Santiago escreveu:Bender escreveu:Santiago
Não vejo como "farsa" um governo "jogar" para fazer o melhor negócio possível para o seu país,mesmo por que é "nesse jogo" ,que as grandes corporações fazem seus grandes ganhos,inclusive estas empresas não se preocupam muito se negócios são "ilibados" ou não,fixam-se nos ganhos,e não vejo por ai milindres por ajirem assim sempre,e possivelmente pela eternidade,portanto chamar o que o Governo Brasileiro,"talvez tenha feito"
como farsa soa forçado demais,o que o Brasil fez foi uso prático,da ganância dos gananciosos.
Quanto as avaliações,como disse acima existem diferenças marginais entre os concorrentes,portanto a própria FAB,sabia o que nescessitava e com que poderia contar,independente de 22.000 paginas de avaliações,se superestima as avaliações,como se fossem a Bíbila sagrada,acredito que existam itens pontuais observados pela força e que são imprecindíveis,e dos quais não se abre mão,inclusive todos os disputantes acredito que os possuem,mas só um possue o item fundamental para o GF: não ter nada à ver com os EUA .
Sds.
E se as outras propostas, com chances seladas previamente (Gripen e SH), se mostraram mais interessantes do que a francesa?
E a proposta russa, se não eliminada, tivesse melhorado a um patamar mais interessante que a francesa?
[]s
OBS.: Mesmo sem uma concorrência, o poder de barganha na relação com a França estava e sempre esteve com o Brasil. Imagine se o Brasil tivesse fixado as condições para adquirir o Rafale e atrelado isso à compra dos EC-725 e submarinos? A França iria perder tudo e deixar os negócios para outro ou iria ceder?
É claro que tanto eu quanto voce,trabalhamos aqui com suposições,mas devo dizer que acho muito interessante,quando esse tipo de "papo" vai progredindo.
É claro que a possibilidade das "outras propostas" serem melhores ou evoluirem dentro da competição estava em aberto,mesmo por que como ambos falamos anteriormente,o poder de fogo americano não é nada desprezivel, e acredito que foi justamente isso que ocorreu realmente durante o processo,mas diante disso também eu volto a questão anterior,isso foi fundamental para forçar a melhora da proposta francesa,que eu imagino inclusive que o GF e a FAB já sabiam de antemão,que seria a menos vantajosa no quesito preço,antes mesmo da abertura de qualquer envelope,jogaram e foram empurrando os franceses contra a parede,as vezes com indiscrições públicas,e talvez outras vezes falando diretamente que o negócio não sairia pois a concorrência tinha condições melhores,que tornariam a proposta francesa insustentável para opinião pública,pelo aspecto preço,mesmo havendo a "vontade política" demonstrada explicitament pelo governo brasileiro.
O caso da exclusão russa como disse acima,na minha maneira de vêr seria mais um empecilho do que uma ajuda a intenção e determinação pela França,já havia por parte da FAB o conhecimento da comoção "pública"
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
que o caça da Sukoi ja havia causado no FX anterior,e em sendo os russos realmente a 2.a real opção seria mais que necessário preservá-los sem contusões,no banco de reservas,mas não se esqueça que mesmo ela tendo sido excluida previamente,a sua sombra foi usada pelo Min. Nelson Jobim em determinado ponto da disputa,quando de um comentário "inocente" dele,da possibilidade da reavaliação da proposta russa.
Este fato foi muito comentado aqui,mas os detalhes e intenções reais talvez não venhaos a saber,o Orestes fez alguns comentários muito apropriados e passiveis de credibilidade na época.
Quanto a atrelar a compra dos caças as outras compras de peso,não tenho duvidas que seu argumento é perfeito,mas leve em conta,pelo que eu e voce já lemos e acompanhamos de FX,se algum dia nesse país conseguiríamos convencer a FAB,ou até mesmo a opinião pública de que ela estaria comprando caças a reboque dos negócios e necessidades da MB
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
Acho que nem em sonhos veríamos esse mundo ideal de pragmatismo nesse assunto dos caças.
Sds.
ps:Continua que tá bom
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)