U-27 escreveu:fale o quanto quiser
ja ouvi e li muito destas baboseiras inventadas
indulgencia para começar não é para comprar lugar no céu
primeiro
vá ler o que é indulgencia
alem disso, as influencias negativas de correntes filosoficas que levaram a isto, sem contar a grande heresia luterana e catara
agora, se tu quer ficar falando a mesma bobagem que eu ja discuti muitas vezes em minah vida, fale, mas isso não muda nada, pois sei bem que são inverdades, procure saber a vida dos santos, a verdade sobre a era medieval alem das fontes marxistas e maçonicas, dai venha falar comigo sobre isto
Bobagens? Baboseiras inventadas? Meu jovem, a ciência histórica profissional não é feita de mitos ou metafísica, mas com documentação e registro fidedigno de fontes. Muito menos a biografia oficial dos santos da Igreja Católica é crível como fonte histórica. Não misture transcendentalismo com laicismo.
Além do q tu está me dizendo para ler o q significa indulgência? Vou te dizer então o q entendo por indulgência:
n verbo
transitivo direto
1: proceder indulgentemente, sem rigor
transitivo direto
2: conceder perdão a; desculpar, perdoar
transitivo direto
3:Rubrica: religião.
associar indulgência a (recitação de prece, prática de obra pia ou culto de objeto sagrado)
Fonte: dicionário Houaiss de língua portuguesa.
Viste a acepção dois? Foi exatamente assim q a "santa igreja" construiu o Vaticano: vendendo perdão, fora as "relíquias"...
Ainda vem me dizer para ler sobre a "verdade" da Idade Média? Pelo visto parece q nunca leste um livro de história (q não seja didático) sobre o período. Ledo engano se tu acha q só marxistas fazem história. Aliás não há nenhum grande problema em alguém ser um historiador marxista; ele haverá se a opção for por ser um marxista historiador
. São coisas muito, mas muito diferentes.
P.S: se querer experimentar o mais "puro" cristianismo te sugiro aderir a Igreja Ortodoxa Etíope
. Foi a única q preservou alguma coisa do cristianismo primitivo (não no sentido pejorativo), ou seja, da liturgia do início da era cristã, dos primeiros séculos do primeiro milênio, graças a expansão muçulmana q a isolou por séculos do resto da cristandade a partir do advento do islã no norte da África (séc. VII d.C.).
Enfim, meu caro monarquista, me desculpe a sinceridade, mas tu confunde muito dogma com espiritualidade, com fé. Ninguém precisa do primeiro para ter uma legítima e sincera relação transcendente a está realidade. Quem busca o caminho espiritual como um instrumento de estabilidade emocional não necessita de dogmas ou hierarquias eclesiásticas politicamente humanas para exercer sua fé. O exercício desta última é um ato soberano, individual, não necessita de regras e intermediários. Infelizmente, meu caro monarquista, teu dogmatismo inflexível e exacerbado te tira a liberdade de um pleno exercício de fé. Quiçá um dia entendas q tu és livre para acreditar no q for q seja, sem regras ou atravessadores e q a mais "pura" e "verdadeira" fé é um estado mental q depende apenas de ti.