Certeza que é você.DELTA22 escreveu:Algum problema está acontecendo. Ou eu ou você não está entendendo o que o outro escreve!Skyway escreveu: Peço de novo que releia meu post.
Um abraço.
[]'s.
Um abraço!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Certeza que é você.DELTA22 escreveu:Algum problema está acontecendo. Ou eu ou você não está entendendo o que o outro escreve!Skyway escreveu: Peço de novo que releia meu post.
Um abraço.
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Deve ser mesmo. Depois de apresentar um trabalho de transmissão de energia elétrica, o meu cérebro não está dos melhores!Skyway escreveu:Certeza que é você.
Um abraço!
Estou tentando ficar longe de Tópicos Ref. ao FX2, mas essas coisas que o Jobim falou, não dá!
Jobim diz que escolha de caças está atrasada e sairá apenas em 2010
O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse nesta quarta-feira, 9, que o governo federal só vai decidir no ano que vem o país vencedor da concorrência para a compra, pelo Brasil, de 36 aviões caça. Jobim disse que não haverá tempo hábil para a análise das propostas da França, Suécia e Estados Unidos até o final de 2009, uma vez que a Força Aérea ainda não concluiu os estudos técnicos sobre a oferta de cada país.
"Está difícil. O tempo está escasso. A Força Aérea ainda não entregou o trabalho, deve entregar talvez na semana que vem, não vai dar tempo. Eu creio que isso vai ficar para o início do ano", disse.
Jobim reconheceu que, apesar da Força Aérea Brasileira realizar uma análise técnica sobre a
s propostas concorrentes, a palavra final será política, do governo federal.
DELTA22 escreveu:Deve ser mesmo. Depois de apresentar um trabalho de transmissão de energia elétrica, o meu cérebro não está dos melhores!Skyway escreveu:Certeza que é você.
Um abraço!
Deixemos essa discussão para outro dia...
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knigh7 escreveu:Estou tentando ficar longe de Tópicos Ref. ao FX2, mas essas coisas que o Jobim falou, não dá!
Jobim diz que escolha de caças está atrasada e sairá apenas em 2010
O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse nesta quarta-feira, 9, que o governo federal só vai decidir no ano que vem o país vencedor da concorrência para a compra, pelo Brasil, de 36 aviões caça. Jobim disse que não haverá tempo hábil para a análise das propostas da França, Suécia e Estados Unidos até o final de 2009, uma vez que a Força Aérea ainda não concluiu os estudos técnicos sobre a oferta de cada país.
"Está difícil. O tempo está escasso. A Força Aérea ainda não entregou o trabalho, deve entregar talvez na semana que vem, não vai dar tempo. Eu creio que isso vai ficar para o início do ano", disse.
Jobim reconheceu que, apesar da Força Aérea Brasileira realizar uma análise técnica sobre a
s propostas concorrentes, a palavra final será política, do governo federal.
Os testes de componentes começaram logo em fevereiro, e os voos no inicio de abril. O relatório sobre as capacidades técnicas dessas aeronaves terminaram em julho.
Engenheiros da COPPE/UFRJ e do CTA "já fizeram as malas e foram embora" faz tempo...
Qual o erro da FAB no processo do FX2? Acho que por ter feito o trabalho dela...
Quando digo FAB, obviamente, digo sobre aqueles que decidem. Na minha opinião, ela falhou ao não olhar sob o ponto de vista politico o processo, apenas técnico.
Se com relação ao GripenNG desconfiaram do cronograma de desenvolvimento e no caso do Rafale o preteriram pelos custos, foram então desembocar no Super Hornet.
Ora, basta observar que, sob o ponto de vista politico, seria dificil esse caça ser escolhido.
Agora o MD e Presidência estão pressionando a Dassault para baixar o custo do Rafale (o custo de aquisição, pois de operação, igual ao da ADLA, é o máximo que os franceses podem fazer e já fizeram para nós, e mesmo assim, é 40% mais caro que o do SH). E é por isso a demora da decisão.
E se a FAB tivesse canalizado o interesse para o GripenNG?
E se a Força tivesse deixado pelo menos entrar o Su35 na Short List???
A resposta para isso seria dificil. Mas não se pode deixar de observar que a situação atual não está descomplicada...
Mas vale ressaltar que no RFI, as análises foram superficiais, e aprofundadas na Short List. Não dá também para cobrar da Força uma grande acuidade na avaliação das propostas contidas no RFI.
Atenciosamente
Por que seria ruim o governo, através do BNDES, financiar a participação de empresas brasileiras em processos de absorção/desenvolvimento de tecnologia?DELTA22 escreveu:Creio piamente que quem vai levar é o Rafale, mas se tivesse que escolher entre os outros 2 concorrentes, não tendo outro jeito (um plano B e descartado o cancelamento do processo), escolheria agora (pois já torci pelo NG) o F-18. Se é para ser dependente, que sejamos do "dono do chiqueiro" e não "dos porcos"; sem contar que não teríamos que pagar o preço pelo desenvolvimento (sugando recursos do BNDES para as "empresas brasileiras participantes"), etc e tal.
[]'s.
Financiaríamos um desenvolvimento que nos tomaria um período de anos e que não saberíamos se daria certo e, dada a evolução dos meios aéreos que já ocorre, não saberíamos se encontraríamos mercado para o produto quando concluído. Até o fim do desenvolvimento do NG (SE ocorrer) que demoraria algo em torno de uns 7 anos sendo otimista pra kcte, o mundo já estaria "inundado" de caças baratos de gerações não muito distantes ao do NG, passíveis de boas modernizações. Seria a mesma história do AMX que ficou sem mercado em virtude da "inundação" de A-4 no mercado a preços muito menores.Santiago escreveu:Por que seria ruim o governo, através do BNDES, financiar a participação de empresas brasileiras em processos de absorção/desenvolvimento de tecnologia?DELTA22 escreveu:Creio piamente que quem vai levar é o Rafale, mas se tivesse que escolher entre os outros 2 concorrentes, não tendo outro jeito (um plano B e descartado o cancelamento do processo), escolheria agora (pois já torci pelo NG) o F-18. Se é para ser dependente, que sejamos do "dono do chiqueiro" e não "dos porcos"; sem contar que não teríamos que pagar o preço pelo desenvolvimento (sugando recursos do BNDES para as "empresas brasileiras participantes"), etc e tal.
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OUTRA VEZ?Jobim diz que escolha de caças está atrasada e sairá apenas em 2010
O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse nesta quarta-feira, 9, que o governo federal só vai decidir no ano que vem o país vencedor da concorrência para a compra, pelo Brasil, de 36 aviões caça. Jobim disse que não haverá tempo hábil para a análise das propostas da França, Suécia e Estados Unidos até o final de 2009, uma vez que a Força Aérea ainda não concluiu os estudos técnicos sobre a oferta de cada país.
"Está difícil. O tempo está escasso. A Força Aérea ainda não entregou o trabalho, deve entregar talvez na semana que vem, não vai dar tempo. Eu creio que isso vai ficar para o início do ano", disse.
Jobim reconheceu que, apesar da Força Aérea Brasileira realizar uma análise técnica sobre a
s propostas concorrentes, a palavra final será política, do governo federal.
O quão estratégico seria absorver tecnologias (quais?) para o desenvolvimento e fabricação de caças avançados? O que diz o END?DELTA22 escreveu:Financiaríamos um desenvolvimento que nos tomaria um período de anos e que não saberíamos se daria certo e, dada a evolução dos meios aéreos que já ocorre, não saberíamos se encontraríamos mercado para o produto quando concluído. Até o fim do desenvolvimento do NG (SE ocorrer), o mundo já estaria inundado de caças baratos de gerações não muito distantes ao do NG, passíveis de boas modernizações. Seria a mesma história do AMX que ficou sem mercado em virtude da "inundação" de A-4 no mercado a preços muito menores.Santiago escreveu: Por que seria ruim o governo, através do BNDES, financiar a participação de empresas brasileiras em processos de absorção/desenvolvimento de tecnologia?
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Em resumo (no meu ponto de vista): o risco não pagaria as possíveis "tecnologias absorvidas"!
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Sinceramente, creio que as tais "tecnologias" a serem absorvidas são uma incógnita. O "mantra" das ToTs, neste caso (F-X2), não me cativa...Santiago escreveu:O quão estratégico seria absorver tecnologias (quais?) para o desenvolvimento e fabricação de caças avançados? O que diz o END?
Não vejo como comparar o caso do AMX com o NG a não ser o risco de ficar sem mercado (e talvez(?) o custo final), como disse. Eram épocas diferentes, com políticas (e visão de país) diferentes. Como toda empresa disposta a vender uma idéia, é necessário prometer mundos e fundos. O Gripen Demo, até onde sei, está ainda muito longe do que seria o NG final.O risco do Gripen NG não seria muito menor do que o AMX, aeronave desenhada do zero? A Saab tem alardeado um prazo relativamente curto, tanto aqui como na Índia. O NG não partiria do zero. Partiria do testbed Gripen Demo que por sua vez é derivado do Cripen C/D.
Neste caso, a ver com a indústria. Observemos principalmente os diferentes "preços" a se pagar por isso, inclusive o $$$$$$$.Seria factível para a indústria aeronáutica brasileira partir diretamente para um novo projeto de 5a geração?
A rica Coréia do Sul ao que parece desistiu de desenvolver um caça nacional de 5a geração em função dos altos custos envolvidos. Ao invés, desenvolverão um caça de 4a geração avançado.
Mesmo com a ampla experiência de montagem de caças alheios, a Índia e China tiveram que desenvolver, hoje, caças equivalentes aos de 3a geração (Tejas e J-10) antes de passar para algo mais avançado.
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Caro Knigh7, pincei esta frase do seu post, de analise abrangente, pq ela agrega e converge muito da minha opinião pessoal.Citação > Knigh7: Quando digo FAB, obviamente, digo sobre aqueles que decidem. Na minha opinião, ela falhou ao não olhar sob o ponto de vista politico o processo, apenas técnico.