henriquejr escreveu:Acho que se tivessem que substituir os Tucanos da EDA esse substituto teria que ser o Super Tucano ou o AMX pois a EDA está entre as poucas equipes de demonstração aérea que tem o privilégio de usar aviões produzidos localmente, representando a industria nacional pelo mundo! Seria um pecado abrir mãos disso para usar um equipamento de outra nacionalidade!
Acabo concordando com você. Pensei no mirage 2000 e no f-5 por serem a jato e por consequêcia terem a possibilidade de fazer acrobacias mais ousadas. Mas não tinha pensado no amx
Bem, mas enquanto o fx-2 não chega acho que o super tucano possa ser o candidato, sem bem que o tucano ainda deve continuar por um bom tempo
Seria legal o AMX, mas duvido que ele tenha força para fazer manobras ousadas....sem contar que ele é "meio" italiano.
Por enquanto temos o ST apenas, e se a FAB quiser trocar os tucaninhos do EDA, vai ter que recorrer a ele. E se fizer isso, eu torço muuuito para que a FAB banque os ST modificados parecidos com o protótipo pra recuperarem a alta manobrabilidade.
Skyway escreveu:Seria legal o AMX, mas duvido que ele tenha força para fazer manobras ousadas....sem contar que ele é "meio" italiano.
Por enquanto temos o ST apenas, e se a FAB quiser trocar os tucaninhos do EDA, vai ter que recorrer a ele. E se fizer isso, eu torço muuuito para que a FAB banque os ST modificados parecidos com o protótipo pra recuperarem a alta manobrabilidade.
Um abraço!
Todos que já tiveram a oportunidade de pilotar o AMX foram unanimes em dizer que é um caça extremamente manobravel, muitos dizem ser superior ao Skyhawk e F-5!
O AMX tem sim problemas de persistencia em um dog fight (não foi projetado para isso) mas não creio que ele seja pior que um Alfajet, Hawk, MB-339, etc...
Ficaria show a EDA equipado com AMX! Não precisaria nem colocar um sistema de geração de fumaça neles, já sai de fábrica equipado com isso!
Skyway escreveu:Seria legal o AMX, mas duvido que ele tenha força para fazer manobras ousadas....sem contar que ele é "meio" italiano.
Por enquanto temos o ST apenas, e se a FAB quiser trocar os tucaninhos do EDA, vai ter que recorrer a ele. E se fizer isso, eu torço muuuito para que a FAB banque os ST modificados parecidos com o protótipo pra recuperarem a alta manobrabilidade.
Um abraço!
Todos que já tiveram a oportunidade de pilotar o AMX foram unanimes em dizer que é um caça extremamente manobravel, muitos dizem ser superior ao Skyhawk e F-5!
O AMX tem sim problemas de persistencia em um dog fight (não foi projetado para isso) mas não creio que ele seja pior que um Alfajet, Hawk, MB-339, etc...
Ficaria show a EDA equipado com AMX! Não precisaria nem colocar um sistema de geração de fumaça neles, já sai de fábrica equipado com isso!
Ele é manobrável, mas de fato ele perde força em manobras fechadas. Então algumas manobras ele não poderia executar, é questão do desenho e da turbina. Eu sou um dos maiores defensores do A-1 aqui no DB, mas reconheço que ele não tem vocação para aeronave de demonstração aérea.
Cougar_PH escreveu:para mim o melhor para substituir os tucanos da EDA seria o short.
ele é muito mais manobravel que o proprio tucano.
Inclusive, a RAF já está estocando muitas células do Shorts Tucano, provavelmente ensaiando sua aposentadoria. Seria uma possível compra de oportunidade.
E o M-346, será que tem capacidade aerobática satisfatória?
De fato, como já citado pelo CB Lima, turbohélices, jatos e aeronaves acrobáticas com motores a pistão tem perfis de voo totalmente diferentes. Votei no Red Arrows, na minha opinião são de longe a equipe de jatos mais impecável do mundo há décadas. Quanto a turbohélices é óbvio o meu voto .
Quanto a um novo avião para o EDA tem q ser o Super Tucano, é um avião nacional, não precisa de muita logística e é muito mais barato de operar do q qualquer jato.