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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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sergim
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Armamento

#1 Mensagem por sergim » Ter Jun 28, 2005 8:05 pm

Ola para todos, qual é a atual quantidade de misseis e bombas que a FAB possui, e é verdade que as nossoas bombas "burras" tem data de vencimento ? :oops:




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Einsamkeit
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#2 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jun 28, 2005 9:45 pm

Bom Responder essa pergunta fica meio dificil, no site da fab tem os armamentos que ela usa.
Falar tipos é facil, a quantidade é meio impossivel.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#3 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jun 28, 2005 10:07 pm

Vocês ja oviram falar na famosa frase que está escrita numa parede de um esuqdrão de caça Israelense : "Uma força aérea sem armas é um aéroclube"; pois então nós temos um dos maiores aéroclubes do mundo! :?


Um abraço e t+ :D




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cia de aviacao civil.........nao e militar

#4 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Jun 28, 2005 10:45 pm

Para aperfeicoar o que tu disses, nos temos a maior cia. de aviacao de transporte do mundo......rsrs......707,737,hercules,bufalo,bandeirante,hs-125,learjet,emb-145,caravan........aeroclube de transporte




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#5 Mensagem por delmar » Ter Jun 28, 2005 11:46 pm

"Ola para todos, qual é a atual quantidade de misseis e bombas que a FAB possui, e é verdade que as nossoas bombas "burras" tem data de vencimento ?"

Toda munição tem prazo de validade, desde o revolver .38 até as bombas. Uma das razões para a não existência de estoque elevado de munição é tal fato. Na guerra das Malvinas foi muito criticado o fato dos argentinos terem utilizado bombas com prazo de validade expirado. Algumas não explodiam. A pólvora ou outros detonantes são compostos químicos que vão sofrendo alterações com o passar do tempo e podem perder parte de suas propriedades.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: cia de aviacao civil.........nao e militar

#6 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Jun 29, 2005 8:20 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:Para aperfeicoar o que tu disses, nos temos a maior cia. de aviacao de transporte do mundo......rsrs......707,737,hercules,bufalo,bandeirante,hs-125,learjet,emb-145,caravan........aeroclube de transporte


Antes de mais nada, boa noite a todos.
Eu acho que para fechar de vez o caixão, vale mencionar que o serviço de meteorologia, informações aeronáuticas e controle de tráfego aéreo nos principais aeroportos civis do Brasil, também é executado pela FAB. Apenas como parâmetro, na América do Sul só o Brasil e o Paraguai possuem militares desempenhando atividades operacionais na aviação civil.




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#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jun 30, 2005 1:13 am

Eu acho que para fechar de vez o caixão, vale mencionar que o serviço de meteorologia, informações aeronáuticas e controle de tráfego aéreo nos principais aeroportos civis do Brasil, também é executado pela FAB. Apenas como parâmetro, na América do Sul só o Brasil e o Paraguai possuem militares desempenhando atividades operacionais na aviação civil.


Em relação ao tráfego aéreo, isso é fruto de um sistema misto de controle de tráfego aéreo e defesa aeroespacial do Brasil. O sistema dos CINDACTAS é de uso militar e civil, por isso que FAB tem que estar presente. Aliás, esse sistema é bastante eficiente e foi uma fórmula de muito sucesso adotada pelo Brasil. Além do mais, quais países da América do Sul possuem 100% de cobertura radar? E aos que possuem, qual o tamanho de seus respectivos territórios?

Acredito que o serviço de metereologia seja feito pelo INPE, não pela FAB, mas posso estar errado.




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#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 30, 2005 12:14 pm

Relativamente ao prazos de validade, os explosivos ou munições podem ficar inoperativos, ou explodir imprevistamente.

No nosso caso, há uns 9 anos, tinhamos uma grande quantidade de obuses e minas e outras muinições fora de prazo, que já datavam de restos da guerra colonial.

Então, agrarrou-se num velho navio de logística que tinhamos na Marinha, o NRP S. Miguel e carregou-se o navio com aquelas toneladas todas de munições.

Destaparam-se as válvulas de fundo e esperou-se que o navio carregado fosse calmamente ao fundo.

O problema foi que ele adornou de mais, a água salgada entrou em contacto com as toneladas de explosivos a bordo, e foi um festival de explosões, filmadas pela Marinha que tinha ao largo uma fragata e 2 corvetas.

Houve mesmo 2 feridos ligeiros que apanharam com os estilhaços das explosões.

No fim, acabou mesmo afundando.




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#9 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jun 30, 2005 12:35 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Em relação ao tráfego aéreo, isso é fruto de um sistema misto de controle de tráfego aéreo e defesa aeroespacial do Brasil. O sistema dos CINDACTAS é de uso militar e civil, por isso que FAB tem que estar presente. Aliás, esse sistema é bastante eficiente e foi uma fórmula de muito sucesso adotada pelo Brasil. Além do mais, quais países da América do Sul possuem 100% de cobertura radar? E aos que possuem, qual o tamanho de seus respectivos territórios?

Acredito que o serviço de metereologia seja feito pelo INPE, não pela FAB, mas posso estar errado.


Tbm concordo com o Vinicius os CINDACTAS são extremamente eficientes, e cobrem todo o pais, monitoram o trafego civil no Brasil e tambem invazões ilegais do espaço aéreo, nestes casos eles operam em conjunto com os CDAT's ( CDAT = Centro Diretor Aéro Tatico ) que são as unidades responsaveis por coordenar o trafego militar no Brasil; Ja no caso da metereologia o INPE monitora a a metereologia atravéz de satelites ( que posso lhes garantir é um sistema mto eficiente e moderno tbm ) e transmite as informações para os DTCEAS ( são unidades que existem e todas as bases e aéroportos do pais, que cuidam da segurança de vôo, é onde os pilotos apresentam o plano de vôo e seus detalhes como a rota e etc... que são informados ao CINDACTA, e também onde o piloto colhe informações sobre a metereologia estado dos aeródromos e os equipamentos funcionais nos mesmos para que em caso de mau tempo ele possa saber se pode voar e pousar por instrumentos ou visual).


Um abraço e t+ :D




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#10 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Jun 30, 2005 4:23 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Eu acho que para fechar de vez o caixão, vale mencionar que o serviço de meteorologia, informações aeronáuticas e controle de tráfego aéreo nos principais aeroportos civis do Brasil, também é executado pela FAB. Apenas como parâmetro, na América do Sul só o Brasil e o Paraguai possuem militares desempenhando atividades operacionais na aviação civil.


Em relação ao tráfego aéreo, isso é fruto de um sistema misto de controle de tráfego aéreo e defesa aeroespacial do Brasil. O sistema dos CINDACTAS é de uso militar e civil, por isso que FAB tem que estar presente. Aliás, esse sistema é bastante eficiente e foi uma fórmula de muito sucesso adotada pelo Brasil. Além do mais, quais países da América do Sul possuem 100% de cobertura radar? E aos que possuem, qual o tamanho de seus respectivos territórios? Acredito que o serviço de metereologia seja feito pelo INPE, não pela FAB, mas posso estar errado.



Boa tarde a todos, Vinicius o problema é que o pessoal da FAB não está só restrito aos CINDACTAS. Na minha opinião, o pessoal militar deveria ser concentrado somente nas bases aéreas e nos centros de controle e defesa, deixando o pessoal civil, coordenados pela ANAC (se é que um dia ela será criada) cuidando das tarefas operacionais nos aeroportos civis. Senhores não sou eu, é determinação da OACI, a FAB prestou e continua prestando um bom serviço, mas empresas do setor precisam crescer, se desvencilhar e aplicar as suas verbas e faturamentos em gestão e projetos próprios. Além disso, solucionando a sua dúvida, o serviço de Meteorologia Aeronáutica é executado pela FAB e pela INFRAERO, com pessoal da antiga TASA.

Abraços.




Editado pela última vez por Ricardo Rosa em Qui Jun 30, 2005 9:52 pm, em um total de 1 vez.
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#11 Mensagem por talharim » Qui Jun 30, 2005 9:33 pm

Sergim escreveu:
Ola para todos, qual é a atual quantidade de misseis e bombas que a FAB possui


Essa informação é completamente sigilosa,existe uma lei a respeito e qualquer oficial da FAB que vazar uma informação dessas pode ser preso e até mesmo executado por traição (em caso de guerra é claro 8-] ).

Uma referência que a FAB costuma publicar no Diário Oficial da União da aquisição de material bélico para suas aeronaves:

Os itens deixam de ser quantificados em virtude da sua natureza sigilosa,de acordo com o decreto N° 2.134 de 24/01/97


O que dá para saber é quanto a FAB gasta por ano com armas para suas aeronaves.

Por exemplo no ano de 1997 a FAB gastou 0 REAIS COM ARMAS,isso mesmo!,a FAB não adquiriu no ano de 1997 uma bomba burra que seja! :?

Ela solicitou R$ 7 milhões de reais para compra de armamentos e o governo não liberou um centavo sequer.

Em 1998 a FAB finalmente adquiriu mísseis Phyton 3,isso já é sabido.....................ela gastou R$ 15 milhões em compra de armas................dá para notar que por essa quantia não devem ter sido adquiridos muitos mísseis,inclusive nesse ano ela faz uma citação alertando que os estoques estão "abaixo do nível minimamente aceitável"

E por aí vai,depois passo os outros anos até 2004 :wink:




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#12 Mensagem por CFB » Sex Jul 01, 2005 1:45 am

Bem como esses sao dados sigilosos e naum tenho como te informar isso, mas se tratando de Brasil e d como esse governo trata as suas FAS naum deve ser mttt bom naum...... :roll: :roll: :roll:




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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#13 Mensagem por JL » Dom Jul 03, 2005 10:20 am

Armamento é o ponto crítico na FAB. Com certeza os números são desconhecidos. Mas uma linha escrita aqui ou ali em alguma revista durante décadas ou algum comentário de um ex-fabiano, dá para saber alguma coisa.
Uma vez numa exposição ouviu um comentário, que na década de 70 seria uma informação estratégica, hoje apenas histórica, de que a FAB tinha aproximadamente um míssil ar-ar Matra R530 para cada Mirage III F103 operacional, que os mísseis ficavam em cilindros próximo aos hangares de alerta e que eram da versão IR. E que o míssil no seu interior era cheio de uma goma de borracha que impedia de ver o interior dos seus circuitos.
Hoje a FAB não usa este míssil, que foi o primeiro da FAB e tem um modelo exposto no Museu Aerospacial, portanto a informação é histórica.
Aliás se alguém saber mais desse pedaço da história da FAB, favor postar.

Mas o que se deduz é que até a reforma dos Mirage III na década de 90, eles só tinham capacidade para usar este míssil praticamente inútil. E somente na década de 90 é que um iluminado Brigadeiro comprou os os Python 3. A partir daí o armamento do F103 passou a ser dois Python3

Li não sei onde, talvez numa edição antiga da Segurança e Defesa, que foram comprados 120 mísseis, mas como eu disse, não faço a menor idéia da quantidade real. Também li que com os A4KU Skyhawk comprados do Kuwait pela Marinha vieram 200 mísseis AIM9H versão Hotel. (Só que todos com a data de validade vencida, depois re-vitalizados pela Mectron, informação oficial). Note que o H é uma versão muito superior a B.

O que importa é que até chegarem os Python, o armamento ar-ar dos Mirage era os canhões de 30 mm, porque os Matra R530 não funcionavam por que eram um projeto falho desde da concepção e os F5 possuiam mais ou menos um par de Sidewinder AIM 9B para cada caça. Notem que eram da versão Bravo (B) aquela que perdia o alvo atraída pela luz do sol, a primeira versão operacional.
Nunca vi uma foto de um AMX com mísseis verdadeiros nas pontas das asas. Tem uma foto numa revista Força Aérea antiga que o pessoal de terra esta instalando na asa um AIM 9B cor azul de treinamento.
Quanto ao armamento ar-terra, tem muita bomba burra, muito foguete não guiado de 70 mm. Nenhum míssil ar-terra, nenhum míssil anti-navio.
Se a FAB tivesse alguma arma melhor com certeza faria como todas as outras forças a exporia em alguma fotografia pendurada num dos seus caças isto é até um fator de dissuação.
Pior é que estão dizendo que os Mirage 2000 C viram sem armas, isto que dizer sem os Matra super R530, ou seja sem armas de longo alcance, e como para colocar outra arma tem que mexer no hardware e no solftware e isto é caro, o avião vai ficar sem mísseis. Não da para acreditar.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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#14 Mensagem por Matheus » Dom Jul 03, 2005 11:18 am

Mesmo se vir o Mirage 2000 creio que a FAB não deixará ele sem armas e isso é meio obvio. Tenho a impressão que a FAB está começando uma nova fase. Só falta os bundões de Brasília liberarem a grana. Acho qe em alguns anos vamos retomar a dianteira da AL no quesito defesa. Vamos aguardar um pouco.




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#15 Mensagem por Alitson » Dom Jul 03, 2005 11:19 am

Se e somente se o Mirage 2000C vier, este provavelmente irá herdar o Python 3 que já consta nos estoques da FAB...




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G&P M4A1
G&P M16A3+M203
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