TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30286 Mensagem por talharim » Seg Jan 11, 2010 6:22 pm

A tendencia é a SAAB ser absorvida pela Boeing ou EADS.

Não existe mais mercado para empresas pequenas sustentadas pelo estado que precisam vender produtos de papel para conseguir comprar um parafuso.

Quem sabe até a Embraer não se interesse em comprar a SAAB ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30287 Mensagem por GDA_Fear » Seg Jan 11, 2010 6:23 pm

Vídeo no mínimo interessante, sobre o reequipamento das FAs


Tô postando aqui porque mostra sobre o Rafale(também).




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Benke
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30288 Mensagem por Benke » Seg Jan 11, 2010 6:27 pm

AlbertoRJ escreveu:
Você sabe quem é.
Quem poderia querer melar o processo agora: Rafale International e , talvez, a Boeing




Editado pela última vez por Benke em Seg Jan 11, 2010 6:37 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30289 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 6:28 pm

Matheus escreveu:
Edu Lopes escreveu:
FAB entrega parecer sobre caças que agrada ao Planalto

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e os F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a Aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado.

A publicação dessa versão pelo jornal "Folha de S.Paulo" no início da semana irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional". "Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.

O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 2448,0.htm
Quer dizer que o comandante Saito mentiu ao dizer que o relatório não foi alterado?

Claro que não. O relatório (aquele de 30 mil páginas) detalha tudo sobre as três aeronaves, mas não emite conclusão alguma. Isso é feito por um sumário. O que vazou ninguém sabe se era um sumário real ou não, pré-Sete de Setembro. Podem ser apenas especulações. Mas o Saito não mentiu. O relatório não foi alterado. Até porque só existe um relatório.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30290 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 6:30 pm

brisa escreveu:Aproveitando o excelente ibope do topico.....

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Pior que o cara fez uma boa caricatura do Rafale. Ao menos não se baseou num MiG -29, como aquele infográfico...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30291 Mensagem por P44 » Seg Jan 11, 2010 6:32 pm

Governo já decidiu por caça francês e tenta baixar preço

Plantão | Publicada em 11/01/2010 às 16h11m
Reuters/Brasil Online



Por Natuza Nery

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já bateu o martelo sobre a compra dos caças franceses Rafale, mas ainda tenta reduzir o preço final do negócio com a fabricante Dassault, informou à Reuters um ministro de Estado.

A fonte não deu prazo, mas disse que a negociação estimada em 10 bilhões de reais para a compra de 36 aviões de combate será fechada ainda este ano, a despeito da predileção da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos caças suecos Gripen NG, fabricados pela Saab.

"O governo não decide por pressão de ninguém, nem da FAB. Agora a bola está com os franceses. Se baixarem o preço, o negócio sai logo. Trata-se de algo estratégico para o Brasil, não técnico", disse o interlocutor do Executivo, que falou sob condição de anonimato.

A polêmica em torno dos caças vem se arrastando há meses. Ano passado, Lula já havia dito que sua decisão seria política e estratégica.

"Não criamos essa polêmica, mas tenho que admitir que ela serve ao nosso interesse de fazer com que os franceses façam uma proposta financeira melhor", acrescentou a fonte.

São 36 caças na negociação atual-no valor estimado de 10 bilhões de reais-, dentro de um pacote que pode prever a aquisição de até 120 aeronaves.

A norte-americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet, também está entre as finalistas da FAB, mas o governo Lula sequer considera sua compra, segundo a fonte.

No caso da opção sueca, cerca de um terço dos componentes do Gripen possui tecnologia dos EUA. O Brasil tem dúvidas sobre a transferência de tecnologia e vê riscos de veto do Pentágono à venda de aviões fabricados no Brasil a outros países.

O ministro ouvido pela Reuters citou especificamente a tentativa brasileira de fornecer à Venezuela o avião militar de treinamento e ataque leve Super Tucano, produzido pela Embraer com parte de sua tecnologia desenvolvida nos EUA.

O Brasil exige três condições para concluir o programa F-X2: soberania de uso das aeronaves, reserva de mercado e transferência de tecnologia.

Procurados, o Ministério da Defesa não quis se pronunciar sobre o assunto e a FAB não estava imediatamente disponível para comentários.

http://news.google.pt/news/url?sa=t&ct2 ... 502602.asp




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30292 Mensagem por Booz » Seg Jan 11, 2010 6:33 pm

WalterGaudério, Ainda existe possibilidade do processo morrer se for avaliado que o desgaste político seria muito grande.

Pois é grande Walter, este é o real e cada vez mais perto perigo ao processo.
Passou-se da esfera das necessidades de estado para o perigoso e imprevisível campo das conjecturas políticas.
De político, qualquer um, nada se pode prever do que sairá de sua cabeça.
As variáveis são muitas e cada uma comporta suas derivações, como uma jogada de xadrez.

Entram no cômputo de cada uma das suposições, para o desenlaçe do processo (ilação minha), a sucessão com a candidatura da "candidata", não se fazer sucessor mas manter influência e blindagem dentro do próximo governo, atrapalhar o mais que se puder um candidato que possa sair superlativo à Dilma etc.

Infelizmente não temos uma cultura de estado solidificada entre nossos políticos. Podem deixar programas importantes de lado e para frente se tal manobra favorecer a quem sai ou a quem entra, no caso último se prejudicar ou não dependerá a ação a ser empregada. A questão de estado é relegada. Infelizmente, poucou ou muito, fez-se o mesmo no propalado relatório vazado. Quem brincou de papagaio não teve o menor escrúpulo de guardião das coisas do estado.

Se me perguntassem mês atrás eu diria, com certeza, até o mês (disse janeiro já em setembro podem vasculhar minhas msgs). Agora, só tenho certeza que mudei para Heineken.
Quem for católico faça reze, quem for evangélico faça uma prece, quem for do povo da gira... saravá! [089] [078] (tá feia a coisa mestre-cabôclo)




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30293 Mensagem por P44 » Seg Jan 11, 2010 6:35 pm

prp escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: O site da FAB está abrindo normalmente.
Agora abriu, mas ficou um tempo fora do ar

tentei entrar agora mm e aparece um ecran em branco

é este o link?
http://www.fab.mil.br/portal/index.php

http://img43.imageshack.us/img43/3222/faba.jpg




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30294 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jan 11, 2010 6:39 pm

Benke escreveu:
AlbertoRJ escreveu:
Você sabe quem é.
Os únicos interessados em melar o processo agora é a Rafale International e , talvez, a Boeing
Rafale international melar o que já ganhou?

E quando você ler Saab, entenda também BAE, com muiiito molho Catchup.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30295 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 6:41 pm

talharim escreveu:A tendencia é a SAAB ser absorvida pela Boeing ou EADS.

Não existe mais mercado para empresas pequenas sustentadas pelo estado que precisam vender produtos de papel para conseguir comprar um parafuso.

Quem sabe até a Embraer não se interesse em comprar a SAAB ?
Daí dizer que está à beira da falência vai uma larga distância.
Mas, melhor seria a Embraer absorvê-la, do que Boeing ou EADS.
Pena que não há mais chance de isso vir a acontecer...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30296 Mensagem por Bourne » Seg Jan 11, 2010 6:43 pm

Mapinguari escreveu:
talharim escreveu:A tendencia é a SAAB ser absorvida pela Boeing ou EADS.

Não existe mais mercado para empresas pequenas sustentadas pelo estado que precisam vender produtos de papel para conseguir comprar um parafuso.

Quem sabe até a Embraer não se interesse em comprar a SAAB ?
Daí dizer que está à beira da falência vai uma larga distância.
Mas, melhor seria a Embraer absorvê-la, do que Boeing ou EADS.
Pena que não há mais chance de isso vir a acontecer...
Nunca diga nunca. Se for uma empresa para adquirir a SAAB dificilmente seria a EMBRAER. Não te a musculatura necessária, mas outras tem :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30297 Mensagem por P44 » Seg Jan 11, 2010 6:44 pm


Brazil to choose France's Rafale jet-govt source

2010-01-11 19:49:53 GMT (Reuters)


* Lula to choose French Rafale jets for Brazil fleet

* Brazil still seeking lower price for Rafale order

* Air force prefers Swedish plane

By Natuza Nery

BRASILIA, Jan 11 (Reuters) - President Luiz Inacio Lula da Silva will choose the French-made Rafale jet as Brazil's next-generation fighter plane but wants to negotiate a lower price, a cabinet member told Reuters on Monday.

Lula will opt to buy 36 Rafale multi-role aircraft made by France's Dassault Aviation despite the Brazilian Air Force's preference for the Gripen NG made by Sweden's Saab, said the minister, speaking on condition of anonymity.

"The government doesn't decide under pressure from anybody, not even the Air Force. The ball is in the court of the French," said the minister, "If they reduce the price, we'll close the deal soon."

The Rafale is reported to have the highest price of the three finalists in the bidding process, which includes the Boeing Co F-18.

Last week local media reported the Air Force preferred the Gripen NG because it had a lower purchase and maintenance cost and would allow for more technology to be transferred to Brazil.

Lula's government said in September it was entering final negotiations with France to acquire the Rafale. Brazil has a strategic defense agreement with France worth billions of dollars, including the local assembly of helicopters and submarines.

Unlike the Rafale, which is a finished product, the Gripen NG would be developed with Brazilian participation, according to an Air Force report cited by local newspapers.

The deal, which could initially be worth more than $4 billion, has sparked fierce competition among aircraft manufacturers.

Latin America's largest country is seeking a generous technology transfer offer and local assembly. The deal could eventually rise to more than 100 aircraft.

Lula said last year that his final decision on which planes Brazil buys would be political rather than technical. (Writing by Raymond Colitt; editing by John Wallace)


http://www.forexpros.com/news/general-n ... rce-112110




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30298 Mensagem por Booz » Seg Jan 11, 2010 6:45 pm

AlbertoRJ,
E quando você ler Saab, entenda também BAE, com muiiito molho Catchup.

Acertates em cheio na drosophila melanogaster, bem no fiofó dela.
Metade da culpa de toda esta esbórnia é da Heinz .




Editado pela última vez por Booz em Seg Jan 11, 2010 6:46 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30299 Mensagem por Benke » Seg Jan 11, 2010 6:46 pm

AlbertoRJ escreveu:
Benke escreveu: Os únicos interessados em melar o processo agora é a Rafale International e , talvez, a Boeing
Rafale international melar o que já ganhou?

E quando você ler Saab, entenda também BAE, com muiiito molho Catchup.
Acho que a BAE ainda tem uns 20% da Saab
Da mesma forma como a EADS (com BAE) possui uma porcentagem da Dassault
E...?
Nenhuma delas participam diretamente da venda dos produtos das empresas... querem o retorno do investimento...ROI
Coisa que a Saab continua provendo, na base de uns 10% ao ano.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30300 Mensagem por P44 » Seg Jan 11, 2010 6:48 pm

Since 1998 the British aerospace company BAE Systems has been the largest shareholder in Saab following its acquisition of a 35% stake from Investor AB by its predecessor, British Aerospace. In January 2005 BAE reduced its shareholding to 20%. Investor AB also maintains a 20% share. Investor AB hold 38% of the voting rights and is, with the other Wallenberg institutions, the majority owner.

http://en.wikipedia.org/wiki/Saab




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