TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Enlil
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27406 Mensagem por Enlil » Ter Jan 05, 2010 3:31 pm

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27407 Mensagem por orestespf » Ter Jan 05, 2010 3:32 pm

gomugomu escreveu:Não não, vou pedir pro consultor Prick escolher.


Orestes, sei que não lhe vale muito, mas MEUS PARABÉNS pelo seu último post.

Dígno de nota.
Vale muito sim, Gomu, gosto e respeito muito suas opiniões; não é porque divergimos em alguns pontos que não podemos respeitar e admirar certas opiniões (e até mesmo ser amigos). :wink:




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gaitero
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27408 Mensagem por gaitero » Ter Jan 05, 2010 3:34 pm

orestespf escreveu:Acho que agora cabe um balanço dos fatos ocorridos. Vamos a matéria da Eliane Cantanhêde e a Nota Oficial da FAB:
FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos
Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2

Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.
A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.
O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.
Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.
É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.
Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.
05/01/2010 - 14h03
F-X2: Esclarecimentos

A respeito de matérias publicadas pela imprensa, este Centro esclarece que o Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER
Bem, relendo a matéria da Eliane fica claro que ela não teve acesso aos detalhes do relatório, parece que ela ficou sabendo algo como: "o relatório foi finalizado, o Gripen ficou em primeiro e o Rafale em último. Ponto!" Percebe-se isto porque seu texto está permeado de partes antigas de suas matérias mais antigas, ou seja, de novo mesmo só o que deve ter acontecido (vitória do Gripen e terceiro lugar para o Rafale), o resto é relativamente velho. Daí ela resolveu complementar o texto com sua opinião para o fato do Rafale ter perdido e o Gripen vencido.

A nota oficial da FAB não desmente em nada o que a Eliane disse de novo (1º Gripen e 3º Rafale), afirma que o relatório ainda não chegou ao ministro NJ (fato dito ao contrário pela Eliane), detalha vários outros quesitos da avaliação técnica. Tudo sugere que a essência da informação obtida pela Eliane parece verdadeira mesmo.

O que gostaria de saber é se o tal jogo de cores é realmente verdade ou se foi mais um boato que a imprensa comprou e nos fez acreditar em sua veracidade. A nota da FAB também não fala nada sobre isto, o que seria bom, até mesmo pra saber se a tal classificação apontada pela Eliane faz sentido (se está correta ou não são outros quinhentos) ou não.

Se não existe o código de cores e se o relatório classifica os caças, então, de duas, uma: ou a conversa do Lula e do NJ foi bravata (ou seja, deram o ok pra FAB fazer a escolha) ou a FAB realmente "ousou" mais do que devia ao apontar um vencedor (através de uma classificação). Continuo achando isto estranho, mas vai saber.

Outro ponto delicado: se a nota da FAB não nega e nem confirma o que foi noticiado pela Eliane e sem ao menos dizer que a decisão será do ministro/presidente (poderia dizer que o relatório está finalizado, mas que a decisão será de quem for de direito, sei lá), sugere claramente que não apenas apontou um vencedor (não seria o governo ao invés da FAB?) como também antecipou a notícia que, em geral, é dada pelo ministro ou pelo próprio presidente.

Confesso que achei a nota oficial do CECOMSAER mais embaraçosa do que a falta dela... :? :? :?
Até 7 de desembro a fala do NJ era uma só...

Cabe a FAB realizar todas as análizes cabíveis sobre os caças e suas propostas e cabe ao governo definir qual a melhor proposta, de acordo com a nova estratégia de defesa. A compra será direta, e o contrato será assinado 3 meses depois do vencedor ser anunciado. O governo tem uma postura pró-Rafale por considerar que o mesmo é o único capaz de oferecer real transferencia de tecnologia.

Por motivos como, embargos norte americanos, e dependência externa no caso Suéco.

Segundo consta este foi o ultimo anuncio oficial de NJ. E creio que esta valendo até os dias de hoje...

PS; eu concordo que a FAB poderia ter ficado quieta...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27409 Mensagem por orestespf » Ter Jan 05, 2010 3:35 pm

Gerson Victorio escreveu:Orestes,

é como eu disse antes...a FAB gosta de enigmas..
Pra certas coisas sou bem "velho", Gerson, ainda gostaria que as notas oficiais fossem sempre claras e objetivas, mas isto deve ser mais uma de minhas ingenuidades (cheguei a conclusão que sou um). Deixemos assim, a FAB é sábia e sabe muito bem o que faz, nós é que normalmente queremos mais. :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27410 Mensagem por helio » Ter Jan 05, 2010 3:35 pm

rcolistete escreveu:
helio escreveu: O Vice-presidente da Rafale, no fim da entrevista disse uma perola, que o custo operacional do Rafale seria semelhante aos M2000 da FAB.
Caro Helio,

Pode ser ou não uma "pérola" : o custo operacional do Mirage 2000C/B na FAB é conhecido ? Lembremos que há toda uma estrutura (base da FAB, bancadas de testes, etc), gastos de formação de pessoal, etc, para somente 12 Mirage 2000C/B, fora que tal caça já está ultrapassado e com componentes descontinuados ou em vias de serem descontinuados nos próximos anos (tendo que apelar para estoques dos mesmos).

Abraços,

Roberto
Olá Roberto
Na verdade o mirage 2000 ainda é um equipamento de primeira linha na Armée de L'Air. Somente uma base , o Provence opera os Rafale (
com um esquadrão de caça e outro com armas nucleares).
O numero de mirage 2000 em operação na França é significativo. No Afganistão eles utilizam apenas 3 Rafales a cada temporada e voam sempre acompanhados com mais 3 Mirage2000. Consequentemente as peças de reposição dos Mirage 2000 não são descontinuados, muitos estão ainda em produção.
A produção dos Rafale é muito lenta na França (se não me engano 8 por ano para a Marinha e Força Aerea) e a encomenda deles vai demorar muito tempo para completar.
Não acredito que o custo operacional do Rafale seja equivalente ao Mirage 2000, pois sendo assim o Brasil nem estaria questionando, e pedindo para que o custo dos componentes fornecidos sejam equivalentes a Froça aérea Francesa.
Afinal, se o custo é tão suportável como nos Mirage 2000 da FAB para que este segredo todo? Para que serve de argumento para os suecos que o vetor é tão caro de operar?

Um abraço

Hélio




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27411 Mensagem por brisa » Ter Jan 05, 2010 3:36 pm

Bem vindo de novo preto veio...e feliz 2010.... :wink:

Estava pensando aqui.....antigamente tinha um desenho da Formiga Atomica.....acho que vao lancar o Mosquito Atomico... [003] [000]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27412 Mensagem por JulianC » Ter Jan 05, 2010 3:37 pm

Enlil escreveu:No total, há 50 usuários online :: 38 usuários registrados, 9 invisíveis e 3 visitantes (Esta informação é baseada em usuários ativos nos últimos 5 minutos)
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Isso q é ninguém mais suportar o FX-2 :mrgreen:... Cambada de viciado e vagabundo :lol:...
Me rendo a sua afirmacao dando risada...por mais q todos briguem seja por avaliacao tecnica ou ateh partidaria, tah todo mundo curioso pra ver o q acontecera.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27413 Mensagem por orestespf » Ter Jan 05, 2010 3:40 pm

brisa escreveu:Bem vindo de novo preto veio...e feliz 2010.... :wink:

Estava pensando aqui.....antigamente tinha um desenho da Formiga Atomica.....acho que vao lancar o Mosquito Atomico... [003] [000]
[009] [009] [009]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27414 Mensagem por helio » Ter Jan 05, 2010 3:42 pm

Enlil escreveu:
Tá aí :!: Um iceberg para os q ainda achavam q essa mídia (Veja, Folha SP, Globo, dentre outros) serve de parâmetro ou fonte para qualquer coisa q diga respeito a deferência Nacional e q não sirva somente a grupos de interesses políticos e econômicos determinados.
Não entendi a sua colocação.
A jornalista da folha diz claramente:
"Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
A versão do governo fala EXATAMENTE o que a jornalista disse . abraço

Hélio




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27415 Mensagem por prp » Ter Jan 05, 2010 3:42 pm

Na minha opinião o GF ficaria com o Rafale, porém como a Dassault não cumpriu as promessas do Sarko o GF ficou adiando para tentar rancar alguma coisa. Como não adiantou Lula deu carta branca para a FAB decidir.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27416 Mensagem por Hader » Ter Jan 05, 2010 3:44 pm

A varanda nunca foi tão divertida... 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27417 Mensagem por rmonge04 » Ter Jan 05, 2010 3:45 pm

prp escreveu:Na minha opinião o GF ficaria com o Rafale, porém como a Dassault não cumpriu as promessas do Sarko o GF ficou adiando para tentar rancar alguma coisa. Como não adiantou Lula deu carta branca para a FAB decidir.
Bem que eu gostaria que fosse isso! :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27418 Mensagem por gaitero » Ter Jan 05, 2010 3:45 pm

helio escreveu: Não entendi a sua colocação.
A jornalista da folha diz claramente:
"Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
A versão do governo fala EXATAMENTE o que a jornalista disse . abraço

Hélio
A versão do governo é a versão da FAB? Ou a versão do governo é a versão do MD?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27419 Mensagem por angelogalvao » Ter Jan 05, 2010 3:46 pm

Se for pra avacalhar mesmo, escolhe logo o Su-35




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27420 Mensagem por Wardog » Ter Jan 05, 2010 3:46 pm

angelogalvao escreveu:Se for pra avacalhar mesmo, escolhe logo o Su-35

Ta loco, avacalha mas não tanto!




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