Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Congresso aprova crédito para construção de turbopropulsor brasileiro
Defesa
Escrito por Defesa Brasil
Sex, 27 de Novembro de 2009 09:53
Projeto recebe crédito de R$ 10 milhões.
Laércio Franzon
O Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (25), sete projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) concedendo créditos adicionais, no valor total de R$ 1,3 bilhões, a diversos órgãos do governo federal.
Um dos projetos (PLN 51/09) libera crédito especial no valor de R$ 10 milhões para o Comando da Aeronáutica, destinados ao início da primeira fase do projeto de concepção, desenvolvimento, fabricação e certificação do Turborreator TH 1000.
Os turborreatores são motores turbopropulsores de largo espectro de aplicação, utilizados tanto em aviões, que são motores turboélice, quanto na geração de energia elétrica e em outras atividades. O Projeto TH 1000 será desenvolvido a partir do modelo do primeiro turborreator aeronáutico brasileiro, denominado TR 3500, produzido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em parceria com empresa especializada na fabricação de máquinas e equipamentos de uso no projeto.
Outra proposição aprovada (PLN 79/09) destina crédito suplementar em favor dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário, crédito suplementar no valor global de R$ 482,71 milhões. O crédito em favor do Ministério da Agricultura tem o objetivo, no âmbito da administração direta, de viabilizar o apoio a projetos de desenvolvimento do setor agropecuário e, no âmbito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), possibilitar a execução da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), no que se refere aos produtos agrícolas, café, milho e arroz.
Os demais projetos aprovados foram PLN 38/09, PLN 52/09, PLN 60/09, PLN 67/09 e PLN 80/09.
Os créditos especiais são modalidades de crédito adicional destinado a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. Créditos suplementares são ambém modalidade de crédito adicional destinado ao reforço de dotação já existente no orçamento.
Fonte: Agência Senado
Defesa
Escrito por Defesa Brasil
Sex, 27 de Novembro de 2009 09:53
Projeto recebe crédito de R$ 10 milhões.
Laércio Franzon
O Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (25), sete projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) concedendo créditos adicionais, no valor total de R$ 1,3 bilhões, a diversos órgãos do governo federal.
Um dos projetos (PLN 51/09) libera crédito especial no valor de R$ 10 milhões para o Comando da Aeronáutica, destinados ao início da primeira fase do projeto de concepção, desenvolvimento, fabricação e certificação do Turborreator TH 1000.
Os turborreatores são motores turbopropulsores de largo espectro de aplicação, utilizados tanto em aviões, que são motores turboélice, quanto na geração de energia elétrica e em outras atividades. O Projeto TH 1000 será desenvolvido a partir do modelo do primeiro turborreator aeronáutico brasileiro, denominado TR 3500, produzido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em parceria com empresa especializada na fabricação de máquinas e equipamentos de uso no projeto.
Outra proposição aprovada (PLN 79/09) destina crédito suplementar em favor dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário, crédito suplementar no valor global de R$ 482,71 milhões. O crédito em favor do Ministério da Agricultura tem o objetivo, no âmbito da administração direta, de viabilizar o apoio a projetos de desenvolvimento do setor agropecuário e, no âmbito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), possibilitar a execução da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), no que se refere aos produtos agrícolas, café, milho e arroz.
Os demais projetos aprovados foram PLN 38/09, PLN 52/09, PLN 60/09, PLN 67/09 e PLN 80/09.
Os créditos especiais são modalidades de crédito adicional destinado a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. Créditos suplementares são ambém modalidade de crédito adicional destinado ao reforço de dotação já existente no orçamento.
Fonte: Agência Senado
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
O projeto do turboélice de 1000 shp deverá receber até 2013 70 milhões de reais do BNDES e 138 da FINEP.
Enquanto que a turbina aeronáutica de pequena potência deverá receber 90 milhões e 110 milhões do BNDES e da FINEP respectivamente.
abraços]
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
24/03/2010 - Estágio atual do Projeto de Turbina Aeronáutica na empresa TGM Turbinas
No dia 11 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial visitou as instalações da empresa TGM Turbinas, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, onde conheceu o estágio atual de desenvolvimento do Projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP).
O projeto é um trabalho conjunto de pesquisadores da Divisão de Propulsão Aeronáutica do Instituto de Aeronáutica e Espaço, professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica ligados ao Centro de Referência em Turbinas a Gás do instituto e de engenheiros da empresa TGM, maior fabricante nacional e exportador de turbinas a vapor.
O objetivo do projeto TAPP é o de desenvolver e fabricar um modelo experimental de um turborreator para utilização em aeronaves não-tripuladas, dentre outros, assim como a construção de um banco de ensaios de motor completo. Durante a visita, a comitiva do DCTA, composta pelo diretor-geral, vice-diretor, reitor do ITA e do diretor do IAE, além de representantes e técnicos dos institutos, também conheceu a história e a estrutura fabril da empresa TGM. O ponto de destaque foi a constatação do envolvimento da empresa como parceira no desenvolvimento técnico da turbina e co-financiadora do empreendimento, com recursos na ordem de 2,4 milhões de reais.
O projeto TAPP também visa, dentre outros, a capacitação de equipe técnica e a formação de recursos humanos da empresa e dos institutos do DCTA envolvidos, bem como a geração de emprego para participantes do projeto na indústria.
O TAPP tem previsão de ser concluído ainda neste ano, quando passará por ensaio de avaliação do motor completo em banco de ensaio na Divisão de Propulsão Aeronáutica do IAE.
Saiba mais sobre a contribuição da empresa TGM ao projeto TAPP
Desenvolvimento de novos fornecedores de matéria prima e controle da rastreabilidade do material adquirido
Inspeções de qualidade no fornecedor e no recebimento da matéria-prima por meio de ensaios não-destrutivos e destrutivos
Preparação do processo de fabricação de componentes, de acordo com os padrões de engenharia da empresa (ISO 9001)
Fabricação de componentes da TAPP
Análise dimensional 3D e ensaios não-destrutivos pós-fabricação
Montagem de componentes da TAPP no conjunto rotativo
Desenvolvimento e construção da bancada de ensaio de rotodinâmica do conjunto montado da TAPP
Ensaios do sistema de lubrificação do motor, do sistema de selagem (labirintos) de óleo, de carga axial nos rolamentos e de rotodinâmica do conjunto montado
Adoção de soluções de engenharia com base nos ensaios realizados
No dia 11 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial visitou as instalações da empresa TGM Turbinas, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, onde conheceu o estágio atual de desenvolvimento do Projeto Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP).
O projeto é um trabalho conjunto de pesquisadores da Divisão de Propulsão Aeronáutica do Instituto de Aeronáutica e Espaço, professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica ligados ao Centro de Referência em Turbinas a Gás do instituto e de engenheiros da empresa TGM, maior fabricante nacional e exportador de turbinas a vapor.
O objetivo do projeto TAPP é o de desenvolver e fabricar um modelo experimental de um turborreator para utilização em aeronaves não-tripuladas, dentre outros, assim como a construção de um banco de ensaios de motor completo. Durante a visita, a comitiva do DCTA, composta pelo diretor-geral, vice-diretor, reitor do ITA e do diretor do IAE, além de representantes e técnicos dos institutos, também conheceu a história e a estrutura fabril da empresa TGM. O ponto de destaque foi a constatação do envolvimento da empresa como parceira no desenvolvimento técnico da turbina e co-financiadora do empreendimento, com recursos na ordem de 2,4 milhões de reais.
O projeto TAPP também visa, dentre outros, a capacitação de equipe técnica e a formação de recursos humanos da empresa e dos institutos do DCTA envolvidos, bem como a geração de emprego para participantes do projeto na indústria.
O TAPP tem previsão de ser concluído ainda neste ano, quando passará por ensaio de avaliação do motor completo em banco de ensaio na Divisão de Propulsão Aeronáutica do IAE.
Saiba mais sobre a contribuição da empresa TGM ao projeto TAPP
Desenvolvimento de novos fornecedores de matéria prima e controle da rastreabilidade do material adquirido
Inspeções de qualidade no fornecedor e no recebimento da matéria-prima por meio de ensaios não-destrutivos e destrutivos
Preparação do processo de fabricação de componentes, de acordo com os padrões de engenharia da empresa (ISO 9001)
Fabricação de componentes da TAPP
Análise dimensional 3D e ensaios não-destrutivos pós-fabricação
Montagem de componentes da TAPP no conjunto rotativo
Desenvolvimento e construção da bancada de ensaio de rotodinâmica do conjunto montado da TAPP
Ensaios do sistema de lubrificação do motor, do sistema de selagem (labirintos) de óleo, de carga axial nos rolamentos e de rotodinâmica do conjunto montado
Adoção de soluções de engenharia com base nos ensaios realizados
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
vamos que vamos
já estamos no rol de poucos paises no mundo que dominam essa tecnologia
afinal esse eh um grande passo rumo ao nosso tão sonhado motor de grande proporções pra equipar grandes jatos regionais no futuro e quem ateh sabe nosso futuro caça 100% nacional
pra quem quiser ver as fotos:
http://www.cta.br/noticias/estrutura.php?id=94
já estamos no rol de poucos paises no mundo que dominam essa tecnologia
afinal esse eh um grande passo rumo ao nosso tão sonhado motor de grande proporções pra equipar grandes jatos regionais no futuro e quem ateh sabe nosso futuro caça 100% nacional
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- jumentodonordeste
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Notícia maravilhosa.
Alguém poderia me passar informações sobre o tamanho da aeronave que essa turbina poderá levantar ?
Alguém poderia me passar informações sobre o tamanho da aeronave que essa turbina poderá levantar ?
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
07/04/2011
Peças do turbojato do projeto TAPP são concluídas
Foi concluída, no final de 2010, a fabricação das peças do turbojato de 5 kN de empuxo do projeto TAPP – Turbina Aeronáutica de Pequena Potência. Esse projeto é financiado pela FINEP e conta com a participação do IAE/APA (Divisão de Propulsão Aeronáutica) e ITA como executores e a empresa TGM Turbinas como interveniente, sendo que a proponente é a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF).
Na foto, peças do motor TAPP já aprovadas pelo controle de qualidade da TGM (TGM Turbinas - Dez/2010)
Fonte:
http://www.iae.cta.br/noticias/07abr_Pe ... luidas.php
Peças do turbojato do projeto TAPP são concluídas
Foi concluída, no final de 2010, a fabricação das peças do turbojato de 5 kN de empuxo do projeto TAPP – Turbina Aeronáutica de Pequena Potência. Esse projeto é financiado pela FINEP e conta com a participação do IAE/APA (Divisão de Propulsão Aeronáutica) e ITA como executores e a empresa TGM Turbinas como interveniente, sendo que a proponente é a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF).
Na foto, peças do motor TAPP já aprovadas pelo controle de qualidade da TGM (TGM Turbinas - Dez/2010)
Fonte:
http://www.iae.cta.br/noticias/07abr_Pe ... luidas.php
- Boss
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Que bom que temos um projeto em andamento no setor.
O projeto da VSE foi cancelado ?
O projeto da VSE foi cancelado ?
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- wagnerm25
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Se eu fosse um bilonário tipo o Eike teria imenso prazer de aportar (muito) dinheiro nesse projeto.
Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
A vertente de projeto da VSE é focada para geração de energia. Continua a todo a vapor!Boss escreveu:Que bom que temos um projeto em andamento no setor.
O projeto da VSE foi cancelado ?
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Alguma notícia extra sobre as turbinas brasileiras?
"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Wagner, o Eike Batista precisa se mostrar confiável. Ele ainda é muito oba-oba. Precisa mostrar resultados.wagnerm25 escreveu:Se eu fosse um bilonário tipo o Eike teria imenso prazer de aportar (muito) dinheiro nesse projeto.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Boss
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Esses projetos de turbinas devem receber dinheiro a conta gotas (se ainda recebem/existem), porque faz tempo que se ouve falar deles, mas quase nada se sabe.
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
Pelo que ouvi, a Vale abraçou tudo, e uma firma estrangeira de turbinas fez um acordo com ela. Ou seja, usarão turbinas estrangeiras...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
joao fernando escreveu:Pelo que ouvi, a Vale abraçou tudo, e uma firma estrangeira de turbinas fez um acordo com ela. Ou seja, usarão turbinas estrangeiras...
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)
É, foi a última notícia que li, a Vale preferiu investir na GE...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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