Dieneces escreveu:rcolistete escreveu:
Caro Dieneces,
Por favor, ao menos leia, leia, leia o material de cada proposta divulgada publicamente no FX-2. Em todas elas é citada a fabricação de partes no Brasil. Isso foi um feito que a FAB conseguiu para meros 36 caças, na minha opinião.
Não adianta repetir N vezes que a proposta do Rafale é mera montagem que isso não vai se tornar verdade.
Cordialmente,
Roberto
Já Li , Roberto . E o que li dizia que os 36 Rafale-BR serão integralmente franceses .
Caro Dieneces,
Desculpa a demora, estava sem tempo para escrever.
No 2o semestre de 2009 saíram muitos detalhes das propostas e contra-propostas da Boeing, Dassault e Saab, antes e depois da FAB dar mais tempo para as mesmas serem reformuladas.
Sobre o Rafale :
http://www.defesanet.com.br/fx2/ri_tech.htm
Ou indo direto à fonte :
http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... release=41
Destaque meu : "As atividades de fabricação gerarão 3,5 mil empregos diretos e 11,5 mil indiretos."
http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... release=42
Destaque meu : "As seis primeiras aeronaves deverão ser construídas na França, com participação brasileira, para garantir aprendizado à indústria e entrega rápida dos primeiros caças à FAB. Os demais 30 caças serão montados no Brasil, com a produção de peças sendo transferida gradativamente à indústria brasileira, chegando a 50% na trigésima sexta aeronave e com certeza de aumentar caso o Brasil amplie o programa."
Textos semelhantes em detalhes temos também para o Gripen NG e Super Hornet.
Não quero nenhuma implicância contigo ou qualquer outra pessoa de fórum, etc. Para ressaltar isso, quero contextualizar minha posição impaciente a comentários superficiais sobre o FX-2 :
- eu votei no Gripen NG na voltação desse tópico !
- acho as propostas (públicas) do Gripen NG e Rafale muito boas, obviamente não temos custos oficiais das mesmas, detalhes de financiamento (ítem importantíssimo, tal qual quando compramos um carro), etc;
- eu passei 4 anos, de 1998 a 2002, na França, fazendo doutorado em Física, tendo como hobby acompanhar a área militar, principalmente aeroespacial. Como fruto disso, colecionei e me especializei em material sobre Rafale, que para minha surpresa, era muito superficialmente descrito na mídia e fóruns brasileiros. Em 2008 e 2009 a situação melhorou com matérias em revistas e sites de melhor qualidade sobre o Rafale. Enfim, muitos absurdos foram ditos sobre o Rafale, felizmente a maioria deixou de ser repetida, mas mesmo hoje ainda há alguma desinformação sobre o mesmo, principalmente na forma de pré-conceitos;
- entre escolher 36 Rafale F3+ ou 36 Gripen NG, prefiro 36 Rafale F3+ pois na minha opinião o Rafale compete com (suas 9,5 ton. de cargas externa x 6,? ton. do Gripen NG) com o F-15, Su-27/30/35, Tornado, F/A-18E/F, Eurofighter, etc. Seria como se o Congresso dos EUA perguntasse à USAF : quer 36 F-15 ou 36 F-16, sendo que depois terá mais caças só daqui 8 anos ?
- o Rafale é bimotor porém seus motores são se comparam em potência (e consumo) aos do F-22, por exemplo. É citado oficialmente que o Rafale em certas missões a baixa-média altitude é mais econômico que um Mirage 2000D (ataque ao solo) com a mesma configuração de armas, isso pois o Rafale é mais optimizado para menor consumo em ataque, tem mais capacidade de combustível (interno e externo), etc. Enfim, ser bimotor não significa automaticamente que um caça consome o dobro de um monomotor. Fora a parte de consumíveis em vôo (combustível, lubrificantes, etc), vários ítens de um caça mono e bimotor são em quantidades iguais (radar, ECM, etc), fora os motores, obviamente. E um caça moderno tem um alto custo para se manter uma disponibilidade próxima de 100%, para se ter : grande estoque de LRU (Line-Replaceable Unit), bancadas de testes e ensaios, etc. Enfim, eu subjetivamente considero o Rafale como tendo 40-50% mais de capacidade militar (inclusive dissuasão) que um Gripen NG, sendo admissível custar aproximadamente isso a mais do que um Gripen NG;
- sobre o FX-2, dou meus parabéns à FAB até 09/2009, depois houve enrolação demais. Parabéns pois conseguiu arrancar propostas extremamente interessantes à FAB e Brasil como um todo por uma mera compra de 36 caças. Espero que a FAB faça bom uso disso.
Abraços,
Roberto