TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28306 Mensagem por suntsé » Qui Jan 07, 2010 10:25 am

PRick escreveu:
suntsé escreveu:
[*] Feichas Martins, articulista colaborador da ABN NEWS - Agência Brasileira de Notícias, é Palestrante, Jornalista, Mestre em Ciência Política pela UnB, Professor Universitário, Especialista em Planejamento Político-Estratégico e Consultor Político-Eleitoral. É membro do Comitê de Ética e de Liberdade de Expressão da Federação Nacional da Imprensa [Fenai-Faibra] e da Associação Brasiliense de Imprensa [ABI-DF]
Este professor aloprado não sabe geografia. O Brasil e França são sim vizinhos geográficos. Vai estudar o mané.

Realmente, foi um serio erro de geografia, Mais tirando isto gostei do artigo dele, reflete o meu pensamento.

Este processo envolvendo o FX, revela que o Brasil não tem maturidade para ser uma potencia global.

Ao meu ver a india tem maiores chances de ser men]mbro permanente do CS, a india esta demostrando que sabe o que quer. E os intereses indianos casam com os interesses dos EUA no ambito estratégico militar no continente Ásiatico. A india esta convencendo que seria muito mais util no CS.
Olha um cara que se intitula e assina a matéria, não saber onde a França está situada no Globo, é um péssimo sinal para o resto da argumentação. A coleção de pérolas nessas matérias está de doer os olhos. 8-] 8-]

[]´s
È que a Guiana francesa é tão importante a nivel mundial que muita gente esquece que ela existe :lol:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28307 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 07, 2010 10:27 am

brisa escreveu:suntzé..... em teoria, a França geograficamente é vizinha do Brasil :wink:
Acho que ele quis dizer com a França continental, o centro de poder francês, Paris e essa porra toda. A Guiana é apenas um território.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28308 Mensagem por brisa » Qui Jan 07, 2010 10:29 am

Sim Bolovo..... mas territorio frances (portanto parte da França) com moeda e regras da União Européia.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28309 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 10:29 am

Bolovo escreveu:
brisa escreveu:suntzé..... em teoria, a França geograficamente é vizinha do Brasil :wink:
Acho que ele quis dizer com a França continental, o centro de poder francês, Paris e essa porra toda. A Guiana é apenas um território.

Acho que nem ele sabe o que quis dizer! :lol: :lol: Se vamos escrever uma matéria para público leigo, o mínimo que se espera é clareza na argumentação, ainda mais quando o cara de intitula catedrático de pós-tudo! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




marcio cenci
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Nov 21, 2009 9:31 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28310 Mensagem por marcio cenci » Qui Jan 07, 2010 10:33 am

Alguem do forum poderia informar se a posição da embraer, não ter interesse em produzir peças do rafale é OFICIAL .Att obrigado




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28311 Mensagem por helio » Qui Jan 07, 2010 10:34 am

PRick escreveu:
helio escreveu: Pronto! Depois da FSP e da Veja, o JB vai entrar na lista negra da turma de la gauche do DB :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Hélio
Tente comprar o atual Jornal do Brasil nas bancas, acho incrível como vocês tentam dar credibilidade a um Jornal que é só virtual, comprado por uma certa pessoa, para seus interesses particulares, como a Rede TV. O imbecil fala em Licitação!

[]´s
Já começou!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28312 Mensagem por brisa » Qui Jan 07, 2010 10:35 am

Não sei a fonte, mas foi postado la no ZM pelo forista 2demaio
BRASÍLIA – O comando da Aeronáutica não aceitará modificar a conclusão do relatório da concorrência do programa FX-2 para excluir a classificação que colocou em primeiro lugar o caça sueco Gripen NG, da Saab. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, prefere a proposta do governo da França e tenta negociar com a FAB um texto que não seja tão taxativo. Apesar de insistir em manter o resultado de sua avaliação técnica, a Aeronáutica está disposta a acatar a opção política do governo, que pode levar à compra do francês Rafale.

Mas a FAB não quer transformar seu relatório em peça apenas consultiva. Avalia que a decisão sempre foi do presidente. Os três países concorrentes sabem disso e fizeram seus lobbies. O relatório da FAB foi concluído em outubro e não foi oficialmente entregue à Defesa.

Para analisar as propostas dos três consórcios que disputam o negócio – além dos franceses e dos suecos, os Estados Unidos também participam da concorrência -, a FAB avaliou seis quesitos. Deu maior importância para as propostas de logística, técnica e de custo operacional, cada uma com 20% de peso na avaliação final.

A Aeronáutica pressiona o governo usando argumentos financeiros, porque os caças voarão por 30 anos a partir de 2014, atravessando sete mandatos presidenciais. Entre os concorrentes, o preço mais alto seria o do Rafale. A França prometeu uma melhora significativa no preço. Ainda assim, o Rafale ficou em último lugar, atrás do F/A-18 da Boeing.

Os demais quesitos avaliados pela FAB foram a transferência de tecnologia e risco (15%), as contrapartidas comerciais (15%) e o gerenciamento do programa (10%). O governo solicitou o cancelamento desses diferentes pesos, cruciais para a pontuação final, o que abriria margem interpretativa sobre quem foi o vencedor.




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28313 Mensagem por angelogalvao » Qui Jan 07, 2010 10:35 am

marcio cenci escreveu:Alguem do forum poderia informar se a posição da embraer, não ter interesse em produzir peças do rafale é OFICIAL .Att obrigado

A posição da Embraer é a proposta q lhe dará mais dinheiro!!! :wink:




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28314 Mensagem por BrasileiroBR » Qui Jan 07, 2010 10:39 am

Por pressão do Planalto, FAB altera relatório sobre caças.

Versão final de parecer a ser entregue para Jobim fica sem 'hierarquização' que indicava preferência pelo Gripen

O relatório técnico que o Comando da Aeronáutica apresentará ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, com a avaliação dos modelos de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), não vai conter uma "hierarquização" das propostas internacionais. A FAB iria recomendar o Gripen NG, da empresa sueca Saab, mas foi pressionada pelo governo e não entrará no mérito de qual a melhor opção para o projeto FX-2, que prevê a compra de 36 caças.

A versão final do relatório já havia sido "reexaminada", para cortar do texto o ranking das propostas, quando o documento foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo. O novo texto deverá ser apresentado a Jobim na próxima semana. O vazamento foi interpretado pelo Palácio do Planalto como uma derradeira tentativa da Aeronáutica de constranger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a optar pelo caça sueco, o mais barato entre os três concorrentes.

ÚLTIMO LUGAR

Seria, na prática, a última cartada para desbancar a França. Motivo: Lula já manifestou diversas vezes sua preferência pelo caça francês Rafale, da empresa Dassault. Na versão preliminar do documento produzido pelo Comando da Aeronáutica, porém, o Rafale ficou em terceiro e último lugar, por ser considerado mais caro e com custo de operação mais alto. O modelo F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ocupava a segunda posição.

"Depois que foi apresentado esse primeiro balanço, foi tudo revisado", disse ao Estado um importante auxiliar de Lula. Ele negou, porém, que o presidente ou mesmo Jobim tenham obrigado a FAB a mudar de posição. "A situação é muito complexa e os relatórios são técnicos. Não dá para comparar equipamentos diferentes assim, até porque um dos modelos ainda é um projeto", completou o assessor do Planalto, numa referência ao Gripen.

Jobim está de férias e não quis comentar o assunto. Tanto ele como Lula, no entanto, ficaram extremamente contrariados com a divulgação das conclusões do documento da Aeronáutica.

DECISÃO POLÍTICA

Para o governo, essa polêmica já estava superada porque existe uma decisão política pró-Rafale. Esse compromisso foi explicitado durante visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em setembro. Naquela ocasião, foi divulgado um comunicado conjunto no qual o Brasil sinalizava a intenção de comprar o avião francês. Em carta de próprio punho, Sarkozy se comprometeu a reduzir o preço do Rafale e a fazer uma "transferência irrestrita" de tecnologia na fabricação do caça.

Menos de um mês depois, porém, brigadeiros da Aeronáutica procuraram integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Disseram que o sueco Gripen seria o mais adequado para a renovação da frota da FAB pela relação custo-benefício. Não foi só: expuseram com todas as letras os pontos fracos da proposta francesa.

Pelos números apresentados à época, o custo de operação do Gripen seria de US$ 4,5 mil por hora/voo; o do F-18, de US$ 10 mil; e o do Rafale, US$ 16 mil.

"SAIA JUSTA"

"A decisão sobre a compra dos caças vai muito além dos preços", afirmou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "O que está em jogo é se vale a pena ou não fortalecer a parceria com a França, que é estratégica para o Brasil. Eu avalio que sim."

Para o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), Lula ficaria numa "saia justa" se fosse mantido o relatório do Comando da Aeronáutica listando o Gripen como o melhor caça. "A hierarquização estreita muito a margem de manobra do presidente", disse Jungmann, que comanda a Frente Parlamentar da Defesa Nacional. "Há espaço para a decisão política se aliar à solução técnica, sem criar problemas para o presidente."

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 1776,0.php




Editado pela última vez por BrasileiroBR em Qui Jan 07, 2010 10:42 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28315 Mensagem por angelogalvao » Qui Jan 07, 2010 10:40 am

brisa escreveu:Não sei a fonte, mas foi postado la no ZM pelo forista 2demaio
BRASÍLIA – O comando da Aeronáutica não aceitará modificar a conclusão do relatório da concorrência do programa FX-2 para excluir a classificação que colocou em primeiro lugar o caça sueco Gripen NG, da Saab. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, prefere a proposta do governo da França e tenta negociar com a FAB um texto que não seja tão taxativo. Apesar de insistir em manter o resultado de sua avaliação técnica, a Aeronáutica está disposta a acatar a opção política do governo, que pode levar à compra do francês Rafale.

Mas a FAB não quer transformar seu relatório em peça apenas consultiva. Avalia que a decisão sempre foi do presidente. Os três países concorrentes sabem disso e fizeram seus lobbies. O relatório da FAB foi concluído em outubro e não foi oficialmente entregue à Defesa.

Para analisar as propostas dos três consórcios que disputam o negócio – além dos franceses e dos suecos, os Estados Unidos também participam da concorrência -, a FAB avaliou seis quesitos. Deu maior importância para as propostas de logística, técnica e de custo operacional, cada uma com 20% de peso na avaliação final.

A Aeronáutica pressiona o governo usando argumentos financeiros, porque os caças voarão por 30 anos a partir de 2014, atravessando sete mandatos presidenciais. Entre os concorrentes, o preço mais alto seria o do Rafale. A França prometeu uma melhora significativa no preço. Ainda assim, o Rafale ficou em último lugar, atrás do F/A-18 da Boeing.

Os demais quesitos avaliados pela FAB foram a transferência de tecnologia e risco (15%), as contrapartidas comerciais (15%) e o gerenciamento do programa (10%). O governo solicitou o cancelamento desses diferentes pesos, cruciais para a pontuação final, o que abriria margem interpretativa sobre quem foi o vencedor.

Acho engraçado quando os jornalistas falam a FAB como se ela fosse um ser vivo e conciente, que tem opiniões proprias e alem de tudo é determinada em sua escolha... A hora que eu começar a da credito a essas noticias é quando elas colocarem nomes aos bois, como o Coronel Jose da Silva, disse...

Senao ate eu faço noticias: A FAB falou que tudo foi uma pegadinha do malandro... ráááááááá... Ela vai mesmo é de Su-35

Imagem




Editado pela última vez por angelogalvao em Qui Jan 07, 2010 10:41 am, em um total de 1 vez.
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28316 Mensagem por Skyway » Qui Jan 07, 2010 10:41 am

marcio cenci escreveu:Alguem do forum poderia informar se a posição da embraer, não ter interesse em produzir peças do rafale é OFICIAL .Att obrigado
Sim, é oficial.
Mas não é bem do jeito que escreveu. Ela não assume nenhuma posição em relação ao FX enquanto esse não for decidido. Após a escolha, ela será peça chave para transferência de tecnologia e fabricação de peças da aeronave escolhida, independente de qual aeronave for.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Gandalf
Júnior
Júnior
Mensagens: 75
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 6:06 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28317 Mensagem por Gandalf » Qui Jan 07, 2010 10:44 am

BrasileiroBR escreveu:
Por pressão do Planalto, FAB altera relatório sobre caças.

Versão final de parecer a ser entregue para Jobim fica sem 'hierarquização' que indicava preferência pelo Gripen

O relatório técnico que o Comando da Aeronáutica apresentará ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, com a avaliação dos modelos de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), não vai conter uma "hierarquização" das propostas internacionais. A FAB iria recomendar o Gripen NG, da empresa sueca Saab, mas foi pressionada pelo governo e não entrará no mérito de qual a melhor opção para o projeto FX-2, que prevê a compra de 36 caças.

A versão final do relatório já havia sido "reexaminada", para cortar do texto o ranking das propostas, quando o documento foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo. O novo texto deverá ser apresentado a Jobim na próxima semana. O vazamento foi interpretado pelo Palácio do Planalto como uma derradeira tentativa da Aeronáutica de constranger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a optar pelo caça sueco, o mais barato entre os três concorrentes.

ÚLTIMO LUGAR

Seria, na prática, a última cartada para desbancar a França. Motivo: Lula já manifestou diversas vezes sua preferência pelo caça francês Rafale, da empresa Dassault. Na versão preliminar do documento produzido pelo Comando da Aeronáutica, porém, o Rafale ficou em terceiro e último lugar, por ser considerado mais caro e com custo de operação mais alto. O modelo F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ocupava a segunda posição.

"Depois que foi apresentado esse primeiro balanço, foi tudo revisado", disse ao Estado um importante auxiliar de Lula. Ele negou, porém, que o presidente ou mesmo Jobim tenham obrigado a FAB a mudar de posição. "A situação é muito complexa e os relatórios são técnicos. Não dá para comparar equipamentos diferentes assim, até porque um dos modelos ainda é um projeto", completou o assessor do Planalto, numa referência ao Gripen.

Jobim está de férias e não quis comentar o assunto. Tanto ele como Lula, no entanto, ficaram extremamente contrariados com a divulgação das conclusões do documento da Aeronáutica.

DECISÃO POLÍTICA

Para o governo, essa polêmica já estava superada porque existe uma decisão política pró-Rafale. Esse compromisso foi explicitado durante visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em setembro. Naquela ocasião, foi divulgado um comunicado conjunto no qual o Brasil sinalizava a intenção de comprar o avião francês. Em carta de próprio punho, Sarkozy se comprometeu a reduzir o preço do Rafale e a fazer uma "transferência irrestrita" de tecnologia na fabricação do caça.

Menos de um mês depois, porém, brigadeiros da Aeronáutica procuraram integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Disseram que o sueco Gripen seria o mais adequado para a renovação da frota da FAB pela relação custo-benefício. Não foi só: expuseram com todas as letras os pontos fracos da proposta francesa.

Pelos números apresentados à época, o custo de operação do Gripen seria de US$ 4,5 mil por hora/voo; o do F-18, de US$ 10 mil; e o do Rafale, US$ 16 mil.

"SAIA JUSTA"

"A decisão sobre a compra dos caças vai muito além dos preços", afirmou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "O que está em jogo é se vale a pena ou não fortalecer a parceria com a França, que é estratégica para o Brasil. Eu avalio que sim."

Para o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), Lula ficaria numa "saia justa" se fosse mantido o relatório do Comando da Aeronáutica listando o Gripen como o melhor caça. "A hierarquização estreita muito a margem de manobra do presidente", disse Jungmann, que comanda a Frente Parlamentar da Defesa Nacional. "Há espaço para a decisão política se aliar à solução técnica, sem criar problemas para o presidente."

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 1776,0.php
Falam isso agora para a imprensa não passar vergonha...
Aposto como nunca o Grippen esteve em primeiro lugar no ranking (supondo que existisse um)




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28318 Mensagem por PRick » Qui Jan 07, 2010 10:49 am

marcio cenci escreveu:Alguem do forum poderia informar se a posição da embraer, não ter interesse em produzir peças do rafale é OFICIAL .Att obrigado
Essas matérias foram feitas sobre pseudo-informações. Oficialmente, a Embraer irá participar da produção de qualquer dos caças escolhidos.

[]´s




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28319 Mensagem por helio » Qui Jan 07, 2010 10:50 am

BrasileiroBR escreveu:
Por pressão do Planalto, FAB altera relatório sobre caças.

Versão final de parecer a ser entregue para Jobim fica sem 'hierarquização' que indicava preferência pelo Gripen

O relatório técnico que o Comando da Aeronáutica apresentará ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, com a avaliação dos modelos de caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), não vai conter uma "hierarquização" das propostas internacionais. A FAB iria recomendar o Gripen NG, da empresa sueca Saab, mas foi pressionada pelo governo e não entrará no mérito de qual a melhor opção para o projeto FX-2, que prevê a compra de 36 caças.

A versão final do relatório já havia sido "reexaminada", para cortar do texto o ranking das propostas, quando o documento foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo. O novo texto deverá ser apresentado a Jobim na próxima semana. O vazamento foi interpretado pelo Palácio do Planalto como uma derradeira tentativa da Aeronáutica de constranger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a optar pelo caça sueco, o mais barato entre os três concorrentes.

ÚLTIMO LUGAR

Seria, na prática, a última cartada para desbancar a França. Motivo: Lula já manifestou diversas vezes sua preferência pelo caça francês Rafale, da empresa Dassault. Na versão preliminar do documento produzido pelo Comando da Aeronáutica, porém, o Rafale ficou em terceiro e último lugar, por ser considerado mais caro e com custo de operação mais alto. O modelo F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ocupava a segunda posição.

"Depois que foi apresentado esse primeiro balanço, foi tudo revisado", disse ao Estado um importante auxiliar de Lula. Ele negou, porém, que o presidente ou mesmo Jobim tenham obrigado a FAB a mudar de posição. "A situação é muito complexa e os relatórios são técnicos. Não dá para comparar equipamentos diferentes assim, até porque um dos modelos ainda é um projeto", completou o assessor do Planalto, numa referência ao Gripen.

Jobim está de férias e não quis comentar o assunto. Tanto ele como Lula, no entanto, ficaram extremamente contrariados com a divulgação das conclusões do documento da Aeronáutica.

DECISÃO POLÍTICA

Para o governo, essa polêmica já estava superada porque existe uma decisão política pró-Rafale. Esse compromisso foi explicitado durante visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em setembro. Naquela ocasião, foi divulgado um comunicado conjunto no qual o Brasil sinalizava a intenção de comprar o avião francês. Em carta de próprio punho, Sarkozy se comprometeu a reduzir o preço do Rafale e a fazer uma "transferência irrestrita" de tecnologia na fabricação do caça.

Menos de um mês depois, porém, brigadeiros da Aeronáutica procuraram integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Disseram que o sueco Gripen seria o mais adequado para a renovação da frota da FAB pela relação custo-benefício. Não foi só: expuseram com todas as letras os pontos fracos da proposta francesa.

Pelos números apresentados à época, o custo de operação do Gripen seria de US$ 4,5 mil por hora/voo; o do F-18, de US$ 10 mil; e o do Rafale, US$ 16 mil.

"SAIA JUSTA"

"A decisão sobre a compra dos caças vai muito além dos preços", afirmou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "O que está em jogo é se vale a pena ou não fortalecer a parceria com a França, que é estratégica para o Brasil. Eu avalio que sim."

Para o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), Lula ficaria numa "saia justa" se fosse mantido o relatório do Comando da Aeronáutica listando o Gripen como o melhor caça. "A hierarquização estreita muito a margem de manobra do presidente", disse Jungmann, que comanda a Frente Parlamentar da Defesa Nacional. "Há espaço para a decisão política se aliar à solução técnica, sem criar problemas para o presidente."

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 1776,0.php
Olha...
Modificar o relatório, inclusive nos critérios de pontuação em bom portugues significa adulteração de resultados. Por favor não me venham com eufemismos, que se trata apenas de adequação aos padrões do END.
Forçar uma mudança num relatório técnico só para não ficar feio pro presidente é o maximo da torpeza.
No meio futebolistico brasileiro este tipo de recurso tem um nome: TAPETÃO!

Hélio




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28320 Mensagem por suntsé » Qui Jan 07, 2010 10:52 am

helio escreveu:Olha...
Modificar o relatório, inclusive nos critérios de pontuação em bom portugues significa adulteração de resultados. Por favor não me venham com eufemismos, que se trata apenas de adequação aos padrões do END.
Forçar uma mudança num relatório técnico só para não ficar feio pro presidente é o maximo da torpeza.
No meio futebolistico brasileiro este tipo de recurso tem um nome: TAPETÃO!

Hélio
Você falou bonito agora.

Eu achei isso muito estranho.




Responder