Emilio Carlos escreveu:Oi amigos, a novela tá boa... vamos especular mais um pouco
Não esqueçam da crise que provocou o pedido de demissão dos 4 ministros por causa da Comissão da Verdade e outros delírios do Paulo Vannuchi e do Tarso Genro, as 3 Forças e o MD estão esperando o Lula dar uma garantia final de que não mexerão na Lei de Anistia.
O vazamento foi proposital e deixou o Lula sem alternativa, vejam as opções:
a) O Lula vai ter que escolher o Rafale, porque já tem um compromisso muito mais sério com a França, que é o submarino nuclear, a "cereja do bolo" como sabiamente diz o Walterciclone.
b) Se a França resolver "enrolar" a Marinha no projeto do sub-nuke, o prejuizo ao Brasil será muito grande, não convém provocar.
c) A França depende da encomenda da FAB para viabilizar o Rafale e com isso seu próprio futuro como potência militarmente independente.
d) A aliança estratégica coma França é muito mais completa e forte do que parece e o Rafale é essencial nesse projeto geopolítico, não existe possibilidade dessa aliança prosperar com uma traição desse tamanho, caso o Gripen fosse o escolhido.
e) A credibilidade do Lula precisa ser reafirmada com a palavra já dada em setembro, voltar atraz e comprar Gripen pareceria uma fraqueza do presidente, que teria recuado por medo de contrariar os militares.
f) Os ministros militares estão demissionários e não tem nada a perder afrontando o presidente, o Jobim teria um bom motivo para apoiar ostensivamente seu amigo Serra.
g) O Serra adoraria que a crise militar se aprofundasse e a oposição teria muito assunto na eleição forçando o Lula a ficar defendendo sua escolha feita "à revelia" dos especialistas da FAB.
Portanto, o Lula tem duas alternativas, ou compra Rafale por bem, ou compra por mal.
Por bem, a FAB faz um relatório neutro e ele escolhe o Rafale cheio de razão, com apoio dos brigadeiros, celebra sua aliança com a França, tira os argumentos da oposição e quase todos ficam felizes para sempre, exceto os dois guerrilheiros aloprados Paulo Vannuchi e Tarso Genro (e caterva radical), pois para isso ocorrer o presidente terá que dar garantias às Forças Armadas de que não haverá revisionismo na Lei de Anistia como pretendem os guerrilheiros.
Por mal, o Lula dá força aos guerrilheiros, ignora os temores dos militares de que haja revanchismo e aceita a demissão dos 3 ministros militares e mais o Jobim. Nesse caso a FAB faz um relatório igual ao que foi vazado e divulgado pela Folha. O Lula vai ter que escolher o Rafale mesmo assim, pois tem aliança com a França e não vai voltar atraz. Mas vai ficar mal para a França ter seu caça escolhido por critérios políticos, contra a opinião dos profissionais da FAB que são mundialmente respeitados, vai dar força ao Serra e à oposição que vão ter muito assunto durante a eleição. Todas as 3 forças ficarão com um tremendo mal estar porque foram traidas e o próximo presidente corre o risco de ser uma guerrilheira revanchista, que sem a moderação do Lula, poderia achar que está podendo e aprofundar o revanchismo mexendo na Anistia.
O Gripen não tem chance, e a Embraer não conta com a simpatia da FAB desde o FX-2 quando tentava a todo custo vender o Mirage 2000 BR, esse sim um verdadeiro mico (para ser nosso futuro caça).
O Super Hornet é um excelente avião, mas vem de "família" ruim, o Obama detonou qualquer chance do SH quando ferrou os bolivarianos, o Itamaraty e o Lula, reconhecendo as eleições em Honduras e jogando agua fria naquela crise artificial bolada pelo Chavez e Samuel Pinheiro.
A função do SH nessa concorrência é ferrar os franceses, impedir o sucesso do Rafale para assim eliminar um concorrente de peso em um mercado restrito.
A SAAB ainda vai acabar sendo comprada pela Embraer, se não for fechada como sua irmã automobilistica, simplesmente porque não vai ter mercado para eles quando os chineses começarem a vender J-10 em parceria com as Casa Bahia, em suaves prestações a todos os paises da classe D e E...
Por isso esse desespero de vender a qualquer preço, oferecendo até uma ainda mais fantasiosa versão naval.
A Marinha deve estar torcendo pro Rafale, seria muito mais fácil comprar sua versão naval e aposentar os Skyhawk da linha de frente, tornando-se uma força de porta-aviões com credibilidade.
Portanto colegas vai dar Rafale, por bem ou por mal, mas vai dar e a Folha vai pagar um belo mico.
Abraços
Post interessante, Emílio, meus respeitos e cumprimentos.