Olá Carlos Mathias,
Olá Kirk. Que bacana o seu nome.
Percebo que todos concordam com você
Todos não, uma pequena parte apenas.
portanto, acho que estou meio "deslocado"
Já mostrei que, ao contrário, estás com bastante companhia.
me explique melhor, você acredita que o GPF-X2, Copac e FAB concordam com o GF na escolha do equipamento do FX-2 e a prova incontest disso é que o Min. Nelson Jobim colocou seu cargo a disposição em apoio aos comandantes militares no episódio de DH?. É isso?
Eu disse isso ou é uma hipótese levantada por você?
Se é uma hipótese sua, como posso explicar algo que não saiu da minha mente?
Mas vamos lá tentar debater sobre a sua/minha/nossa hipótese.
Esse manifesto conjunto das três forças mais o MinDef mostra sim uma inegável coesão de entre os quatro atores, afinal, nenhum dos três cmtes negou.
Que oportunidade melhor que essa para uma fritura? Bastaria ao MinDef acusar os três/um dos três de "desacordo" e substituí-los, sem traumas nem stress.
Por outro lado, bastaria aos três/um dos cmtes fazerem cara de paisagem e deixar o NJ no meio da rua, sozinho e vulnerável, ou soltar umas notinhas na mídia, vazar umas "informações", dar umas declarações via algum oficial general insatisfeito, alguém da indústria, políticos chegados, jornalistas amigos da tal Força ... Enfim, oportunidade de formar um furdunço não falta, não é mesmo?
Não vi nada ainda sobre o assunto da guerra entre a FAB e o NJ.
Pelo que saiu na mídia, os cmtes foram atrás, seguiram o NJ, e não o oposto, ou seja, respeitou-se a hierarquia e disciplina óbvias e todos estão coesos no objetivo de mudar essa palhaçada (minha opinião) de revisão da lei de anistia.
Sobre esses órgão da FAB que você citou, são todos subordinados ao cmte da FAB, ao MinDef e a Presidência da República, é a lei e a ordem hierárquica óbvias. E isso é assim
nas três forças, em que pese não termos prepostos, delegados e/ou representantes de nenhuma das outras duas forças aqui ou na mídia dando declarações de que há uma guerra entre as Forças e o NJ e o Lula.
Aliás, acabou-se de assinar
mais um programa no EB prevendo um MBT nacional no futuro.
A GPFX do EB, COPAG do EB e o cmte do EB não demonstraram na mídia nem em fóruns que estão putos com o NJ ou com o Lula por assinarem CCs, MAS-1, etc, etc, etc.
Não vejo os colegas de outras Forças frequentando os lugares e agitando no ar um suposto desentendimento profundo e terrível, incontornável mesmo, entre as Forças e o GF. Ao contrário, vi o cmte da Marinha fazer um pronunciamento correto e sereno sobre a situação atual da MB.
O EB, como sempre, está na dele e vai tocando suas obras em low profile.
Enfim, é capaz sim que algumas partes e/ou setores da FAB estejam descontentes com alguma coisa em relação ao GF, mas é aquilo, nem Jesus em toda a sua superioridade moral agradou a todos, né?
E o mais importante é que o Cmte Saito (+MB+EB) tá junto do NJ nessa crise.
O resto da FAB segue as ordens dele, ou pede o pijama, pelo menos é assim que se supõem que funciona, né?
O que me causa uma certa ponta de estranheza é que ninguém da FAB veio à público dizer abertamente que o NJ é isso ou aquilo, ou que o Presidente também é safado, ladrão, corrupto, vendilhão e etc.
Se um herói viesse à público e expusesse a podridão que se alardeia por aí no FX, tenho absoluta certeza que no outro dia o CN abriria a CPI do avião. Seria uma oportunidade sem precedentes para inflingir uma derrota acachapante ao GF como um todo. Quem sabe, dado o enorme volume de falcatruas alegadas, não seria a oportunidade do segundo impichimente de um presidente no Brasil?
As instituições estão funcionado, as portas estão abertas, o meios e vetores estão disponíveis à qualquer cidadão brasileiro, basta levar as denúncias aos canais competentes que a coisa vai feder.
Até lá, eu tenho prá mim que está tudo bem entre as três Forças e o GF.
Abraços!