Matou a pau...Thor escreveu: Acho que isso nos faz lembrar das avaliações que alguns foristas fizeram do A-1 como vetor de ataque no cenário sul-americano.
Ejercicio Salitre 2009, Chile
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
A nota diz respeito à disponibilidade, mas não ao resultado do exercício. Quero saber como este se deu, qual o cenário de enfrentamento proposto e quais aeronaves foram designadas como oponentes. Alguém por acaso tem respostas para tais apreciações?Thor escreveu:Esquadrão Centauro é destaque em operaçao multinacional no Chile
O Esquadrão Centauro (3º/10º GAV) , voando aeronaves A-1, cumpriu todas as missões de ataque previstas na Operação Salitre II, no Chile, sem nenhuma abortiva sequer, sendo reconhecido pelas delegações dos outros países participantes como o único esquadrão a realizar tal feito. As missões envolveram o emprego diário de duas esquadrilhas com quatro aviões cada.
A Operação Salitre é um exercício conjunta, onde várias aeronaves realizam missões de pacote aos moldes da conhecida Operação Cruzex, que ocorreu de 16 a 31 de outubro. Participaram também desta Operação as Forças Aéreas da Argentina, do Chile, da França e dos Estados Unidos.
O Esquadrão Centauro
Para o esquadrão, o feito pode ser explicado pelo preparo do efetivo e pelo planejamento, tanto no setor operacional como no logístico, envolvendo diversos setores da Força Aérea.
Fonte: BASM
Acho que isso nos faz lembrar das avaliações que alguns foristas fizeram do A-1 como vetor de ataque no cenário sul-americano.
Saber que as aeronaves brasileiras seriam bem manutenidas, não me surpreende.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Por motivos de força maior ( PERU ). Não realizou-se uma missão tradicional, que seria a de criar dois países, um rebelde e outro do bem, e então, todos atacam o rebelde, que normalmente é inferior.Ilya Ehrenburg escreveu:A nota diz respeito à disponibilidade, mas não ao resultado do exercício. Quero saber como este se deu, qual o cenário de enfrentamento proposto e quais aeronaves foram designadas como oponentes. Alguém por acaso tem respostas para tais apreciações?Thor escreveu:Esquadrão Centauro é destaque em operaçao multinacional no Chile
O Esquadrão Centauro (3º/10º GAV) , voando aeronaves A-1, cumpriu todas as missões de ataque previstas na Operação Salitre II, no Chile, sem nenhuma abortiva sequer, sendo reconhecido pelas delegações dos outros países participantes como o único esquadrão a realizar tal feito. As missões envolveram o emprego diário de duas esquadrilhas com quatro aviões cada.
A Operação Salitre é um exercício conjunta, onde várias aeronaves realizam missões de pacote aos moldes da conhecida Operação Cruzex, que ocorreu de 16 a 31 de outubro. Participaram também desta Operação as Forças Aéreas da Argentina, do Chile, da França e dos Estados Unidos.
O Esquadrão Centauro
Para o esquadrão, o feito pode ser explicado pelo preparo do efetivo e pelo planejamento, tanto no setor operacional como no logístico, envolvendo diversos setores da Força Aérea.
Fonte: BASM
Acho que isso nos faz lembrar das avaliações que alguns foristas fizeram do A-1 como vetor de ataque no cenário sul-americano.
Saber que as aeronaves brasileiras seriam bem manutenidas, não me surpreende.
Isto posto não tenho idéia da missão proposta, mas com certeza, os A-1 foram escoltados no mínimo pelos F-15 e M-2000. Acho que os F-16 também... Contra uma força de F-5, por exemplo...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Ilya Ehrenburg
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Pois caro Gaiteiro, veja que coisa. Não vou dizer que o exercício foi um desperdício, pois todo treinamento é válido, mas reduzir o cenário a missões COIN é quase uma perda de tempo, afinal, com tal coletânea de vetores de combate, quanto maior e mais intensos fossem os combates entre estes, melhores e mais valorosas lições seriam colhidas.
Seria interessante ver-nos surtidas dos A-1, sem escolta. Mesmo que houvesse um "massacre", pois um conflito nunca espera pelas condições ideais, e operar sem escolta é quase uma regra.
Abraços.
Seria interessante ver-nos surtidas dos A-1, sem escolta. Mesmo que houvesse um "massacre", pois um conflito nunca espera pelas condições ideais, e operar sem escolta é quase uma regra.
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- Thor
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Desconheço essa nova doutrina de operar sem escolta. Desde a segunda guerra mundial se opera com escolta. Talvez só os F-117 atacavam isolados.Ilya Ehrenburg escreveu:Pois caro Gaiteiro, veja que coisa. Não vou dizer que o exercício foi um desperdício, pois todo treinamento é válido, mas reduzir o cenário a missões COIN é quase uma perda de tempo, afinal, com tal coletânea de vetores de combate, quanto maior e mais intensos fossem os combates entre estes, melhores e mais valorosas lições seriam colhidas.
Seria interessante ver-nos surtidas dos A-1, sem escolta. Mesmo que houvesse um "massacre", pois um conflito nunca espera pelas condições ideais, e operar sem escolta é quase uma regra.
Abraços.
O que eu ouvi dizer do exercício foi que havia guerra entre dois lados sim. Um lado estávamos nós brasileiros com o E-3 e os M-2000 de escolta.
Nossos inimigos eram os americanos e chilenos, com F-15 e F-16.
Quando tiver chance de conversar com algum amigo comentarei com maiores detalhes.
Abraços
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- Thor
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Ouvi dizer que diariamente existia um pacote, com a participação dos nossos A-1 e dos A-4 Argies em missões de ataque. A escolta era constituída de aeronaves M-2000 francesas, F-15 USAF e F-16 Chilenos. O E-3F controlava os azuis, que decolavam de Antofagasta.Carlos Mathias escreveu:Hmmmmmm...
Isso muito NOS interessa!!!!
Cerca de 60% dos missões do A-1 eram para Killbox e os outros 40% em missões clássicas de ataque a alvos pré-planejados. Em algumas dessas missões somente nosso povo achava alvos do tipo carros de combate Leopard e AAAe e os atacava com sucesso, o que até forçou mudança de tática dos Redguys... Em relação às missões pré-planejadas, como vimos fomos os únicos que tivemos 100% das surtidas planejadas realizadas, com sucesso total nos ataques, o que foi motivo de elogio pelos demais países.
As escoltas combateram e muito, sendo que os opositores eram F-16 e F-5 Chilenos, controlados pelo Condor, com força total, decolando de Iquique(???).
Tinha até missões com combates de 8x12, em desvantagem para as nossas escoltas (F-15, M-2000, F-16).
Aparentemente o objetivo dos Chilenos era treinar combate BVR e mostrar que sabem fazer isso, pois em algumas missões os Azuis eram inferiores aos Red, que em tese estavam lá só para animar e não para serem os reis da parada.
Durante a tarde, por solicitação do Brasil, fazíamos missões de ataque, fora de pacotes, porém com escolta de F-15 ou M-2000 e tendo como opositores as próprias aeronaves de Antofagasta (revezando F-15 e M-2000).
E é só.
Abraços
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Então quer dizer que que os A-1 e os pilotos do 3º/10º mataram o pau e mostraram a cobra!?
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Perdão, mas o que significa killbox nesse contexto?Cerca de 60% dos missões do A-1 eram para Killbox
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Se não me esgano, killbox é uma área onde existem alvos de oportunidade.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Não é uma doutrina, pois operar com escolta é imperativo. Entretanto, em uma guerra, nem sempre as condições ideais se fazem presentes. Veja os Argies em 1982... Poderia citar vários outros exemplos, mas eles apenas tornariam a leitura cansativa. Penso que em um exercício, deve-se explorar o máximo as condições adversas, que por acaso possam ser simuladas.Thor escreveu:Desconheço essa nova doutrina de operar sem escolta. Desde a segunda guerra mundial se opera com escolta. Talvez só os F-117 atacavam isolados.Ilya Ehrenburg escreveu:Pois caro Gaiteiro, veja que coisa. Não vou dizer que o exercício foi um desperdício, pois todo treinamento é válido, mas reduzir o cenário a missões COIN é quase uma perda de tempo, afinal, com tal coletânea de vetores de combate, quanto maior e mais intensos fossem os combates entre estes, melhores e mais valorosas lições seriam colhidas.
Seria interessante ver-nos surtidas dos A-1, sem escolta. Mesmo que houvesse um "massacre", pois um conflito nunca espera pelas condições ideais, e operar sem escolta é quase uma regra.
Abraços.
O que eu ouvi dizer do exercício foi que havia guerra entre dois lados sim. Um lado estávamos nós brasileiros com o E-3 e os M-2000 de escolta.
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Os Argies levaram na cabeça porque fizeram a loucura de não apliarem a pista de Porto Argentino/Port Stanley para operarem os mirage(além de ter se metido com a Inglaterra ). E nem sempre eles atacavam sem escolta, o problema era que as escolta não tinha autonomia para acompanhar os aviões atacantes, outra era que eles deixaram os interceptadores para a defesa do continente.
Outra coisa nos exercícios são exploradas sim condições adversas, senão não seria exercicio, onde são imaginadas todas as situações possíveis. O que não pode ser feito é ficar explorando o equipamento o tempo todo numa situação para o qual não foi projetado. E o A-1 não foi projetado para combate aéreo tipo dogfight e sim para missões de ataque e é nisso que ele é bom, é nisso que ele tem que ser explorado ao máximo.
Agora, o bichinho já faz isso tudo sem estar mordenizado, imagina quando for. Vai ser o cão chupando manga.
Outra coisa nos exercícios são exploradas sim condições adversas, senão não seria exercicio, onde são imaginadas todas as situações possíveis. O que não pode ser feito é ficar explorando o equipamento o tempo todo numa situação para o qual não foi projetado. E o A-1 não foi projetado para combate aéreo tipo dogfight e sim para missões de ataque e é nisso que ele é bom, é nisso que ele tem que ser explorado ao máximo.
Agora, o bichinho já faz isso tudo sem estar mordenizado, imagina quando for. Vai ser o cão chupando manga.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Opa, estarei ancioso no aguardo..Thor escreveu:Desconheço essa nova doutrina de operar sem escolta. Desde a segunda guerra mundial se opera com escolta. Talvez só os F-117 atacavam isolados.Ilya Ehrenburg escreveu:Pois caro Gaiteiro, veja que coisa. Não vou dizer que o exercício foi um desperdício, pois todo treinamento é válido, mas reduzir o cenário a missões COIN é quase uma perda de tempo, afinal, com tal coletânea de vetores de combate, quanto maior e mais intensos fossem os combates entre estes, melhores e mais valorosas lições seriam colhidas.
Seria interessante ver-nos surtidas dos A-1, sem escolta. Mesmo que houvesse um "massacre", pois um conflito nunca espera pelas condições ideais, e operar sem escolta é quase uma regra.
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O que eu ouvi dizer do exercício foi que havia guerra entre dois lados sim. Um lado estávamos nós brasileiros com o E-3 e os M-2000 de escolta.
Nossos inimigos eram os americanos e chilenos, com F-15 e F-16.
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Já postei como foi...gaitero escreveu: Opa, estarei ancioso no aguardo..
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Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile
Solo un matiz, era materialmente imposible ampliar la pista de Stanley en el 82 pues esta parcialmente tallada en la roca...de hecho, cuando los britanicos construyen el sistema defensivo de la isla, mueven la base a Mount Pleasant, no amplian la pista de Stanley
Los ataques de la FAA y COAN iban sin escolta por el tema del alcance maximo y ademas por que no tenia mayor sentido; los britanicos al carecer de AEW se complicaban mucho mas si les saturaban las capacidades de mando y control a que si los desafiaban a combate aire aire; los pilotos del NAS 800 y NAS 801 estaban excelentemente entrenados y ademas tenian superioridad de sensores y armamento...
La verdadera pena para los argentinos fue que la carencia de tanqueros les impidio montar ataques en masa...
Saludos,
Sut
Los ataques de la FAA y COAN iban sin escolta por el tema del alcance maximo y ademas por que no tenia mayor sentido; los britanicos al carecer de AEW se complicaban mucho mas si les saturaban las capacidades de mando y control a que si los desafiaban a combate aire aire; los pilotos del NAS 800 y NAS 801 estaban excelentemente entrenados y ademas tenian superioridad de sensores y armamento...
La verdadera pena para los argentinos fue que la carencia de tanqueros les impidio montar ataques en masa...
Saludos,
Sut