czarccc escreveu:Santiago escreveu:
Não Orestes. Estou no país certo.
A torcida para justificar algo (Rafale), tem marcado a defesa de uma posição geopolítica ingênua e idealista. Bonita, mas ingênua. Que tem ignorado os fatos e a história.
No mais, o Cap. Nascimento não tem moral para orientar ninguém a sair (e nem você) e com todo o respeito que ainda tenho pela sua pessoa, evite o tipo de comentário jocoso e desrespeitoso que vc acaba de fazer. Não vou baixar o nível. Se lhe faltam argumentos, melhor não responder besteira.
[]s
Me permitam interromper a sessão de afagos. Santiago, espero que me entenda. Muitos colegas foristas expuseram em detalhes muito de suas visões geopolíticas em longos posts que tive o prazer de ler, incluindo, dos que eu me lembro agora, Prick, Orestes, Bourne, jp, Delta, entre outos que não me lembro no momento. Inclusive eu já teci algumas considerações a esse respeito em menor quantidade e qualidade já que meu embasamento nessa área é muito menor do que o dos referidos colegas. Pois bem, só tenho visto você criticando a posição dos colegas. Nunca vi uma exposição aberta e bem explicada de sua visão geopolítica. E olha que fiz até pesquisa com a palavra geopolítica colocando seu nome de usuário no campo autor. Isso para não correr o risco de ser injusto. Me parece que você ocupa a posição de "franco-atirador". Seria interessante "dar a cara a tapa" para tornar a discussão mais equilibrada, mais justa. Enfim, para que alguém também possa lhe dizer que sua visão é ingênua e que ignora os fatos e a história. Ou não. Só conhecendo para saber.
PS: Sim, quanto a parte destacada, a carapuça serviu na medida!
Afinal tenho uma visão geopolítica que representa um fator de favorecimento ao Rafale no F-X2 (se procurar achará posts meus expondo melhor minha visão nesse sentido), mas não o único, mas sim mais um dentre vários (na minha opinião) já expostos a exaustão nessas mais de 1600 páginas, sendo vários deles fatores técnicos. Gostaria que você explicasse melhor a ingenuidade e ignorância aos fatos e à história. Mas depois da parte fácil, que você já fez em várias oportunidades, que é apresentar possíveis problemas e incertezas (algo inerente a qualquer aliança desse tipo), que apresentasse uma visão não ingênua e que não ignora os fatos e a história, para que possamos, assim como você, concordar ou discordar, apresentar possíveis problemas e incertezas em sua visão, enfim podermos todos nos acentarmos em uma mesa face a face e não com alguns no meio da rua e outros com fuzis com mira de longo alcance nas janelas dos prédios ao redor.
Saudações
A posição desse pessoal é siga os EUA, eles são a fonte de toda a sabedoria, gostam do abraços amigo por trás, subordinados, dependentes, o velho complexo de vira-latas. E mesmo que isso ao longo de nossa história, só tenha resultados em danos aos nossos interesses. NUNCA!!! As nossas relações com os EUA nos foram benéficas, do ponto de vista de uma amizade ou aliança. Não ganhamos nada com isso, pelo contrário, sempre fomos tratados como quintal. Quem quer ser respeitado, tem que se fazer respeitar, tem que andar com as próprias pernas.
Endeusam uma sociedade mediocre, sem valores culturais, que dá péssimos exemplos, e está indo para a vala, exatamente, porque nem mesmo segue mais os princípios que nortearam sua fundação e expansão. Quem trabalha para sustentar o mundo não são eles, cada vez mais parasitas da riqueza produzida fora, importada por meio de moeda sem lastro e os ganhos na ciranda financeira.
São esses que andam sempre por Miami e NY comprando produtos fabricados na China, Japão e no resto do Oriente. Que chegam lá sem impostos, porque são comprados com moeda sem valor. Esse castelo de cartas começou a desabar, e graças a incompetência deles, está desabando mais rápido.
Agora, não nos interessa bater de frente com a situação atual, pelo contrário, assim, como China e Índia, vamos continuar comendo pelas beiradas, mas DEFENDENDO NOSSOS INTERESSES, e não os deles. Na ONU, na OMC, FMI não existem mais refresco, em todos os lugares vamos nos fazer presentes e defender NOSSOS interesses.
[]´s