P44 escreveu:mas aí se calhar a FAB até já gosta, é isso?
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
P44, aí do outro lado do Atlântico, acho que você não entende direito como é a FAB ou as Forças Armadas brasileiras em geral. Não é essa putaria que você pensa, longe disso. Alias, eu não gosto, foi é em tom de desdém, de escárnio. Claro que depois vão dizer: "mas a MB está fazendo tudo certo! A FAB não!!!". É, é verdade. Não sei quanto as outras forças, mas quase todos os programas da MB são considerados de Estado, de primeira necessidade.
Eu tenho um professor de geopolítica na faculdade, que é membro das comissões do Itamaraty e essa coisa toda. É amigo do Samuel Pinheiro Guimarães (que eu considero um doido). Numa conversa dessas com ele, falando sobre aulas e tal, comentei com ele sobre a END, se ele já tinha lido, o que achava e tal. Ele disse que não, mas que o pensamento reinante no [atual] governo brasileiro era de reequipar as forças armadas, em especial a Marinha, que deveríamos ter um Marinha de Guerra de primeiro mundo, pois nossas maiores ameaças estão no além-mar e não sei o que.
Depois dessa conversa fiquei pensando e concluí um monte de coisa: a Marinha, que sempre soube disso, aproveitou e comprou os seus brinquedos, da unica fonte que poderiam suprir o que queriam para a o sub nuclear, ou seja, a França. E por isso foi tudo muito rápido, todos estavam de acordo, tudo muito certinho. Quase um milagre, em termos de Defesa nesse país.
Agora com a FAB, realmente não sei o que ocorre. Mas duvido muito que seja má vontade, conspiração, putaria ou o que seja do alto comando ou do alto comando que seja. Tenho certeza que FAB e governo se entendem muito bem. Claro que há desavenças, nenhuma relação é perfeita, mas se entendem.
Mas se for para chutar em alguma coisa, acho que são grupos, quais eu não sei (mas suspeito), externos ao governo e FAB, que tentam desestabilizar o processo, com seus mais diversos e divertidos interesses. Os suecos, com o Gripen, e sua enorme boa intenção (falando sério) vieram com tudo nesse processo de escolha. Esses tais "grupos" podem ter visto no Gripen as suas maiores chances de emplacar alguma coisa, diferente do que pensa o atual governo, e de uma hora para outra, o caça sueco encarnou o capeta por aqui. Mas quer saber, sei lá.
E o que vai dar disso tudo, eu também não sei.
Abraços
Ps.: Como vocês postam, pqp, no tempo que escrevi mensagem essa apareceu mais 15....