TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30841 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Jan 13, 2010 10:27 pm

Não sei porque o F-16 foi desclassificado.

A shot list poderia ser F-15, F-16 e F-18.

Uma shot list mais lógica seria formada com Tejas, Gripen NG, F-50 e o iraniano Saegheh, com claro favoritismo para esse último.
Imagem

Ou então Gripen NG, EADS Mako e Phantom. :wink:

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Jan 13, 2010 10:30 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

#30842 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2010 10:30 pm

jp escreveu:
Túlio escreveu:Vou mais longe e creio que já havia falado isso: DA JOST LIST MEU PREFERIDO SEMPRE FOI O SUPER HORNET!!!

MORRAM!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E o prêmio Heinz do ano vai para....

Imagem

E eu pensei que já havia visto tudo nesta vidinha de D'us!!
Com tanto entreguismo yankee é capaz dele dizer que bebe, que bebe...
Coca-Cola!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

QUASE me senti culpado: estou tomando Coca Cola neste exato momento, POWS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#30843 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 13, 2010 10:31 pm

jp escreveu:
Túlio escreveu:Vou mais longe e creio que já havia falado isso: DA JOST LIST MEU PREFERIDO SEMPRE FOI O SUPER HORNET!!!

MORRAM!!!

E o prêmio Heinz do ano vai para....

Imagem

E eu pensei que já havia visto tudo nesta vidinha de D'us!!
Com tanto entreguismo yankee é capaz dele dizer que bebe, que bebe...
Coca-Cola!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
Bom...

No sentido pratico da coisa... o SH

O programa ja se pagou... Check
Possui AESA... Check
'E em Dolar e nao em EURO... Check
'E em Dolar e nao em Coroa Sueca... Check (as suecas novinhas sao otimas... mas as coroas... arffff Maria... digamos assim... pela liberdade do lugar... a galera chega na baga'ca na terceira idade... [003] )
Possui potencial at'e para operar em PA... Check
A FAB gosta de produtos americanos... Check
O Obama e a tribo deles estao oferecendo de tudo... Check
O que 'e nao 'e nao... e o que 'e sim 'e sim... Check
'E um programa no orcamento e entregue no tempo certo... Check
Experiencia em combate... Check Check Check
Os Chilenos nao parecem estar chateados com os seus F-16... Check
Tem ToT, ODD, PoP, CoC, M&M.... Check :)
...

E 'e claro tem os aspectos negativos...

Asa torta... Check
Reprojeto... Check
'E Americano... Ai meu Deus... Check
'E Americano... Check
'E Americano... Check
O pessoal que tinha sonho molhado com o Top Gun nao gosta dele... Check
...

Enfim... Sei la... eu sou do tempo em que ter um aviao 'e melhor do que ficar sururucando por ai e nao ter nenhum...

Me faz lembrar da FAB com TF-33 e F-80 como "espinha dorsal"... eu nao quero isso nao!

:)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#30844 Mensagem por Franz Luiz » Qua Jan 13, 2010 10:32 pm

cb_lima escreveu:
Soultrain...

Uma correcao... a historia das longarinas do F-5 nao foi na marra... o ferramental que o Brasil possuia na 'epoca da compra do primeiro lote de F-5 fez parte to pacote de offset porque esse item possuia um desgaste natural maior. :) Meninos eu vi :)

Com relacao ao Rafale ... os componentes americanos dele nao estao sobre restricoes do tratado ISTR ou coisa parecida (nao me lembro a sigla direito). Entao essa de que os americanos podem simplesmente embarga-los nao 'e verdade. :) Meninos eu vi :)

Mais uma coisa...

Sera que 'e dificil ver que essa historia de americano embargando tudo 'e conversa para boi dormir?

Essa 'e uma discussao que nao vai levar a absolutamente nada... porque querendo ou nao... compraremos produtos americanos... hoje em dia em caso de Guerra a nossa unica arma verdadeira de ataque (subs) dispara torpedos americanos com sistema de combate... AMERICANO!!! Corram todos!!

Os helis mais avancados a entrar em servico no Brasil sao ... "americanos" e vai perguntar para a MB se ela nao que mais Sea Hawk?? Ha Ha Ha Ha!!

A Embraer... nao vive um dia sem os americanos...

E isso sao so' exemplos "bobos".

Deixem de bobeira com essa discussao porque isso 'e cortina de fuma'ca de lobista sem ter o que fazer... voces sao melhores do que isso Srs :) !! Vamos l'a!

Sejamos mais realistas no debate... por favor!

Como disse o Walter tempos atras... Rafale era a cereja do Sundae... o problema 'e que nego com muito olho gordo viu e quer transformar a dita fruta em Abacaxi! :)

O que a FAB queria e todo mundo sabe era fazer parte do JSF, gostem ou nao... nao adianta esperniar e reclamar dizendo que o projeto 'e isso ou aquilo... 'e simplesmente... realidade!

Todo mundo viu a cara do Japa e da acessoria dele la em riba... ai vem o NJ e diz.. 'e caro...

Pera'i... vamos ter submarino NUCLEAR e 2 PA etc etc e nao podemos operar F-35??? Sera que 'e necessario grandes poderes psicomalucos para ver aonde isso ia dar?

Bom... reflitam :)

[]s
CB_Lima
Caro CB

Talvez o "caro" à que ele se referiu não tenha a ver com dinheiro.
Apenas supondo.
Um abraço
Franz

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceram: 6 vezes

#30845 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 13, 2010 10:34 pm

gaitero escreveu:
Mapinguari escreveu:
Pois é... É o que já escrevi várias vezes... Mas ninguém me lê neste fórum... :cry:
Eu leio...

Ao contrário de mim, que sou abandonado em todos os comentários...

:cry: :cry:

Eu até gostaria do gripen... Mas apenas se houver garantias de que o dito vai voar...
Uma indenização contratual, por atrazos... :roll:

Porém, este papo de FX já passou, o Rafale só não ganha se o FX melar... E ponto final..
Nisto, não há o que discordar, Gaitero. E, a essa altura, quero mais é que venham logos os Rafales... :mrgreen:

Mapinguari

Imagem
soultrain
Sênior
Sênior

#30846 Mensagem por soultrain » Qua Jan 13, 2010 10:38 pm

Outra coisa:

Uma coisa é mercado civil, outra bem diferente são os produtos militares. A questão aqui não são os embargos, mas a restrição de uso, de equipamentos, de armas etc. Exemplos não faltam e recentes.

Não creio que o Brasil passe a renegado nos próximos anos para ser embargado, agora restrições... de uso ficam logo escritas e são claras, as outras, só depois se sabe.

[[]]'s

Editado pela última vez por soultrain em Qua Jan 13, 2010 10:40 pm, em um total de 1 vez.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Mapinguari
Sênior
Sênior

#30847 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 13, 2010 10:39 pm

Paulo Pantanal escreveu::roll:
SERÁ QUE OS CAÇAS DE 5ª GER. VAI SAIR COM A ASSINATURA DE TIA DILMA.....
ALIANÇA, BRASIL, FRANÇA, RÚSSIA, INDIA E CHINA.

TEMOS QUE SONHAR POIS NÃO PAGA NADA.........
Paulo, por favor, solte a tecla caps lock de seu teclado. Parece que está gritando...

Mapinguari

Imagem
soultrain
Sênior
Sênior

#30848 Mensagem por soultrain » Qua Jan 13, 2010 10:44 pm

Quanto á história do F-35, é clara e publica, a FAB mandou o RFI à LM para o F-35, responderam com o F-16, foram desclassificados.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Mapinguari
Sênior
Sênior

#30849 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 13, 2010 10:46 pm

Túlio escreveu:"Let him who hath understanding reckon the number of the fighter/for it is a human number/it's number is..."
666!

Imagem

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#30850 Mensagem por Mapinguari » Qua Jan 13, 2010 10:50 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:Sacanagem houve, na eliminação intempestiva do Su-35BM. A dispensa do Gripen NG, apenas soa como uma vingança meritória do destino: Engula o Rafale, FAB. Mereces!
Não quero desmerecer o Flanker, que é um caça que eu adoro e tenho o maior respeito. Mas os russos NUNCA tiveram chances na FAB. Helicóptero e mísseis, até pooooode. Mas caças, não pooooode...

Mapinguari

Imagem
soultrain
Sênior
Sênior

#30851 Mensagem por soultrain » Qua Jan 13, 2010 10:52 pm

Estou a tentar encontrar a transcrição, ainda não encontrei, mas esta já revela o que foi dito:

http://www.defesanet.com.br/noticia/cam ... ut2001.htm

Estive no Parque de Marte ainda nesta semana, em almoço de confraternização com a velha guarda, onde observei que nenhum país do mundo tem condições de dar manutenção aos F-5 da forma como fazemos, substituindo longarinas e tirando as rachaduras dos aviões. Ou seja, trata-se de processo de absorção de tecnologia, mesmo que nos queiram proibi-la, como disse em debates anteriores.

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

#30852 Mensagem por Túlio » Qua Jan 13, 2010 10:52 pm

Nas buenas, Pantanal, vai na manha, uses a CAPS LOCK apenas para iniciar frase, nome próprio e algo que queiras destacar, tri?

Fica meio chato ler tudo em maiúscula, legal?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#30853 Mensagem por guilhermecn » Qua Jan 13, 2010 10:55 pm

Mapinguari escreveu:
Túlio escreveu:"Let him who hath understanding reckon the number of the fighter/for it is a human number/it's number is..."
666!

Imagem
:D :D

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#30854 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Jan 13, 2010 10:57 pm

Santiago escreveu:[009]
cb_lima escreveu: :wink:

Uma coisa são componentes militares, feitos especificamente para uma função, outra diferente são componentes standard de mercado, civis. Ai substitui um pelo outro directo, já que é standard de mercado.

O Rafale teve alguns fornecedores estrangeiros no inicio, alguns ainda mantêm, mas convenhamos, parafusos e outras coisas básicas não são embargáveis, porque o resultado é nulo, simplesmente fabrica-se mais caro ou compra-se de outro fornecedor.

Já sistemas não é bem assim, porque têm anos de desenvolvimento e testes por detrás.

O que eu acho, é que o Brasil deveria listar um conjunto de itens que queria conhecer a tecnologia importante para o país. O que a FAB fez.

Outra com lista de equipamentos críticos, sem os quais não voa, esses também fabricados ou mantidos localmente.

Os F-5 da FAB não tiveram autorização para mexer nas longarinas, e foram feitas na marra, ainda assim o Brasil teve de devolver todo o desenvolvimento que fez para o fabricante original.

Outra lista, conhecimentos de software parcial ou total, de maneira a perceber se os sistemas são downgrade pelo fornecedor e poder optimizar integrar coisas novas.

Os Hornet Australianos, vinham com os radares downgrade por software, foi necessário tempo e dinheiro para os Australianos conseguirem explorar as capacidades escondidas, o fabricante nunca as passou, por muita insistência politica.

[[]]'s
Soultrain...

Uma correcao... a historia das longarinas do F-5 nao foi na marra... o ferramental que o Brasil possuia na 'epoca da compra do primeiro lote de F-5 fez parte to pacote de offset porque esse item possuia um desgaste natural maior. :) Meninos eu vi :)

Com relacao ao Rafale ... os componentes americanos dele nao estao sobre restricoes do tratado ISTR ou coisa parecida (nao me lembro a sigla direito). Entao essa de que os americanos podem simplesmente embarga-los nao 'e verdade. :) Meninos eu vi :)

Mais uma coisa...

Sera que 'e dificil ver que essa historia de americano embargando tudo 'e conversa para boi dormir?

Essa 'e uma discussao que nao vai levar a absolutamente nada... porque querendo ou nao... compraremos produtos americanos... hoje em dia em caso de Guerra a nossa unica arma verdadeira de ataque (subs) dispara torpedos americanos com sistema de combate... AMERICANO!!! Corram todos!!

Os helis mais avancados a entrar em servico no Brasil sao ... "americanos" e vai perguntar para a MB se ela nao que mais Sea Hawk?? Ha Ha Ha Ha!!

A Embraer... nao vive um dia sem os americanos...

E isso sao so' exemplos "bobos".

Deixem de bobeira com essa discussao porque isso 'e cortina de fuma'ca de lobista sem ter o que fazer... voces sao melhores do que isso Srs :) !! Vamos l'a!

Sejamos mais realistas no debate... por favor!

Como disse o Walter tempos atras... Rafale era a cereja do Sundae... o problema 'e que nego com muito olho gordo viu e quer transformar a dita fruta em Abacaxi! :)

O que a FAB queria e todo mundo sabe era fazer parte do JSF, gostem ou nao... nao adianta esperniar e reclamar dizendo que o projeto 'e isso ou aquilo... 'e simplesmente... realidade!

Todo mundo viu a cara do Japa e da acessoria dele la em riba... ai vem o NJ e diz.. 'e caro...

Pera'i... vamos ter submarino NUCLEAR e 2 PA etc etc e nao podemos operar F-35??? Sera que 'e necessario grandes poderes psicomalucos para ver aonde isso ia dar?

Bom... reflitam :)

[]s
CB_Lima
[/quote]

Mas buana não deixou o F-35...

[]'s

Alberto -
alexmabastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

#30855 Mensagem por alexmabastos » Qua Jan 13, 2010 10:59 pm

soultrain escreveu:Estou a tentar encontrar a transcrição, ainda não encontrei, mas esta já revela o que foi dito:

http://www.defesanet.com.br/noticia/cam ... ut2001.htm

Estive no Parque de Marte ainda nesta semana, em almoço de confraternização com a velha guarda, onde observei que nenhum país do mundo tem condições de dar manutenção aos F-5 da forma como fazemos, substituindo longarinas e tirando as rachaduras dos aviões. Ou seja, trata-se de processo de absorção de tecnologia, mesmo que nos queiram proibi-la, como disse em debates anteriores.
Deve ser porque quase não tem outro país no mundo a usá lo. Acertei???
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

Responder