TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24661 Mensagem por Franz Luiz » Dom Dez 06, 2009 5:44 pm

Concordo com o CB e com os últimos posts do Santiago.
Quando defendo a França não é por puro anti-americanismo. É que acho que o momento atual
nos trará mais vantagens do lado de lá do Atlântico. Mas é coisa de momento (talvez algumas décadas).
Apenas concordo com as prospecções feitas e análises realizadas pelos Srs. Mangabeira Unger e Nelson Jobim:
ou era Russia ou França. Deu França com o tão sonhado SN. e Acredito que a parceria para o FX-2 dependerá
somente de nós em torná-la rentável e vantajosa tecnologicamente. É a primeira vez que somos nós a colocar
as condições de compra na mesa. Basta ser inteligente e aproveitar o que a França oferece. Contratos
bem feitos, bom planejamento de absorção de tecnologias e visão ThunderCat (além do alcance - algo para
algumas décadas) mas com metas a curto, médio e longo prazo, para que possamos avaliar e reorientar os projetos. Isto cabe somente à nós, não aos franceses.
Santiago, embora o pessoal da mídia goste de pintar a figura do MU como alguém fora deste mundo, gosto
muito de suas interpretações e concordo com sua visão atual ao escolher a França como parceira.

Abraço aos amigos

Franz Luiz

Editado pela última vez por Franz Luiz em Dom Dez 06, 2009 5:48 pm, em um total de 1 vez.
Paulo Pantanal
Júnior
Júnior

#24662 Mensagem por Paulo Pantanal » Dom Dez 06, 2009 5:45 pm

[006] [006]
CADE OS NOSSOS CAÇAS A DECISÃO NÃO SAI :mrgreen:

DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....

VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
Paulo Pantanal
Júnior
Júnior

#24663 Mensagem por Paulo Pantanal » Dom Dez 06, 2009 5:51 pm

DECISÃO DO FX2..............SERÁ QUE ESTE FATO PODE INFLUENCIAR?????
O governo norte-americano pode cair fora da disputa pela venda de caças de última geração ao Brasil. E não é porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, andam se estranhando por causa de Honduras. O motivo é outro. O Exército brasileiro entrou em negociações com a Rússia para adquirir o sistema antiaéreo Tor-M2E, desenvolvido principalmente para abater o caça F/A 18 Super Hornet, aquele que a Boeing pretende vender ao Brasil. Como o Ministério da Defesa, no programa FX-2 da aeronáutica, exige a transferência de tecnologia dos aviões de caça para adquiri-los, isso permitiria ao Brasil desenvolver taticamente ainda mais o sistema antiaéreo russo.

A grande preocupação estratégica do Exército não é com os vizinhos rebeldes — Paraguai e Bolívia —, muito menos com os aliados mais robustos e histriônicos, como a Argentina e a Venezuela. É com o pacto militar da Colômbia com os Estados Unidos, embora nossos generais não passem recibo disso. Ocorre que os norte-americanos são mais zelosos com segredos militares e relutam em ceder os códigos-fonte dos sistemas de ataque dos seus aviões de caça. Por causa disso, das duas uma: ou cairão fora do programa FX-2, ou simplesmente farão exigências inaceitáveis ao governo brasileiro. Ganham, com isso, os aviões concorrentes: o caça sueco Gripen NG, da Saab , e o francês Rafale, da Dassault.

FONTE: Correio Braziliense, via Notimp

DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....

VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
Bender

#24664 Mensagem por Bender » Dom Dez 06, 2009 5:53 pm

Santiago escreveu:
cb_lima escreveu:Olha, na boa...

Hoje em dia eu gosto muito do Rafale, mais até do que os outros 2 candidatos, mas por outro lado eu também não acho que a solução para o céu e a terra estão nos franceses...

Sério... o que eu as vezes leio por aqui é que já que vamos ser granders abracemos a França e deixemos para lá os EUA porque afinal de contas quando quisermos nos tornar grandes eles irão nos amassar...

Sei lá... a solução não está na França e muito menos nos EUA... a solução está no Brasil e o respeito aos planos, planejamento, e uma política de estado séria.

Vamos parar com esses rótulos Srs... isso já deu o que tinha que dar... somos um pouquinho melhores do que isso.

Eu sei lá... os brasileiros deveriam estar mais preocupados com as nossas próprias atitudes... porque os EUA sabem muito bem o que querem... e olha... os franceses também, ok?

Se a confusão não se resolveu até hoje pq os franceses tentaram pegar um cheque em branco nosso... isso é bem ruim também Srs e de maneira alguma os torna 'melhores' do que os EUA... ou será que não perceberam isso? :?

Em tempo... quem elogia muito a MB tem que lembrar que o M-X dela (sub nuclear) só está se resolvendo depois de 30 anos... ou seja... o governo não tem interesse... não leva... ou leva (como no caso dos EC-725)

Refitam...!

[]s
CB_Lima
Prezado CB,

Observações muito pertinentes. Concordo com vc.

O ministro Samuel Pinheiro disse algo (que sempre compartilhei) que deixa alguns discursos obsoletos:

O ministro avaliou que o Brasil está em geral bem posicionado diante dos desafios internacionais, com uma exceção importante: inovação tecnológica. Comparou o investimento anual dos EUA em pesquisa, de US$ 300 bilhões, com o brasileiro, de US$ 15 bilhões. “Se não fizermos avanços, estaremos num patamar inferior de competitividade em termos econômicos, políticos e militares.“

Esses investimentos dependem do comprometimento do país com a competitividade em termos econômicos, políticos e militares. Se eles não ocorreram e não ocorrem como deveriam, isso é culpa único e exclusivamente nossa.

[]s
Os pensamentos de ambos estão corretos,mas mesmo estando, a necessidade de existir uma "ponte tecnológica" para que criemos as condições e abreviemos o caminho que queremos construir por nossa conta permanece.

E os numeros e preocupações do Samuel Pinheiro são legítimas e graves, todos sabemos,mas esses avanços nesse momento carecem de apoio e comprometimento de algum ator mundial quem detenha conhecimentos sensiveis e esteja disposto a compartilhar conosco.

Talvez eu enxergue de forma diferente de alguns companheiros daqui as atitudes governamentais até o momento,com relação aos caças,para mim o governo tem sido responsável quanto a dar um cheque em branco aos franceses,pois se não fosse ja teria assinado e dado faz tempo,mas tem buscado o melhor e se não conseguir,repito,a fila anda.

Quanto a serem franceses,podiam ser russos e não faria diferença ou os Klingons contanto que quem fosse, dominasse completamente o processo todo e tivesse autonomia e "boa vontade" de dispor mesmo que a preço de ouro,de suas propriedades intelectuais, sem ter o rabo preso com quem quer que seja e queira por um motivo ou outro colocar empecilhos nas nossas aspirações.

Para mim a parceria hoje é inevitável,e que se siga com uma política de investimentos fortes em desenvolvimento de tecnologia,só assim um dia poderemos ser talvez um pouco independentes.

Sds.

Bender

#24665 Mensagem por Bender » Dom Dez 06, 2009 5:55 pm

Franz Luiz escreveu:Concordo com o CB e com os últimos posts do Santiago.
Quando defendo a França não é por puro anti-americanismo. É que acho que o momento atual
nos trará mais vantagens do lado de lá do Atlântico. Mas é coisa de momento (talvez algumas décadas).
Apenas concordo com as prospecções feitas e análises realizadas pelos Srs. Mangabeira Unger e Nelson Jobim:
ou era Russia ou França. Deu França com o tão sonhado SN. e Acredito que a parceria para o FX-2 dependerá
somente de nós em torná-la rentável e vantajosa tecnologicamente. É a primeira vez que somos nós a colocar
as condições de compra na mesa. Basta ser inteligente e aproveitar o que a França oferece. Contratos
bem feitos, bom planejamento de absorção de tecnologias e visão ThunderCat (além do alcance - algo para
algumas décadas) mas com metas a curto, médio e longo prazo, para que possamos avaliar e reorientar os projetos. Isto cabe somente à nós, não aos franceses.
Santiago, embora o pessoal da mídia goste de pintar a figura do MU como alguém fora deste mundo, gosto
muito de suas interpretações e concordo com sua visão atual ao escolher a França como parceira.

Abraço aos amigos

Franz Luiz
Perfeito! [009]

PRick

#24666 Mensagem por PRick » Dom Dez 06, 2009 6:09 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:

A posição desse pessoal é siga os EUA, eles são a fonte de toda a sabedoria, gostam do abraços amigo por trás, subordinados, dependentes, o velho complexo de vira-latas. E mesmo que isso ao longo de nossa história, só tenha resultados em danos aos nossos interesses. NUNCA!!! As nossas relações com os EUA nos foram benéficas, do ponto de vista de uma amizade ou aliança. Não ganhamos nada com isso, pelo contrário, sempre fomos tratados como quintal. Quem quer ser respeitado, tem que se fazer respeitar, tem que andar com as próprias pernas.

Endeusam uma sociedade mediocre, sem valores culturais, que dá péssimos exemplos, e está indo para a vala, exatamente, porque nem mesmo segue mais os princípios que nortearam sua fundação e expansão. Quem trabalha para sustentar o mundo não são eles, cada vez mais parasitas da riqueza produzida fora, importada por meio de moeda sem lastro e os ganhos na ciranda financeira.

São esses que andam sempre por Miami e NY comprando produtos fabricados na China, Japão e no resto do Oriente. Que chegam lá sem impostos, porque são comprados com moeda sem valor. Esse castelo de cartas começou a desabar, e graças a incompetência deles, está desabando mais rápido.

Agora, não nos interessa bater de frente com a situação atual, pelo contrário, assim, como China e Índia, vamos continuar comendo pelas beiradas, mas DEFENDENDO NOSSOS INTERESSES, e não os deles. Na ONU, na OMC, FMI não existem mais refresco, em todos os lugares vamos nos fazer presentes e defender NOSSOS interesses.

[]´s
-------------------------------------------------

Realmente o seu anti-americanismo lhe cega. Vc viu em algum post meu alguma mínima referência aos EUA? Vc está vendo fantasmas.

Vc defende que o Brasil dessa vez fique dependente da França. Tudo por causa da paixão desenfreada por um caça? Isso sim é complexo de vira-latas no seu mais alto grau.

[]s
Olha quem é cego, você viu alguma referência sobre a França no meu post acima??? Não estou falando nem bem, nem mal da França, ela é a melhor escolha, porque os EUA são uma péssima escolha. Mas em momento algum a França era parte deste post.

[]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#24667 Mensagem por Penguin » Dom Dez 06, 2009 6:18 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu: -------------------------------------------------

Realmente o seu anti-americanismo lhe cega. Vc viu em algum post meu alguma mínima referência aos EUA? Vc está vendo fantasmas.

Vc defende que o Brasil dessa vez fique dependente da França. Tudo por causa da paixão desenfreada por um caça? Isso sim é complexo de vira-latas no seu mais alto grau.

[]s
Olha quem é cego, você viu alguma referência sobre a França no meu post acima??? Não estou falando nem bem, nem mal da França, ela é a melhor escolha, porque os EUA são uma péssima escolha. Mas em momento algum a França era parte deste post.

[]´s
OK, ok.

Não existe apenas EUA e França no mundo.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#24668 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 06, 2009 6:23 pm

Bender escreveu:
Franz Luiz escreveu:Concordo com o CB e com os últimos posts do Santiago.

Abraço aos amigos

Franz Luiz
Perfeito! [009]
[100] [009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#24669 Mensagem por Penguin » Dom Dez 06, 2009 6:33 pm

Bender escreveu:
Santiago escreveu: Prezado CB,

O ministro Samuel Pinheiro disse algo (que sempre compartilhei) que deixa alguns discursos obsoletos:

O ministro avaliou que o Brasil está em geral bem posicionado diante dos desafios internacionais, com uma exceção importante: inovação tecnológica. Comparou o investimento anual dos EUA em pesquisa, de US$ 300 bilhões, com o brasileiro, de US$ 15 bilhões. “Se não fizermos avanços, estaremos num patamar inferior de competitividade em termos econômicos, políticos e militares.“

Esses investimentos dependem do comprometimento do país com a competitividade em termos econômicos, políticos e militares. Se eles não ocorreram e não ocorrem como deveriam, isso é culpa único e exclusivamente nossa.

[]s
Os pensamentos de ambos estão corretos,mas mesmo estando, a necessidade de existir uma "ponte tecnológica" para que criemos as condições e abreviemos o caminho que queremos construir por nossa conta permanece.

E os numeros e preocupações do Samuel Pinheiro são legítimas e graves, todos sabemos,mas esses avanços nesse momento carecem de apoio e comprometimento de algum ator mundial quem detenha conhecimentos sensiveis e esteja disposto a compartilhar conosco.

Talvez eu enxergue de forma diferente de alguns companheiros daqui as atitudes governamentais até o momento,com relação aos caças,para mim o governo tem sido responsável quanto a dar um cheque em branco aos franceses,pois se não fosse ja teria assinado e dado faz tempo,mas tem buscado o melhor e se não conseguir,repito,a fila anda.

Quanto a serem franceses,podiam ser russos e não faria diferença ou os Klingons contanto que quem fosse, dominasse completamente o processo todo e tivesse autonomia e "boa vontade" de dispor mesmo que a preço de ouro,de suas propriedades intelectuais, sem ter o rabo preso com quem quer que seja e queira por um motivo ou outro colocar empecilhos nas nossas aspirações.

Para mim a parceria hoje é inevitável,e que se siga com uma política de investimentos fortes em desenvolvimento de tecnologia,só assim um dia poderemos ser talvez um pouco independentes.

Sds.
Bender,

A França para o projeto do submarino nuclear foi o melhor parceiro. Mas para demais projetos, pode não ser. O estabelecimento de parcerias caso-a-caso me parece ser mais vantajoso para o Brasil. Por exemplo, a Itália (Iveco) será o parceiro para o desenvolvimento do VBTP-MR e não uma empresa francesa. A Ucrânia é o parceiro no lançamento de satélites. Temos parceria com os Sul Africanos no desenvolvimento de mísseis. E por ai vai.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Dom Dez 06, 2009 6:39 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#24670 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 06, 2009 6:35 pm

Bender escreveu:
Santiago escreveu: Prezado CB,

[]s

Sds.
Concordo [100] [009]

Nao acho tambem que faz diferenca quem seja contanto que esteja satisfazendo os interesses do Estado Brasileiro e do seu planejamento!

E como voces disseram, sem investimentos proprios e sem a transformacao desses 15bilhoes em algo mais concreto, o que seremos 'e montadora ou ficamos a ver navios como a CELMA por exemplo...

A responsabilidade est'a muito mais no colo do estado brasileiro e as suas metas e na execucao do que foi planejado do que nos outros paises e os seus proprios planos, metas e maldades...

PS: Eu acredito que cancelar o F-X agora 'e prejudicial para o Brasil e a "cara" que queremos mostrar... A solucao de cancelar na minha opniao mostra mais fraqueza do que qualquer outra coisa...

Quem acha que o F-X tem que ser cancelado nao pode reclamar do rearmamento venezuelano, o fato do Chile ter trocentas coisas bem legais, e a China est'a montando uma frente na Africa para fazer oposicao daquele lado do Atlantico e a quarta-frota americana, para citar alguns exemplos... nao pelo F-X em si vejam bem... mas por aquela coisa do correu correu correu, availiou e morreu na praia... 2 vezes ja... quem quer mostrar poder e planejamento certo executa e nao fica no chove nao molha para no fim nao querer nada de coisa alguma.

E ficamos mais e mais com cara de TAB o que 'e lamentavel.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bender

#24671 Mensagem por Bender » Dom Dez 06, 2009 8:33 pm

CB_Lima
Nao acho tambem que faz diferenca quem seja contanto que esteja satisfazendo os interesses do Estado Brasileiro e do seu planejamento!

E como voces disseram, sem investimentos proprios e sem a transformacao desses 15bilhoes em algo mais concreto, o que seremos 'e montadora ou ficamos a ver navios como a CELMA por exemplo...

A responsabilidade est'a muito mais no colo do estado brasileiro e as suas metas e na execucao do que foi planejado do que nos outros paises e os seus proprios planos, metas e maldades...

PS: Eu acredito que cancelar o F-X agora 'e prejudicial para o Brasil e a "cara" que queremos mostrar... A solucao de cancelar na minha opniao mostra mais fraqueza do que qualquer outra coisa...

Quem acha que o F-X tem que ser cancelado nao pode reclamar do rearmamento venezuelano, o fato do Chile ter trocentas coisas bem legais, e a China est'a montando uma frente na Africa para fazer oposicao daquele lado do Atlantico e a quarta-frota americana, para citar alguns exemplos... nao pelo F-X em si vejam bem... mas por aquela coisa do correu correu correu, availiou e morreu na praia... 2 vezes ja... quem quer mostrar poder e planejamento certo executa e nao fica no chove nao molha para no fim nao querer nada de coisa alguma.

E ficamos mais e mais com cara de TAB o que 'e lamentavel.

[]s
CB_Lima
Esse assunto terá ainda que ser debatido aqui,é importante,e até o anuncio poderemos fazê-lo,mas mesmo após também sobre um outro prisma,que passa pela continuidade das políticas de estado para defesa propostas colocadas em andamento pelo atual governo,que também podem ser "canceladas" dependendo de outros acontecimentos ou atitudes dos próximos governos.

Não tenho opinião formada sobre este aspecto da "cara" "que queremos mostrar",por enquanto acho que o Brasil deve exercer com liberdade seu direito de escolha,inclusive o de não escolher nada,mas sem dúvida o "nada" traria um prejuiso muito maior que o aspecto da "cara",e que seria o de permanecer com a defesa aérea obsoleta por sabe-se lá quanto tempo mais,sendo que já estamos muito atrasados,acabaremos ficando como a tal TAB que voce lembrou. Seria lamentável.

Sds.

DELTA22
Sênior
Sênior

#24672 Mensagem por DELTA22 » Dom Dez 06, 2009 8:43 pm

Estou seguindo as orientações de nosso "profeta" JP e tendo fé! Não custa nada, se o Botafogo de palha saiu do rebaixamento, não duvido que o F-X se defina até o fim do ano... :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol:

MENGO!!! [100] [063] [009]

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Gandalf
Júnior
Júnior

#24673 Mensagem por Gandalf » Dom Dez 06, 2009 8:58 pm

aquela terrorista, sequestradora e assacina que deveria está presa e enjaulada em uma prisão"
"aquela bandida da dilma russef"
Correndo o risco de levar um pequeno puxão de orelha da moderação por desviar o assunto do tópico e nada acrescentar a ele, eu gostaria de tecer um breve comentário sobre as palavras do colega Juliano_ssa.

Caro Juliano, a mulher tão "adoravelmente" qualificada por você é mais corajosa que 80% dos homens que conheço. E não tenho dúvidas que se fosse necessário ela teria coragem para impunhar uma arma lutar no front por nosso país em qualquer guerra (e conheço muitos brasileiros que não fariam isso). Portanto voto nela com total confiança de que é a pessoa mais corajosa e qualificada para guiar nossa nação.

Obrigado.

Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#24674 Mensagem por Franz Luiz » Dom Dez 06, 2009 9:25 pm

Porquê prefiro o Rafale:

- Plataforma mais moderna das duas que existem. O F-18 é uma caça excelente
e daria grande poder para a FAB. Mas já recebeu botox demais.
O Rafale aparentemente (não tenho dados técnicos nem sou da área) aparenta um
menor RCS, característica de caças de 5a. Geração. Sei que ele não é de 5a. mas para mim é
o que mais se aproxima. Como não acredito que teremos um caça de 5a. tão cedo, prefiro
um que se aproxime disto e permita um seguro programa de roadmap para os próximos
30 anos. Para mim este caça é o Rafale.
O Gripen nos dará, após muito tempo e após muito gasto, o que o Rafale e o F-18 já fazem,
com o defeito de ainda ser um caça mais leve.
A França dependerá mais do Rafale e precisará pensar muito bem em mantê-lo moderno por mais tempo
do que os USA precisarão de seus F-18 com o F-35 entrando.
Poderemos nos aliar ao fabricante e conseguir mais do Rafale por mais tempo do que com o outro.
Também penso que chegou a hora de termos um caça mais pesado e capaz (uma espécie
de lavada de alma depois daquela recusa do F-4E nos anos 70).
Se bem planejada sua introdução e operacionalização do Rafale na FAB, poderemos já pensar em
uma segunda versão BR, no seu MLU, que o torne mais furtivo e nacionalizado em seus
componentes eletrônicos. Com tudo que estamos pedindo no FX-2 acho que teremos conhecimento
suficiente do aparelho e seus sistemas para fazê-lo por aqui. Depende de nós.
Se os franceses participarem então, melhor.
Penso que a plataforma RAFALE nos ofertará em 2025/20030 um caça ainda moderno e com mais chances de
sucesso neste MLU do que o F-18.
E ainda que o Rafale se apresenta como um bi-motor bem enxuto dentro de sua categoria, que permite que
opere em nosso PA atual ou que não obrigue que o próximo necessite ser um gigante.

Enfim, divagações de um simples entusiasta, não do Rafale, mas de nossa aviação.
Não de um apaixonado por um país ou com fobia pelo outro.
Apenas tentando ser lógico.
Comecei com o SU-35 e depois da Short-list entreguei meu coração ao Rafale.
Mas confesso que hoje não retornaria ao caça russo. Vejo a plataforma Rafale como um moderno
combatente que cabe melhor em nossas pretensões. Basta que acertem o preço e o custo do CLS
por no mínimo 15 anos, até o MLU.

Um abraço

Franz Luiz

GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#24675 Mensagem por GDA_Fear » Dom Dez 06, 2009 9:36 pm

PRick escreveu: Olha quem é cego, você viu alguma referência sobre a França no meu post acima??? Não estou falando nem bem, nem mal da França, ela é a melhor escolha, porque os EUA são uma péssima escolha. Mas em momento algum a França era parte deste post.

[]´s
Aiai, eu to só de camarote vendo aqui isso é bom pacas.

PRick seu post acima realmente não disse nada da França mas agora falou e deixou claro seu anti-americanismo,
PRick escreveu:Não estou falando nem bem, nem mal da França, ela é a melhor escolha, porque os EUA são uma péssima
O Santiago, acho que ele não é pro-americano nem pro-frança,agora você é lógico que é cego pelo Rafale e pela França, a maioria desse forúm pensa, mas não sei se tem coragem de te falar e a escolher os EUA é péssimo porque vc quer e outros mais.

Pergunta Retórica : Hmm os EUA são a pior escolha...porque ??? Porque eles já fizeram embargos contra nós.
Verdade já fizeram = passado, quem vive de passado é museu.

Ao contrário do que você pensa e muitos pensam o Brasil não é quintal dos EUA, nós não somos Colômbia,Venezuela...o Brasil tem outra posição internacional dos países citados, logo esse papo de quintal não cola, ou eles dão ou vamos para outra e acho que eles entenderam o recado.

Só falta falar que a transferência de tecnologia do F-18 é uma farsa, sendo que tudo já foi aprovado pelo congresso deles, vai vir 100% NÃO e do Rafale TAMBÉM NÃO aquele que acredita que virá, me desculpem o termo é burro.

Mais uma coisa que não foi muito noticiada aqui(Brasil), quando o Sarkô prometeu aquilo tudo e eu falei "assino o contrato...não, então não tem nada decidido" só faltaram passar o rolo compressor em cima de mim, resultado a Dassault tomou um belo susto ao saber que teria que baixar os preços, e a opinião pública de lá, não gostou nem um pouco em saber que a tecnologia do Rafale seria passada para nós, ou seja promessa da boca pra fora,Sarkô não tá conseguindo enquadrar a Dassault(tanto é que não tá conseguindo que o resultado não sai e o Lula já fala mais cauteloso"O processo(FX-2) tá em adamento ainda" bem diferente do discurso do 7 de setembro)

Aí vem me falar que dos EUA, os nossos requisitos tão aprovado lá no congresso deles e a da França são promessas vazias. E quem acha que será a libertação(França) se enganou apenas mudaremos de coleira...quer se livrar da coleira, pague bem os engenheiros que estão saindo das FAs,invista bastante em pesquisas de tecnologia que nós nos livraremos da coleira, fora isso esquece.

Responder