Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos
Por favor. Uma dúvida:
Muito se tem batido em cima do custo alto de operação do Rafale.
Não tenho conhecimento de operação e manutenção de aeronaves. O pouco conhecimento que
tenho é em custos gerados em linha de produção industrial.
Mas dentro de conceitos simples, não é possível realizar levantamentos e mapear
os ítens e serviços mais complexos, mais caros e rotineiros das manutenções requeridas,
exigir o repasse de tecnologia nestas áreas para se fazer aqui e diminuir estes custos?
Porquê acredito, se o GovFed está pedindo no FX-2 transferência de tecnologias
avançadas visando a qualificação do país, deve também estar exigindo tais coisas
em cima da manutenção feita aqui.
Com este planejamento, diferente do que o país podia fazer nos anos 70 com o MIII,
não se conseguirá uma manutenção mais enxuta e eficiente do que estamos acostumados
a ver na FAB?
Aguardo a ajuda dos amigos que conhecem o ramo aeronáutico e queiram comentar
mais sobre o que é a manutenção-operação de uma aeronave sofisticada e o que
pode-se fazer em cima de um planejamento adequado ao caso.
Obrigado
Franz Luiz
Olá Franz,
O Alcmartins já respondeu quase tudo o que eu também iria falar, mas até mesmo os proprietários dos equipamentos embarcados, que possuem todo o conhecimento do desenvolvimento, da produção e do pós-entrega, além das linhas de montagem com seu ferramental estabelecido, não conseguem reduzir os custos porque podemos achar que nós brasileiros conseguiríamos?
Essa tal transferência de tecnologia é um tanto quanto duvidosa, pois só passar determinado conhecimento sem necessidade e emprego imediato é quase igual a nada...
Vamos continuar por um bom tempo dependentes em aviônica embarcada, radares de caça, sistemas ESM, motores a reação de alto desempenho, etc...
Só para se ter uma idéia, quando um item crítico dá pane, é preciso recolher esse item da aeronave, fazer os registros internos no sistema de logística (às vezes o parque central é em outra localidade), fazer um processo de exportação e envio, conserto na fábrica de origem, processo de importação de volta, recebimento na alfândega (quando a receita NÃO está em greve leva algumas semanas), registro na logística, recebimento no cliente final, serviço de reinstalação, cheques de aceitação e pronto!!! Quantos meses você acha que isso levou??
Abraços