é que os Americanos raramente usam o capacete azul, mesmo nas ações onde eles agiram junto com a ONU eles NUNCA ficam subordinados a ela... Eu pelo menos nunca ví uma foto de tropas americanas usando os capacetes azuis!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7706
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 107 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1554 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jan 16, 2010 8:06 pm

rodrigo escreveu:
Se os Norte Americanos podiam prestar essa ajuda ao Haiti, por que não o fizeram antes? Tiveram que esperar uma tragédia para ajudar, ajuda civil tudo bem (médicos, alimentos água e etc), mas soldados para que? Para atuar independente como estão fazendo...não obrigado.
Faça a mesma pergunta, trocando norte americanos por brasileiros, e responda.
Mas o Brasil assumiu a bronca quando ninguém quis, lembra? O Brasil mantém 1.200 homens no Haiti, ajudando na segurança e reconstrução do País, acho que estamos fazendo nosso trabalho de acordo com as nossas condições.

Já os Norte Americanos fizeram o que? Apoiaram o golpe e pularam fora...
Agora chegam com essa pompa toda, parece que não se submetem a ONU ou quem quer que seja......e ainda encontram que os defenda......




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1555 Mensagem por Enlil » Sáb Jan 16, 2010 8:20 pm

Santiago escreveu:16/01/2010 - 08h16
Mônaco doa US$ 215 mil ao Haiti; veja lista de países que anunciaram ajuda

PUBLICIDADE

da Folha Online
O principado de Mônaco destinou US$ 215 mil de seus fundos de emergência para ajudar as vítimas do terremoto de 7,1 graus de magnitude que devastou o país na última terça-feira.

Esta primeira doação, que será seguida por outra nos próximos dias, será enviada por meio das Nações Unidas e pela Cruz Vermelha, informou um comunicado enviado o palácio do governo.

Dezena de países e organizações multilaterais, já anunciaram algum tipo de ajuda ao Haiti, devastado por um terremoto ocorrido na terça-feira.

A Organização Pan-Americana de Saúde, ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), por sua vez, disse que o terremoto pode ter matado entre 50 mil e 100 mil pessoas. Ontem, a Cruz Vermelha no Haiti havia estimado o total "entre 45 mil e 50 mil".

Entre as ajudas ofertadas pelos países se encontram doações em dinheiro e mantimentos, além do envio de equipes de resgate, médicos, soldados e equipamentos médicos. Os recursos levantados em dinheiro já passam de US$ 600 milhões, se for incluído o que foi doado por entidades filantrópicas e celebridades.

Veja países e organismos internacionais que anunciaram ajuda para o Haiti:

Alemanha: US$ 2,2 milhões e equipes de resgate.

Austrália: US$ 9 milhões.

Banco Mundial: US$ 100 milhões.

Bélgica: Equipes de resgate e equipamentos médicos.

Bolívia: Mantimentos.

BID: US$ 200 mil.

Brasil: US$ 15 milhões, equipes de resgate, mantimentos e equipamentos médicos.

Canadá: US$ 4,8 milhões, equipes de resgate e mantimentos.

Chile: Equipes de resgate e mantimentos.

China: US$ 1 milhão, equipes de resgate e mantimentos.

Coreia do Sul: US$ 1 milhão e equipes de resgate.

Cruz Vermelha: US$ 1 milhão, equipes de resgate e mantimentos.

Cuba: Equipamentos médicos.

Dinamarca: US$ 10 milhões.

Espanha: US$ 4,5 milhões, equipes de resgate e mantimentos.

EUA: US$ 100 milhões, equipes de resgate e mantimentos. Empresas do país ainda doaram cerca de US$ 5 milhões.

FMI: US$ 100 milhões.

Finlândia: US$ 1,8 milhão.

França: Equipes de resgate e equipamentos médicos.

Gabão: US$ 1 milhão.

Guiana: US$ 1 milhão.

Guiné Equatorial: US$ 2 milhões.

Holanda: US$ 4 milhões.

Índia: US$ 1 milhão.

Indonésia: Equipes de resgate.

Irlanda: US$ 5 milhões.

Islândia: Equipes de resgate e mantimentos.

Israel: Equipes de resgate e equipamentos médicos.

Itália: US$ 4,5 milhões --sendo US$ 1,5 milhão do governo e US$ 3 milhões da CEI (Conferência Episcopal Italiana)-- e equipamentos médicos.

Japão: US$ 5 milhões e mantimentos.

Jordânia: Equipes de resgate e mantimentos.

Luxemburgo: Equipes de resgate.

Marrocos: US$ 1 milhão.

México: Equipes de resgate e mantimentos.

Noruega: US$ 4 milhões.

OEA: US$ 170 milhões.

OMS: Equipes de médicos e equipamentos.

ONU: US$ 10 milhões e equipes de resgate.

Peru: Mantimentos e equipamentos médicos.

Porto Rico: Equipes de resgate e mantimentos.

Portugal: Equipes de resgate.

Reino Unido: US$ 10 milhões, equipes de resgate e mantimentos. ONGs locais doaram US$ 3,5 milhões.

Rússia: Equipes de resgate e material médico.

Suécia: US$ 850 mil e equipes de resgate.

Suíça: US$ 1,9 milhão, equipes de resgate e mantimentos.

Trinidad e Tobago: US$ 1 milhão.

Turquia: Equipamentos médicos e mantimentos.

União Europeia: US$ 5 milhões.

Venezuela: Equipes de resgate e mantimentos.


com agências internacionai
Potências como Gabão, Guiana e Trinidad e Tobago doaram US$ 1 milhão... Assim como as pequenas Repúblicas da China, India... Guiné Equatorial: US$ 2 milhões, a pobre Alemanha 2,2... O paupérrimo Japão e a miserável União Européia 5 :roll:...




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1556 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 16, 2010 8:20 pm

O que está deixando todo mundo puto é a FORMA como os EUA está fazendo as coisas. Tipo, quer enviar ajuda daquele jeito, ok, beleza, eles tem força técnica e financeira pra isso, mas não podem chegar assumindo tudo ignorando o resto do mundo, quem estava no comando, etc... Tem que haver um comando central, e por questão de lógica é quem JÁ ESTAVA POR LÁ. Não tivemos capacidade técnica de organizar o Aeroporto e eles tiveram? Ok, mas reportem aos comandos militares e civis da ONU a FORMA como vão fazer.
Não existe forma. Existe confusão. Informe-se e veja que se não fosse a iniciativa americana, quem assumiria o controle aéreo? Não se contamine pelo antiamericanismo barato. O discurso contra qualquer país, nesse momento, é um desrespeito ao esforço que vem sendo feito.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1557 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 16, 2010 8:29 pm

Rodrigo, os Brasileiros em nenhum momento chegaram lá agindo de forma independente, sem responder a um comando igual os americanos estão fazendo agora. Infelizmente os EUA mais uma vez perderam a chance de ficarem bem na fita internacionalmente e chegaram ao modo americando de ser, com as garras e sem responder à ninguém.
Então você tem certeza que o Brasil coordena todos os países que estão lá, menos os EUA? Os EUA perderam a chance de ficar bem? Eu agradeço a capacidade de todos os países, em especial dos EUA, de ajudar nessa hora. Se não fosse a ajuda, até os brasileiros estariam em apuros nesse momento.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7706
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 107 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1558 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jan 16, 2010 8:29 pm

Meu caro, não é uma questão de ser pró ou contra os Norte Americanos, basta analisar os fatos, se não fossem os Norte Americanos a controlar o aeroporto seria outro país, ou o pessoal da ONU que lá se encontra.

E mesmo sendo eles, nada impede que eles trabalhem em conjunto com as outras intituições, o m ais importante agora e ajudar a castigada população.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Missão de Paz no Haiti

#1559 Mensagem por DELTA22 » Sáb Jan 16, 2010 8:32 pm

Enlil escreveu:Potências como Gabão, Guiana e Trinidad e Tobago doaram US$ 1 milhão... Assim como as pequenas Repúblicas da China, India... Guiné Equatorial: US$ 2 milhões, a pobre Alemanha 2,2... O paupérrimo Japão e a miserável União Européia 5 :roll:...
É... toda ajuda é bem vinda, no entanto, digamos que a ajuda do dito "primeiro mundo" ainda seja um tanto quanto tímida. Mas isso agente vê sempre, os mais pobres são os mais solidários! Lição para todos. Soco no estômago de muitos!

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Missão de Paz no Haiti

#1560 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 16, 2010 8:32 pm

FOXTROT escreveu:Meu caro, não é uma questão de ser pró ou contra os Norte Americanos, basta analisar os fatos, se não fossem os Norte Americanos a controlar o aeroporto seria outro país, ou o pessoal da ONU que lá se encontra.
Então você não sabe que o pessoal da ONU morreu esmagado na base! :?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder