TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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- Penguin
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
De concreto ha a grita de 2 (dois!!!) senadores do mesmo estado da fabrica da Beech. Isso virou na imprensa brazuca veto do Senado...os caras devem ser super senadores!
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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- crubens
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não dá pra confiar não, eles podem vetarem(não só os dois), após a compra do SH ser efetivada.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
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'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
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- vplemes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Dois senadores do estado onde fica a fábrica dos AT-6 Texan II fizeram uma grita, e para todo lado já aparece gente falando em embargo norte-americano e que tals. O que há de verdade, é que se está costurando uma possivel "parceria estratégica" com os EUA, e nessa possivel parceria haveria a compra direta dos ST, sem precisar de licitação. É contra esta compra direta que estes senadores estão brigando.
- Penguin
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Se não houvesse essas negociações, os dois senadores não estariam gritando.vplemes escreveu:Dois senadores do estado onde fica a fábrica dos AT-6 Texan II fizeram uma grita, e para todo lado já aparece gente falando em embargo norte-americano e que tals. O que há de verdade, é que se está costurando uma possivel "parceria estratégica" com os EUA, e nessa possivel parceria haveria a compra direta dos ST, sem precisar de licitação. É contra esta compra direta que estes senadores estão brigando.
Onde há fumaça geralmente há fogo.
[]s
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Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
É isso mesmo. Eles estão brigando por seu estado, e não tiro a razão deles.Lógico que quero que os ST ganhem a competição e o texan que se exploda
, mas imaginem, uma fábrica que abriga centenas de trabalhadores e trás rentabilidade para o estado perder uma oportuinidade sem nem ao menos ter chance de expor seu produto.
mas são apenas dois , que não podem fazer muita coisa.
O fato é que se o SH não for escolhido, a compra não vai ser direta e creio, que o ST vai enfrentar uma batalha desigual contra o texan( um produto nacional, norte-americano puro, contra um extrangeiro?).E se escolhermos o SH quem garante que iram comprar o ST por compra direta?
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mas são apenas dois , que não podem fazer muita coisa.
O fato é que se o SH não for escolhido, a compra não vai ser direta e creio, que o ST vai enfrentar uma batalha desigual contra o texan( um produto nacional, norte-americano puro, contra um extrangeiro?).E se escolhermos o SH quem garante que iram comprar o ST por compra direta?
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill
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Winston Churchill
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- vplemes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho que esão se esquecendo que o ST é brasileiro apenas no conceito e projeto. Em muitos aspectos ele é mais norte-americano do brasileiro. Senão vejamos: motor é fabricado nos EUA, boa parte dos sistemas da aeronave são feitos na terra do Tio Sam e para terminar, caso o ST seja escolhido, ele será montado na fabrica da embraer em Jacksonville na Flórida, utilizando mão de obra americana, peças americanas, pagando impostos paro o tio sam.guilhermecn escreveu:É isso mesmo. Eles estão brigando por seu estado, e não tiro a razão deles.Lógico que quero que os ST ganhem a competição e o texan que se exploda, mas imaginem, uma fábrica que abriga centenas de trabalhadores e trás rentabilidade para o estado perder uma oportuinidade sem nem ao menos ter chance de expor seu produto.
mas são apenas dois , que não podem fazer muita coisa.
O fato é que se o SH não for escolhido, a compra não vai ser direta e creio, que o ST vai enfrentar uma batalha desigual contra o texan( um produto nacional, norte-americano puro, contra um extrangeiro?).E se escolhermos o SH quem garante que iram comprar o ST por compra direta?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
De um lado promessas, do outra a realidade.
Investimentos franceses devem chegar a
R$ 90 bilhões
03/12 - 07:01 , atualizada às 10:43 03/12 - Guilherme Manechini, iG São Paulo
Os investimentos da França no Brasil podem dobrar no curto prazo. Desde o fim do ano passado, o volume de investimentos franceses, que envolve contratos governamentais, concorrências públicas, compra de controle de empresas e aquisições de participações acionárias, já supera a marca de R$ 40 bilhões. A expectativa é que o volume total de investimentos, em negócios em disputa, alcance quase a cifra de R$ 90 bilhões.
Estão sob o radar dos franceses o fornecimento dos caças para reequipamento da Força Aérea Brasileira e a construção do trem-bala, ligando Rio-São Paulo, as duas principais metrópoles brasileiras.
Segundo o presidente da Câmara de Comércio da França no Brasil (CCFB), Louis Bazire, a estabilidade econômica e a maior disposição do governo brasileiro em abrir oportunidades de investimentos ao capital estrangeiro são os principais fatores que explicam o aumento das relações comerciais entre os dois países.
“Os mercados europeus estão muito maduros, obrigando que as empresas busquem investimentos em outras regiões”, diz Bazire, ao citar o Brasil como um dos destinos mais atrativos da atualidade.
Aliado a isto, o executivo, que também preside a subsidiária brasileira do BNP Paribas, cita bom relacionamento entre os presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, o que tem facilitado a recepção dos investidores franceses.
Na semana passada, Philippe Mellier, presidente mundial da área de transportes da Alstom, afirmou que espera contar com a ajuda de Sarkozy na reta final da licitação do trem bala brasileiro. O projeto, avaliado em R$ 34 bilhões, figura entre os maiores em andamento no mundo.
“Hoje é possível ver que a relação entre os dois países é excelente. Por isso vamos fazer o possível para apresentar uma proposta competitiva e, assim, fazer com que a discussão chegue aos dois governos”, disse o executivo.
O presidente francês também tem participado ativamente para que os caças fabricados pela Dassault sejam comprados pelo Brasil, uma transação avaliada em R$ 12 bilhões.
Dos negócios já concluídos, Sarkozy participou da recente venda de 50 helicópteros da EADS à Helibras.
A lista de transações já fechadas inclui a venda de quatro submarinos convencionais e um quinto submarino de propulsão nuclear que serão fabricados pela DCNS, um negócio avaliado em R$ 18 bilhões, que terá participação da empreiteira brasileira Odebrecht.
Outro grande negócio foi a compra do controle da usina de açúcar e álcool Santelisa Vale pelo grupo Dreyfus por R$ 3 bilhões e a licitação ganha pelo grupo Suez, em consórcio com a brasileira Camargo Corrêa, para a construção da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, cujos investimentos chegam a R$ 9 bilhões.
A crescente onda de investimentos franceses parece repetir - e até certo ponto rivalizar - com o movimento realizados nos anos 90 pelos grupos espanhóis no Brasil, que marcou o avanço de empresas como Telefonica, Santander e Endesa no País.
Os interesses de grandes grupos da França e Espanha estiveram presentes num recente negócio bilionário no Brasil. Poucos dias atrás, a francesa Vivendi, um dos maiores grupos de telefonia e mídia do mundo, bateu a Telefonica numa disputa hostil pelo controle da operadora brasileira de telefonia GVT. Embora o negócio não esteja concluído, ainda sob análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ele pode chegar a R$ 7,2 bilhões.
Para Bazire, um exemplo do interesse das companhias francesas pode ser medido pela Bolsa de Paris. “Atualmente, das 40 empresas que compõem o principal índice da Bolsa de Paris, 38 possuem filial no Brasil”.
Segundo Bazire, a escolha do País para os dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016, deve intensificar ainda mais a relação entre os dois países. Entre as áreas de interesse, Bazire cita o setor de infraestrutura e de turismo.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prick, eu morro e não leio tudo aqui.
Bem vindo de volta!!!!!
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Bem vindo de volta!!!!!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Os Franceses vao participar da licitacao do trem-bala!? Entao tah combinado, o nosso Guia anuncia o vencedor antes da comissao de licitacao dar um parecer (tudo bem que sairah mais caro, toda estrutura de fornecimento fica na mao de um fornecedor, ...). No fim, Elle foi eleito democraticamente e pode fazer a decisao politica... Se alguem reclamar eh porque tem neurose, acredita em conspiracao...
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![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
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- Marino
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Todo mundo quer dar pitaco.
O conceito de segurança nacional do Dr Gandra está equivocado. A maior ToT, investimento em pessoal, capacitação da indústria, etc, contribui para a segurança nacional.
=====================================================
Sociedade Brasileira
2 Dez 09
A Compra dos Caças Estrangeiros
Por Dr.Ives Gandra Martins
A anunciada compra, pelo governo Lula, de caças franceses, sem licitação, muito embora desmentida pelo próprio autor da declaração no dia seguinte, merece rapidíssimas considerações.
O artigo 24 da Lei 8666/1993 permite, em seus incisos III e IX, que, em havendo “comprometimento da segurança nacional” ou “guerra e perturbação da ordem”, armamento bélico seja comprado com dispensa de licitação, depois de ouvido o Conselho de Defesa Nacional, no primeiro caso.
Está assim redigido:
“Art. 24. É dispensável a licitação:
III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;
IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;".
Há outras hipóteses de dispensa de licitação que poderiam pertinir à matéria - ou seja, a do inciso XVIII, contratação de serviços para abastecimento das forças armadas, a do inciso XIX, aquisição de material de uso pessoal ou administrativo, a do inciso XXVIII, aquisição de material de complexidade tecnológica desde que produzido no país ou de serviços aqui prestados e a do inciso XXIX, aquisição de bens e serviços contratados por tropas brasileiras no exterior -, mas, a meu ver, não são aplicáveis à compra de aviões. A dispensa de licitação para à compra no exterior de equipamento de alta tecnologia, restringe-se, a meu ver, às hipóteses mencionadas nos incisos III e IX: guerra e perturbação da ordem e comprometimento da segurança nacional.
O Decreto nº 2.295/97 alargou a permissão do inciso XI, muito embora condicionando-a a hipótese de haver risco de “comprometimento” da segurança nacional.
Marçal Justen Filho considera inconstitucional o inciso IX, dizendo: “A lei impôs a prévia audiência do Conselho
de Defesa Nacional. Nesse tópico, é inconstitucional, pois a CF/88 definiu de modo exaustivo, no art. 91, § 1º, a competência do aludido órgão. Também há inconstitucionalidade na atribuição de função legislativa ao Executivo. A regra colide com o art. 84, IV, da CF/88” (Comentários à Lei de licitações e contratos administrativos”, p. 24).
No caso da compra caças, que ora se pretende fazer, nem mesmo os dois dispositivos acima transcritos são aplicáveis, para justificar dispensa de licitação.
Pessoalmente, entendo, que a Segurança Nacional, desiderato maior das Forças Armadas, não se encontra, no momento, comprometida. Não corre o País risco imediato dessa natureza. Não há ameaças internas ou externas de conflitos com nossos vizinhos ou de movimento rebelados, como ocorre, por exemplo, na Colômbia, com as FARCs. Não há risco de luta armada.
Compreende-se que o legislador ordinário abra exceções ao processo licitatório, no caso de comprometimento da segurança nacional. Se o País entrar em guerra ou for invadido, à evidência a compra de equipamento moderno se justifica para combate ao inimigo e sua aquisição não pode aguardar um processo licitatório, sempre demorado. A urgência impõe a despesa. Mesmo assim o Conselho de Defesa Nacional terá que ser ouvido, num caso (comprometimento da segurança nacional) e não no outro (grave perturbação ou guerra).
Ora, o Brasil não vive, no momento, qualquer risco de ter sua segurança nacional comprometida, razão pela qual o processo licitatório impõe-se, na medida em que permitirá a compra do melhor material, com a melhor e mais expressiva transferência de tecnologia e pelo menor preço.
No caso concreto dos aviões, temos três companhias que oferecem modelos semelhantes, uma delas, inclusive, ofertando total transferência de tecnologia, construção de aeronaves no Brasil em parceria com a Embraer e por metade do preço dos aviões franceses (empresa sueca).
Parece-me, pois, que, no interesse do Brasil, a licitação é necessária, para assegurar a melhor e menos onerosa compra de equipamento de sofisticada e complexa tecnologia.
Não tem razão, S.Exa., o presidente da República, ao dizer “quem decidirá sou eu” – parece estar reproduzindo a frase atribuída a Luiz XIV “L’Etat c’est moi”- . Quem decide é a Constituição (art. 22 inciso XXVII) e a Lei 8666/93, que sobre a matéria exigem licitação.
Enquanto formos uma democracia, com respeito à lei e a Constituição- e não uma semi-ditadura, como a venezuelana, em que o presidente tudo faz, inclusive governar com leis habilitantes-, o presidente da República, seu servidor maior, deverá respeitá-las. Para o bem do Brasil que se faça a licitação. E se a França ganhar, que ganhe por motivos técnicos e não por preferências políticas.
Dr.Ives Gandra Martins
Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIFMU, UNIFIEO, UNIP e das Escolas de Comando e Estado Maior do Exército-ECEME e Superior de Guerra-ESG, Presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio e do Centro de Extensão Universitária - CEU - ceu@ceu.org.br e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.
O conceito de segurança nacional do Dr Gandra está equivocado. A maior ToT, investimento em pessoal, capacitação da indústria, etc, contribui para a segurança nacional.
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2 Dez 09
A Compra dos Caças Estrangeiros
Por Dr.Ives Gandra Martins
A anunciada compra, pelo governo Lula, de caças franceses, sem licitação, muito embora desmentida pelo próprio autor da declaração no dia seguinte, merece rapidíssimas considerações.
O artigo 24 da Lei 8666/1993 permite, em seus incisos III e IX, que, em havendo “comprometimento da segurança nacional” ou “guerra e perturbação da ordem”, armamento bélico seja comprado com dispensa de licitação, depois de ouvido o Conselho de Defesa Nacional, no primeiro caso.
Está assim redigido:
“Art. 24. É dispensável a licitação:
III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;
IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;".
Há outras hipóteses de dispensa de licitação que poderiam pertinir à matéria - ou seja, a do inciso XVIII, contratação de serviços para abastecimento das forças armadas, a do inciso XIX, aquisição de material de uso pessoal ou administrativo, a do inciso XXVIII, aquisição de material de complexidade tecnológica desde que produzido no país ou de serviços aqui prestados e a do inciso XXIX, aquisição de bens e serviços contratados por tropas brasileiras no exterior -, mas, a meu ver, não são aplicáveis à compra de aviões. A dispensa de licitação para à compra no exterior de equipamento de alta tecnologia, restringe-se, a meu ver, às hipóteses mencionadas nos incisos III e IX: guerra e perturbação da ordem e comprometimento da segurança nacional.
O Decreto nº 2.295/97 alargou a permissão do inciso XI, muito embora condicionando-a a hipótese de haver risco de “comprometimento” da segurança nacional.
Marçal Justen Filho considera inconstitucional o inciso IX, dizendo: “A lei impôs a prévia audiência do Conselho
de Defesa Nacional. Nesse tópico, é inconstitucional, pois a CF/88 definiu de modo exaustivo, no art. 91, § 1º, a competência do aludido órgão. Também há inconstitucionalidade na atribuição de função legislativa ao Executivo. A regra colide com o art. 84, IV, da CF/88” (Comentários à Lei de licitações e contratos administrativos”, p. 24).
No caso da compra caças, que ora se pretende fazer, nem mesmo os dois dispositivos acima transcritos são aplicáveis, para justificar dispensa de licitação.
Pessoalmente, entendo, que a Segurança Nacional, desiderato maior das Forças Armadas, não se encontra, no momento, comprometida. Não corre o País risco imediato dessa natureza. Não há ameaças internas ou externas de conflitos com nossos vizinhos ou de movimento rebelados, como ocorre, por exemplo, na Colômbia, com as FARCs. Não há risco de luta armada.
Compreende-se que o legislador ordinário abra exceções ao processo licitatório, no caso de comprometimento da segurança nacional. Se o País entrar em guerra ou for invadido, à evidência a compra de equipamento moderno se justifica para combate ao inimigo e sua aquisição não pode aguardar um processo licitatório, sempre demorado. A urgência impõe a despesa. Mesmo assim o Conselho de Defesa Nacional terá que ser ouvido, num caso (comprometimento da segurança nacional) e não no outro (grave perturbação ou guerra).
Ora, o Brasil não vive, no momento, qualquer risco de ter sua segurança nacional comprometida, razão pela qual o processo licitatório impõe-se, na medida em que permitirá a compra do melhor material, com a melhor e mais expressiva transferência de tecnologia e pelo menor preço.
No caso concreto dos aviões, temos três companhias que oferecem modelos semelhantes, uma delas, inclusive, ofertando total transferência de tecnologia, construção de aeronaves no Brasil em parceria com a Embraer e por metade do preço dos aviões franceses (empresa sueca).
Parece-me, pois, que, no interesse do Brasil, a licitação é necessária, para assegurar a melhor e menos onerosa compra de equipamento de sofisticada e complexa tecnologia.
Não tem razão, S.Exa., o presidente da República, ao dizer “quem decidirá sou eu” – parece estar reproduzindo a frase atribuída a Luiz XIV “L’Etat c’est moi”- . Quem decide é a Constituição (art. 22 inciso XXVII) e a Lei 8666/93, que sobre a matéria exigem licitação.
Enquanto formos uma democracia, com respeito à lei e a Constituição- e não uma semi-ditadura, como a venezuelana, em que o presidente tudo faz, inclusive governar com leis habilitantes-, o presidente da República, seu servidor maior, deverá respeitá-las. Para o bem do Brasil que se faça a licitação. E se a França ganhar, que ganhe por motivos técnicos e não por preferências políticas.
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"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Correio Braziliense CONCORRÊNCIA DA FAB
Conversas de viagem
Na reta final da concorrência F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita oficial a Kiev, na Ucrânia, ontem e hoje. A expectativa é de que o tema dos caças seja abordado durante a viagem, uma vez que os três protagonistas do processo de escolha estarão reunidos. O relatório sobre as propostas apresentadas pela francesa Dassault, a americana Boeing e a sueca Saab está em poder dos técnicos da FAB. Espera-se que, nos próximos dias, o documento seja repassado a Jobim. Quem dará a palavra final é Lula, que já expressou, por várias vezes, o favoritismo político dos franceses.
Conversas de viagem
Na reta final da concorrência F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita oficial a Kiev, na Ucrânia, ontem e hoje. A expectativa é de que o tema dos caças seja abordado durante a viagem, uma vez que os três protagonistas do processo de escolha estarão reunidos. O relatório sobre as propostas apresentadas pela francesa Dassault, a americana Boeing e a sueca Saab está em poder dos técnicos da FAB. Espera-se que, nos próximos dias, o documento seja repassado a Jobim. Quem dará a palavra final é Lula, que já expressou, por várias vezes, o favoritismo político dos franceses.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ué... mas já não tinha sido repassado???Marino escreveu:Correio Braziliense CONCORRÊNCIA DA FAB
Conversas de viagem
Na reta final da concorrência F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita oficial a Kiev, na Ucrânia, ontem e hoje. A expectativa é de que o tema dos caças seja abordado durante a viagem, uma vez que os três protagonistas do processo de escolha estarão reunidos. O relatório sobre as propostas apresentadas pela francesa Dassault, a americana Boeing e a sueca Saab está em poder dos técnicos da FAB. Espera-se que, nos próximos dias, o documento seja repassado a Jobim. Quem dará a palavra final é Lula, que já expressou, por várias vezes, o favoritismo político dos franceses.
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O negócio tá mais enrolado do que eu pensava, então.
[]'s a todos.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O relatório já foi apresentado.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Aahhh bom... Menos mal.Marino escreveu:O relatório já foi apresentado.
Valeu a info!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Bem vindo Prick, estava com saudades, sério!
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

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