Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1111 Mensagem por Guerra » Seg Out 05, 2009 7:01 pm

Bolovo escreveu:Há algum tempo se falou que iriam Leopards para Roraima. O que isso significa na pratica? Que teremos um RCB por lá? Subordinado a quem? A 1ª Bda Inf Selva? É porque andei olhando o organograma do CMA e vi que temos só duas unidades mecanizadas em toda essa região: a 12º Esq Cav Mec, em Boa Vista/RR e subordinado a 1º Bda Inf Selva, e o 23º Esq Cav Selva, em Tucuruí/PA e subordinado ao 23º Bda Inf Selva. O que poderia ser feito quanto a isso? É o suficiente, ou precisamos de mais unidades mecanizadas por lá? E ah, gostaria de saber o que faz aquele esquadrão ser chamada de Cavalaria de Selva e não Mecanizada.

Imagem

É uma boa pergunta. Pode ser uma unidade divisionária. Eu nunca ouvir falar em rcb divisionario.
Para parar um ataque de T72, BMP 3 e heli de atque? Acho que a 5º e a 6ª bda bld da conta.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1112 Mensagem por Bolovo » Ter Out 06, 2009 7:46 am

Adriano Mt escreveu:Com o 1A5 ou o 1 mesmo ???
Tanto faz, mas acho que é o 1BE (A1) que vai para Roraima.

E Guerra, o que fazer então?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1195
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1113 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Out 06, 2009 8:10 am

Bolovo escreveu:Há algum tempo se falou que iriam Leopards para Roraima. O que isso significa na pratica? Que teremos um RCB por lá? Subordinado a quem? A 1ª Bda Inf Selva? É porque andei olhando o organograma do CMA e vi que temos só duas unidades mecanizadas em toda essa região: a 12º Esq Cav Mec, em Boa Vista/RR e subordinado a 1º Bda Inf Selva, e o 23º Esq Cav Selva, em Tucuruí/PA e subordinado ao 23º Bda Inf Selva. O que poderia ser feito quanto a isso? É o suficiente, ou precisamos de mais unidades mecanizadas por lá? E ah, gostaria de saber o que faz aquele esquadrão ser chamada de Cavalaria de Selva e não Mecanizada.

Imagem
Há algum tempo atrás, comentando a Estratégia Braço Forte, postei que estranhava algumas omissões, entre elas a ausência de previsão para uma terceira brigada blindada (no MS) e de uma brigada mecanizada em Roraima.

Penso que uma Bda Mecanizada em RR (com seu RCB) é mais do que necessário, nem tanto pelo reforço na área, mas principalmente pela expertise a ser desenvolvida na operação e logistíca de unidades blindadas e mecanizadas.

Robson




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1114 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Out 06, 2009 8:28 am

Bolovo escreveu:E Guerra, o que fazer então?
Bolovo, não estou entendendo nada.

Você escreveu em [ Seg Jan 12, 2009 12:01 am ]:

"... Talvez muito no futuro, quando o básico já estiver feito, um 6º RCC no extremo norte de Roraima, devido as atuais circunstâncias da região, como a fronteira com o bizarro planeta do Huguinho e o mais bizarro ainda território da Raposa Terra do Sol. ...".

Ou seja, você estava falando hipoteticamente.

Você e outros falam muito em RCBs e RCCs. Mas na verdade estas são unidades que integram brigadas, ou seja, se falamos de unidades blindadas no norte devemos falar de Brigada de Cavalaria Mecanizada ou Brigada Blindada.

Pelo que sei a doutrina do exército brasileiro não prevê a atuação destas tropas (RCCs e RCBs) só como apoio de tropas de infantaria (como na 1ª Guerra Mundial e Regimentos de Carros de Combate de Infantaria do exército britânico na 2ª GM).

Gostaria muito de comentário de você e de Guerra sobre o que escrevi.

Bacchi




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1115 Mensagem por Bolovo » Ter Out 06, 2009 8:52 am

Tranquilo.

Desconsidere o que eu escrevia nessa época, alias, só passei a entender mais ou menos nos últimos meses, manjava coisa nenhuma e me fazia de entendido. :mrgreen:

Eu nem sabia o que era um RCC. :mrgreen:

Bacchi, estou só lendo e aprendendo, então erros, alguns bem grosseiros como esse, vindos de mim são comuns, mas vou tentar melhorar...




Editado pela última vez por Bolovo em Ter Out 06, 2009 9:58 am, em um total de 1 vez.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1116 Mensagem por Bolovo » Ter Out 06, 2009 9:56 am

RobsonBCruz escreveu:Há algum tempo atrás, comentando a Estratégia Braço Forte, postei que estranhava algumas omissões, entre elas a ausência de previsão para uma terceira brigada blindada (no MS) e de uma brigada mecanizada em Roraima. Penso que uma Bda Mecanizada em RR (com seu RCB) é mais do que necessário, nem tanto pelo reforço na área, mas principalmente pela expertise a ser desenvolvida na operação e logistíca de unidades blindadas e mecanizadas.

Robson
Já pensei nisso tumén. Porém, aquela história de 3900 e tantos VBTP-MR me da calafrios. Acho que vão botar um monte de Esq Cav Mecanizado por aí e ponto final.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1117 Mensagem por Guerra » Ter Out 06, 2009 10:16 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Gostaria muito de comentário de você e de Guerra sobre o que escrevi.

Bacchi
É isso mesmo. Acho que só justificaria uma unidade isolada , não enquadrado num bda, se fosse um R C Mec.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1118 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 06, 2009 10:39 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Bolovo escreveu:E Guerra, o que fazer então?
Bolovo, não estou entendendo nada.

Você escreveu em [ Seg Jan 12, 2009 12:01 am ]:

"... Talvez muito no futuro, quando o básico já estiver feito, um 6º RCC no extremo norte de Roraima, devido as atuais circunstâncias da região, como a fronteira com o bizarro planeta do Huguinho e o mais bizarro ainda território da Raposa Terra do Sol. ...".

Ou seja, você estava falando hipoteticamente.

Você e outros falam muito em RCBs e RCCs. Mas na verdade estas são unidades que integram brigadas, ou seja, se falamos de unidades blindadas no norte devemos falar de Brigada de Cavalaria Mecanizada ou Brigada Blindada.

Pelo que sei a doutrina do exército brasileiro não prevê a atuação destas tropas (RCCs e RCBs) só como apoio de tropas de infantaria (como na 1ª Guerra Mundial e Regimentos de Carros de Combate de Infantaria do exército britânico na 2ª GM).

Gostaria muito de comentário de você e de Guerra sobre o que escrevi.

Bacchi

Bacchi, desculpe me intrometer onde não fui chamado, mas apendas pra tentar colaborar com seu raciocínio.

O EB mantem as unidades citadas de cavalaria no norte do país, em virtude, a priori, de duas situações: experiência doutrinal e sua politica de manter presença.
Hora, sabemos hoje, depois de levarmos muito na cabeça aqui no forum, que RCC's e RCB's atuam dentro de um sistrema chamado brigada. Mas o que acontece na realidade é que hoje o EB, apesar de doutrinariamente não prever o uso isolado destas unidades, como se carateriza as situadas em RR e PA, permitiu-se por uma conveniência tática e principalmente doutrinal, corroborar a estadia destas unidades desagregadas de sua respectiva grande unidade de cavalaria; tanto o é assim que sobordinou-as às respectivas bgdas de selva responsáveis pela sua área de atuação. Na realidade é ainda agora uma experimentação do EB sobre as possibilidades de atuação de cavalaria mecanizada/blda naquela região. Não é a regra, mas foi a maneira que o EB encontrou de tentar sistematizar sua dotrina de cavalaria em função dos novos desafios para nossa região.

Claro, agora temos uma questão a nos perguntar: com a Estratégia Braço que aparentemente privilegia a cav mec, será que estas unidades do norte serão reforçadas/ampliadas a fim de proverem novas bgdas de cav mec, ou a partir de contextos externos/internos, serão substituidas por cav blda, ou continuarão como estão, apenas renovadas em seu material e ainda subordinadas às bgdas de inf de selva?

São questões que precisam ser esclarecidas pelo próprio EB, ao longo do tempo.

Ainda, só para lembrar, exite um imenso serrado ao norte/nordeste de RR e as áreas de atuação do 23º Esq Cav Selva, em Tucuruí/PA, também são praticamente descampados pelos desmatamentos. Note-se, importante saber, que esta área não é uma planice, e portanto, não necessariamente propícia a atuação de força bldas, ao contrário de RR, que constitui-se em um terreno plano.

Espero poder ter colaborado um pouco.

abraços.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1119 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Out 06, 2009 1:30 pm

FCarvalho, você não está se intrometendo. É um prazer ter uma pessoa que quer participar deste assunto. Seja mais que bem-vindo!

Dito isto, eu não entendi alguns itens do que você enviou:

Vamos ver alguns deles:

“... Mas o que acontece na realidade é que hoje o EB, apesar de doutrinariamente não prever o uso isolado destas unidades, como se caracteriza as situadas em RR e PA, permitiu-se por uma conveniência tática e principalmente doutrinal, corroborar a estadia destas unidades desagregadas de sua respectiva grande unidade de cavalaria; tanto o é assim que sobordinou-as às respectivas bgdas de selva responsáveis pela sua área de atuação. ...”.

Que unidades são estas? Nos organogramas do EB que eu tenho, nesta região aparecem a 23º Esq Cavalaria Selva e o 12º Esq Cavalaria Mecanizado.

Ora, os esquadrões de cavalaria mecanizados/selva/leve/pqdt são unidades criadas para serem integradas as brigadas (Devo aqui mencionar que a única exceção é a 11ª Brig Inf Leve que tem em dotação o 13º Rgt Cav Mec). Estes esquadrões estão integrados em 10 brigadas de infantaria e uma brigada de cavalaria blindada.

Os Regimentos de Cavalaria Mecanizada são dotação das 4 Brigadas de Cavalaria Mecanizadas e de unidades maiores (com a exceção do 13º já mencionado acima):

16º Reg. Cav. Mec. na 7ª Divisão;
15º Reg. Cav. Mec. na 1ª Divisão;
14º Reg. Cav. Mec na 5ª Divisão.

O que confirma a idéia do Guerra de um Regimento de Cavalaria Mecanizado para o Comando Militar da Amazônia.

Então não consegui entender a frase: “... corroborar a estadia destas unidades desagregadas de sua respectiva grande unidade de cavalaria; tanto o é assim que sobordinou-as às respectivas bgdas de selva responsáveis pela sua área de atuação. ...”.

Que não bate com o que escrevi acima.

Você escreve:

“...Na realidade é ainda agora uma experimentação do EB sobre as possibilidades de atuação de cavalaria mecanizada/blda naquela região. Não é a regra, mas foi a maneira que o EB encontrou de tentar sistematizar sua dotrina de cavalaria em função dos novos desafios para nossa região. ...”.

Concordo com o que você diz sobre a avaliação da atuação da cavalaria.

Não entendi “... não é a regra...”.

Se for o de integração do esquadrão de cavalaria na brigada de infantaria, não concordo por tudo que escrevi acima.

Se “... não é a regra ...” se refere ao uso da cavalaria nesta região, concordo.

Você escreve:

“...Claro, agora temos uma questão a nos perguntar: com a Estratégia Braço que aparentemente privilegia a cav mec, será que estas unidades do norte serão reforçadas/ampliadas a fim de proverem novas bgdas de cav mec, ou a partir de contextos externos/internos, serão substituidas por cav blda, ou continuarão como estão, apenas renovadas em seu material e ainda subordinadas às bgdas de inf de selva? ...”.

Acho que você está combinando duas coisas:

Os dois esquadrões de cavalaria - se seu emprego nesta área mostrar se mostrar efetivo, deverão continuar. Neste caso, se possível, deverão ser criados mais esquadrões.

Isto não impede de jeito nenhum que se for de interesse do Brasil, sejam introduzidas brigadas de tropas mecanizadas/blindadas.

Obrigado,

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1120 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Out 06, 2009 1:53 pm

Bolovo escreveu:Tranquilo.

Desconsidere o que eu escrevia nessa época, alias, só passei a entender mais ou menos nos últimos meses, manjava coisa nenhuma e me fazia de entendido. :mrgreen:

Eu nem sabia o que era um RCC. :mrgreen:

Bacchi, estou só lendo e aprendendo, então erros, alguns bem grosseiros como esse, vindos de mim são comuns, mas vou tentar melhorar...
Bolovo, meus mais sinceros parabéns.

É a primeira vês em meus mais de 15 anos de freqüentador de fóruns de debate de assuntos de defesa, que vejo alguém confessar alguma deficiência em conhecimento.

Eu na maioria das vezes me considero um imbecil e incompetente, diante de alguns seletos foristas, que fazem declarações retumbantes, e absolutamente conclusivas, sem ter a menor base para fazer tal.

Fico na maioria das vezes sem saber o que dizer, diante de tantos disparates.

Não que eu possa dizer que seja dono da verdade, mas procuro falar sobre fatos que presenciei ou que possa comprovar por literatura, que normalmente dou como referencia.

De novo, meus parabéns

Bacchi




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1121 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 06, 2009 6:26 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:FCarvalho, você não está se intrometendo. É um prazer ter uma pessoa que quer participar deste assunto. Seja mais que bem-vindo!

Dito isto, eu não entendi alguns itens do que você enviou:

Vamos ver alguns deles:

“... Mas o que acontece na realidade é que hoje o EB, apesar de doutrinariamente não prever o uso isolado destas unidades, como se caracteriza as situadas em RR e PA, permitiu-se por uma conveniência tática e principalmente doutrinal, corroborar a estadia destas unidades desagregadas de sua respectiva grande unidade de cavalaria; tanto o é assim que sobordinou-as às respectivas bgdas de selva responsáveis pela sua área de atuação. ...”.

Que unidades são estas? Nos organogramas do EB que eu tenho, nesta região aparecem a 23º Esq Cavalaria Selva e o 12º Esq Cavalaria Mecanizado.
São estas unidades a que me referi: o 23o e o 12o

Ora, os esquadrões de cavalaria mecanizados/selva/leve/pqdt são unidades criadas para serem integradas as brigadas (Devo aqui mencionar que a única exceção é a 11ª Brig Inf Leve que tem em dotação o 13º Rgt Cav Mec). Estes esquadrões estão integrados em 10 brigadas de infantaria e uma brigada de cavalaria blindada.

Os Regimentos de Cavalaria Mecanizada são dotação das 4 Brigadas de Cavalaria Mecanizadas e de unidades maiores (com a exceção do 13º já mencionado acima):

16º Reg. Cav. Mec. na 7ª Divisão;
15º Reg. Cav. Mec. na 1ª Divisão;
14º Reg. Cav. Mec na 5ª Divisão.

O que confirma a idéia do Guerra de um Regimento de Cavalaria Mecanizado para o Comando Militar da Amazônia.
Concordo, mas cabe sabermos se este RCM será uma evolução dos 23o e 12o ou uma nova unidade.


Então não consegui entender a frase: “... corroborar a estadia destas unidades desagregadas de sua respectiva grande unidade de cavalaria; tanto o é assim que sobordinou-as às respectivas bgdas de selva responsáveis pela sua área de atuação. ...”.

Que não bate com o que escrevi acima.

Sim, creio que cometi um equivico de raciocinio. Escrevi este parte entendendo que as subunidades de cavalaria, no caso dos esq. na região amazônica deveriam ser ligados tão somente as respectivas bgdas de cav. O que não é verdade, como você colocou acima.


Você escreve:

“...Na realidade é ainda agora uma experimentação do EB sobre as possibilidades de atuação de cavalaria mecanizada/blda naquela região. Não é a regra, mas foi a maneira que o EB encontrou de tentar sistematizar sua dotrina de cavalaria em função dos novos desafios para nossa região. ...”.

Concordo com o que você diz sobre a avaliação da atuação da cavalaria.

Não entendi “... não é a regra...”.
A regra a que me refiro é a pertença umbilical das subunidades de cav. as suas respectivas bgdas, e não à unidades de infantaria, e ainda por cima atuando isoladamente. Coisa longe da verdade, como voce explica acima; novamente aqui também estou eu equivocado a despeito da realidade.

Se for o de integração do esquadrão de cavalaria na brigada de infantaria, não concordo por tudo que escrevi acima.

Se “... não é a regra ...” se refere ao uso da cavalaria nesta região, concordo.

Você escreve:

“...Claro, agora temos uma questão a nos perguntar: com a Estratégia Braço que aparentemente privilegia a cav mec, será que estas unidades do norte serão reforçadas/ampliadas a fim de proverem novas bgdas de cav mec, ou a partir de contextos externos/internos, serão substituidas por cav blda, ou continuarão como estão, apenas renovadas em seu material e ainda subordinadas às bgdas de inf de selva? ...”.

Acho que você está combinando duas coisas:

Os dois esquadrões de cavalaria - se seu emprego nesta área mostrar se mostrar efetivo, deverão continuar. Neste caso, se possível, deverão ser criados mais esquadrões.

Isto não impede de jeito nenhum que se for de interesse do Brasil, sejam introduzidas brigadas de tropas mecanizadas/blindadas.

Explico, estes esq. o 23 e o 12, a partir da estratégia Braço Forte, teriam como destino?
- evoluir para BgdaCavMec
- evoluir para BgdaInfBlda
- permanecer no nível que estão reforçados por Urutu's III
- permancer como estão e outras unidades mec serem inseridas no TO de ação dos mesmos.


Obrigado,

Bacchi




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1122 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Out 06, 2009 7:36 pm

Alguem sabe qual é a organização e o equipamento das seguintes unidades do EB:

Esquadrão de Cavalaria pára quedista;

Esquadrão de Cavalaria Leve;

Esquadrão de Cavalaria de Selva?

Bacchi




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1123 Mensagem por Bolovo » Qua Out 07, 2009 1:57 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Bolovo escreveu:Tranquilo.

Desconsidere o que eu escrevia nessa época, alias, só passei a entender mais ou menos nos últimos meses, manjava coisa nenhuma e me fazia de entendido. :mrgreen:

Eu nem sabia o que era um RCC. :mrgreen:

Bacchi, estou só lendo e aprendendo, então erros, alguns bem grosseiros como esse, vindos de mim são comuns, mas vou tentar melhorar...
Bolovo, meus mais sinceros parabéns.

É a primeira vês em meus mais de 15 anos de freqüentador de fóruns de debate de assuntos de defesa, que vejo alguém confessar alguma deficiência em conhecimento.

Eu na maioria das vezes me considero um imbecil e incompetente, diante de alguns seletos foristas, que fazem declarações retumbantes, e absolutamente conclusivas, sem ter a menor base para fazer tal.

Fico na maioria das vezes sem saber o que dizer, diante de tantos disparates.

Não que eu possa dizer que seja dono da verdade, mas procuro falar sobre fatos que presenciei ou que possa comprovar por literatura, que normalmente dou como referencia.

De novo, meus parabéns

Bacchi
[009]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Mensagens: 484
Registrado em: Qua Out 25, 2006 12:27 am
Localização: Sinop - MT
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1124 Mensagem por Adriano Mt » Sex Out 30, 2009 2:24 pm

Foi entregue oficialmente o primeiro Leo 1A5, tem fotos no Defesanet, ta lindão o bicho.




Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#1125 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 31, 2009 12:27 am

Ele vai ficar mesmo com aquele padrão OTAN de camuflagem? Lembro que os M60 usam a mesma até hoje, salvo engano.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder