Bourne escreveu:soultrain escreveu:
Bourne,
Acho que percebeu mal o que o Prick disse, você está a interpretar a coisa como hermética.
O que aconteceu no Brasil foi o grande aumento do numero de consumidores, graças às politicas do governo que deram a faísca inicial, a partir dai com o aumento do numero de consumidores, houve aumento do consumo, consequentemente de produção etc e demanda de mais pessoas para trabalhar, essa pessoas viraram novos consumidores, aumentou a receita do estado etc. Basicamente uma bola de neve. Isso só foi possível porque existia uma parte da população Brasileira pobre que não participava no mercado.
[[]]'s
Ensinam isso nos livros de introdução a economia. É verdade, mas a coisa é muito mais complicada. Pois nessa prerrogativa está olhando apenas o lado da demanda e não da oferta. O que importa para um país ser grande é o que ele produz, o que desenvolve em tecnologia, a capacidade e tamanho das suas empresas.
Eu sei por que a minha dissertação de mestrado é sobre sistema financeiro e crescimento das empresas brasileiras e, o projeto para o doutorado, é o sistema financeiro brasileiro pós-1980 em que comparo com a experiência de outros países, principalmente Alemanha, EUA, Japão e Córeia.
Em resumo, quero dizer que sem um sistema financeiro que apoie pesado o setor produtivo, a inovação e o crescimento em geral nas empresas, o crescimento de longo prazo não vai. Em algum ponto será estrangulado pela falta de financiamento.
No Brasil dá para citar o exemplo do setor de defesa. Uma empresa como a Mectron ou outra qualquer é praticamente impossível levantar recursos em bancos privados ou no mercado de ações para alavancar projetos e novas tecnologias que podem ter um mercado potencial civil/militar enorme ou, mesmo, comprar alguma outra empresa brasileira ou estrangeira. No caso das empresas que desenvolvem equipamentos e processos usados na exploração do Pré-sal é a mesma coisa. O BNDES sozinho não tem como financiar todos os projetos e a burocracia é enorme.
Não, a economia é muito simples, quem complicou ela foram os economistas, com suas Leis, não existe Leis em Ciências Sociais, foram essas complicadas teorias econômicas, com suas Leis e Dogmas, que afundaram a economia de dezenas de países.
A riqueza vem do trabalho, da produção, do salário, quanto melhor distribuição de renda, maior participação do salário no percentual do PIB, o país está indo bem, onde isso não ocorre, onde o setor financeiro, os empréstimos, a ciranda financeira tomou conta, começa o ínicio do fim.
Nada de dívidas, o financiamento é uma alavanca, mas nunca a base real do consumo, esse vem dos salários, da renda real. Lei de SAY, Lei do Juvenal, isso é bom para teses econômicas, na realidade, é TRABALHO, SUOR e Distribuição de renda, a economia é movida por isso.
[]´s