TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28681 Mensagem por faterra » Qui Jan 07, 2010 7:44 pm

Uma decisão que, nas mãos da MB e do EB, foi fácil e rápida, nas mãos da FAB tornou-se um pesadelo.
Não sei o que falta acontecer ainda para que o Presidente cancele esta licitação. O que seria lamentável, pois quem sairia ganhando com isto seriam os críticos, lobbistas, oposiciohistas, jornais, revistas que apostaram tudo para a desarticulação e melação deste processo.
Para os brigadeiros esta decisão da FAB está saindo barato. O Presidente está dando mole para eles, o que não é novidade. Fosse o Jobin na presidência, além de tantos outros, inclusive os próprios brigadeiros, já teríamos visto uma revoada azul pelos céus de Brasília. Por muito menos prenderam os "amotinados" do Controle Aéreo.
Aos insistentes e renitentes: a decisão da compra destes caças, e de qualquer outra coisa que o país vai comprar, é do Presidente, quer queiram ou não - aliás, a opinião contrária destes é irrelevante. Se querem impor suas vontades que mudem antes a CF. Este artigo não foi incluído na CF por um mero desejo ou capricho do atual Presidente. Isto foi feito pela Constituinte de 1988, ou alguma outra mais antiga.
Quem vai pagar o pato por uma decisão errada é o Presidente, Não serão os brigadeiros ou quaisquer outras "autoridades" que se arvorem no direito de decidir. Por isto é sua esta prerrogativa.
Ainda torço para que a FAB saia ilesa em suas pretensões. Quero acima de tudo o melhor para o meu país. Não sou fã de nenhuma destas "porqueiras" :mrgreen: constantes desta listinha tríplice.
Sou fã incondicional do Su-35BM e PakFa - os melhores vetores apresentados nesta licitação.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#28682 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 07, 2010 7:49 pm

Aì Galera , dei uma passeada nos tópicos e recolhi algumas opiniões e mandei pra uma pessoa conhecida aqui do Blog... e adivinhem quem é!!!!

Simmmmm é ela mesmo a A Senhora Eliana Catenhede

Não resisti quando vi o e-mail dela dando sopa aqui no tópico!!

Espero que ninguém se ofenda, e por isso mostro o que mandei pra ela ha vocês também... para manter a PRIVACIDADE dos colegas, eu não coloquei nomes nos posts, e ainda uni alguns em um so, usando o velho método de Manipulação de informações, tão conhecido pela senhora citada.

Vou por aqui e agora o que mandei:

Cara senhora Eliane, venho através desta, pedir que tenhas informações mais detalhadas dentro de tuas "Reportagens", por isso,
:arrow: :shock: :shock: :shock: :shock: Mandei com um erro neste ponto!! pulei o paragrafo :oops:
Vou colocar alguns trechos de nossa discussão do Fórum militar. Este Fórum possui 1900 pag, com  28.645 mensagens, e tudo isso somente sobre um único argumento: O FX2!!!

O Fórum ao completo tem 6 secções. Destes temos 3.284 tópicos sobre a Força Aérea Brasileira, com 238.336. Para a Marinha temos 1.741 Tópicos com mais de 86.144 mensagens. Pra o Exercito, temos 1666 Tópicos, com mais de 75.475 mensagens. Para Espaço e aviação civil, temos 1.261 tópicos com mais de 10.600 mensagens. As outras secções de geopolítica e atualidade, e a outra de assuntos gerais nem vou citar a V.Sa.

Não é a primeira vez que teu nome entra em nosso fórum, sempre em tema de defesa nacional, por isso que decidi escrever-la esta missiva.

Há vejo mal informada nestes temas e por isso à convido para ler as postagens em nosso fórum, assim para melhorar em teu trabalho de jornalista de defesa. Certo para uma mulher falar e entender de defesa é difícil, tantas siglas e abreviações, armas, sistemas, contra informação, desinformação, despistagem, métodos práticos de coercitividade, filosofias, Geo-politica, intervenção, analise, engenharia, métodos de produção, materiais, eletro-eletrônica, mecatrônica, Vants, Drones, munições, reparações, projetação, politica de estado...tem muito o que aprender conosco. Venha sim. Basta fazer o registro e entrar. Leia e aprenda conosco o que é realmente POLITICA DE DEFESA NACIONAL!!!

Eu, Francoorp, estou te esperando.

Mas é meu dever te mostrar o que podes encontrar dentro do nosso fórum, sobre o que publicas. Sem temor por palavrões pois são censurados, temos um bom nível, e podemos ensinar-te muito sobre este tema. venha e melhore tuas reportagens.....sempre que seja este o teu objetivo.

Me desculpe pela franqueza, mas vejo tuas reportagens somente como publicidade paga por alguém, afim de desinformar aos cidadãos brasileiros. Mas creio que podes mudar.

Algumas sobre tuas reportagens:

Mas não tem nenhuma prova de que existe mesmo este relatório real, realístico da realidade da FAB, que quer o Gripen realmente... Cadê a assinatura do Saito no DOCUMENTO vazado????

Hoje me senti envergonhado lendo as "milhões" de notícias sobre o FX na mídia...

A grande maioria (pra não dizer todos) dos repórteres escreveram MERDA. Mas daquelas que da vontade de mandar um recado pra cada um deles apontando os erros grotescos. Não faço mais isso...normalmente esses que escrevem merda de forma tão segura, são muito orgulhosos pra reconhecer erros e corrigi-los.

É uma pena, mas é essa merda que o porteiro, o atendente, o enfermeiro, o peão, a empregada, a cozinheira e etc vão ler ou ouvir dizer hoje....e assim se forma no brasil mais opiniões ridículas e deformadas.

E achamos absurdo quando sabemos que em países do oriente médio as verdades do mundo são escondidas do povo...aqui também acontece isso! Em menor escala, lógico, mas a verdade não chega ao povo da mesma forma.

Um abraço a todos...to muito puto hoje.

Como podemos ver a Folha de São Paulo recebendo de alguém, já faz sua campanha lobista sob o manto de notícias, junta um monte de imbecis que não sabem o que é um FBW, nunca escreveram nada sobre defesa, para bostejar.

Criam verdade fabricadas, e a partir disso, começam a fazer politicagem da mais suja, porque informação, não tem a menor idéia do que seja isso, e para trazer informação é necessário saber o que está se fazendo.

Por fim, entre em cena o mesmo Janio de Freitas o capacho ou o capanga da Folha, esse, mistura uma sapiência de Jegue, com a delicadeza e sutileza de um elefante.

Junto com a Catanhede, a Ofélia Mediática e o assistente Igor, o nome já diz tudo!

Pelo singelo raciocínio, a FAB tem que comprar o mais barato, porém, só quando interessa a FAB, afinal, na verdade só quando interessa a eles(Folha de São Paulo), esse bando se diz jornalistas e a Folha se diz jornal, como podemos ver nem um, nem outro tem qualquer noção do que sejam, um JORNALISTA e um JORNAL.

Continue lendo a FSP e a Veja, você merece, eu, no entanto, dipenso gente que fala em Licitação para a compra do FX-2. Isso não é jornalista, mas borrador de papel. Não só a ignorância, mas sobretudo a lógica porca que algumas das pseudo-matérias contém, só podemos defini-las como lixo ideológico, quem lê aquilo fica burro e desinformado.

Por sinal, um dos idiotas(nem sei qual agora), ainda comparou o Gripen a um fusca, que já serve para o qua FAB quer, qual seja segundo a lógica dele, brincar de aviãozinho e de guerrinha. Veja que essa besta não percebe os desafios que vão se apresentar daqui 15 anos, e que esses fusquinhas vão ficar em serviço até 2030 pelo menos.

Olha desse festival de besteiras, a FSP ganhou o prêmio disparado, de todas as idiotices que estamos vendo, eles conseguiram até ultrapassar a Veja.

Brisa, é muito mais grave que isso. A tentativa é de emparedar o Lula em ano eleitoral, saca? É sujo mesmo esse negócio. A única forma de resolver isso é mostrar o relatório da FAB em conformidade com as pretensões do Planalto. Para os EUA interessa muito que a compra não vingue, por exemplo... para a oposição também. Um caça é sempre uma imagem poderosa, ainda que o submarino nuclear seja efetivamente o meio mais poderoso...E subs ficam debaixo d'água, caças podem ser vistos SEMPRE.

Você está brincando, hoje, o Fusca é um dinossauro, estamos falando de produtos de alta performance, quer dizer, quanto mais performance melhor, afinal, quando nossos pilotos precisarem, vão morrer dentro do fusquinha. Esse tipo de argumentação ou comparação tem um limite claro, é uma ferramenta para ajudar a explicação para leigos, um jornalista que escreve matérias especializadas tem que ir muito mais longe.

Quer dizer o seguinte, em caso de combate entre um Rafale e um Gripen, você pilota o Gripen ok? O Rafale cumpre missões que nenhum Gripen cumpre, virtual ou não. Produto mais caro, com performance superior. A lógica é a seguinte, a FAB tem grana para operar melhor ASW, porque caças, são tarefa secundárias para ela. Nada naquela lógica se salva, ela é muito mais danosa para a FAB, que qualquer outra coisa.

E a comparação do Gripen com o fusca foi péssima, porque o fusca não é um produto de alta performance.

Não consigo escrever outra coisa senão algo que seja crítico, nunca vi uma palhaçada como essa. Uma novela de uma década sobre um avião de caça. Já li tanta coisa falando das maravilhas de um caça e das desgraças de outro, que já não tenho mais opinião favorável a nenhum deles.Apesar de gostar muito do Gripen C, já tenho muitas dúvidas sobre o Gripen NG e depois deste Sea Gripen acabou ficando mais delirante. 

Agora se cancelarem este programa. Será o fim. O fim da seriedade do Brasil. Nunca ninguém mais vai levar este país a sério.

Ao meu ver a FAB vai ficar sem nada, sem nada mesmo, o Lula vai jogar para o próximo governo, que vai segurar os recursos e a FAB vai ter que correr, no futuro, para comprar um caça usado em 2012 ou mais. 

Compra logo alguns RAFALE e negocia um bom pacote de armas, o homem não quer assim, depois vamos dar um jeito para manter alguns voando. "Conselho de amigo" Melhor Rafale, que afinal é um p.. caça, do que ficar sonhando com um projeto sueco-brasileiro, contrariando o homem. Afinal na história do Brasil, quando é que um presidente quis comprar caças.

Isso é tudo que a oposição e a imprensa marrom quer, mas duvido muito que o Lula vai dar esse gostinho a eles. Vao esperniar muito, mas vamos de caças independente de qual for... Imagina o Lula escolhe o Gripen??? Nao duvido nada q a Eliane arrume uma exclusiva falando que a Saab pagou um caminhao de cachaça para ele!!!

Triste é a repórter dizer que um fusquinha serve para batalha.
Como podemos ver neste tipo de análise com intenção de formar opinião
é que mostra bem o que o lado político dela vê na defesa.
Brinquedinhos para militares infantis ficarem calados brincando.
Esta é a visão estratégica do lado que ela defende.

Puts....

A SAAB deve estar se roendo de raiva... 

A mulher, para defender a compra do gripen... Diz que o Brasil só necessita de um fusquinha... 

Isto esta ficando demais...

O que esperar de um grupo que à época defendia a ditadura??? 

A PIG é suja e não tem medo disso... porque os seus bolsos sempre estão cheios de grana...

10°

Sem entrar no mérito do certo ou errado, apenas tentando entender os critérios de escolha da instituição, a FAB fez uma seletiva pra sua aviação de patrulha que foi muito debatida aqui, todos já sabem que o escolhido foi o P-3AM, ok....lembrando que nessa concorrência havia também o candidato P-99 da Embraer, vejam!!! Foi o candidado da mesma empresa que é declarada hoje como "a mais entendida e competente no ramo da indústria da aviação aqui no Brasil"...que sua opnião em assunto relativo ao FX tem que ter "peso relevante"...blá, blá, blá....pois bem!!

Novamente sem juizo de mérito aqui, os defensores da escolha do P-3AM(muito mais cara e com custo operacional maior), dizem rezumidamente que, comparada a sua plataforma concorrente P-99, o avião americano, tem maior poder de "entrega"...maior tempo on station, leva mais armamento, já é consolidado, sua eletrônica é muito mais sofisticada...apesar de esta versão "M", BR, ser exclusiva e, ainda a ser desenvolvida/finalizada.... e blá, blá, blá....ou seja, tem um poder e dissuassão muito maior...não haveria dúvidas de seu efetivo poder...

Os defensores P-99(muito mais barata e custo operacional menor) dizem que, a FAB por já ter outras plataformas de mesmo tipo operadas(R/E-99), diminuiria os custos de implantação bem como de manutenção pela comunalidade..além de prestigiar a industria nacional gerando emprego e renda aqui no país, e ainda, a partir da experiência do o P-99 e sua consolidação, poderia se vislumbrar a desenvolvimento de uma plataforma maior e com mais capacidade possivelmente baseado na familia ERJ-190...

O motivo alegado pela FAB para a não escolha do P-99 foi que este não cumpria os requisitos definidos pela Força...sendo que a plataforma P-3AM atenderia a estes mesmos requisitos com sobras....ok

tentando entender os critérios:

Se a informação que foi passada nos últimas horas sobre os critérios de pontuação/peso no relatório do FX-2 em que o custo de aquisição e manutenção estão tendo maior relevância em detrimento dos demais de igual importância ou até maior relevância, eu diria que a FAB pode estar correndo o risco de não ser coerente.

Quer dizer que os critérios de avaliação para plataformas diferentes tem o critério de custos diferentes?

ahhh...sei lá... quem entende essa FAB!!!!

Não se trata de qual avião...se francês ou marciano...e sim dos critérios...para a patrulha a FAB escolhe o mais capaz?.... e pra caça o mais barato?...sinceramente hélio você acha que o Gripen NG mesmo entregue finalizado será mais capaz que o Rafale ou o F/A-18?...eu tenho minhas dúvidas.... veja... o que está sendo divulgado sobre a preferência da FAB pelo NG é tão somente sobre seu valor, não vi nenhuma noticia vinculando a preferência da FAB a CAPACIDADE DO VETOR Gripen NG...isso se restringe a discussão aqui, mas nada daqui pra fora....entende?

11°

E porque não? Se a lógica é ser mais barato, porque não vamos usar, não vamos entrar em Guerra, então porque raios vamos ter FORÇAS ARMADAS? Qualquer submarino, qualquer MBT, qualquer fuzil, não é mesmo. Basta que seja baratinho, porque nem resistente precisa ser, não vamos usar mesmo.

Veja o quanto é danosa a lógica de nossa mídia, por sinal, isso chegou a ser feito contra o SNA, o tal pacifismo.

12°

A única intenção da imprensa nesse momento é fazer barulho, contra o governo, mas uma coisa que tenho notado no dia a dia é que as pessos com quem tenho contato e que falam sobre este assunto não estão muito preocupadas com toda essa pirotecnia na tv, na maioria das vezes todos se mostraram cientes de que é preciso modernizar as forças armadas.

É como já citaram aqui, a imprensa age assim:
Se é Rafale é muito caro.
Se é SH é norte americano.
Se é Gripen é muito pequeno.
Se é Flanker é Russo.
Ai fica difícil aja saco.

13°

Olá Franz!,você já tinha dado um outro post corretíssimo em que abordava a questão das Malvinas,e este mais uma vez é muito relevante.

É difícil de admitir,que o comando de uma força aérea seja qual for em qualquer parte do mundo,se esforce em prover seus pilotos e caçadores,com um equipamento muito bom mas, "médio" tendo em vista outros equipamentos que já operam e operarão no mundo todo,e privilegie o aspecto da manutenção como primordial.

Possivelmente,exigiriam de seus políticos e governantes que adquirissem o mais sofisticado,polivalente e temido equipamento que houvesse na face da terra,pois só ele daria garantias marginais por um determinado espaço de tempo,de que seus pilotos teriam alguma chance real de sucesso frente a opositores que tentassem macular a integridade de seu território,fariam também pressão para que os mesmos recebessem as verbas suficientes para estarem sempre de prontidão.

Pelo que vemos,no nosso país me parece que se faz um esforço descomunal na direção oposta,se vende a idéia de que qualquer "fusquinha" ou "brinquedinho" já está bom demais para esses soldadinhos de chumbo fazerem suas exibições aéreas de 7 de Setembro,e mais,muitos defendem essa idéia com unhas e dentes,por mais surreal que possa parecer.

Caças que tem de se opor em combates a adversários notadamente muito superiores a eles,invariavelmente ficam no chão,em conflitos,por mais que estejam com a manutenção em dia ,o objetivo é preservar a vida de homens valorosos,mas que em virtude de abates eminentes estatisticamente,não tem sequer a chance de demonstrar suas habilidade,bravura e patriotismo diante de favas contadas do super trunfo evidente,qualquer habilidade pessoal seria jogada no lixo da acachapante diferença de poder de fogo e sensores.

È lamentável na minha opinião,que existam pessoas que usam farda,e defendam esse equipamento de "operação barata",para que se um dia se fizer necessário seu uso,fiquem com lonas por cima,se pensa muito pequeno e de maneira temerária,infelizmente,brincam de ter força aérea.

O certo seria exigirmos: F22,F35,Rafale,EF,SU,PAKFA,queremos o melhor porrete que pudermos comprar para combater porretes que vierem nos atacar.

14°

Vai entrar vai, porque aqui o que está em discussão não é decisões de instituições, se fosse era claro quem manda é o governo, mas aqui tenta-se dizer que é a decisão de uma pessoa contra uma instituição, ainda por cima que a decisão é toldada. 

E se eu lhe puser as coisas em igualdade? De um lado está o concelho de Estado, homens experientes, valorosos etc, do outro lado está uma comissão de uma dúzia de pessoas que quer escolher x por que quer, esta é a sua visão. O que motiva essas pessoas que estão na sombra, ninguém conhece? Você põe a mão no fogo por todas elas? Afinal daqui a poucos anos elas estarão fora da força e a força terá que viver por 40 anos com essa escolha.

Repare que não foram eleitas, ninguém conhece e ninguém vai tomar satisfação, porque elas vão apenas influenciar a decisão, posição confortável, não?

Não quero aqui levantar nenhuma suspeição, mas mostrar que as coisas não são assim perfeitas na terra do mel.

15°

Porra, que saco ficou este tópico.
Vamos lembrar umas coisas bem simples:
1) O Gripen vai ser SEMPRE mais barato que o Rafale ou o F-18, pq é DE OUTRA CLASSE. 
2) Se esquecem o que eu escrevi há muito: a ToT se igualou nas 3 propostas, deixando de ser relevante na avaliação. ENTÃO, A FALÁCIA DE FAZER JUNTO (SAAB), PLATAFORMA INDUSTRIAL (DASSAULT), etc, vale lixo.
3) Se esquecem do que o Orestes postou, e o Gaitero confirmou, por estar no Congresso e VER a INFORMAÇÂO em primeira mão: o governo vai enviar ao Congresso, já com a CONCORDÂNCIA do MPOG, um instrumento que vai garantir às FA 16,5 bilhões para CUSTEIO, ANUAIS. A falácia de não ter dinheiro para manter ACABOU.
Continuem com a discussão, infrutífera, que estamos vendo.

16°

Olha..
Vamos imaginar que a Suecia comprou o NG, vamos imaginar que todas aquelas bandeiras com referencia ao Brasil não precisarão de nenhuma autorização dos americanos e outros parceiros no programa, vamos imaginar que o NG tem um custo "fixo", vamos IMAGINAR!

Tem ilusão aqui para todos os gostos, mas não deveria ser esse o ponto da questão porque todos mentem e todos exageram, mas vamos imaginar que somente os suecos e os ursinhos Gamy são puros de coração.

Espero resposta. :mrgreen: :mrgreen:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#28683 Mensagem por Wardog » Qui Jan 07, 2010 7:57 pm

Não gostei do teu e-mail não, assim fica parecendo que todo o fórum é contra o Gripen e SH e a favor do Rafale.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#28684 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Jan 07, 2010 7:59 pm

Cheguei aqui. Ufa!!!
Até para quem acompanha diariamente o forum apenas lendo os posts está dificil.
Estão(mos) todos a beira de um ataque de nervos...

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#28685 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 07, 2010 8:01 pm

gomugomu escreveu:Não gostei do teu e-mail não, assim fica parecendo que todo o fórum é contra o Gripen e SH e a favor do Rafale.

Bem não era essa a intenção! Não conta o avião neste e-mail, so as reações as reportagens.

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#28686 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 07, 2010 8:02 pm

Você mandou mesmo essa msg , Francoorp? Se positivo , mandarei outra a ela dizendo que tome cuidado com um cidadão que representa as COORPorações FRANcesas juntos a determinados foruns de defesa e costuma incomodar jornalistas com suas idéias que propõem sempre vender o equipamento mais caro nas concorrências por ser francês . Se a Sra quiser ,direi eu , uma posição imparcial sobre a repercussão do vazamento do relatório da FAB , publicado de forma patriótica pela senhora , eu terei o máximo prazer em lhe enviar . Mostrarei os dois lados , os que defendem a avaliação da FAB , patriótica , técnica , imparcial e com vistas à defesa da nação e a do PT , política , sombria , por baixo dos panos e cheia de bolinhas coloridas.. :twisted: :mrgreen:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#28687 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 07, 2010 8:04 pm

RobsonBCruz escreveu:Cheguei aqui. Ufa!!!
Até para quem acompanha diariamente o forum apenas lendo os posts está dificil.
Estão(mos) todos a beira de um ataque de nervos...

Eu parei la 1910, depois de ter começado na 1869.

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#28688 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 07, 2010 8:07 pm

Dieneces escreveu:Você mandou mesmo essa msg , Francoorp? Se positivo , mandarei outra a ela dizendo que tome cuidado com um cidadão que representa as COORPorações FRANcesas juntos a determinados foruns de defesa e costuma incomodar jornalistas com suas idéias que propõem sempre vender o equipamento mais caro nas concorrências por ser francês . Se a Sra quiser ,direi eu , uma posição imparcial sobre a repercussão do vazamento do relatório da FAB , publicado de forma patriótica pela senhora , eu terei o máximo prazer em lhe enviar . Mostrarei os dois lados , os que defendem a avaliação da FAB , patriótica , técnica , imparcial e com vistas à defesa da nação e a do PT , política , sombria , por baixo dos panos e cheia de bolinhas coloridas.. :twisted: :mrgreen:

Mandei sim!!!! so que agora eu vi que não especifiquei qual é o Fórum!!!

Tava muito assim...nervoso! vou mandar outro pra ela dizendo que o fórum é o DB. :evil:

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#28689 Mensagem por prp » Qui Jan 07, 2010 8:08 pm

Dieneces escreveu:Você mandou mesmo essa msg , Francoorp? Se positivo , mandarei outra a ela dizendo que tome cuidado com um cidadão que representa as COORPorações FRANcesas juntos a determinados foruns de defesa e costuma incomodar jornalistas com suas idéias que propõem sempre vender o equipamento mais caro nas concorrências por ser francês . Se a Sra quiser ,direi eu , uma posição imparcial sobre a repercussão do vazamento do relatório da FAB , publicado de forma patriótica pela senhora , eu terei o máximo prazer em lhe enviar . Mostrarei os dois lados , os que defendem a avaliação da FAB , patriótica , técnica , imparcial e com vistas à defesa da nação e a do PT , política , sombria , por baixo dos panos e cheia de bolinhas coloridas.. :twisted: :mrgreen:
Imparcial???? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Publicado de forma patriótica? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Tá danado.

Esta certo que o texto do francop não foi imparcialm, mas o se foi inumeras vazes mais parcial que o dele.

patriótica af essa é boa.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#28690 Mensagem por Bourne » Qui Jan 07, 2010 8:13 pm

brisa escreveu:
gaitero escreveu:Puts....

A SAAB deve estar se roendo de raiva...

A mulher, para defender a compra do gripen... Diz que o Brasil só necessita de um fusquinha...

Isto esta ficando demais...
Te falei que tenho saudades do meu primeiro fusca :lol: :lol: ....pelo menos andava e nem barro segurava o valentinho...... agora para desanuviar.....vamos perguntar ao Bourne se ele tem saudades do seu primeiro sout..... oooooppppsssss :mrgreen:
Que porra é essa de Sout?????

O Gripen não é um, fusquinha. É um Volvão como o de baixo!!!!

Bourne
Sênior
Sênior

#28691 Mensagem por Bourne » Qui Jan 07, 2010 8:17 pm

Bender escreveu:
Wolfgang escreveu:Então vamos cancelar essa josta e ir de F-35. Prefiro estar com boas relações com os EUA do que com a Suécia.

De acordo!
F22 por favor!se possivel a Us$30.000 doletas a hora de voo,com coleira original de diamantes e beijo na boca do Obama.(Bourne? :shock: cade oce?Se tai?)

Sds
O Obama já era. Virou um perfito governista. :evil:

Rock n Roll
Avançado
Avançado

#28692 Mensagem por Rock n Roll » Qui Jan 07, 2010 8:17 pm

Gostei Francoorp; Sem entrar no mérito, mas apoio.
Se a dita cuja souber ler já está bom; E mesmo se for mais, ou, menos limpa, vai carregar para sempre o rótulo de bucha. A não ser que queira se redimir e vir ao fórum DB todo dia. rsrsrsrs.
[055]

Editado pela última vez por Rock n Roll em Qui Jan 07, 2010 9:34 pm, em um total de 1 vez.
Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Booz
Sênior
Sênior

#28693 Mensagem por Booz » Qui Jan 07, 2010 8:20 pm

Nova fórmula sueca de "fazer" aviões.

Este já está pronto, quentinho saindo do forno.

Imagem

SAAB: "Nós estamos oferecendo a receita do bolo".

Imagem
Bourne
Sênior
Sênior

#28694 Mensagem por Bourne » Qui Jan 07, 2010 8:33 pm

Walterciclone escreveu:Agora até o Celso Amorin(bunda suja) está dando palpites no FX-2. Essa concorrência está parecendo aquelas brigas de cortiço que até o bombeiro que vai passando pelo meio da rua dá palpite...
Sabe que é verdade :mrgreen: :cry:

Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#28695 Mensagem por Wardog » Qui Jan 07, 2010 8:33 pm

Daqui a pouco vai vim um aqui dizer que o Amorim tem todo o direito de falar, a FAB não.

Responder