![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
O número de espectadores nos estádios – Dezembro 2009
06.01.10 · Estádios e Instalações · 519 Leitores · Comentários 1
--------------------------------------------------------------------------------
Embora o número de jogos e jornadas já efectuadas possa variar de liga para liga, o número de espectadores a meio da temporada 09/10, é um indicador significativo da realidade de algumas ligas do futebol europeu. Os espectadores são um dos melhores indicadores da saúde de um campeonato de futebol, com influência em quase todos os resultados financeiros, com predominância nas receitas provenientes de bilheteira, quotização e merchandising.
Em algumas ligas europeias a diferença da media de espectadores entre os grandes e os pequenos não é muito acentuada, indicando um equilíbrio competitivo e económico, noutras a média total de espectadores é suportada pelos maiores clubes, o que reflecte um desequilíbrio e um grande fosso económico e competitivo entre pequenos e grandes clubes.
Como forma de combater esta desigualdade, algumas ligas e federações de alguns países elaboraram um conjunto de regras, na sua maioria económicas, para que as desigualdades sejam reduzidas, dando aos pequenos clubes maior capacidade financeira, que por sua vez se traduz numa maior capacidade para atrair novos adeptos.
Temporada 09/10 - Número de Espectadores em Dezembro de 2009
Liga País CME MEE %MO
1 1.Bundesliga Alemanha 47.642 42.833 89,9%
2 Premier League Inglaterra 37.083 34.082 91,9%
3 La Liga Espanha 37.509 28.568 76,2%
4 Serie A Itália 42.904 23.877 55,7%
5 Ligue 1 França 27.847 19.983 71,8%
6 Eredivisie Holanda 21.779 19.251 88,4%
7 Championship Inglaterra 26.164 18.114 69,2%
8 2.Bundesliga Alemanha 28.912 15.129 52,3%
9 Scottish PL Escócia 21.298 15.000 70,4%
10 Jupiler Pro League Bélgica 17.175 11.888 69,2%
11 Axpo Super League Suiça 19.493 11.395 58,5%
12 Liga Sagres Portugal 23.475 10.141 45,3%
13 League One Inglaterra 16.196 9.073 56,0%
14 Bundesliga Austria 17.016 8.443 49,6%
15 Superligaen Dinamarca 16.266 8.410 51,7%
CME -Capacidade Média dos Estádios (nº de lugares) | MEE – Média de Espectadores nos Estádios (nº de espectadores) | % MO – Percentagem Média de Ocupação
NOTA: Para a elaboração da tabela contabilizamos os jogos realizados nas ligas representadas, desde o inicio da temporada de 09/10, até 31 de Dezembro de 2009.
Portugal
Em termos nacionais e apenas com a primeira metade dos jogos jogados, podemos constatar que Portugal está classificado no 12º lugar em termos de média de espectadores, atrás das segundas divisões Inglesas e Alemãs, bem como de Ligas com as da Holanda, Escócia, Bélgica, Suíça, que habitualmente são tidas como inferiores à Liga Sagres.
Outro dado significativo indica que Portugal é dos 15 países o que tem menor percentagem média de ocupação nos recintos, realçando a falta de planeamento e a inadequação da capacidade dos estádios à realidade do país, em grande parte fruto das loucuras do Euro 04, que contribuiu também para as avultadas dívidas existentes nos clubes, que 6 anos depois ainda estão a pagar.
Juntando a tudo isto está uma imprensa desportiva suportada economicamente pelo consumo dos adeptos dos maiores clubes nacionais, que relega para segundo plano os clubes de média e pequena dimensão, com consequências graves quanto à sua exposição e valorização, aspectos importantes para aumentar a capacidade para atrair novos adeptos.
A solução passará por profissionalizar cada vez mais a classe dirigente, aumentando as suas qualificações em termos de marketing e publicidade, mas a principal solução passa pela implementação de medidas económicas que tenham como objectivo a partilha equilibrada de todas as receitas provenientes de uma marca que é de todos e que se chama Liga Sagres, aquela que apesar da sua dimensão continua a produzir todos os anos alguns dos melhores jogadores do mundo, quer sejam nacionais ou estrangeiros.
Copyright © 2009 Futebol Finance · Todos os direitos reservados.
O Sporting venceu o Leixões com uma cabeçada espetacular ao ângulo superior direito da baliza adversária, não dando chance para qualquer reação do goleiro leixonense.
O Sporting foi sempre melhor do que o Leixões, poderia ter marcado na primeira parte e ao longo da segunda, mas por virtude de muitos gols desperdiçados somente aos 83 minutos resolveu a partida.
Foi a terceira vitória consecutiva de uma equipa que mostrou outro ritmo e outro vigor do que aqueles que havia apresentado no início do campeonato. A mudança de treinador parece que lhe fez bem e os reforços também, mas ainda necessita de apurar o passe e a pontaria, já que em termos de velocidade se apresenta muito melhor.
Em todo o caso, os leões abandonaram o persistente 7º lugar e posicionam-se atualmente em 4º lugar, atrás do líder Sporting de Braga (a grande surpresa do campeonato, já que permanece líder no início do 2º turno), do Benfica e do Porto.
Ontem em Alvalade estiveram presentes ‘olheiros’ da União de Leiria, Mafra e Everton, próximos adversários do Sporting na Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa, respetivamente, bem como ‘olheiros’ do Belenenses, do Benfica e da Olhanense, além de gente do Espanhol, Hannover e Celtic. Quais são os ‘olheiros’ do Botafogo que fazem este trabalho de reconhecimento do adversário e de identificação de jogadores com interesse para o clube?...
*Rui Moura
Lá tás tu... Então a malta a lutar galhardamente pela manutenção e tu a mandares piadas?P44 escreveu:huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...ganharam 1-0 ao leixões...huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuspooky
Sintra escreveu:Lá tás tu... Então a malta a lutar galhardamente pela manutenção e tu a mandares piadas?P44 escreveu:huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...ganharam 1-0 ao leixões...huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuspooky
a "música" que esse dá nunca me entusiasmou, se queres mm saberJá compraste o ultimo CD do Luis Filipe Vieira?
Benfiquista enche mini estádio com moedas de um cêntimo para dar ao clube quando for campeão
Largos milhares de moedas de um cêntimo esgotam um Estádio da Luz em miniatura, imagem de marca de um restaurante alentejano e onde os clientes depositam os trocos, na esperança de o Benfica ser campeão nacional de futebol.
A iniciativa partiu do proprietário de um restaurante situado na aldeia de Amieira (Portel), nas margens da albufeira de Alqueva, que, ao receber uma miniatura do antigo Estádio da Luz, decidiu promover um peditório a favor do clube das “águias”, em que só “entram” moedas de um cêntimo.
À entrada do restaurante “O Aficionado”, em cima do balcão e em lugar de destaque, está o mini estádio, já lotado de moedas de um cêntimo, amparadas até com a ajuda de uma rede, e que serão entregues ao Benfica quando este for campeão da Primeira Liga.
“Ofereceram-me este estádio e nós tínhamos de arranjar uma maneira de lhe dar utilidade. Pensámos em juntar moedas de um cêntimo para o Benfica”, explica à agência Lusa Pedro Pimenta, convicto que este é o ano em que os “encarnados” vão conquistar o título nacional de futebol.
“A intenção é, quando o Benfica ganhar o campeonato, levarmos as moedas ao clube. Eu penso que é este ano que vamos lá entregar as moedas”, afirma, não arriscando avançar com uma estimativa do montante já reunido, ao longo dos últimos “seis ou sete anos”, mas confiante de que são “milhares e milhares” de cêntimos.
Os contributos partem dos clientes do restaurante, que têm sempre trocos disponíveis para ajudar. E, em vez de dar azo a “picardias” entre adeptos de clubes rivais, o peditório é “acarinhado” por pessoas de todas as cores clubísticas.
“Hoje, quem é que não dá moedas de um cêntimo para o Benfica? Até pessoas do Sporting e do Porto”, assegura Pedro Pimenta.
O proprietário diz mesmo que a iniciativa “já é tradição” do restaurante: ”A pessoa vem aqui e traz um sempre cêntimo para o Benfica”.
“Vêm tomar café ou almoçar e já trazem moedas. Mesmo não sendo do Benfica, trazem sempre”, afiança.
Como exemplo, que o faz abrir um sorriso de ironia, a primeira moeda que “caiu” na miniatura do “velhinho” estádio do clube das “águias” até foi de uma adepta do Sporting.
“A partir daí, começou tudo a trazer moedas”, conta.
Este benfiquista acredita que os muitos milhares de cêntimos já recolhidos dariam "jeito" aos responsáveis do clube da Luz: “Um cêntimo dá jeito e aqui há muitos cêntimos”.
Depois de almoçar, Joaquim Crespo, cliente habitual do restaurante e benfiquista a "100 por cento", como faz questão de destacar, não deixou também de cumprir a “tradição”.
Dispensada mais uma moeda, Joaquim, mais conhecido na terra como “Rodinhas”, até arrisca sugerir uma alteração: “No lugar de dar um cêntimo, eu dava dois”.
AçorianoOriental|Diário de Notícias|DN Madeira|GlobalNotícias|Infordesporto|Jornal do Fundão|Jornal de Notícias|Ocasião-Classificados|OJogo|SportTV|TSF
Assinaturas|Bilhetes|Classificados|Cosmos|Global Viagens|Indiscutível|Loja do Jornal|Lovemail|ManagerZone|Power Soccer
O Liedshow continua e os leões fazem uma sequência de vitórias que há bastante tempo não se verificava. Após 25 dias inativo, Liedson entrou a 30 minutos do fim de jogo com o resultado empatado a 1x1 e desempatou-o em apenas dois minutos, confirmando minutos depois com novo gol.
O Sporting ganha pela 5ª vez consecutiva – a 4ª este ano – e mostra um desempenho muito mais elástico do que evidenciara no início do campeonato. Miguel Veloso, João Pereira e Liedson estão em alta, dando à equipa um novo elan atacante. Não obstante, é a defesa que mostra ser o setor mais fraco da equipa. Das poucas vezes que o Nacional conseguiu levar perigo á baliza leonina marcou por duas vezes e manteve a tensão até ao final do jogo.
Espera-se que a entrada em forma do novo atacante Pongolle dê um novo vigor ao ataque, já que Helder Postiga e Saleiro não se têm mostrado decisivos nessa função. E que, finalmente, a equipa se afirme no campeonato e obtenha bons desempenhos na Taça da Liga e na Liga Europa.
Como curiosidade de tantas coisas parecidas que ocorrem com o Sporting e o Botafogo, é de notar que ambos ganharam pelo mesmo placar relativamente raro.
*Rui Moura