TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26521 Mensagem por Skyway » Qui Dez 31, 2009 3:44 pm

Tigershark escreveu:
Skyway escreveu: Por isso continuo na praia tomando cervas e vendo bundas.
Se bem que hoje ta foda aqui, muita gente chegando e a praia ta ficando lotada! :shock: Pelo menos vou ter visão privilegiada dos fogos.... :lol:

Caraca,Sky,não te invejo....Só deve estar vendo bundas encharcadas e bem cobertas com a chuva que cái aqui no Rio.....

Feliz Reveillon a todos!
:mrgreen:

Isso era verdade até uma hora atras. Mas a chuva parou e o povão ta vindo... :mrgreen:

Sério agora, voltei da rua agora pouco e putz...copacabana ta cheia de mulher boa! :shock:

AD ASTRA PER ASPERA
Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#26522 Mensagem por Grifon » Qui Dez 31, 2009 4:44 pm

o favorito da FAB voltou a ser o Gripen? não era o F18? troca toda hr.
E a decisão final continua no ar…

Entrou areia grossa na bilionária compra dos 36 caças Rafale, produzidos pela França. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem dito aos mais próximos que o comando da Aeronáutica se decidiu pelos caças suecos, fabricados pela Gripen (sic) – recusando-se, assim, a chancelar o negócio com os franceses, como deseja Lula. Nessas conversas, Jobim admite que, quando deixar o ministério, em abril, nenhuma solução terá sido dada.

FONTE: Veja – Radar On-line / Blog Aereo

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#26523 Mensagem por kirk » Qui Dez 31, 2009 5:29 pm

Skyway escreveu:Isso era verdade até uma hora atras. Mas a chuva parou e o povão ta vindo... :mrgreen:

Sério agora, voltei da rua agora pouco e putz...copacabana ta cheia de mulher boa! :shock:
PUTZ, QUE INVEJA !!!!!!!!!!!!

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#26524 Mensagem por GDA_Fear » Qui Dez 31, 2009 5:38 pm

Não é só na praia que encontras mulher boa [037] [037] [037]

kirk
Sênior
Sênior

#26525 Mensagem por kirk » Qui Dez 31, 2009 5:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Se rolou e estavam todos juntos, então prova-se em definitivo e além de qualquer dúvida união do MinDef com os cmtes militares.
Não tem nada que ver com a babaquice que se espalha por aí de que os militares estariam dando porrada e levando do NJ e do Pres. Hipótese esta simplória demais mesmo prara mim, um mero e simples habitante dos mangues intelectuais.
Quem insufla essas quimeras, lamento dizer, já foi ralo abaixo nas técnicas de convencimento.
Isso é ridículo, isso é uma tentativa tola e infrutífera de levar confusão onde não há, como provado PUBLICAMENTE agora pelaz ação conjunta e em uníssono do MinDef dos cmtes militares.
Ou eles só se separam na hora de trolhar os caças com coleirinha de adamantium????
Voltamos àquela estapafúrdia dicotomia , onde os civis envolvidos seriam todos uns canalhas nas compras para a donzela de azul, e anjos celestiais nas compras pro EB e para a MB.

Não vai ser assim, através de joguinhos midiáticos e de fofoquinhas que vão reverter o quadro desfavorável à seu favor numa disputa como o FX, muito pelo contrário.

A César o que é de César, no seu devido tempo.
Olá Carlos Mathias,

Percebo que todos concordam com você, portanto, acho que estou meio "deslocado", me explique melhor, você acredita que o GPF-X2, Copac e FAB concordam com o GF na escolha do equipamento do FX-2 e a prova incontest disso é que o Min. Nelson Jobim colocou seu cargo a disposição em apoio aos comandantes militares no episódio de DH?. É isso?

Sds
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior

#26526 Mensagem por kirk » Qui Dez 31, 2009 5:47 pm

GDA_Fear escreveu:Não é só na praia que encontras mulher boa [037] [037] [037]
Porém lá elas desfilam de biquini ! :P

[] kirk

Carlos Mathias

#26527 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 31, 2009 6:48 pm

Olá Carlos Mathias,
Olá Kirk. Que bacana o seu nome. :)
Percebo que todos concordam com você
Todos não, uma pequena parte apenas.
portanto, acho que estou meio "deslocado"
Já mostrei que, ao contrário, estás com bastante companhia.
me explique melhor, você acredita que o GPF-X2, Copac e FAB concordam com o GF na escolha do equipamento do FX-2 e a prova incontest disso é que o Min. Nelson Jobim colocou seu cargo a disposição em apoio aos comandantes militares no episódio de DH?. É isso?
Eu disse isso ou é uma hipótese levantada por você?
Se é uma hipótese sua, como posso explicar algo que não saiu da minha mente?

Mas vamos lá tentar debater sobre a sua/minha/nossa hipótese.

Esse manifesto conjunto das três forças mais o MinDef mostra sim uma inegável coesão de entre os quatro atores, afinal, nenhum dos três cmtes negou.
Que oportunidade melhor que essa para uma fritura? Bastaria ao MinDef acusar os três/um dos três de "desacordo" e substituí-los, sem traumas nem stress.
Por outro lado, bastaria aos três/um dos cmtes fazerem cara de paisagem e deixar o NJ no meio da rua, sozinho e vulnerável, ou soltar umas notinhas na mídia, vazar umas "informações", dar umas declarações via algum oficial general insatisfeito, alguém da indústria, políticos chegados, jornalistas amigos da tal Força ... Enfim, oportunidade de formar um furdunço não falta, não é mesmo?

Não vi nada ainda sobre o assunto da guerra entre a FAB e o NJ.

Pelo que saiu na mídia, os cmtes foram atrás, seguiram o NJ, e não o oposto, ou seja, respeitou-se a hierarquia e disciplina óbvias e todos estão coesos no objetivo de mudar essa palhaçada (minha opinião) de revisão da lei de anistia.

Sobre esses órgão da FAB que você citou, são todos subordinados ao cmte da FAB, ao MinDef e a Presidência da República, é a lei e a ordem hierárquica óbvias. E isso é assim nas três forças, em que pese não termos prepostos, delegados e/ou representantes de nenhuma das outras duas forças aqui ou na mídia dando declarações de que há uma guerra entre as Forças e o NJ e o Lula.

Aliás, acabou-se de assinar mais um programa no EB prevendo um MBT nacional no futuro.
A GPFX do EB, COPAG do EB e o cmte do EB não demonstraram na mídia nem em fóruns que estão putos com o NJ ou com o Lula por assinarem CCs, MAS-1, etc, etc, etc.

Não vejo os colegas de outras Forças frequentando os lugares e agitando no ar um suposto desentendimento profundo e terrível, incontornável mesmo, entre as Forças e o GF. Ao contrário, vi o cmte da Marinha fazer um pronunciamento correto e sereno sobre a situação atual da MB.

O EB, como sempre, está na dele e vai tocando suas obras em low profile.

Enfim, é capaz sim que algumas partes e/ou setores da FAB estejam descontentes com alguma coisa em relação ao GF, mas é aquilo, nem Jesus em toda a sua superioridade moral agradou a todos, né?
E o mais importante é que o Cmte Saito (+MB+EB) tá junto do NJ nessa crise.
O resto da FAB segue as ordens dele, ou pede o pijama, pelo menos é assim que se supõem que funciona, né?

O que me causa uma certa ponta de estranheza é que ninguém da FAB veio à público dizer abertamente que o NJ é isso ou aquilo, ou que o Presidente também é safado, ladrão, corrupto, vendilhão e etc.

Se um herói viesse à público e expusesse a podridão que se alardeia por aí no FX, tenho absoluta certeza que no outro dia o CN abriria a CPI do avião. Seria uma oportunidade sem precedentes para inflingir uma derrota acachapante ao GF como um todo. Quem sabe, dado o enorme volume de falcatruas alegadas, não seria a oportunidade do segundo impichimente de um presidente no Brasil?

As instituições estão funcionado, as portas estão abertas, o meios e vetores estão disponíveis à qualquer cidadão brasileiro, basta levar as denúncias aos canais competentes que a coisa vai feder.

Até lá, eu tenho prá mim que está tudo bem entre as três Forças e o GF.

Abraços!

Cesardpf
Júnior
Júnior

#26528 Mensagem por Cesardpf » Qui Dez 31, 2009 8:11 pm

Carlos Mathias escreveu:
Olá Carlos Mathias,
me explique melhor, você acredita que o GPF-X2, Copac e FAB concordam com o GF na escolha do equipamento do FX-2 e a prova incontest disso é que o Min. Nelson Jobim colocou seu cargo a disposição em apoio aos comandantes militares no episódio de DH?. É isso?

Esse manifesto conjunto das três forças mais o MinDef mostra sim uma inegável coesão de entre os quatro atores, afinal, nenhum dos três cmtes negou.
Que oportunidade melhor que essa para uma fritura? Bastaria ao MinDef acusar os três/um dos três de "desacordo" e substituí-los, sem traumas nem stress.
Por outro lado, bastaria aos três/um dos cmtes fazerem cara de paisagem e deixar o NJ no meio da rua, sozinho e vulnerável, ou soltar umas notinhas na mídia, vazar umas "informações", dar umas declarações via algum oficial general insatisfeito, alguém da indústria, políticos chegados, jornalistas amigos da tal Força ... Enfim, oportunidade de formar um furdunço não falta, não é mesmo?

Pelo que saiu na mídia, os cmtes foram atrás, seguiram o NJ, e não o oposto, ou seja, respeitou-se a hierarquia e disciplina óbvias e todos estão coesos no objetivo de mudar essa palhaçada (minha opinião) de revisão da lei de anistia.

Sobre esses órgão da FAB que você citou, são todos subordinados ao cmte da FAB, ao MinDef e a Presidência da República, é a lei e a ordem hierárquica óbvias. E isso é assim nas três forças, em que pese não termos prepostos, delegados e/ou representantes de nenhuma das outras duas forças aqui ou na mídia dando declarações de que há uma guerra entre as Forças e o NJ e o Lula.

Aliás, acabou-se de assinar mais um programa no EB prevendo um MBT nacional no futuro.
A GPFX do EB, COPAG do EB e o cmte do EB não demonstraram na mídia nem em fóruns que estão putos com o NJ ou com o Lula por assinarem CCs, MAS-1, etc, etc, etc.

Não vejo os colegas de outras Forças frequentando os lugares e agitando no ar um suposto desentendimento profundo e terrível, incontornável mesmo, entre as Forças e o GF. Ao contrário, vi o cmte da Marinha fazer um pronunciamento correto e sereno sobre a situação atual da MB.

Enfim, é capaz sim que algumas partes e/ou setores da FAB estejam descontentes com alguma coisa em relação ao GF, mas é aquilo, nem Jesus em toda a sua superioridade moral agradou a todos, né?
O resto da FAB segue as ordens dele, ou pede o pijama, pelo menos é assim que se supõem que funciona, né?

O que me causa uma certa ponta de estranheza é que ninguém da FAB veio à público dizer abertamente que o NJ é isso ou aquilo, ou que o Presidente também é safado, ladrão, corrupto, vendilhão e etc.

Se um herói viesse à público e expusesse a podridão que se alardeia por aí no FX, tenho absoluta certeza que no outro dia o CN abriria a CPI do avião. Seria uma oportunidade sem precedentes para inflingir uma derrota acachapante ao GF como um todo. Quem sabe, dado o enorme volume de falcatruas alegadas, não seria a oportunidade do segundo impichimente de um presidente no Brasil?

As instituições estão funcionado, as portas estão abertas, o meios e vetores estão disponíveis à qualquer cidadão brasileiro, basta levar as denúncias aos canais competentes que a coisa vai feder.

Abraços!

X2CM

kirk
Sênior
Sênior

#26529 Mensagem por kirk » Qui Dez 31, 2009 8:39 pm

Carlos Mathias escreveu:
Olá Carlos Mathias,

Abraços!
kirk é um apelido ...

Somente uma correção, não acredito que haja uma guerra não declarada entre GF e FAB, não acredito em insubordinação de militares e acredito na maturidade das instituições, somente não acredito que a FAB (GPF-X2 e Copac) tenham o mesmo ponto de vista do GF com relação ao equipamento do FX-2.

Discordar não é falta de respeito ou insubordinação, é prova de maturidade, o GF fez sua escolha considerando aspectos políticos (geopolíticos), a força aérea tirou conclusão diferente após sua análise e isso é absolutamente normal dentro de um contexto democrático.

O Presidente da República é um homem inteligente e está ponderando tudo antes da decisão.

Caso a escolha fosse coincidente o Rafale já teria sido declarado vencedor, pois, sabemos que o Pres. o quer, MinDef também, somente não sabemos a posição da FAB que preferiu uma postura de sigilo, como é próprio dos militares. Essa é minha opinião!

Sds
kirk

[] kirk

kirk
Sênior
Sênior

#26530 Mensagem por kirk » Qui Dez 31, 2009 8:51 pm

Carlos

Imposição mesmo acontece com a Venezuela por exemplo, todo mês o Cháves chega da Rússia com uma "surpresa" nova para os militares, tem até um video dele explicando ao Pres. Lula a manobra cobra dos Flankers. :P

Sds
kirk

[] kirk

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#26531 Mensagem por Mapinguari » Qui Dez 31, 2009 9:28 pm

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu:

Ora, Soultrain! Quantas unidades do Rafale Marine serão mesmo fabricadas para a Marine Nationale?
Se o Gripen NG realmente decolar com encomendas de Brasil e Índia e saírem encomendas de Gripen NG Naval para Brasil e Índia na quantidade que você aponta (80), os suecos com certeza terão orgasmos! :mrgreen:
Mapi,

O Rafale foi desenvolvido com base num conhecimento adquirido a duras penas, foi desenvolvido por uma nação que têm PA, não é o 1º.

O desenvolvimento de uma aeronave naval, não comporta só a aeronave em si, mas de todos os sistemas embarcados que orbitam à sua volta, deste sistemas de ajuda ao pouso, a abastecimento, municiamento, etc, etc...

O que a SAAB afirmou, se é que afirmou, é vaporware, nada mais que isso, se for é irresponsabilidade e se o Brasil embarcar nessa canoa furada, vai passar os 20 anos seguintes a desenvolver remendos.

Uma coisa é pousar num PA, outra é operar e operar nem sempre é em mar chão, as condições militares são muito duras.

Deixo a alguém com conhecimento de operações embarcadas, para comentar com mais propriedade e pormenor.

Mas fala sério, você deseja operar uma aeronave, que nem o país de origem alguma vez vai operar? :shock:

[[]]'´s
Soultrain,

Essa não é a questão central de meu post. Não acho que o Gripen NG será vencedor do F-X2, embora seja o meu favorito. Ele só ganha se os franceses fizerem muita mer... cadoria. A vantagem está com os franceses e o Rafale. Concordo plenamente que o Rafale, por já possuir uma versão naval, leva vantagem neste aspecto.
Mas o que eu disse é que, se o Gripen NG decolar com as encomendas de Brasil e, quem sabe, Índia, não há nada que impeça o Sea Gripen de sair e, então, ser encomendado por Brasil é Índia também. A capacidade dos engenheiros suecos é indiscutível. E, como eu disse, se as encomendas de Brasil e Índia somarem as tais 80 unidades de uma versão naval, os suecos teriam orgasmos, pois o total de Rafale M (navais) encomendado não será superior a 86 aeronaves.

Mapinguari

Imagem
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#26532 Mensagem por Marino » Qui Dez 31, 2009 9:36 pm

Deixa eu contribuir com um dado: os Comtes militares sairiam em solidariedade ao NJ, não o contrário.
Que isso fique bem claro.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#26533 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 31, 2009 10:07 pm

É, o FX2 não foi esse ano. Até 2010 pessoal, agora vou sair. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#26534 Mensagem por Enlil » Qui Dez 31, 2009 10:12 pm

E fechamos o ano com 1770 páginas de FX-2 :shock:...

E tinha gente q achava q não passaria de 1300 [002]...

É melhor nem pensar muito, q 2010 seja o ano definitivo desse programa!

Feliz 2010 a toda a comunidade do FDB [009]. [] a todos, até mais...

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#26535 Mensagem por Bourne » Qui Dez 31, 2009 10:14 pm

Esse tópico ainda chegará a 10 mil. :mrgreen:

Responder