A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: A-12

#6586 Mensagem por Paisano » Seg Nov 30, 2009 1:26 pm

Walterciclone escreveu:
Paisano escreveu:Nas duas fotos abaixo pode-se ver que os A-4 são catapultados do São Paulo através do sistema de lançamento por "cabresto":

http://www.defesanet.com.br/noticia/41anosaeronaval/1001-25.jpg
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/04/af-11.jpg

Logo, o sistema de lançamento não seria um empecilho.
Caro botafoguense(eu lamento muito), o problema, não é , de fato, adaptar o navio a aeronave(no caso em tela, o MIG-29K) , mas sim a aeronave ao Navio. Não creio um minuto que a MB pense em instalar uma rampa Sky-Jump no Obelix.
Mas com o lançamento por "cabresto" ainda haveria a necessidade da rampa? [001]




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Re: A-12

#6587 Mensagem por Alcantara » Seg Nov 30, 2009 1:27 pm

O MiG-29K é, de fato, um pouco mais comprido do que o Rafale. O PRick já havia posto algumas gravuras em escala indicando isso.

A diferença entre o comprimento do Fulcrum e a diagonal do elevador frontal interno, se eu não estou enganado, é de uns 40/50 centímetros a mais para o Fulcrum. Não creio que isso demande uma transformação astronômica no são Paulo. Não precisamos reconstruí-lo.

Como o peso do Fulcrum não é problema (isso sim seria mais difícil de equalizar), a diferença no tamanho poderia ser superada com a adição de uma pequena área no elevador, à expensas de área do convés de vôo circu-adjacente. Em vez de retangular, ele passaria a ter uma pequena extensão em uma das quinas, como um mini elevador de porta-aviões yankee.

Vejam.


Imagem




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Re: A-12

#6588 Mensagem por gaitero » Seg Nov 30, 2009 1:28 pm

Bolovo escreveu:Legal saber essas coisas, mas parece que o Mig não cabe nos elevadores do SP. Gente, o A-12 vai viver de A-4M. Os Rafale F1 vão ser modernizados e continuarão na Marine Nationale. Não temos muitas escolhas. Talvez, com um novo porta-aviões, veremos coisa melhor algum dia.
E Rafales F-3 Novos???




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Re: A-12

#6589 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 30, 2009 1:57 pm

gaitero escreveu:
Bolovo escreveu:Legal saber essas coisas, mas parece que o Mig não cabe nos elevadores do SP. Gente, o A-12 vai viver de A-4M. Os Rafale F1 vão ser modernizados e continuarão na Marine Nationale. Não temos muitas escolhas. Talvez, com um novo porta-aviões, veremos coisa melhor algum dia.
E Rafales F-3 Novos???
Talvez. Mas para o A-12 e nas atuais CNTP eu duvido muito.




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Re: A-12

#6590 Mensagem por gaitero » Seg Nov 30, 2009 2:04 pm

Bolovo escreveu:
gaitero escreveu: E Rafales F-3 Novos???
Talvez. Mas para o A-12 e nas atuais CNTP eu duvido muito.
:roll:




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Re: A-12

#6591 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 30, 2009 2:22 pm

:?: :!:




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Re: A-12

#6592 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 30, 2009 3:19 pm

O MIG-29K pode muito bem ser operacionalizado pelo elevador posterior de estibordo, uma vez que o mesmo faz linha com a leteral do navio, sem obstáculos ou anteparas, permitindo assim que as sobras dimensionais da aeronave fiquem "pra fora" do navio.

O elevador anterior seria utilizado apenas pelos helis e/ou naves de aew.

No mais, desde sempre, por mais que eu sonhe com um Mig-29k com vetoração de empuxo e capacidade cruiser no Nae SP e todas aquelas outras quinquilharias eletrônicas que um fx-2 da vida poderia ter, sinto que não viverei o bastante para ver este sonho concretizado... não neste governo, nem nesta marinha...

uma pergunta que com certeza já foi respondida por aqui, mas como eu esqueci a resposta, pergunto de novo: porque não um EMB-120 AEW no Nae SP? Se não para o SP pelo menos para o futuro A-13. Suspeita-se que a SAAB estaria desenvolvendo versões tamanho "pp" do Eiryiey.


abraços




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Re: A-12

#6593 Mensagem por Alcantara » Seg Nov 30, 2009 3:27 pm

Carlos Mathias escreveu:
Alcantara escreveu: Carlos, vc que é especialista em aeronaves russas, sabe indicar ONDE são estes pontos?
Eu, em pleno "achismo", creio que devem ser semelhantes (em tremos de posicionamento) aos do SuE.


Abraços!
Mas se eles dizem que está lá, deve estar, né?
Sim, deve estar lá. Não pus em dúvida. Só gostaria de VER. Se pudermos tirar todas as incertezas sobre a possibilidade de operação do Fulcrum no NAe São Paulo, melhor. Quanto mais candidatos, melhor.

==========================================================================================

Carlos, achei isso...

KNOWN VARIANTS:
9-01 Pre-production model
MiG-29 'Fulcrum-A' - First production model, prototypes included three slightly different models with varying types of nose gear, fin, and rudder arrangements
MiG-29UB 'Fulcrum-B' - Two-seat trainer with radar removed
MiG-29S 'Fulcrum-C' - Improved single-seat fighter for serial production with an enlarged fuselage, new avionics, and a larger fuel capacity
MiG-29KVP - MiG-29K prototype built to test catapult takeoff and arrestor gear systems, may also have been used as a trainer for the MiG-29K
MiG-29K 'Fulcrum-D' - Navalized one-seat multipurpose fighter for use on aircraft carriers; Russian production cancelled after trials completed but a derivative was later purchased by India
MiG-29KU - Trainer version of the MiG-29K with a modified nose adding a separate cockpit for the instructor forward and below the normal cockpit; cancelled
MiG-29KUB - Trainer version of the MiG-29K purchased by India and the Russian Navy
MiG-29B - Two-seat version, details unknown
MiG-29UBT - Two-seat strike model designed for special operations
MiG-29SD - Export version of the MiG-29S
MiG-29SE - Export version of the MiG-29S with a new ECM jammer
MiG-29N - Export version for Malaysia similar to the MiG-29SD and optimized for air defense but equipped with in-flight refueling capability, updated communications equipment, improved navigation systems, and updated engines
MiG-29UBN - Two-seat trainer exported to Malaysia
MiG-29SM - Improved MiG-29S/SE with in-flight refueling capability, increased payload, and the ability to carry improved air-to-air missiles plus a TV display compatible with the KAB-500KR guided bomb or the Kh-29T missile, also capable of carrying the Kh-31A and Kh-31P missiles
MiG-29SMT - Modernization program for MiG-29SM export models with an improved cockpit, improved avionics, and increased range
MiG-29SMT-2 - "Second stage" modernization program for export models that provides a new radar, improved engines, revised ECM equipment, a digital fly-by-wire control system, and compatibility with numerous adbanced air-to-air and air-to-surface weapons
MiG-29SMTK - Carrier-based export model offered to India, includes folding wings, arrestor gear, and improved navigation systems
MiG-29M 'Fulcrum-E' - Improved fighter with fly-by-wire controls, upgraded engines, a modified tail and wing layout, a revised canopy, and the ability to carry guided-munitions
MiG-29MaE or MiG-29MEh or MiG-29EM - Export version of the MiG-29M
MiG-29MR - Reconnaissance version of the MiG-29M
MiG-29UM - Two-seat combat-capable trainer version of the MiG-29M
MiG-29M2 'Fulcrum-F' - Two-seat variant of the MiG-29M
MiG-29 'Fulcrum-Plus' - MiG-29 variant equipped with thrust-vectoring nozzles and canards, not believed to have been completed or flown due to financial problems
MiG-29OVT - Early designation for the MiG-35
MiG-29AS - Upgrade program for single-seat MiG-29 fighters used by Slovakia that includes installation of new IFF equipment and American radios while also adding an improved navigation system; 10 converted
MiG-29UBS - Upgrade program for MiG-29UB trainers used by Slovakia; 2 converted
MiG-33 - Believed to be a designation for an export version of the MiG-29M
MiG-35 - Upgraded model based on the MiG-29M2 primarily for the export market

Fonte: http://aerospaceweb.org/aircraft/fighter/mig29/


http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/5/8/6/0999685.jpg
Monino - Mikoyan-Gurevich MiG-29KVP (9-18)


The MiG-29K project was initiated in the early 1980s when the Soviet Navy developed a requirement for a supersonic carrier based fighter. As a first step to meet this requirement, the MiG OKB designed a "proof of concept" version of the MiG-29 fitted with a stronger undercarriage and a reinforced tail section with an arrestor hook, the MiG-29KVP (Korotkii Vzlet i Posadka - short take off and landing). [9] The KVP first flew on 21 August 1982, and was subject to extensive trials which demonstrated the need for more power and greater wing area. [10] It was decided to base the definitive naval version on the advanced MiG-29M (Product 9.15) that was already under development, further modified with new undercarriage and folding wings of greater area, with the new model designated the MiG-29K (Korabelniy - ship based) or Project 9-31). [11]
Fonte: http://wapedia.mobi/en/MiG-29K




Agora, falando hipoteticamente... se nós escolhessemos o Fulcrum como nosso caça naval... a Mikoyan tería condições de, com base nesse modelo experimental KVP (Korotkii Vzlet i Posadka - short take off and landing), entregar à MB um MiG-29 "moderno" preparada para CATOBAR?


Abraços! 8-]




Editado pela última vez por Alcantara em Seg Nov 30, 2009 4:04 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: A-12

#6594 Mensagem por Alcantara » Seg Nov 30, 2009 3:50 pm

FCarvalho escreveu:(...) uma pergunta que com certeza já foi respondida por aqui, mas como eu esqueci a resposta, pergunto de novo: porque não um EMB-120 AEW no Nae SP? Se não para o SP pelo menos para o futuro A-13. Suspeita-se que a SAAB estaria desenvolvendo versões tamanho "pp" do Eiryiey.


abraços
Porquê a Embraer abandonou o projeto quando percebeu que as alterações na célula do Brasília eram incontornáveis. Transformar o EMB-120 Brasília em AEW implicava em mudanças severas de peso, potência elétrica, etc, maiores do que a célula poderia aguentar.

Abraços!!! 8-]




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Re: A-12

#6595 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 03, 2009 9:47 pm

Alcantara escreveu:
FCarvalho escreveu:(...) uma pergunta que com certeza já foi respondida por aqui, mas como eu esqueci a resposta, pergunto de novo: porque não um EMB-120 AEW no Nae SP? Se não para o SP pelo menos para o futuro A-13. Suspeita-se que a SAAB estaria desenvolvendo versões tamanho "pp" do Eiryiey.


abraços
Porquê a Embraer abandonou o projeto quando percebeu que as alterações na célula do Brasília eram incontornáveis. Transformar o EMB-120 Brasília em AEW implicava em mudanças severas de peso, potência elétrica, etc, maiores do que a célula poderia aguentar.

Abraços!!! 8-]

Alcantara, já que estamos enrolados com o radar para os S-2, e nem se quer vislumbramos uma saida para o nosso aew naval, podemos pensar então que tipo de aeronave e/ou uav a MB já estaria imaginando empregar em seu futuro A-13, posto que, como disse o Marino, a MB já sabe o que e como quer este? Entendo que as características gerais já foram estabelecidas. Se foi efetivamente feito isso, suponho que a MB também já tenha, ao menos, uma visão do que espera operar neste novo Nae. Espero sinceramente que o raciocínio não seja o contrário. O que será que vem por aí? UAV's AEW?

abraços




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Carlos Mathias

Re: A-12

#6596 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 03, 2009 9:54 pm

Agora, falando hipoteticamente... se nós escolhessemos o Fulcrum como nosso caça naval... a Mikoyan tería condições de, com base nesse modelo experimental KVP (Korotkii Vzlet i Posadka - short take off and landing), entregar à MB um MiG-29 "moderno" preparada para CATOBAR?
Alcântara, falando assim, de chute, eu penso que o maior trabalho de navalização e adaptação à operação embarcada já foi feito. Creio que colocar uns cabrestos no avião seria o de menos. :wink:




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Re: A-12

#6597 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Dez 03, 2009 10:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Essas medidas do MIG-29K são com as asas estendidas, tem que ver com as asas e profundores dobrados.
O Mig-29K teria que estar todo dobrado e enviesado, no elevador e ainda ficaria justo. Operacionalmente acho que é impraticável.

Para a MB, sobrou o Tejas...




Alberto -
Carlos Mathias

Re: A-12

#6598 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 03, 2009 10:46 pm

Sei não Alberto, com o cone do nariz dobrado, mais os profundores, acho que cabe sim. Essas medidas colocadas até agora são com o avião "esticado".
Se alguém conseguir as medidas dobrado totalmente...




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Re: A-12

#6599 Mensagem por WalterGaudério » Qui Dez 03, 2009 11:14 pm

Carlos Mathias escreveu:Sei não Alberto, com o cone do nariz dobrado, mais os profundores, acho que cabe sim. Essas medidas colocadas até agora são com o avião "esticado".
Se alguém conseguir as medidas dobrado totalmente...
Alberto e CM, eu não gosto muito de ficar dando palpite(para isso existe o palpiteiro aqui na lista... [003] [003] [003] [003] [003] ), mas o MIG-29K cabe sim nos elevadores do A-12 na configurção discutida acima, e ainda com os tailerons dobrados tb. Confesso que nunca havia ouvido falar nesta versão KVP. Vivendo e aprendendo.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: A-12

#6600 Mensagem por joao fernando » Sex Dez 04, 2009 11:02 am

Sei que a tecnologia russa faz milagres. Com vetoração de empuxo, o Mig decola do SP sem catrapo?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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