Eu já desconfiava: existem três tipos de Akula.
- para os russos, Akula é uma classe de SSBN (submarino nuclear de mísseis balísticos). A OTAN o chama de Typhoon (Tufão).
- para a OTAN, Akula é uma classe de SSN (submarinos de ataque, propulsão nuclear). O OTAN Akula I é o Delfin dos russos; o OTAN Akula II é o Nerpa dos russos...
Que confusão!
T.208 Class
Pr. #941 'Akula'
NATO Code 'Typhoon'
(Class Ballistic-Missile Nuclear Submarines)
These are the largest submarines that have ever been built. Roughly the same size as a W.W.II-era aircraft carrier. These boats were extremely man power intensive and while six were built only three remain in any semblance of operation.
There are no successors planned for the Akula and the 7th submarine of this class was scrapped on the stocks.
The Pr-941s were to have been taken out of service and scrapped in 1999 and 2000 with financial and technical assistance from the US government, but reports now say up to three Typhoons may be returned to service.
Nerpa Class
Pr. #971A 'Shchuka'
NATO Code 'Akula II' Delfin Class
Pr. #971/971U 'Bars'
NATO Code 'Akula I'
(Hunter/Killer Submarines Nuclear)
Akula X Akula
Moderador: Conselho de Moderação
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
Fala Leo!
Pelo que tenho lido, os Akula SSN não têm nada a ver com os Akula SSBN (Typhoon). Os Akula SSN são projetados a partir do zero, como uma resposta à Classe Los Angeles.
Também me parece que o termo improved Akula é usado para os Akula II SSN, em relação aos primeiros Akulas SSN, mas não tendo relação com nenhuma derivação em relação aos SSBN / Typhoon.
Akula SSN (Bars):
Akula SSBN (Typhoon):
OTAN
Rússia
Pelo que tenho lido, os Akula SSN não têm nada a ver com os Akula SSBN (Typhoon). Os Akula SSN são projetados a partir do zero, como uma resposta à Classe Los Angeles.
Também me parece que o termo improved Akula é usado para os Akula II SSN, em relação aos primeiros Akulas SSN, mas não tendo relação com nenhuma derivação em relação aos SSBN / Typhoon.
Akula SSN (Bars):
Akula SSBN (Typhoon):
OTAN
Rússia
-
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
Re:
Os chamados Improved Akula são uma etapa intermediária entre os Akula I e Akula II(a designação russa do projeto dos Improved Akula é Pr.971U).VICTOR escreveu:Também me parece que o termo improved Akula é usado para os Akula II SSN, em relação aos primeiros Akulas SSN, mas não tendo relação com nenhuma derivação em relação aos SSBN / Typhoon.