NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
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- Bourne
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Um bem vagabundinho da Clone só para pegar o jeito das pistas e aprender o fazer o setup. Inclusive estou começando a fazer tempos próximos aos "profissionais" de jogos on-line que devem ter um volante muito melhor que o meu. Foi 119 reais na promoção do PontoFrio.com. Muita gente mete o pau no volante e relata problemas que existem por não saber configurar configurar. Quanto for competir on-line pego um mais sofisticado que tu consegue por cerca de 400 reais.
Sobre o jogo, estou usando o rFactor. Simula vários aspectos e não é só acelerar, se forçar demais o motor estoura em duas voltas e, se tiver um bom setup, não faz as curvas, não tem velocidade na reta, gasta mais combustível, pode estourar o pneu ou rodar. Por incrível que pareça o carro mais fácil de pilotar são os de F1.
Quando tu baixa ele vem bem seco, sem quase nenhum carro e pista, os que vem são numa porcaria. Porém é só ir nos sites de corrida on-line e baixar os mods. Tenho da F1 2009, F-Indy 2009, F-BMW, GP2, F-Niponic, Formula Clio/Megane, Turismo em geral e, até, F-Truck brasileira. As pistas tenho da F1 2009 completa, da Indy 2009, vários ovais, mistos, de rua, até autódromos tem. Agora estou treinando muito em Taruma e Indianapolis.
Sobre o jogo, estou usando o rFactor. Simula vários aspectos e não é só acelerar, se forçar demais o motor estoura em duas voltas e, se tiver um bom setup, não faz as curvas, não tem velocidade na reta, gasta mais combustível, pode estourar o pneu ou rodar. Por incrível que pareça o carro mais fácil de pilotar são os de F1.
Quando tu baixa ele vem bem seco, sem quase nenhum carro e pista, os que vem são numa porcaria. Porém é só ir nos sites de corrida on-line e baixar os mods. Tenho da F1 2009, F-Indy 2009, F-BMW, GP2, F-Niponic, Formula Clio/Megane, Turismo em geral e, até, F-Truck brasileira. As pistas tenho da F1 2009 completa, da Indy 2009, vários ovais, mistos, de rua, até autódromos tem. Agora estou treinando muito em Taruma e Indianapolis.
- Edu Lopes
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Briatore consegue anular punição que o bania da Fórmula 1
Rio - Flavio Briatore, ex-chefe da Renault, conseguiu anular a suspensão imposta pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), dada em setembro do ano passado, que o bania da Fórmula 1. Nesta terça-feira, um tribunal de Paris acatou o pedido do italiano que negou ter qualquer participação no episódio ocorrido no GP de Cingapura em 2008.
Além de conseguir anular a punição, Briatore vai receber 15 mil euros (pouco mais de R$ 37 mil) de indenização apesar de ter pedido bem mais.
O departamento jurídico da FIA informou que provavelmente vai recorrer da decisão.
Briatore foi suspenso pela FIA depois que o piloto brasileiro Nelsinho Piquet, demitido da Renault em 2009, acusou seu ex-chefe de ter ordenado que ele se chocasse deliberadamente em um muro para forçar a entrada de um safety car e beneficiar Fernando Alonso, seu então companheiro de equipe, a vencer a disputa.
A Renault, equipe bicampeã do mundo com Alonso em 2005 e 2006, recebeu uma pena condicional, enquanto o ex-engenheiro da equipe, Pat Symonds, foi suspenso por cinco anos.
Briatore apresentou seu recurso em outubro, afirmando que não teve direito a uma defesa livre e justa no julgamento da FIA.
Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/ataque/ ... 56744.html
Rio - Flavio Briatore, ex-chefe da Renault, conseguiu anular a suspensão imposta pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), dada em setembro do ano passado, que o bania da Fórmula 1. Nesta terça-feira, um tribunal de Paris acatou o pedido do italiano que negou ter qualquer participação no episódio ocorrido no GP de Cingapura em 2008.
Além de conseguir anular a punição, Briatore vai receber 15 mil euros (pouco mais de R$ 37 mil) de indenização apesar de ter pedido bem mais.
O departamento jurídico da FIA informou que provavelmente vai recorrer da decisão.
Briatore foi suspenso pela FIA depois que o piloto brasileiro Nelsinho Piquet, demitido da Renault em 2009, acusou seu ex-chefe de ter ordenado que ele se chocasse deliberadamente em um muro para forçar a entrada de um safety car e beneficiar Fernando Alonso, seu então companheiro de equipe, a vencer a disputa.
A Renault, equipe bicampeã do mundo com Alonso em 2005 e 2006, recebeu uma pena condicional, enquanto o ex-engenheiro da equipe, Pat Symonds, foi suspenso por cinco anos.
Briatore apresentou seu recurso em outubro, afirmando que não teve direito a uma defesa livre e justa no julgamento da FIA.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
lá vai voltar o trafulha (mais um, após o regresso do sapateiro )
Triste sina ter nascido português
- eu sou eu
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
segundo o jornal o estado de são paulo, já foi defenido o traçado da F Indy em São Paulo, será no anhembi/sambodramo. ficando as obras de recapeamento a cargo da Dersa
o amor é lindo
- Bourne
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Direto do blog do Victal, o traçado da F-Indy em SP.
Esse é o oficial. Espero que não alague.
Esse é o oficial. Espero que não alague.
- Bolovo
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Jesus Cristo. Só espero que não chova no dia, porque senão a Indy irá ter a sua primeira pista de rally.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- Bourne
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Veja a cara da F1 em 2010, segundo a opinião do Capelli, o blogueiro e não o piloto Ivan Capelli. Vai que os tugas mais antigos confundem
Faltam pouco mais de dois meses para a abertura da temporada 2010 da Fórmula 1 e há muito não se via uma pré-temporada tão confusa e bagunçada. Muitas equipes novas, equipes que trocaram de dono, equipes que fecharam, muitas vagas em aberto e poucas datas confirmadas. Em janeiro do ano passado, por exemplo, já se tinha o calendário de lançamento de quase todos os carros e praticamente todas as vagas definidas. Hoje, impera a incerteza. Não se sabe nem quantos carros alinham no grid do GP do Bahrein.
Num cenário como esse, é preciso fazer um rescaldo de tudo o que vem sendo divulgado para responder uma pergunta que não quer calar: afinal, qual será a cara da F1 em 2010? Assim, audacioso e sem noção como sempre, o Capelli aqui tenta achar a resposta. Terá sucesso? Talvez. Vai ajudar os leitores? Pode ser. Por que está falando como o Cléber Machado? Não sei.
McLAREN-MERCEDES
Pilotos: Jenson Button e Lewis Hamilton
A McLaren surpreendeu ao contratar o atual campeão do mundo para substituir o claudicante (para dizer o mínimo) Heikki Kovalainen. Mas foi uma jogada de mestre, considerando que a equipe já sabia que perderia o posto de equipe oficial da Mercedes. Ficam no ar algumas perguntas: Hamilton aceitará dividir espaço com outra estrela britânica? Jenson Button tem estofo para aguentar a pressão?
MERCEDES
Pilotos: Michael Schumacher e Nico Rosberg
Todo mundo achava que Nico Rosberg tinha o melhor assento disponível na F1. Correria pela Brawn GP, atual campeã, sem Jenson Button ao seu lado. Quando a compra da equipe por parte da Mercedes foi anunciada, uau! Nico está feito. Até que anunciaram a volta de Michael Schumacher como seu companheiro de equipe. Consigo cantar no ritmo da Dança do Vampiro: “ô ô ô ô ô / se ferrou”. Fato é que a Mercedes vem com tudo para brigar pelo título. E de Schumacher a gente não duvida, só respeita.
RED BULL-RENAULT
Pilotos: Sebastian Vettel e Mark Webber
Até a última semana, não se sabia nem com qual motor a equipe iria correr. Mas a Renault confirmou sua permanência na Fórmula 1 e os propulsores continuarão sendo cedidos para a equipe vice-campeã de 2009. De todas as equipes que andaram na frente no ano passado, é a que menos mudou. Tal estabilidade pode ser algum indicativo de começar na frente, mas não dá para ter certeza.
FERRARI
Pilotos: Felipe Massa e Fernando Alonso
Pode acontecer de tudo. Inclusive, nada. Massa e Alonso não se dão bem, basta lembrar a briga do “va cagare” no GP da Europa de 2007. Se a equipe continuar cometendo as mesmas patuscadas administrativas das últimas temporadas, a briga dos dois pode ser a fagulha que detonará um incêndio dentro de casa. Mas se o projeto de carro for bom e os dois brigarem tranquilamente pela ponta, tudo pode acabar bem. Mas a chance de pegar fogo é grande.
WILLIAMS-COSWORTH
Pilotos: Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg
Mudou tudo. Saíram os pífios motores Toyota e entram os novos Cosworth, que ninguém sabe como serão. A dupla de pilotos então, mudou completamente. Se antes Rosberg e Nakajima formavam o bloco dos novatos, um promissor e o outro maluquinho, agora a equipe mescla juventude e experiência. Com a carreira gerenciada pelo mesmo manager de Michael Schumacher, Nico Hulkenberg é uma jovem promessa do automobilismo alemão. E Rubens Barrichello só não será o cara mais experiente do grid porque Schumacher voltou. A mescla de dois perfis tão diferentes pode dar um bom caldo.
RENAULT
Pilotos: Robert Kubica e …
Pelo que se sabe, a Renault esteve muito perto de deixar a F1, mas acabou ficando. Um esquisito grupo de nome “Genii” comprou o controle do time e ele continua, só não sei se firme e forte. Ter Robert Kubica como piloto é um ótimo indício, mas de resto não se sabe quase nada sobre a equipe. Tem grandes chances de continuar um fiasco, como no ano passado. Para segundo piloto, especulam-se dezenas de nomes. Só não se fala no Grosjean, felizmente.
FORCE INDIA-MERCEDES
Pilotos: Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi
Não espero do time do Vijay Mallya lapsos de grandiosidade como no ano passado, com pole position e quase-vitória. Mas a FI pode incomodar de vez em quando. Pelo menos, tem um bom piloto, Sutil. Liuzzi é que ainda precisa dizer a que veio.
TORO ROSSO-FERRARI
Pilotos: Sebastien Buemi e …
Pouca coisa muda na Equipe B da Red Bull. Mas pelo menos o carro deve mudar, não mais sendo mais uma cópia do modelo do time-satélite. Sebastien Buemi continua como primeiro piloto e seu companheiro deve ser o playboyzinho Jaime Alguersuari, que sai bem nas fotos mas não anda nada.
LOTUS-COSWORTH
Pilotos: Jarno Trulli e Heikki Kovalainen
Aqui começa a F1 de mentirinha. Essa Lotus não tem nada a ver com a gloriosa escuderia de Colin Chapman. É um grupo malaio detentor da marca que resolveu voltar. E da pior forma possível, contratando dois pilotos que já passaram por grandes equipes e mostraram não compensar o investimento. Vai naufragar.
CAMPOS-COSWORTH
Pilotos: Bruno Senna e …
A Campos é bem mais séria que a Lotus. Fundada pelo ex-piloto e braço-duro Adrian Campos, participou com sucesso da World Series e da GP2. Vem com um projeto sério e, embora dificilmente vá conseguir grandes resultados, é um time que pode se sustentar na categoria a longo prazo. Não é, como Lotus e USF1, uma aventureira que entrou na categoria através do programa “F1 para todos” do Tio Mosley. Contratou Bruno Senna para chamar a atenção e deve ter Ernesto Viso ou Pedro de la Rosa como segundo piloto.
VIRGIN-COSWORTH
Pilotos: Timo Glock e Lucas di Grassi
Esses não vieram para brincadeira. A Virgin, empresa-faz-tudo do bilionário maluco Richard Branson, entrou pesado ao investir na Manor, uma equipe tradicional da F3 britânica. Tem grandes chances de crescer rápido, mas não em 2010. Mas escolheu bem os pilotos. Timo Glock, ainda que não seja brilhante, é correto. E Lucas di Grassi é um grande talento. Pode dar liga.
USF1-COSWORTH
Pilotos: ????
Ainda se duvida da existência do time. No fim de ano lançou seu site na Internet e divulgou um vídeo de sua fábrica. Lindo, muito bonito, mas consistência zero. Não tem pilotos definidos e duvido que de sua fábrica na Carolina do Norte saia um dia um carro de F1. Mas como eu erro sempre, ela pode aparecer e ganhar a corrida de estreia.
SAUBER-FERRARI
Pilotos: Kamui Kobayashi e …
Peter Sauber é porreta. Já que a BMW foi covarde e pulou fora da F1, ele assumiu o comando da equipe de volta e pretende colocá-la no grid em 2010. Mas sua participação ainda não é confirmada, já que depende da desistência (provável) da USF1 ou da concordância unânime das demais competidoras. Mas como Sauber é porreta (já disse isso?), acho que ele consegue. Já assinou até com a sensação Kamui Kobayashi para ser seu piloto. A segunda vaga pode ser de Nick Heidfeld. E os motores Ferrari ainda não estão confirmados.
Fonte: <http://www.blogdocapelli.com.br/wp-cont ... h=250&zc=1>
- Bourne
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Só falta a Campos fechar as portas antes da temporada começar ou no meio desta. Porém se não a verba nem para disputar o campeonato inteiro, imagina se vão desenvolver o carro? Assim, desde já, creio que a Campos tem tudo para disputar as últimas posições pau a pau com a USF1
Bruno Senna é apresentado pela Campos
Veja mais fotos
desta matéria
Fonte: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/15839/
A novata equipe Campos Meta, do brasileiro Bruno Senna, pode ser vendida_ na sua totalidade ou, pelo menos, parte dela_ antes mesmo da abertura da temporada, no dia 14 de março, no Bahrein. É o que afirma uma reportagem do site "Motorsport Total".
De acordo com a publicação, uma fonte próxima à equipe afirmou que o time não possui o orçamento para disputar o campeonato inteiro e busca encontrar um investidor até a próxima semana.
A equipe está conversando com alguns interessados e um deles, de acordo com o "Motorsport Total" é o sul-africano Tony Teixeira, dono da A1GP e que já demonstrou diversas vezes ter interesse em investir na F-1.
O Tazio apurou que a busca por parceiros de peso entre empresas brasileiras_ entre elas a Petrobras_ não surtiu o efeito esperado e que isto levou Adrián Campos a buscar a alternativa da venda de parte ou toda a equipe para um investidor.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
o álvaro parente parece que nem já para piloto de testes vai...mais uma bela novela á portuga
Notícias
Álvaro Parente e a GP2 em 'banho-maria'
Cerca de uma semana depois de surgirem notícias que davam conta da possibilidade do lugar de Parente na Virgin poder estar em risco, porque o Turismo de Portugal ainda não deu as necessárias garantias à Virgin Racing, o tempo passa e a presença do piloto português numa equipa de ponta da GP2 começa a estar em risco.
A sua ligação à Virgin não parece vir a sofrer com estas 'indefinições', mas a qualquer momento, os responsáveis da Racing Engeneering podem querer definir os seus projectos e deixar de fora o piloto português. Se bem que Parente não esteja directamente ligado ao Turismo de Portugal, pois o seu contrato com a Virgin não o obriga a contribuir para o orçamento da equipa, o piloto do Porto está já a pagar, por tabela, pelo comportamento irresponsável daquela entidade.
Os testes no simulador foram adiados sem nova data marcada e o programa de ensaios em pista com um Super Aguri SA108 também está em dúvida. Quanto à participação na GP2 com a Racing Engineering, não se registaram progressos nos últimos dias. A Virgin já não confia em ninguém e até resolver o diferendo com o Turismo de Portugal o mais natural é que a situação de Álvaro Parente se mantenha em banho-maria.
Correndo o risco, é claro, de ver outro piloto ficar com o lugar na equipa de Alfonso de Orleans, no que seria um rude golpe para as suas aspirações em 2010. Resta esperar que o Turismo de Portugal honre os seus compromissos para que a carreira de Parente não sofra um contratempo importante e para que a imagem do nosso pais não saia lesada neste infeliz episódio.
Virgin conta com Parente
A vontade dos responsáveis da equipa inglesa em contar com o piloto português nos próximos anos mantém-se, mas em causa está a forma como o Turismo de Portugal se está a comportar com a equipa de Sir Richard Branson, que para além de ter repercussões a nível legal também está a minar a confiança depositada no piloto portuense.
Sem que exista um contrato formal assinado entre as duas partes, a Virgin Racing tem nas mãos diversos documentos provenientes do Turismo de Portugal que prefiguram um compromisso entre as duas partes. Por isso, em caso de não cumprimento do que estava acordado por parte daquele instituto do Estado os ingleses pensam ter base legal suficiente para intentar uma acção contra o Turismo de Portugal, que terá péssimas consequências para a imagem do nosso pais a nível internacional.
Como já foi noticiado, o Turismo de Portugal comprometera-se a patrocinar a equipa Virgin de F1 em dois milhões de euros - independentemente da presença de Álvaro Parente na escuderia - num acordo que previa uma colaboração mais ampla com todo o grupo de Branson. Mas desde a apresentação oficial da equipa em Londres, os responsáveis pelo Turismo de Portugal têm evitado o contacto com Alex Tai ou Jim Wright, adiando sucessivamente a assinatura do contrato.
Fonte bem colocada na Virgin deu-nos conta da péssima impressão que as entidades portuguesas estão a deixar na equipa e em todo o grupo Virgin, "pois pensávamos estar a tratar com gente respeitável e estamos a encontrar uma situação que nem nos passava pela cabeça e com que nunca nos deparamos ao tratar com países europeus." O resto dos comentários não cabem numa revista lida por jovens dos oito aos oitenta anos...
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/80501
Notícias
Álvaro Parente e a GP2 em 'banho-maria'
Cerca de uma semana depois de surgirem notícias que davam conta da possibilidade do lugar de Parente na Virgin poder estar em risco, porque o Turismo de Portugal ainda não deu as necessárias garantias à Virgin Racing, o tempo passa e a presença do piloto português numa equipa de ponta da GP2 começa a estar em risco.
A sua ligação à Virgin não parece vir a sofrer com estas 'indefinições', mas a qualquer momento, os responsáveis da Racing Engeneering podem querer definir os seus projectos e deixar de fora o piloto português. Se bem que Parente não esteja directamente ligado ao Turismo de Portugal, pois o seu contrato com a Virgin não o obriga a contribuir para o orçamento da equipa, o piloto do Porto está já a pagar, por tabela, pelo comportamento irresponsável daquela entidade.
Os testes no simulador foram adiados sem nova data marcada e o programa de ensaios em pista com um Super Aguri SA108 também está em dúvida. Quanto à participação na GP2 com a Racing Engineering, não se registaram progressos nos últimos dias. A Virgin já não confia em ninguém e até resolver o diferendo com o Turismo de Portugal o mais natural é que a situação de Álvaro Parente se mantenha em banho-maria.
Correndo o risco, é claro, de ver outro piloto ficar com o lugar na equipa de Alfonso de Orleans, no que seria um rude golpe para as suas aspirações em 2010. Resta esperar que o Turismo de Portugal honre os seus compromissos para que a carreira de Parente não sofra um contratempo importante e para que a imagem do nosso pais não saia lesada neste infeliz episódio.
Virgin conta com Parente
A vontade dos responsáveis da equipa inglesa em contar com o piloto português nos próximos anos mantém-se, mas em causa está a forma como o Turismo de Portugal se está a comportar com a equipa de Sir Richard Branson, que para além de ter repercussões a nível legal também está a minar a confiança depositada no piloto portuense.
Sem que exista um contrato formal assinado entre as duas partes, a Virgin Racing tem nas mãos diversos documentos provenientes do Turismo de Portugal que prefiguram um compromisso entre as duas partes. Por isso, em caso de não cumprimento do que estava acordado por parte daquele instituto do Estado os ingleses pensam ter base legal suficiente para intentar uma acção contra o Turismo de Portugal, que terá péssimas consequências para a imagem do nosso pais a nível internacional.
Como já foi noticiado, o Turismo de Portugal comprometera-se a patrocinar a equipa Virgin de F1 em dois milhões de euros - independentemente da presença de Álvaro Parente na escuderia - num acordo que previa uma colaboração mais ampla com todo o grupo de Branson. Mas desde a apresentação oficial da equipa em Londres, os responsáveis pelo Turismo de Portugal têm evitado o contacto com Alex Tai ou Jim Wright, adiando sucessivamente a assinatura do contrato.
Fonte bem colocada na Virgin deu-nos conta da péssima impressão que as entidades portuguesas estão a deixar na equipa e em todo o grupo Virgin, "pois pensávamos estar a tratar com gente respeitável e estamos a encontrar uma situação que nem nos passava pela cabeça e com que nunca nos deparamos ao tratar com países europeus." O resto dos comentários não cabem numa revista lida por jovens dos oito aos oitenta anos...
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/80501
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Aiaiaiaiai... Será que temos um desempregado
11/01 - 14:32
Stefan GP pode substituir Campos na temporada de 2010, afirma site
De acordo com o site "Grand.Prix.com", a Stefan GP pode herdar a vaga da Campos na F1 caso o time espanhol não consiga estrear na categoria
A Stefan GP pode ser a grande beneficiada com as dificuldades financeiras pelas quais a Campos passa, conseguindo finalmente a tão sonhada vaga na F1 este ano. De acordo com o site “GrandPrix.com”, a equipe sérvia comandada por Zoran Stefanovich pode entrar na vaga do time espanhol – opção que, aliás, é aprovada por Bernie Ecclestone.
Especulações indicam que a equipe sérvia está trabalhando no projeto do carro para este ano a partir do chassi da Toyota, assim como o motor e a caixa de câmbio. Diante disso, um dos pilotos praticamente certos da Stefan GP seria o japonês Kazuki Nakajima, que defendeu a Williams nas últimas três temporadas na F1 – lembrando que a escuderia inglesa usava motores Toyota.
O futuro da Campos, no entanto, vai ser definido nas próximas semanas. Existe também a possibilidade de Adrian Campos, dono do time espanhol, se associar a Tony Teixeira, chefe da A1GP. Até o momento, apenas Bruno Senna foi contratado para defender o time este ano.
Fonte: http://esporte.ig.com.br/grandepremio/f ... 69012.html
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Desempregado pode não estar, mas a Campos parece que pode nos deixar
Na ToroRosso não deve andar tão atrás quanto na Campos.
Na ToroRosso não deve andar tão atrás quanto na Campos.
Senna substitui Alguersuari na Toro Rosso?
Fonte: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/80588
A demora da Toro Rosso em confirmar Jaime Alguersuari como companheiro de equipa de Sebastien Buemi para 2010 parece indicar que a equipa de Faenza está à espera de ver o que acontece no mercado de pilotos antes de se comprometer com o jovem piloto de Barcelona.
A falta de progressão do catalão na fase final do Mundial de 2009 e uma certa imaturidade desapontaram os responsáveis da equipa de Faenza, ao ponto do que se pensava ser uma renovação automática de contrato ter ficado em suspenso.
Fontes italianas avançaram-nos com a possibilidade de Franz Tost estar à espera do que vai acontecer com a equipa Campos Meta 1, que pode ser obrigada a vender a equipa em virtude de não surgir um grande patrocinador que 'salve' a equipa, pois no caso de Bruno Senna ficar livre no mercado, o brasileiro seria a alternativa mais interessante para a Toro Rosso.
Por um lado, por ser mais velho e maduro que Alguersuari, por outro porque poderá contribuir para o orçamento da equipa graças ao patrocínio da Telmex. Por fim, porque seria um grande trunfo para a penetração da Red Bull no importante mercado brasileiro.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Achei o moleque meio marrento, até demais
Ouça Razia: "Quero ser piloto oficial da F-1 em 2011"
Fonte: http://tazio.uol.com.br/gp2/textos/15862/
Após um ano na GP2, baiano de 20 anos é anunciado como test driver da Virgin
Publicado em 11/01/2010 - 07h31 Natali Chiconi
Da Redação
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Luiz Tadeu Razia Filho, ou somente Luiz Razia, dará neste ano de 2010 um importante passo em sua carreira automobilística. De fala mansa e sotaque pouco carregado, o baiano de 20 anos, campeão da F-3 sul-americana aos 17, foi aos poucos galgando degraus até conseguir seu principal objetivo: o de chegar à F-1.
Confirmado no final do último ano como test driver da novata Virgin, que terá como pilotos oficiais o também brasileiro Lucas di Grassi e o alemão Timo Glock, Razia não se intimida diante da pouca experiência na GP2_ 2009 foi seu primeiro ano como piloto na categoria de acesso à F-1 _e diz que sua meta é a de conquistar uma vaga de piloto titular em algum time já em 2011.
Ciente das dificuldades que envolvem a categoria, como a necessidade de fortes patrocínios e bons contatos, Razia pretende aproveitar ao máximo as oportunidades que tiver nessa temporada para obter bons resultados na GP2_categoria em que terminou na 19ª colocação em 2009, com uma vitória_ para chamar a atenção de dirigentes de equipes na F-1.
"O que eu queria era em 2011 já chegar, mas isso vai depender de muita coisa. A vantagem de estar na Virgin é que você tem todas as informações da F-1, coisa que na GP2 é muito precária. Ajuda muito para mim, pelo simulador também. A gente tem 110 dias para testar no simulador, os quatro pilotos, então vai ser muito teste também e isso ajuda muito, o fato de conhecer a pista antes de chegar."
Confira a seguir os principais trechos da entrevista com Luiz Razia:
Você declarou que foi uma surpresa até mesmo para você ser contratado pela Virgin. Como aconteceram as negociações?
Na verdade a surpresa foi porque eles [Virgin] tinham alguns pilotos com quem estavam tratando. Como a gente não tinha o resultado esperado na GP2 em 2009, o fato de eles aceitarem a conversa com a gente foi uma surpresa.
Outra coisa que marcou é quando a gente fechou o contrato eles falaram: 'Vamos cuidar disso entre a gente e, quando tiver a apresentação dos pilotos, mostrar todos'. A gente assinou uma semana antes do momento da apresentação. Conversamos também com Lotus, Campos, Williams e Mercedes.
Visitei lá [fábrica da Virgin] antes de fechar o contrato, acompanhei o desenvolvimento do carro. Eles estão bem adiantados.
Como estão as negociações para correr na GP2 neste ano também?
Com certeza faremos o campeonato de GP2 nesse ano. Testei na Addax, mas já estão fechados. Sobrou da terceira em diante pra gente negociar. Está tendo muita movimentação de engenheiros das equipes grandes para as pequenas, então estamos sondando antes de fechar.
O que você acha que faltou nesse ano para ter melhores resultados na GP2?
Na verdade não é fácil, para todo mundo que começou em equipe pequena. A GP2 é uma categoria muito disputada, onde estão os melhores pilotos para chegar à F-1. Eu não conhecia algumas pistas, nem os pneus. Pilotos com mais apoio, como Hulkenberg, Petrov e Di Grassi tinham mais vantagem sobre isso.
Eu nunca tive apoio, sempre fiz com as minhas próprias pernas, então sempre foi muito difícil. No último ano, a gente não correu em duas corridas, porque a equipe teve problemas judiciais, para você ter uma ideia.
Você acha que sem os testes na F-1, pela Williams, e todo o apoio que o Hulkenberg tem de patrocinadores, ele teria sido campeão da GP2?
Hoje em dia os pilotos são muito mais cobrados do que antigamente. Você tendo talento, somente, chegava longe. Hoje em dia você precisa ter talento, falar várias línguas, ser inteligente, saber do carro, ter preparação física boa, bons relacionamentos, ter muitos patrocinadores... Tudo isso ajudou o Nico, mas certamente a preparação que ele teve foi muito diferente dos outros pilotos.
Todo mundo pensa que esses pilotos que chegam assim são fenômenos, mas ninguém pensa que por trás disso tem muito teste de F-1, muita preparação, muitas pessoas envolvidas nisso. No começo do ano, a gente não sabia nem como conseguir um simulador, enquanto muita gente gastava horas nisso, tipo o Nico. Ninguém vê a preparação que existe por trás disso tudo.
Existe alguma cláusula no seu contrato com a Virgin que estipula quem você e o [Alvaro] Parente devem substituir? Por exemplo, se você é o substituto direto do Di Grassi ou do Glock?
Não. Meu contrato é de reserve driver, mas não diz se vou substituir o Timo ou o Di Grassi. Vamos estar eu e o Parente e, dependendo de como estivermos na GP2, vamos ver quem substitui. Quem estiver na frente do campeonato vai ter a opção: 'Você quer entrar ou não?', porque a sua carreira vai estar em jogo também. Isso vai ser uma coisa decisiva.
Se eu estiver na frente do campeonato, entre os três, não vou ter interesse em substituir, talvez fosse o Parente. Isso já aconteceu anteriormente. O cara não consegue resultado na F-1, perde o campeonato da GP2 e depois não sabe para onde vai. Eles [Virgin] comentaram que querem fazer degrau por degrau. Se você sentir que sua carreira está em jogo, não vai querer substituir. Depende de você.
Você não acha que o Parente possa ter algum favorecimento na equipe por ter conquistado uma melhor colocação [ele foi oitavo] no campeonato?
A gente está igual, começamos esse ano com igualdade. Ele fez um ano a mais que eu na GP2 e, nos dois anos em que ele competiu, teve o mesmo resultado. Esse ano de 2010 vai ser igual para os dois.
Você tem amigos na F-1? Tipo o próprio Di Grassi ou o Bruno Senna, que também vai começar agora?
A gente se fala [ele e Di Grassi]. Não temos intimidade de grandes amigos, mas ele é super gente boa. Com os outros não tenho muita relação porque é complicado. São pilotos que um dia vão competir com você, então se você for muito amigo da pessoa, dificulta um pouco. Acho que ter uma relação amigável é bom, dá para sair junto, jantar, essas coisas, mas ser totalmente ligado é difícil.
Como campeão da F-3 sul-americana e piloto de GP2, quais as principais diferenças que você pode apontar entre os carros das duas categorias?
Primeiro é a potência. A F-3 atinge 280cv aqui no Brasil e a GP2 tem 650, o que já é uma diferença muito grande. A F-3 trabalha com aerodinâmica de asa somente, e a GP2 também trabalha com efeito solo. Depois,tem o freio de carbono, câmbio no volante, etc. A GP2 é muito mais parecida com a F-1 do que com a F-3. A GP2 hoje está tomando, em Mônaco, dois segundos da F-1, o que é muito pouco.
Na GP2 tem o nível também. Lá os pilotos não estão brincando e a preparação deles é totalmente diferente do que eu pensava. Quando a gente chegou lá, do lugar que a gente veio até hoje, descobrimos na metade do campeonato tudo o que os outros estavam fazendo e eu só me preparando fisicamente.
Você já sabe se vai poder testar algum dia em Jerez de La Frontera ou em Barcelona, nos testes de fevereiro?
Eles confirmam algum tempo de teste que eu vou ter no carro, mas é difícil dizer quando eles vai ser isso, porque estão construindo tudo muito rápido e eles não sabem quando vão testar.
Muda alguma coisa na sua preparação física ou você vai manter o mesmo ritmo do ano passado, quando estava só na GP2?
Muda pouca coisa, porque na GP2 eu já estava com preparação de F-1, treinando com o preparador do [Jarno] Trulli. Acho que agora vai se profissionalizar mais, porque a Virgin vai ter recursos novos, que eu não conhecia.
Você já tem algum patrocínio confirmado?
Ainda não, mas tenho certeza de que a gente vai conseguir por causa dessa vaga na F-1 e talvez pelo fato de eu ser o primeiro nordestino lá, o que me ajudou muito. Até porque, se em 2011 eu quero entrar como piloto, tenho que levar patrocínio. Minha intenção é essa, queria muito. Nesse ano de 2010 eu quero ter muito resultado na GP2 para conseguir isso.
O Kobayashi era um piloto regular na GP2 e virou sensação na F-1, quando substituiu o Glock na Toyota e conseguiu bons resultados. Acha que com você pode acontecer o mesmo?
Com o Kobayashi foi uma situação em que ele aproveitou o momento que teve e teve todo apoio. Na GP2 ele era como eu, largava junto comigo, e na F-1 dava pau no [Romain] Grosjean. Uma chance que você tem para mostrar quem você é muda sua carreira. Foi o meu caso. Eu tinha uma corrida pra mostrar meu potencial [em Monza] e consegui ganhar. Ali eu estava muito determinado.
Ouça os principais trechos da entrevista com Luiz Razia
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/80588Senna substitui Alguersuari na Toro Rosso?
A demora da Toro Rosso em confirmar Jaime Alguersuari como companheiro de equipa de Sebastien Buemi para 2010 parece indicar que a equipa de Faenza está à espera de ver o que acontece no mercado de pilotos antes de se comprometer com o jovem piloto de Barcelona.
A falta de progressão do catalão na fase final do Mundial de 2009 e uma certa imaturidade desapontaram os responsáveis da equipa de Faenza, ao ponto do que se pensava ser uma renovação automática de contrato ter ficado em suspenso.
Fontes italianas avançaram-nos com a possibilidade de Franz Tost estar à espera do que vai acontecer com a equipa Campos Meta 1, que pode ser obrigada a vender a equipa em virtude de não surgir um grande patrocinador que 'salve' a equipa, pois no caso de Bruno Senna ficar livre no mercado, o brasileiro seria a alternativa mais interessante para a Toro Rosso.
Por um lado, por ser mais velho e maduro que Alguersuari, por outro porque poderá contribuir para o orçamento da equipa graças ao patrocínio da Telmex. Por fim, porque seria um grande trunfo para a penetração da Red Bull no importante mercado brasileiro.
Triste sina ter nascido português