Já vi também o número de 250 possíveis vendas dentro de um mercado futuro de cerca de 3000 caças . Li em algum lugar .Mapinguari escreveu:Wolfgang,Wolfgang escreveu:
MENTIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MÁ-FÉ DO C......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 1962,0.htm
Com certeza o Bengt não disse tal barbaridade. Ele é ótimo vendedor. Não é estúpido. Conhece o Brasil e conhece o mercado. O que ele deve ter falado é que o Gripen NG DISPUTARÁ um mercado de 2.500 caças nos próximos dez anos. Veja que, só de F-5 espalhados pelo mundo, são 650. Quantos outros modelos de caças ocidentais, como F-16 de blocks antigos e modelos de Mirage, MiG diversos etc, entram nessa conta? Todos precisam de substitutos e esse é um mercado a ser disputado. Não acredite em tudo o que a imprensa publica. Não é o que se discute nesse tópico agora?
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A FAB podia fazer um relatório cheio de desenhos em preto-e-branco dos caças e entregá-lo ao presidente junto com uma caixa de crayons. Aí, o presidente os colore e, depois, escolhe o que ficou mais bonito, né? Ou então, como é um democrata, convoca o CDN e coloca os desenhos coloridos em votação.PRick escreveu:
O que pode ser feito a vontade, alterar o modo como se faz a avaliação ou a conclusão, o que não deve ser alterado é a avaliação técnica, aquela que os técnicos REALMENTE, fazem seu trabalho.
O resto é decisão política, cabendo sua competência a esfera política, o erro é achar que o relatório da FAB é um peça, tão somente técnica, nunca foi, nuca será.
Modificar, não é adulterar, nem fraudar.
[]´s
Mapinguari
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu já imaginei aqueles pontilhados , que ao se preencher seguindo uma numeração , se chega ao desenho final . Ou então o jogo dos sete erros , mas aí se fosse pro Lula apontar os erros dele nesse processo , seriam bem mais de 7...Mapinguari escreveu:A FAB podia fazer um relatório cheio de desenhos em preto-e-branco dos caças e entregá-lo ao presidente junto com uma caixa de crayons. Aí, o presidente os colore e, depois, escolhe o que ficou mais bonito, né? Ou então, como é um democrata, convoca o CDN e coloca os desenhos coloridos em votação.PRick escreveu:
O que pode ser feito a vontade, alterar o modo como se faz a avaliação ou a conclusão, o que não deve ser alterado é a avaliação técnica, aquela que os técnicos REALMENTE, fazem seu trabalho.
O resto é decisão política, cabendo sua competência a esfera política, o erro é achar que o relatório da FAB é um peça, tão somente técnica, nunca foi, nuca será.
Modificar, não é adulterar, nem fraudar.
[]´s
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61557
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6687 vezes
- Contato:
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
ISTO...
...me fez lembrar DISTO:
Wolfgang escreveu:Gumigumi qué brincá de viãozinho pitinininho!!!!!! êêêêêêê
Ao mesmo tempo parece a minha vó repetindo trocentas vezes a mesma coisa.
...me fez lembrar DISTO:
Talharim escreveu:Nessas fotos ele parece menor do que esperava
Gripinho pequenininho gudigudigudigudigudi da mamãe
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Wolfgang
- Sênior
- Mensagens: 7805
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tratam o Lula como imbecil, mas ele é o Presidente e decide o F-X. Nós postamos aqui no DB e decidimos porra nenhuma.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prezado Marino,Marino escreveu:Daí vc devia extrapolar o resto, sem necessidade que lhe digamA escolha da França como parceira deve-se ao fato de ser um país com poder real, um grande complexo militar e que tem assento no Conselho de Segurança da ONU.
Sinto, mas isso não explica a parceria estratégica com a com a França.
Bom, saio de novo e volto a ler somente.
O fator que justificaria a parceria é o casco do SNBR. O resto é firula.
Mas ele não deveria ser uma carta branca para tudo. Cada caso é um caso, a menos que os franceses tenham imposto uma condição para o casco do SNBR relacionado ao Rafale.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Estou falando da realidade, é um caça leve perto dos outros dois, em alguns quesitos perde de longe, de outros mais perto.Mapinguari escreveu:PRick, desde quando o Gripen NG perde em desempenho do Rafale e do SH? Está falando de super trunfo?PRick escreveu:
Hélio, sua ingenuidade não tem limite. Qualquer relatório é composto de dezenas de partes, existe a análise técnica, aquela que compara as performances de 1:1, quer dizer não tem critério de valoração.
E neste tipo de análise, o Gripen NG perde de longe dos outros 02 concorrentes.
[]´s
Todos são caças de relação empuxo-peso 1:1. Pelo o que lembro, o SH leva desvantagem nessa área. Mas, assim mesmo, existe um vídeo impressionante no Youtube com o SH fazendo uma sequência de manobras com 3.500 kg de cargas externas.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O DB como sempre ilariante!
Passou da página 1900 e ninguém me avisou!!!
Mas na meta do milênio (pag 2000), estarei presente, espero.
Ainda não voltei de vez, mas o sábio e as vezes faltoso juizo me "falou" nesses dias de "retiro" que é melhor não comentar as especulações que surgiram com tanta força nos últimos dias. São informações e contra-informações para todos os gostos. Minha torcida, ou melhor, esperança, é para que a última "lamparina do juizo" não tenha (ou esteja em vias de) se apoagado na FAB.
Até breve. Abraços a todos.
Passou da página 1900 e ninguém me avisou!!!
Mas na meta do milênio (pag 2000), estarei presente, espero.
Ainda não voltei de vez, mas o sábio e as vezes faltoso juizo me "falou" nesses dias de "retiro" que é melhor não comentar as especulações que surgiram com tanta força nos últimos dias. São informações e contra-informações para todos os gostos. Minha torcida, ou melhor, esperança, é para que a última "lamparina do juizo" não tenha (ou esteja em vias de) se apoagado na FAB.
Até breve. Abraços a todos.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A questão é que, no O Globo, o que saiu hoje (que Gripen ainda não voou, etc), é o lobby francês reagindo. Só isso.Matheus escreveu:Isto mesmo! Agora a FSP e a Globo, claramente contrários ao governo, viram o baluarte da verdade. É vergonhoso o que vcs aqui no fórum estão fazendo!gaitero escreveu: X 1000....
E se a opção do Governo fosse pelo Gipen Suéco...
TODOS os jornais que hoje o defendem estariam falando que o caça não tem capacidades para defender um país continental, que ele não oferece garantias, que os custos e o cronograma são falsos, e que o Rafale era a melhor opção...
Mapinguari
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Imbecil jamais . Ignorante em muitos assuntos e comendo pela mão de seus cumpanhero metidos a entendedores da geopolítica mundial , aí até pode ser . Mas tem o mérito de amainar os impulsos dos mais chegados ao terrorismo e aos mais bolivarianos e dele próprio por rupturas mais frontais .Sempre que o golpe é forte demais ele dá uma leve recuada ...mas finge dizer que quem manda é ele . É bom equilibrista político , isso não se pode negar . Na essência tem os méritos do bom selvagem e os deméritos das má companhias . Lula , no fundo está mais para um manequim originado das mãos de Rousseau e Locke do que para as de Hobbes .Wolfgang escreveu:Tratam o Lula como imbecil, mas ele é o Presidente e decide o F-X. Nós postamos aqui no DB e decidimos porra nenhuma.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Por que a proposta sueca diz que vão colocar no contrato que o preço do caça é de US$ 70 milhões (com treinamento, manutenção e pacote de armas) e, o que passar disso, será absorvido pela Suécia. Isso foi o que colocaram em uma entrevista coletiva, onde estavam o Beng Janer, o primeiro-ministro da Suécia e o CEO da Saab.P44 escreveu:Os Gripeiros que me expliquem como podem ter tantas certezas que o avião vai ficar ao preço actualmente divulgado QUANDO AINDA ESTÁ EM FASE DE DESENVOLVIMENTO.
É que dizer que avião X que só existe no papel vai custar Y é muito fácil em termos de marketing...
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Bons tempos esses, né?Túlio escreveu:Túlio escreveu:
Olhes, cupincha, até parece que é novidade. Já publiquei aqui mesmo no DB textos dos integrantes do COPAC à época da compra dos Mirage, como estudioso que és eu duvido que não lembres que por causa da Ponte Rio-Niterói a gente quase foi de Lightning em lugar do Mirage III. Deletei o link, acho, mas tenho o texto completo no meu PC - são dois, aliás - e posso postar de novo. Uma frase é emblemática:
"APAGA TUDO ONDE ESTIVER ESCRITO MIRAGE E PÕE LIGHTNING. FOI O QUE FIZEMOS..."
Achei!!!
A IMPLANTAÇÃO DA DEFESA AÉREA : ORGANIZAÇÃO E MEIOS
Antecedentes
O ano era 1967 e assumia o Ministério da Aeronáutica o ministro MARCIO DE SOUZA E MELLO. Homem sábio, pleno conhecedor da Aeronáutica e do "métier" da arma aérea, se permitia filosofar em torno de temas que, em sua opinião, deveriam ser tratados com extrema prioridade pois, caso assim não fosse, estaria sendo colocada em risco a "sobrevivência do Poder Aéreo Brasileiro". Esses temas eram: a Capacidade Aeroestratégica e a Defesa Aérea.
Dizia, então, o Min. MARCIO: "a capacidade aerotática existente na FAB, e que a tantos encanta, poderá vir - a qualquer momento - ser questionada, independentemente da Doutrina. Basta acrescentar o componente da "vontade política governamental" ao processo, para que Exército e Marinha passem a executar as tarefas aéreas (táticas) de interesse de suas próprias operações, com seus próprios meios. Entretanto, jamais, sob qualquer argumento, as tarefas aeroestratégicas e de Defesa Aérea serão alocadas a qualquer outro segmento do Poder Militar, que não seja ao PODER AÉREO!"
Com essa visão aparecem, pela primeira vez, no Organograma da Reforma Administrativa do Min. Aeronáutica (Dec 60.521 de 30 Mar 67) o COMANDO AÉREO DE DEFESA AÉREA e o COMANDO COSTEIRO (com encargos aeroestratégicos). Como conseqüência, além do surgimento organizacional, cabia prover os meios, para tornar realidade o conceito filosófico.
Àquela época, ocupava a função de Chefia do GM4 o Cel Av CASSIANO PEREIRA, exímio Caçador e homem sobejamente conhecido por suas posições firmes no exercício da profissão. Absolutamente alinhado com a filosofia do Ministro, coube ao Cel CASSIANO criar e operacionalizar a CEPAI (Comissão Especial para o Projeto Aeronave de Interceptação). Essa Comissão trataria dos estudos relativos à escolha de uma aeronave pura de interceptação, nova (sem ser usada) e supersônica.
Esses requisitos eram originados do pensamento do próprio Ministro. Para tanto, o GM4 designou o então Membro do Gabinete do Ministro, Ten Cel MENEZES L.N. para Chefiar a CEPAI, fazendo agregar a ela o Ten Cel MARCIO NOBREGA MOREIRA (GM3), o Ten Cel ANTONIO CLARET JORDÃO (EMAer) e o Maj Esp CESCCATO (DIRMA).
A CEPAI estruturou seus trabalhos em Projetos: Projeto USA, Projeto França, Projeto Inglaterra, Projeto Itália e Projeto Suécia. A idéia era avaliar, respectivamente, as aeronaves F5A/B, MIRAGE III, LIGHTNING MK55, F104 e SAAB DRAKEN. Para tanto, consultas formais, a nível de Governo, foram iniciadas com vistas a enviar equipes de avaliação a esses países.
Surpreendentemente, o Governo norte americano se colocou contrário à avaliação de aeronaves supersônicas por parte do Brasil já que, em sua concepção, aeronaves dessa performance estariam vetadas aos países latino-americanos, por desequilibrar "o balanço do poder ao Sul do Rio Grande"...
Isto posto, a avaliação do F5A/B foi eliminada e a CEPAI fez organizar seu roteiro de avaliações incorporando, para isso, alguns Pilotos de Caça das Unidades Aéreas para compor seus times. Dessa forma, os Projetos tiveram a seguinte constituição:
França:
Ten Cel Av MENEZES, LN <B
Maj Eng OSIRES, S
Inglaterra:
Ten Cel Av MENEZES, LN
Maj Av BARROS, AFS
Maj Av FROTA, IM
Maj Eng ROBERTO
Itália;
Ten Cel Av DELVAUX,
Maj Av FROTA, IM
Suécia;
Ten Cel Av DELVAUX,
Maj Av FROTA, IM
Cada um dos times cumpriu sua tarefa de avaliar um interceptador para guarnecer o recém-criado COMDA e produziu seus relatórios.
Inesperadamente, no transcurso do andamento dos Projetos, o Governo norte-americano insiste para que o Brasil envie um time para voar o F5A/B, embora permanecessem as restrições de exportação. A contragosto do Min. MARCIO (pressão política?), a CEPAI montou um novo time para a missão USA, composta de:
Ten Cel BARROS, AFS
Ten Cel ERNANI, A
Ten Cel MARQUES, HPC
Essa avaliação(?) foi "hors-concours"...
A análise dos relatórios, feita a nível do GABAer/EMAer, resultou na escolha do MIRAGE III, em detrimento das outras aeronaves.
Aquisição do MIRAGE III
Para apresentar a solução a nível presidencial, a CEPAI elaborou um substancioso relatório que seria encaminhado ao Pres. Costa e Silva para a necessária aprovação, o que foi feito.
Há um fato curioso (presenciado pelo Chefe da CEPAI), no que tange à análise presidencial do relatório. O Min. MARCIO, em despacho pessoal, apresentou o Relatório da CEPAI indicando o MIRAGE III e seu arrazoado. O Pres. Costa e Silva ouviu atentamente o Min. MARCIO e, ao final dos esclarecimentos, teria declarado:
- "Min. MARCIO, estou com um problema político com o governo inglês e seus bancos no que se refere ao financiamento para as obras da Ponte Rio-Niterói. Muito me ajudaria se a solução da FAB fosse o LIGHTNING".
O Min. MARCIO retirou-se e convocou o Chefe da CEPAI e instruiu:
- "Onde estiver escrito MIRAGE nesse Relatório, apaga e põe LIGHTNING". O que, a contragosto, foi cumprido. E o Relatório BRAINGLA (Brasil-Inglaterra) recebeu o APROVO por escrito do Pres. Costa e Silva, que dias depois adoeceu, vindo a falecer.
Passaram-se alguns meses. Quando já empossado o Pres. MEDICI, o Min. MARCIO retorna ao assunto fazendo um retrospecto histórico do processo. Após tudo ouvir, o Pres. MEDICI acrescentou:
· "Min. MARCIO, não temos mais o problema financeiro citado pelo meu antecessor. Se a escolha técnica da FAB foi o MIRAGE francês, que o seja".
O Min. MARCIO reuniu seu Alto Comando no Salão Nobre do MAer - BRASÍLIA e cientificou a todos que daria início ao processo de aquisição de 16 (dezesseis) aviões MIRAGE III, para equipar a 1a ALA DE DEFESA AÉREA, a ser instalada em Anápolis (GO). Isto posto, redigiu de próprio punho mensagem telegráfica a ser expedida para conhecimento de toda a FAB, cuja cópia ampliada está compondo o Histórico do 1o GDA.
Iniciava-se a fase SUPERSÔNICA de Caça na FAB!
Maj Brig RR L.N. Menezes
http://zairopigatto.sites.uol.com.br/HAv2.htm
Favor notar que a matéria é ASSINADA e quem assina NÃO É a Cantanhêde...
Mapinguari
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho que você poderia para de beber , o Saito não faz parte da Comissão. A Força que sempre voou em museus, salve honrosas exceções. O que o Saito voou não tem nada haver com FX-2, são peças de museu hoje. Eu nunca montei um site de defesa, sei que você não é chegado a tecnologia,mas na verdade é um fórum, não é um site.Dieneces escreveu:Montou um blog de assuntos de defesa que tinha como integrantes , ele e um espelho , para que houvessem debates .Divino Alves escreveu: Quinta, 07 de janeiro de 2010.
Comandante da Aeronáutica
Juniti SAITO
Dados Biográficos
Posto: Tenente-Brigadeiro-do-Ar
Naturalidade: POMPÉIA - SP
Data de Nascimento: 12 Dezembro 1942
Data de Praça: 05 MAR 1960 Completa 50 anos de FAB em março de 2010
Promoções
POSTO
DATA
ASPIRANTE
20 DEZ 1965
2º TENENTE
10 JUL 1966
1º TENENTE
23 OUT 1968
CAPITÃO
31 MAR 1971
MAJOR
30 ABR 1975
TENENTE-CORONEL
31 AGO 1981
CORONEL
31 AGO 1988
BRIGADEIRO-DO-AR
31 MAR 1995
MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR
31 JUL 1999
TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR
31 MAR 2003
Cursos Acadêmicos
* Curso de Formação de Oficiais Aviadores
* Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
* Curso Superior de Comando e Estado-Maior
* Curso de Preparação de Instrutor da ECEMAR
* Curso de Política e Estratégia Aeroespacial da ECEMAR
Cursos Operacionais
* Curso Operacional de Piloto de Caça
* Curso de Piloto Operacional em Transporte Aéreo
Principais Cargos
* Todas as funções inerentes à unidade aérea de caça no 1°/14° Grupo de Aviação, em Canoas
* Oficial de Operações e Comandante do Segundo Esquadrão do Grupo de Transporte Especial
* Oficial de Operações do 3°/10° Grupo de Aviação, em Santa Maria
* Assessor Técnico e Instrutor de Vôo Junto à Força Aérea Paraguaia, em Assunção
* Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica
* Comandante do 1°/14° Grupo de Aviação
* Comandante da Base Aérea de Canoas
* Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Inglaterra e acreditado junto aos Governos da Suécia e da Noruega
* Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Ar
* Comandante do Comando Aéreo de Treinamento
* Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional
* Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional
* Comandante-Geral de Apoio
* Comandante-Geral de Operações Aéreas
* Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica
Experiência de Vôo
* Possui mais de 6.000 horas de vôo
Aeronaves Voadas
* TF-33, F-80, T-37, VU-93, C-91, C-95, AT-26, F-5 (TIGER II) e F-103 (MIRAGE III)
E você PRick?
Como falei antes qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento e discernimento, faz relatórios, é coisa de criança. Eu diria foram 3.000 folhas de papel jogado fora, para dizer que o pior caça é o melhor.
[]´s
Editado pela última vez por PRick em Qui Jan 07, 2010 5:36 pm, em um total de 1 vez.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Isso somente mostra o que falei acima, esses relatórios técnicos são assim, servem para ocupar o pessoal, mas a decisão sempre foi política.Mapinguari escreveu:Bons tempos esses, né?Túlio escreveu:
Achei!!!
Favor notar que a matéria é ASSINADA e quem assina NÃO É a Cantanhêde...
[]´s