TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26491 Mensagem por PRick » Qui Dez 31, 2009 12:33 am

rcolistete escreveu:
knigh7 escreveu:Pessoal,

A FAB dá uma grande importância aos custos de manutenção (sabe muito bem das restrições, convive com a realidade).
Olá knigh7,

Mas é bom lembrar que a FAB comumente não divulga dados que outras forças aéreas divulgam : disponibilidade dos meios, custos operacionais (com critérios detalhados), etc. É uma forma de prestação de contas ao governo e país, inclusive concientizando que caças antigos têm custo de manutenção alto e baixa disponibilidade...
knigh7 escreveu: > O custo da hora voo dos F-5M é de US$2,500. A disponibilidade dele é de 55%. Por falta de verba. A disponibilidade dos
> M2000 é um pouco maior porque o CLS, assinado em 2008 cobre uma vasta gama de atividades.
> E do AMX é de US$3,000.
Qual é a metodologia para tais cálculos de custo de hora-vôo na FAB ? Levam em conta todos esses ítens : combustível, lubrificantes e consumíveis frequentes, amortização de todos os sobressalentes (de motor, radar, etc) do caça durante a vida útil, custo da mão-de-obra para manutenção em todos os níveis, amortização de atualizações/modernizações ao longo da vida útil, etc ?

Estou achando estranho esses custos para F-5M e AMX semelhantes a aviões civis de transporte regional. Dá a entender que não inclui suporte dos aviônicos e sensores sofisticados (radares, etc) de um caça militar.
knigh7 escreveu: > Com o Rafale, a hora voo, dolarizando, será de US$14.000mil, por 10 anos, garantida pelos franceses. E depois, só Deus
> sabe para quanto vai.
Mesma pergunta acima para tal custo de hora-vôo do Rafale.

E seria interessante saber tais custos para o P-3BR (que voará muitas horas em cada patrulha), C-295, UH-60L, Super Puma e outras aeronaves da FAB (bem como da MB e EB).

Com mais Rafales entrando em operação na França até 2022 a tendência é o custo de hora-vôo cair... idem para o Brasil, caso supostamente tenhamos mais do que 36 caças no FX-2 (em lotes futuros).
knigh7 escreveu: > Mesmo assim, considerando os US$14.000 oferecido por 10 anos, se tivermos o Rafale, teremos um caça que irá substituir > os F-5M e AMX também, com um custo operacional quase 6X maior!!!
Que eu me lembre, Eurofighter (na Áustria), F/A-18E/F (na Austrália) e Rafale (na França) tem custos operacionais por ano na ordem de alguns milhões de US$/EUR por caça, com bom número de horas-vôo, boa disponibilidade, contrato CLS, etc.

Não adianta a FAB gastar mixaria em cada AMX por ano sendo que é subutilizado em horas-vôo, taxa disponibilidade, armas e sensores (radar ausente até hoje) utilizados, etc. Fora que um AMX-M ou F-5M, mesmo explorado em todo seu potencial, é algumas vezes inferior a um Rafale (ou Super Hornet ou Gripen NG) : 9,5 ton. de carga externa x aprox. 3 ton, leque de armamentos modernos, etc.

Não tem como a FAB ser mais "esperta" que outros países usuários de Eurofighter, Rafale, Super Hornet, etc, gastando (bem) menos que eles para manter tais caças. A conta é essa, uns US$2-5 milhões por caça por ano, para operará-los próximo de 100% do potencial deles.

Se a FAB não quiser isso, então que só opere A-29... não é escolhendo Super Hornet ou Gripen NG que nos tornaremos mais espertos que todos os outros países em um passe de mágica.

Abraços,

Roberto
Roberto,

É a isso que podemos chamo de Fabismo, é a ideologia de defesa da corporação, feita sobre total e completos sofismas, não se prova nada, apenas se lança no ar dados, que não existem, não foram comprovados ou explicados sobre nenhum tipo de metodologia, e se comparam esses absurdos para justificar suas ideologias.

[]´s

soultrain
Sênior
Sênior

#26492 Mensagem por soultrain » Qui Dez 31, 2009 12:36 am

Normalmente o custo de operação, inclui até as percas previstas, pois isso é um custo de operação bem real, aqueles AMX estocados entraram nas contas? :D

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
PRick

#26493 Mensagem por PRick » Qui Dez 31, 2009 12:38 am

soultrain escreveu:Normalmente o custo de operação, inclui até as percas previstas, pois isso é um custo de operação bem real, aqueles AMX estocados entraram nas contas? :D

Não se tem, a FAB não coloca nenhum dado público sobre isso, como seria conseguido os custos ou hora de voo de cada uma de suas aeronaves. Como seria feito as planilhas de custos nadinha, é uma caixa preta.

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#26494 Mensagem por Penguin » Qui Dez 31, 2009 12:53 am

soultrain escreveu:[ quote="knigh7"]
PRick escreveu:
Isso não existe no Brasil, o que foi feito é o possível, um Programa igual ao FX-2 são feitos convites e qualquer um pode propor qualquer coisa, quem propôs a construção local foi a Eurocopter, o resto promete, mas não faz.

Por sinal, existe um coisa muito estranha, todos os BH´s comprados por nossas FA´s, foram feitas por compras diretas, sem qualquer competição ou programa, mas neste caso a compra foi honesta e técnica, mesmo custando uma fortuna cada BH. :roll: :roll:

[]´s
Coloquei os valores do ultimo contrato do BH da FAB no meu post acima.
Da´cerca de US$12mi por unidade
A Fonte: http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... ckhawk.php

e olha o valor para montagem dos "Super Cougar 1960" aqui...que eu também coloquei o valor

A fonte no site do Piffer:

http://74.125.93.132/search?q=cache:LwY ... clnk&gl=br
Comparar coisas diferentes?????

Ponha lá o valor dos primeiros. Ponha o valor médio e por ultimo um é um Heli Médio, outro um Heli da classe do Lynx para percebermos o que está em jogo. Um tem versões para tudo e mais alguma coisa, algumas bem recheadas, o outro é só a versão mais simples sem sequer glass cockpit. Um é compra directa de prateleira, outro será fabricado no Brasil.

Nada se pode comparar, vamos ser sérios por favor.

Realmente ainda não li ninguém a pedir concurso internacional para a compra dos BH desenhados nos anos 60, aposto que os NH-90 seriam blá, blá...

[[]]'s
[[]]'s[/quote]

-----------------------------------------------------------------------------

Vamos ser sérios!

Super Lynx 300:
Peso máximo de decologem: 5.300kg
Potência máxima (decolagem): 2.722 shp

UH-60L:
Peso máximo de decologem: 9.979 kg
Potência máxima (decolagem): 3.988 shp

EC-725:
Peso Máximo de decolagem: 11.200 kg
Potência máxima (decolagem): 4.200 shp

Editado pela última vez por Penguin em Qui Dez 31, 2009 1:14 am, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#26495 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 31, 2009 12:55 am

Seus ... Eestupradores! A donzela está com medo, viu? :lol:

soultrain
Sênior
Sênior

#26496 Mensagem por soultrain » Qui Dez 31, 2009 12:58 am

Santiago,

Eu estou a falar do Super lynx e de capacidades tácticas, não de números de folheto.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#26497 Mensagem por Skyway » Qui Dez 31, 2009 1:15 am

Carlos Mathias escreveu:Seus ... Eestupradores! A donzela está com medo, viu? :lol:
:lol:

Por isso que esse pessoal fala fala e não come ninguem... :mrgreen:

AD ASTRA PER ASPERA
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#26499 Mensagem por Wardog » Qui Dez 31, 2009 1:36 am

"Lula deve rever decreto que fez cúpula das Forças Armadas ameaçar demissão."

Mas como que éra mesmo?
Mentira né?
No 7 de Setembro foi mentira! :roll:

Carlos Mathias

#26500 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 31, 2009 1:38 am

Eu, e digo somente eu, acho que deve ter rolado um stresse brabo sim com essa palhaçada de DH e revisão da anistia. :x

Quanto ao resto, nem sei o que é, mas é mentira sim. :roll: :mrgreen:

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#26501 Mensagem por Bourne » Qui Dez 31, 2009 1:39 am

Skyway escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Seus ... Eestupradores! A donzela está com medo, viu? :lol:
:lol:

Por isso que esse pessoal fala fala e não come ninguem... :mrgreen:
Esses não fazem mal a ninguém :lol: :lol: :lol:

Wardog
Sênior
Sênior

#26502 Mensagem por Wardog » Qui Dez 31, 2009 1:58 am

Carlos Mathias escreveu:Eu, e digo somente eu, acho que deve ter rolado um stresse brabo sim com essa palhaçada de DH e revisão da anistia. :x

Quanto ao resto, nem sei o que é, mas é mentira sim. :roll: :mrgreen:
Então você está dizendo que os militares são uns chantagistas sem escrúpulos?

Carlos Mathias

#26503 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 31, 2009 2:00 am

Não porque o babado foi com gente de fora e o MinDef tá junto. A situação é bem diferente amigo, num força não que vai quebrar.

Wardog
Sênior
Sênior

#26504 Mensagem por Wardog » Qui Dez 31, 2009 2:16 am

Vai quebrar né...
Mas quem fala mal do governo é porque o Presidente é analfabeto e o NJ incompetente né?

2 pesos 2 medidas.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#26505 Mensagem por Bourne » Qui Dez 31, 2009 4:03 am

A única liderança que defendo em relação ao grande público é aquela que faço parte. Porém, mesmo assim, daria aquela bela comida de rabo em "alguêns" nos bastidores ao longo do período de vigência do mandato. Além do mais como as lideranças apresentam sempre aspectos falhos e nebulosos, cabe a critica a esses aspectos e manter espírito combativo. :?

Responder