TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DELTA22
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24991 Mensagem por DELTA22 » Qui Dez 10, 2009 4:07 pm

Alcantara escreveu:E a "besta", por acaso, sou eu? :?: :lol:
Não gosto muito de indiretas, por isso fui bem direto nos meus posts desta página (1666).

Abraços!!! :roll:
Alcantara, acho que todos que postaram na página 1666 são potenciais "bestas" ou "luzes" (eu inclusive! :oops: ).... :shock: :lol:

[]'s...

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#24992 Mensagem por Alcantara » Qui Dez 10, 2009 4:09 pm

Marino escreveu:Não Alcântara, jamais escreveria algo assim sobre vc, nem diretamente, nem indiretamente, nem brincando.
Fiz uma troça sobre o nº da pág. em que começou a aparecer alguma luz no que está acontecendo. Só isso, sem segundas intenções.
Não, não, Marino. Eu sei que você não fez menção a mim como "besta"... entendi que se tratava do número da página.
A pergunta foi sobre o meu post.

O "fiat lux" foi pela minha falta de papas na língua? :lol:

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#24993 Mensagem por Alcantara » Qui Dez 10, 2009 4:10 pm

DELTA22 escreveu:Alcantara, acho que todos que postaram na página 1666 são potenciais "bestas" ou "luzes" (eu inclusive! :oops: ).... :shock: :lol:

[]'s...
Tranquilo, Delta22... o que eu quis dizer está no post acima... :wink:

U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#24994 Mensagem por U-27 » Qui Dez 10, 2009 4:11 pm

ok, pagina 10000 até o sair o resultado...
:( :(

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
DELTA22
Sênior
Sênior

#24995 Mensagem por DELTA22 » Qui Dez 10, 2009 4:12 pm

Alcantara escreveu:
DELTA22 escreveu:Alcantara, acho que todos que postaram na página 1666 são potenciais "bestas" ou "luzes" (eu inclusive! :oops: ).... :shock: :lol:

[]'s...
Tranquilo, Delta22... o que eu quis dizer está no post acima... :wink:
:wink: 8-]

brisa

#24996 Mensagem por brisa » Qui Dez 10, 2009 4:14 pm

...HEHEHEHE A "coisa" foi definida hoje entre 11:00 e meio dia..... o Santiago vai amar.... :mrgreen: .....

Delta...adorei a sua assinatura :lol: :lol: :lol:

...no mais... 8-] 8-] 8-] 8-]

DELTA22
Sênior
Sênior

#24997 Mensagem por DELTA22 » Qui Dez 10, 2009 4:17 pm

alcmartin escreveu:Mas será que o fim está atrelado a FAB, numa possível recusa em apontar o Rafale, ou na própria Dassault, em recusar a baixar o preço? Existe também esta possibilidade, a do governo estar protelando pelos franceses e não pela FAB em si...
Me parece que uma coisa está puxando a outra. Se a Dassault não baixa o preço, a FAB não aceita... se a FAB não aceita o GF fica "inibido" de seguir em frente... e assim vai indo...
Ou seja, qual o limitante do processo? Preço ou prazo(eleições)? Vem Rafale, seja por que preço for, ou cancela a meleca toda? :shock: :shock: [002] [002]
Acho que um está casado com o outro em comunhão total, como disse acima.
Creo yo.

[]'s.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#24998 Mensagem por Marino » Qui Dez 10, 2009 4:18 pm

Alcantara escreveu:
Marino escreveu:Não Alcântara, jamais escreveria algo assim sobre vc, nem diretamente, nem indiretamente, nem brincando.
Fiz uma troça sobre o nº da pág. em que começou a aparecer alguma luz no que está acontecendo. Só isso, sem segundas intenções.
Não, não, Marino. Eu sei que você não fez menção a mim como "besta"... entendi que se tratava do número da página.

Saio, de novo, do debate.
Abração :lol: :lol: :lol:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
DELTA22
Sênior
Sênior

#24999 Mensagem por DELTA22 » Qui Dez 10, 2009 4:21 pm

brisa escreveu:Delta...adorei a sua assinatura :lol: :lol: :lol:
:mrgreen: É que minhas férias estão chegando... 8-] [063] [082] Vou tirar férias do FDB et al também!! :wink:
[]'s.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#25000 Mensagem por alcmartin » Qui Dez 10, 2009 4:22 pm

Alcantara escreveu:
alcmartin escreveu:Mas será que o fim está atrelado a FAB, numa possível recusa em apontar o Rafale, ou na própria Dassault, em recusar a baixar o preço? Existe também esta possibilidade, a do governo estar protelando pelos franceses e não pela FAB em si...

Ou seja, qual o limitante do processo? Preço ou prazo(eleições)? Vem Rafale, seja por que preço for, ou cancela a meleca toda? :shock: :shock: [002] [002]
Mas acho que, se a Dassault não baixar o preço, não poderá ser indicada como melhor escolha. O preço dela está, aparentemente, está MUITO acima do das outras propostas. :roll:

Fica difícil justificar em ano de eleição a opção pelo mais caro. A população, de uma maneira geral, não tem conhecimento para saber por si só que a proposta X ou Z tras mais conhecimento tecnológico que Y e vai prestar muito mais atenção no valor da negociação.

Por isso o GF fala tanto em relatório da FAB. Ele precisa da justificativa técnica.

Abraços! :roll:
Olá, Alcantara!

Mas não há justificativa técnica. Os 3 passaram no short list. Só se inventarem. A justificativa, tal como a decisão, tem(teria!) que ser política**. Ou tentar ganhar no cansaço, seja dos franceses, seja da FAB(alguém entubando o rojão de assinar :shock: [001] ) Mas aí vem a minha pergunta, qual o limite?

**mas é claro, em política, justificar isso é brabo...

Editado pela última vez por alcmartin em Qui Dez 10, 2009 4:27 pm, em um total de 1 vez.
alcmartin
Sênior
Sênior

#25001 Mensagem por alcmartin » Qui Dez 10, 2009 4:24 pm

DELTA22 escreveu:
Me parece que uma coisa está puxando a outra. Se a Dassault não baixa o preço, a FAB não aceita... se a FAB não aceita o GF fica "inibido" de seguir em frente... e assim vai indo...
Acho que um está casado com o outro em comunhão total, como disse acima.
Creo yo.

[]'s.
É vero, Delta!

A minha pergunta é pela ansiedade, como de todos, para ver a luz no fim do túnel...e que não seja trem!! :mrgreen:

abs!

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#25002 Mensagem por Alcantara » Qui Dez 10, 2009 4:25 pm

Marino escreveu:
Alcantara escreveu: Não, não, Marino. Eu sei que você não fez menção a mim como "besta"... entendi que se tratava do número da página.

Saio, de novo, do debate.
Abração :lol: :lol: :lol:
Aaaahhhh... positivo e operante. :wink:

Percebo agora que não deveria ter perguntado nada, porque o silencio, muitas vezes, revela mais do que palavras lançadas ao vento... :|

Abraços! 8-]

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#25003 Mensagem por Alcantara » Qui Dez 10, 2009 4:33 pm

alcmartin escreveu:
Alcantara escreveu:Mas acho que, se a Dassault não baixar o preço, não poderá ser indicada como melhor escolha. O preço dela está, aparentemente, está MUITO acima do das outras propostas. :roll:

Fica difícil justificar em ano de eleição a opção pelo mais caro. A população, de uma maneira geral, não tem conhecimento para saber por si só que a proposta X ou Z tras mais conhecimento tecnológico que Y e vai prestar muito mais atenção no valor da negociação.

Por isso o GF fala tanto em relatório da FAB. Ele precisa da justificativa técnica.

Abraços! :roll:
Olá, Alcantara!

Mas não há justificativa técnica. Os 3 passaram no short list. Só se inventarem. A justificativa, tal como a decisão, tem que ser política. Ou tentar ganhar no cansaço, seja dos franceses, seja da FAB(alguém entubando o rojão de assinar :shock: [001] ) Mas aí vem a minha pergunta, qual o limite?
Existe sim. "Por allá de las prestaciones" dos caças, existe a parte de off sets, tranferencia de tecnologia etc que compõem a avaliação técnica, não? :wink:

Se em termos de caça (vetor propriamente dito), qualquer um dos três atende os requesitos da FAB, o mesmo não podemos dizer sobre as ofertas nos outros quesitos da negociação, entendeu?

Isso, pra mim, não é avaliação política, é técnica. Não é a toa que o relatório da FAB tem mais de 25 mil páginas.
Relatório pronto, cabe agora ao GF decidir pra que lado vai. :wink:

Abraços!!!

DELTA22
Sênior
Sênior

#25004 Mensagem por DELTA22 » Qui Dez 10, 2009 4:57 pm

alcmartin escreveu:É vero, Delta!

A minha pergunta é pela ansiedade, como de todos, para ver a luz no fim do túnel...e que não seja trem!! :mrgreen:

abs!
Amém!! 1000x!!! :)
[]'s.

alcmartin
Sênior
Sênior

#25005 Mensagem por alcmartin » Qui Dez 10, 2009 5:03 pm

Alcantara
Existe sim. "Por allá de las prestaciones" dos caças, existe a parte de off sets, tranferencia de tecnologia etc que compõem a avaliação técnica, não? :wink:

Se em termos de caça (vetor propriamente dito), qualquer um dos três atende os requesitos da FAB, o mesmo não podemos dizer sobre as ofertas nos outros quesitos da negociação, entendeu?

Isso, pra mim, não é avaliação política, é técnica. Não é a toa que o relatório da FAB tem mais de 25 mil páginas.
Relatório pronto, cabe agora ao GF decidir pra que lado vai. :wink:
hum...embora seja difícil mensurar qual o TOT é melhor que outro, de qualquer forma, por estar no relatório tecnico, chama para si a responsabilidade(e a naba! :shock: ) e, nesse caso, voce está correto.

De qualquer forma, minha questão é, dentro da sua assinatura, se o Brasil quer ser, então tem que ter...QUANDO??? :lol: :lol:

abs!

Editado pela última vez por alcmartin em Qui Dez 10, 2009 5:05 pm, em um total de 1 vez.
Responder