---------------------------------------------------------------------------------------Carlos Mathias escreveu:Engraçado, o Su-35BM e seu radar eram uma merda justamente porque a antena era móvel. Agora o Santiago (depois de trocar de camisa, mas ainda com muitas estrelinhas e listras ) aposta que um radar ghost paper será o melhor, mesmo que o avião não tenha espaço, potência nem exista e tenha o mesmo movimento mecânico, só que bem mais limitado.
CM,
Santiago nunca disse nada sobre o radar PESA de antena movel do Su-35. Que o conceito era interessante era. Mesmo com aquele papel celofone
A SAAB já terminou o radar do Eurofighter? Se terminar o ghost radar antes do CAESAR o pessoal da Europa vai chiar, pô!?
Como é que terminam um que começou ontem antes de um que já tem quase uma década de desenvolvimento?
A SAAB não é responsável pelo radar do Eurofighter. Vc pirou? A SAAB está utilizando uma antena AESA da Selex que desenvolve em consórcio o novo radar do Eurofighter.
[]s
Bem, voltamos aos custos, e única e nem um pouco óbvia "vantagem" do avião David Coperfildi.
Vamos às velhas perguntas manjadas de sempre:
- Qual o custo geoestratégico de se escolher um caça sem respaldo nessa área?
- Qual o custo de se escolher um caça em que uns 50% sejam norte-americanos para que depois tenhamos mais um "TP-2000 da vida" ao pedirmos algo além do "necessário"?
Se o problema são custos, J-10 na cabeça, agora!!!!!!
Aliás... Alô, alô pessoal Rafaleiro no FX!
Se baterem nessa tecla de custos, empurrem J-10 na mesa e mostrem custos!!!!!!!
Abraços!
http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments
Gripen NG Demo com pilotos brasileiros
Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.
Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.
Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.
Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).
Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.
Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.
Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.
Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.
Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.
Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.
Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.
Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.
03 jan, 2010 Por Alexandre Galante