Brasileiro escreveu:Só mais uma observação. No início do programa VANT falava-se em capacitação em desenvolver alvos aéreos manobráveis baseados no Xavante e Mirage-III.
Talvez seja uma possibilidade plausível... Lembrando que há também alguns Tucanos no fim da vida útil.
abraços]
Brasileiro vc está bem informado. de fato existe tal possibilidade. Mas o que posso te dizer no momento(tudo o que sei) é que este programa visando transformar os xavantões em UAVs, era apenas para fornecer subsídios para a eventual fabricação de VANTs nacionais, e isso já existia em 1997 no então CTA/IEAv. Atualmente este programa está intimamente vinculado ao programa de VANTS nacionais. A parte de desenvolvimento conceitual, já se foi a muito tempo(em 2003), logo após, o novo objetivo passou a ser testar os protótipos nacionais de sistemas INS, e seus subsistemas associados. Atualmente o programa foi retomado(usando-se uma plataforma de Xavante, que inclusive
NÃO está em carga(?????) na AEV-divisão de testes em vôo do CGTA), continua com marcações do 1o./4o. GAv da BANT(pelo menos estava assim em agosto de 2009. Enfim, o que me foi dito e todos nós estamos sabendo é que existe sim, um projeto de VANT nacional a jato, atualmente em maturação, e para este projeto está sendo desenvolvido um software de missão e vôo autônomos que será testado ano que vem em vôo(ainda tripulado) por este Xavante, que tem chances de ser o último Xavantão operativo da FAB(uma vez que seus irmãos serão realmente desativados em 2010)