Ejercicio Salitre 2009, Chile

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Ejercicio Salitre 2009, Chile

#106 Mensagem por Matheus » Sáb Out 24, 2009 10:02 am

Bolovo escreveu:Esse exercício está bem poderoso, caramba. USAF, ADLA, FACh, FAB e FAA! Coisa pra caramba! Próximo ano é a CRUZEX, gostaria que os americanos passassem por aqui também. Depois é a CEIBO na Argentina (se é que vai ter).
bem que poderia ser aqui em Santa Maria...já assisti uma Mistral e uma com os americanos, que agora não lembro o nome.

Editado pela última vez por Matheus em Sáb Out 24, 2009 5:21 pm, em um total de 1 vez.
gaitero
Sênior
Sênior

#107 Mensagem por gaitero » Sáb Out 24, 2009 12:58 pm

Bolovo escreveu:Esse exercício está bem poderoso, caramba. USAF, ADLA, FACh, FAB e FAA! Coisa pra caramba! Próximo ano é a CRUZEX, gostaria que os americanos passassem por aqui também. Depois é a CEIBO na Argentina (se é que vai ter).
USAF na Cruzex V = Grandes chançes..

Rafale na Cruzex V = Mais chançes ainda...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#108 Mensagem por Penguin » Sáb Out 24, 2009 1:03 pm

gaitero escreveu:
USAF na Cruzex V = Grandes chançes..

Deveriam participar SH da USN, Rafale da ADLA e Gripens da SAAF 8-]

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
gaitero
Sênior
Sênior

#109 Mensagem por gaitero » Sáb Out 24, 2009 1:07 pm

Santiago escreveu:
gaitero escreveu: USAF na Cruzex V = Grandes chançes..

Deveriam participar SH da USN, Rafale da ADLA e Gripens da SAAF 8-]
Seria uma boa...

Mas a FAB gosta mesmo é do F-15... :lol: :lol:

Os Gripens só viriam para atrapalhar, já não chega os F-5, que tem que reabastecer a cada 2 segundos... Imagine com os Gripens junto.. ia faltar KC...

Agora falando sério... Eu gostaria mesmo que a Venezuela mandasse os Su-30 e o Chile os F-16... Mas não sei não... acho que virá F-16A e F-5... :roll:

Chile
Júnior
Júnior
Agradeceram: 17 vezes

#110 Mensagem por Chile » Sáb Out 24, 2009 4:24 pm

Aquí les dejo un link a youtube con un video que dice tener 177 fotos de Salitre 2009. Muy bueno, no se lo pierdan:

Saludos,

Alfonso

R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#111 Mensagem por R.A.Barros » Sáb Out 24, 2009 5:21 pm

rodrigo escreveu:
poderiam enviar também o GDA que nunca faz nada
Que declaração infeliz! O que é que as outras unidades fizeram que o GDA não fez? E manter um alerta, por décadas, com pessoal treinado e dedicado é não fazer nada!? E as interceptações de aeronaves não autorizadas, não é nada!?
Ei, cara! você me interpretou mal, muito mal.

O que eu quero dizer é que o GDA só participa do TAC e da Cruzex, nada de operações nacionais e exercícios internacionais, muito pouco para o esquadrão de elite da FAB. O GDA cumpre seu papel, mas com 12 aeronaves poderia enviar, que tal 6?

O que tem de errado em mostrar a capacidade dos M2000? É segredo? Pois se é, só a FAB sabe....

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
gaitero
Sênior
Sênior

#112 Mensagem por gaitero » Sáb Out 24, 2009 5:45 pm

Chile escreveu:Aquí les dejo un link a youtube con un video que dice tener 177 fotos de Salitre 2009. Muy bueno, no se lo pierdan:

Saludos,

Alfonso
Chile...

:wink:

Chile
Júnior
Júnior

#113 Mensagem por Chile » Sáb Out 24, 2009 7:44 pm

Un video de la FACH nuevo, de muy buena resolución de las imágenes, publicado esta tarde: http://salitre2009.fach.cl/videos/VIDEO ... _WEB_1.wmv

Mis disculpas por no saber como poner los videos como lo hace Gaitero.

Saludos,

Alfonso

Chile
Júnior
Júnior

#114 Mensagem por Chile » Dom Out 25, 2009 1:50 pm

DÍA DE LA COMUNIDAD EN “SALITRE II”

Más de mil personas en representación de los diversos sectores de la comunidad antofagastina, visitaron la Base Aérea “Cerro Moreno”.

El sábado 24 de octubre y en el marco del Ejercicio Aéreo “Salitre II”, la V Brigada Aérea efectuó una actividad en la cual abrió sus puertas a diversas delegaciones de la comunidad antofagastina, con el propósito de conocer un poco más el desarrollo de esta importante operación multinacional.

Para el Comandante en Jefe de la V Brigada, General de Brigada Aérea (A), Ricardo Gutiérrez Recabarren esta actividad contribuye a “abrirse a la comunidad y que ésta sienta que el ejercicio les toca y que la Fuerza Aérea es de todos los chilenos. Hemos invitado a una franja transversal de representantes de diversas áreas de la comunidad antofagastina”.

Durante todo el día representantes del Ejército, Armada, Carabineros, Colegios, Universidades, Autoridades Regionales, Empresas de la Minería, entre muchas otras hicieron un recorrido por la losa de operaciones y por los hangares. Ahí pudieron apreciar las aeronaves en exposición estática pertenecientes a Chile, Brasil, Francia, Argentina y Estados Unidos.

“Es impresionante ver un espectáculo como este. Encuentro muy positivo que la comunidad tenga la posibilidad de conocer más a fondo lo que ocurre dentro del Ejercicio Salitre. Es algo lindo, destacable, donde podemos apreciar el profesionalismo y capacidad de los chilenos y su interacción con otros países”, afirmó el Alcalde de Tocopilla, Luis Moyano Cruz.

Los más felices este día fueron los más pequeños, quienes pudieron conocer de cerca sus aeronaves favoritas y resolver todas sus dudas con los pilotos y mecánicos que se encontraban en la muestra. Para Francisco Maldonado (11), Juan Barnett (12) y Luis Olavarría (11), todos estudiantes de enseñanza básica, lo más atractivo son los aviones “los F-16 son los más bonitos de todos”

No sólo fueron los chilenos quienes disfrutaron de esta jornada, los representantes del resto de los países también compartieron experiencias con los antofagastinos. “Esto es muy importante para los que venimos del extranjero, ya que aquí se genera un intercambio de información, cultura y conocimientos muy provechosa”, señala el Suboficial Mayor de la Fuerza Aérea de Brasil, Domingos Voloski.

Fueron más de mil personas las que conocieron un poco más a fondo a los participantes del “Salitre II” en la Base Aérea “Cerro Moreno”.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Saludos,

Alfonso

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#115 Mensagem por crubens » Ter Out 27, 2009 11:36 pm

Olha o que o piloto de A-1 Daniel Manso disse no Orkut na comunidade do A-1.
Daniel
Operação Salitre II
Depois eu passo o debriefing completo pra toda a galera. Mas só pra adiantar, o Brasil tá mandando muito bem!!!
Deixando os americanos de boca aberta!
Abraços a todos,
O orkut dele tem umas foto no chile.
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=554172895283429293&pid=1256266861499&aid=1210257399$pid=1256266655590

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 27, 2009 11:41 pm

R.A.Barros escreveu:
rodrigo escreveu: Que declaração infeliz! O que é que as outras unidades fizeram que o GDA não fez? E manter um alerta, por décadas, com pessoal treinado e dedicado é não fazer nada!? E as interceptações de aeronaves não autorizadas, não é nada!?
Ei, cara! você me interpretou mal, muito mal.

O que eu quero dizer é que o GDA só participa do TAC e da Cruzex, nada de operações nacionais e exercícios internacionais, muito pouco para o esquadrão de elite da FAB. O GDA cumpre seu papel, mas com 12 aeronaves poderia enviar, que tal 6?

O que tem de errado em mostrar a capacidade dos M2000? É segredo? Pois se é, só a FAB sabe....
O 1º GDA já fez bonito com os velhos Mirage III em um exercício chamado Mistral.
A Cruzex é um exercício internacional e o esquadrão também participa das operações nacionais.

[]'s

Alberto -
Chile
Júnior
Júnior

#117 Mensagem por Chile » Qua Out 28, 2009 3:59 pm

La vida tiene muchas vueltas ...

28/10/2009 - 14h07

Oficial da FAB homenageia pai que morreu em acidente com caça em Antofagasta, no Chile

O Tenente Coronel Fleury, integrante da Força Aérea 103 no Exercício SALITRE II, voou em uma aeronave F-16 em homenagem ao seu pai, falecido em 1980 durante um voo de treinamento na Base Aérea de Cerro Moreno, Antofagasta – Chile.

Durante uma conversa entre alguns dos integrantes da Direção do Exercício SALITRE II, o General de Brigada Aérea (A) Ricardo Gutiérrez Recabarren relembrou o acidente ocorrido com o Tenente Coronel Av Piragibe Fleury Curado, em 26 de março de 1980, enquanto comandava o Primeiro Grupo de Caça (1° GAvCa), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Naquele dia, quando o General Gutiérrez ainda era Tenente, o Tenente Coronel Fleury realizava uma visita na Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta – Chile, quando foi convidado para voar em uma aeronave Hunter, do Grupo de Aviación n° 8, em uma missão de combate simulado contra aeronaves F-5.

Durante o voo, ao realizar uma manobra de evasão para escapar de um F-5 que o perseguia, o piloto do Hunter, que à época era o Comandante do Grupo 8, entrou em uma nuvem à baixa altura, perdeu o controle da aeronave e provavelmente colidiu nas águas do Oceano Pacífico. Os dois pilotos nunca foram encontrados.

Hoje, decorridos mais de 29 anos, o Tenente Coronel Aldo Carbone, Comandante do Grupo 8 levou o filho do Tenente Coronel Fleury em um voo na aeronave F-16 da Força Aérea Chilena (FACh). Durante o voo, os Oficiais Aviadores do Chile e do Brasil sobrevoaram o provável local do acidente, tiraram fotos, circularam por três vezes e lançaram dois flares (objeto brilhante lançado por aeronaves de caça para despistar mísseis de guiamento infravermelho), simbolizando uma homenagem ao pai.

Fonte: CECOMSAER

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=4092

Saludos,

Alfonso

soultrain
Sênior
Sênior

#118 Mensagem por soultrain » Qua Out 28, 2009 4:05 pm

Grande gesto, grande Homem o General de Brigada Aérea Ricardo Gutiérrez Recabarren [100] [009]

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#119 Mensagem por Corsário01 » Qua Out 28, 2009 8:19 pm

Sem dúvidas, uma grande homenagem.

Parabéns a FACh por este gesto tão bonito. :wink:

Abraços,

Padilha
Bender

#120 Mensagem por Bender » Qua Out 28, 2009 8:31 pm

Eu tenho uma revista aqui em casa,em que eu li sobre esse caso,é uma matéria grande,acho que é uma revista Asas,posso estar enganado,e o que fica mesmo é o que o companheiro Chile disse acima:"La vida tiene muchas vueltas ..."

Sds.

Responder