CB_Lima
PS: At'e aonde eu saiba o projeto de 5 Geracao seria uma outra aeronave em outra linha de tempo... sendo assim nao precisaria estar atrelado ao F-X2... mas 'e isso que me lembro do passado.
[]s
CB_Lima
Esta questão também é muito interessante Lima,e foi deixada um pouco de lado,nos nossos debates que são tomados vira e mexe pelos bueiros.
Pouco tempo atraz aqui mesmo nesse tópico eu chamei atenção para ela novamente,e fiz questão de postar novamente,trechos da END referente aos caças e falas da época do debate da proposta sobre as intenções e idéias tanto do Min. Mangabeira Unger quanto do Min. Jobim,e sobre como se encadeava o projeto do caça 5.G a partir do trampolim FX,e devo dizer que não teve nehuma audiência.
Eu sei que esse tema ficou meio que "utópico" pois o debate sobre o FX está contaminado pelo PREÇO,portanto tratar dele enquanto muitos dizem que sequer dinheiro vamos ter para tirar os caças do chão se torna insólito.
Mas como eu estou vindo da enchente e ando meio propenso a debater sobre suposições,vamos supor que a pretenção de possuir um caça de 5G semi-nacionalizado seja real,nos salões governamentais,fica a minha visão referente a questão colocada por voce:
-Se vamos pagar os tubos para aquisição do FX,e dentro dos tubos virão tecnologias que com as quais imaginamos que catapultarão nossa industria aeronáutica a um patamar superior,eu imagino que o nosso caça 5G que virá a existir será sim umbilicalmente "ligado" ao caça FX.
Possuirá no seu projeto,componentes sensiveis,radar e elet^rônica embarcada diretamente derivada de seu irmão de sangue FX,e se não for assim duvido que ele venha um dia a existir.
Partindo dessa minha premissa,não vejo como um governo que "não" tem intenção de se "amarrar" com componentes americanos no FX,tome a decisão pelos componentes made in USA e amarre também o futuro caça 5G de sua futura soberania a eles também.
Para mim isso é limpido e cristalino,não existe vontade de fazê-lo hoje nem amanhã,por isso quando faço suposições sobre quem realmente seria a segunda opção,na minha mente esse outro "espinho" não se cansa de cutucar a minha garganta.
A opção é pela França,o 5G será derivado dessa "origem" se vier a existir,o Rafale aparentemente levou se os preços se ajustarem,se o governo resolver por uma "acomodação" política que jogue por terra,todo esse pensamento que eu desenvolvi nos ultimos posts meus,será uma acomodação baseada na compra do Gripen.
Se o governo se mantiver firme,na sua determinação de não ter sangue americano em seus caças,a unica opção que dá "imunidade" ao caça FX e o futro 5G,na minha opinião continua sendo a Russa desclassificada.
SDS.