Abraço Orestes! Obrigado pelos comentários!orestespf escreveu:
Sua pergunta realmente é muito pertinente, Gomugomu, mas tenho dúvidas sobre sugestão de resposta que você deu. Explico: os caças de 4ªG não nasceram agora, já tem muito tempo que estão na praça, o primeiro foi o Gripen C, depois Rafale e EF-2000, e mais alguns que dizem ser (mas não nasceram originalmente assim, entre eles, o F/A-18 SH e SU-35).
Veja bem, investir em desenvolvimento de um caça de 4ªG é gastar muito dinheiro e tempo para se ter um produto que já nascerá velho, mas não necessariamente morto. Tal grana deveria ser investida em algo que já existe e com repasse de tecnologias com a intenção de queimar etapas, para lá adiante se investir pesadamente em desenvolvimento de uma plataforma de geração mais avançada. A principal parceria deveria nascer assim, ou seja, produção local de um caça pronto de 4ªG e investimento conjunto com o país vencedor para se produzir no futuro um caça de 5ª ou 6ªG.
Caro Orestes, penso que desenvolver um caça de 4ª geração é sim muito promissor ao Brasil. Mesmo sendo um produto ja "velho" para os mercados antigos, para o mercado bélico da américa latina, cai como uma luva.
Quanto a queimar etapas comprando um pronto, não sei bem como isto se fundamenta. Primeiro porque, segundo a lista do nosso amigo knight, o Gripen está afrente no quesito transferência tecnológica, e até onde sabemos, o valor dos 2 contratos é semelhante, respeitando o teto orçamentário do projeto. Quanto a parceria entre os países para a construção de uma plataforma de 5ª ou 6ª geração concordo plenamente, porém não vi nenhum indício de que isso poderá acontecer, nem sequer uma inferência sobre o assunto, mas claro, não pode deixar de ser considerado.
O problema do Gripen NG é ser um caça de 4ªG (ainda) que está sofrendo uma evolução para corrigir e atualizar suas limitações (não graves, acredito) atuais. E o pior, está muito atrasado no que diz respeito ao tempo, tal concepção já deveria estar pronto e no mercado. Pense assim, o NG seria a 3 geração da família Gripen, assim como o Rafale F3 seria, grosso modo, a terceira geração do caça francês. Só que este último já está no mercado. Entendeu a diferença?
Entendi sim, porém acredito que os pontos promissores na questão do custo de manutenção e comercialidade justificam a sua produção.
Existe algum benefício na proposta da SAAB para o Brasil? Claro, pows!! Não resta dúvida sobre isso, porém ninguém me convenceria do contrário se os americanos fizessem o mesmo com seu megafuderator F-16, ou seja, também seria benéfico à FAB e ao Brasil. Mas é "só" isto que queremos para a Nação? Eu não!
Vou além, se me permite. Ignore por completo o Gripen NG; suponha que a short list fosse formada pelo Gripen C, Rafale F-3 (nada de plus) e F-18 SH. Neste caso, eu ficaria satisfeito com qualquer um dos três, desde que houvesse produção local (montagem + peças de reposição mais comuns) com repasse de tecnologia (o que for possível pagar) e acima de tudo o comprometimento do país vencedor em colocar o Brasil como parceiro para projetar e desenvolver um caça de geração mais avançada no futuro próximo. Só que a short list não é bem assim...
Realmente, entendo seu ponto de vista. É muito válido.
Problemas:
1) os americanos se pudessem/quisessem vencer o FX-2, então teria ofertado o SH e participação imediata (transferência de tecnologias, pelo menos) no F-35 (digamos que um "block 2") ou o próprio F-35 de cara. Sem chances!
2) Os suecos oferecem uma proposta excelente, nova para o Brasil, mas velha para o resto do mundo. Não vejo a Suécia com projeto e desenvolvimento de um 5ªG pra breve, até porque ela está tocando o NG e não tem cacife (assim como a Embraer não teria) para tocar dois projetos de uma vez. Esta é a grande limitação da SAAB; parece muito, mas para quem pensa pequeno (sem apologias ou críticas, não falo de pessoas do fórum, não é ofensa, fiz uma associação ao "pensar grande" dito pelo MU e NJ tempos atrás).
Porém este "resto do mundo" ja está alinhado militarmente. Acredito que dentro do mercado disponível, o Gripen NG é a melhor plataforma comercial. E não penso que desenvolver um caça de 4ª agora é pensar pequeno. Pra se chegar no 3 têm de passar pelo 1 e pelo 2, e se isso têm custo semelhante a um repasse técnico sem participação, porque não o fazer?
De qualquer modo, acredito que o Brasil não estaria envolvido em um projeto sério de um 5º geração tão cedo como o amigo gostaria, nem teria condições. Se os tucanos ganharem a próxima eleição então... VISHHHHH... hehehe.
3) A proposta os franceses é no mínimo obscura, pouco se fala, o que vaza aí é pura especulação ou informações plantadas pela concorrência, os caras simplesmente não falam nada, todos nós sabemos disso. Não sei se a propostas deles é boa ou ruim, só digo duas coisas: se for ruim, rua! Se for boa, então que entre de sola, pois não vejo outro país com maior potencial de cooperação com o Brasil do que a França, simplesmente porque ela preciso disso para sobreviver e para manter seu ideal de ter seus próprios equipamentos militares. É o único país, entre os três, que teria condições de propor ao Brasil o desenvolvimento de um caça de 5ªG, semelhante ao que a SAAB propõem hoje, mas pena que com um caça de 4ªG.
Concordo!!. Só fasso a ressalva de que, em nenhum momento foi apontado algum indício de cooperação ou participação em qualquer projeto francês de 5ªG. Existem informações sobre oa proposta FX-2 no site do Rafale.
Quanto a campanha, acho que o negativo foi a Dassault ter quebrado a linha de negociações, deixando a FAB falando sozinha.
Dos três países na concorrência ao FX-2 apenas a França tem fortes ligações políticas e geopolíticas com o Brasil. Os EUA tem a postura de tratar o Brasil da mesma forma que trata qualquer país da AL, se assimilaram as coisas, foi tarde demais. Os suecos, bem, neste quesito não tem absolutamente nada a oferecer, mas vai que o Brasil decidiu assumir que viverá eternamente em cima do muro, então a Suécia passa ser seu maior par.
Realmente, só precisamos tomar cuidado para não sair de uma dependência e entrar em outra, por mais promissora que ela aparente ser, dependência NUNCA é positivo, a não ser quando é mútua, porém esta balança me parece desequilibrada para o nosso lado.
A opinião da FAB é importantíssima, mas ainda dou prioridade a quem pagará a conta e que faz questão de decidir, assim como tem feito regularmente de tempos pra cá. Neste caso, vejo com excelentes olhos a opinião do governo em "preferir" o Rafale, porém seria radicalmente contra se o "combinado" com o Sarkozy não puder ser honrado formalmente, aí franceses, aquele abraço.
Acho perigoso depositar tanta confiança em um Governo, por mais que eu respeite o atual, concentrar o poder em uma mão sem questionar pode trazer sérios riscos. Principalmente quando você combina os pontos a serem melhorados. E se os concorrentes melhorarem e ainda fizerem mais? Como fica a imagem? E a credibilidade? É difícil controlar quando se faz este tipo de exposição pública.
E qual seria a minha segunda opção? Não existe, o segundo é o primeiro dos derrotados, assim não penso desta forma.![]()
![]()
![]()
Grande abraço,
Orestes
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Wardog
- Sênior
- Mensagens: 1271
- Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Obrigado por comentar a minha pergunta Orestes, tomei a liberdade de fazer algumas observações.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
cb_lima escreveu:Pois é...soultrain escreveu:Mas como alguem que nem sequer está a pensar colocar o NG na Flygvapen nos próximos anos, está longe de começar a desenvolver um 5ª geração, pode ajudar o Brasil? Os colegas têm razão, é um AMX 2.
Os Franceses ao menos estão a começar os estudos de algo que será, 5, 6, ou 7 geração sei-lá.
Ninguem se pode esquecer de dois pontos:
1- A altura para projectos estilo AMX acabou, ou tem massa critica (numero de aeronaves operacionais) ou vai custar muito mais que custou o AMX, o tal F-32...
2- Daqui a poucos anos o mercado vai estar inundado de caças de 5ª geração com vendas muito agressivas, nessa altura o F-35, os Russos e Indianos vão botar para quebrar, ou aparece um projecto robusto ou o Brasil vai ter uma bizarrice caríssima que ninguém vai querer, nem a própria FAB.
[[]]'s
P.s.: nem era preciso isso tudo o F/A-18E é mesmo uma bizarrice.
Se é fazer esse esforço todo para chegar a um F-18E/F Sueco ( Gripen C para Gripen NG é a mesma analogia F-18C para F-18E/F).
Sendo que o último já possui até AESA operacional...
Me espanta honestamente que queremos chegar aonde já estamos...
Srs, A Embraer entende mais de FBW do que a SAAB...
Para mim se é para gastar $$$$ para produzir algo, gasta com algo que pelo menos será equivalente aos F-35 do Chile e os PAK dos Venezuelanos em alguns anos.
AM-X 2.0 não.
[]s
CB_Lima
A Venezuela ter o PAK e os Chilenos ter o F-35, creio que só lá por 2040, ai o que parece ser moderno hoje, em 2040 seram aviões comuns e que radares MADE IN BRAZIL já poderão enchergar com facilidade.
Na AL a vanguarda tecnológica deverá ser cada vez do BR, lembrando que ninguem por aqui tem industria militar de qualidade, e são na sua maioria compradores de prateleira.
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Piada nécb_lima escreveu:Antunes escreveu:
Isso vai estar em contratos e "end user agreements"? Por que geralmente compram do fornecedor mais barato, assumindo que são produtos identicos.
Espero que 2014 seja moleza com 40% brazuca e 100% operacional.![]()
[]s![]()
![]()
Gripen NG BR sendo exportado para Portugal, França, Africa e Timor.
Jesus...Será que é possível o Gripen NG BR Moçambique?
![]()
[]s
CB_Lima





Se Portugal trocasse F-16 MLU por NG eu fazia greve de fome em frente ao ministério da defesa
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
cb_lima escreveu:Antunes escreveu:
Isso vai estar em contratos e "end user agreements"? Por que geralmente compram do fornecedor mais barato, assumindo que são produtos identicos.
Espero que 2014 seja moleza com 40% brazuca e 100% operacional.![]()
[]s
![]()
![]()
Gripen NG BR sendo exportado para Portugal, França, Africa e Timor.
Jesus...Será que é possível o Gripen NG BR Moçambique?
![]()
[]s
CB_Lima
Não seja maldoso. Você está distorcendo as coisas. O que acontece é que em 2040 o Brasil fornecerá, com transferência de tecnologia, o Gripen NG BR NG MO. O segundo NG inclui TVC, CFTs e radares na banda L.
Maldoso!!!
Editado pela última vez por czarccc em Dom Out 04, 2009 9:00 pm, em um total de 1 vez.

- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olha...
Para quem gosta de olhar no Retrovisor (AM-X)...
Gostaria que olhassem esse vídeo por favor...
http://www.youtube.com/watch?v=W_TGFsPz ... re=related
Pelo menos esse Sr que está falando aí não quer ficar procurando e tentando desenvolver o que já está por aí e usar a visão do passado como referência...
Se é para investir muitos e muitos bilhões em produção efetiva e participação efetiva em um projeto, que venha algo que agregue de verdade.
[]s
CB_Lima
Para quem gosta de olhar no Retrovisor (AM-X)...
Gostaria que olhassem esse vídeo por favor...
http://www.youtube.com/watch?v=W_TGFsPz ... re=related
Pelo menos esse Sr que está falando aí não quer ficar procurando e tentando desenvolver o que já está por aí e usar a visão do passado como referência...
Se é para investir muitos e muitos bilhões em produção efetiva e participação efetiva em um projeto, que venha algo que agregue de verdade.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Moçambique e visinhos são chegados em tranqueiras de segunda mão Russascb_lima escreveu:Antunes escreveu:
Isso vai estar em contratos e "end user agreements"? Por que geralmente compram do fornecedor mais barato, assumindo que são produtos identicos.
Espero que 2014 seja moleza com 40% brazuca e 100% operacional.![]()
[]s![]()
![]()
Gripen NG BR sendo exportado para Portugal, França, Africa e Timor.
Jesus...Será que é possível o Gripen NG BR Moçambique?
![]()
[]s
CB_Lima

- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Me esqueci de Macau.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Wardog
- Sênior
- Mensagens: 1271
- Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
[/quote][/quote]DELTA22 escreveu:Sei, gomugomu, então vou resumir a ópera "vindoura" do Gripen NG BR:
1- O Gripen é um projeto. Em função disto, agrega mais conhecimento tecnológico a indústria nacional.
Em função disso agrega custos enormes também!
2- Seu custo de desenvolvimento não será bancado pela Suécia. Não temos como afirmar.
Não seja ingênuo. Já percebi que você não é!
3- O Brasil, se quiser, vai bancar seu desenvolvimento sozinho. Não temos como afirmar.
Idem à frase anterior.
4- O Governo da Suecia não quer comprar o jato. Já tem Gripen C sobrando até. Não é o que vêm sendo apontado nas entrevistas, dizendo inclusive em uma compra consoante com a do Brasil, de 100 jatos Gripen NG pelo governo sueco.
Nas entrevistas precisa-se vender o peixe. Os métodos para isso, não precisam ser justificados. E como você disse, não podemos afirmar isso, não vimos o contrato! Ou você viu??![]()
5- As indústrias nacionais não têm capital proprio para desenvolver as possiveis partes que lhe caberão no projeto. Por isto uma parte será Off Set.
Uma parte? Quanto dessa parte? Você viu o contrato, te pergunto mais uma vez??![]()
175%. Contrato ninguém viu, mas é o dado que foi exposto no congresso nacional... Temos aquele francês também, BEM MAIS DE 100%!
6- Quem as finaciará terá que ser o BNDES (ou algum outro orgão de fomento nacional). Concordo, em parte.
Ufa... não estou tão errado então...![]()
7- Se um dia ficar pronto o jato, o Brasil vai pagar, a longo prazo, por cada um um preço de 2 por 1, mas o custo de desenvolvimento não está aqui contabilizado. Ou seja, descontado o preço do caça pronto, seu custo de utilização pelo prazo (curtinho) de 40 anos, o que resta é "brinde" (para a SAAB, claro!). Se um dia ficar pronto aquele 5ª geração Francês, ou era 6ª? Ou 7ª?? Ou será que era 4ª?? Mas é Francês ou Brasileiro?
Estamos falando do GripenNG ou do Rafale???
8- As empresas, dado a baixa demanda por caças desse tipo no futuro vão ver sua situação economica deteriorar e não poderá mais honrar seus compromissos com os BNDES (e outros). Baixa demanda? Discordo! Dentro dos mercados disponíveis e abertos, é um caça que cabe muito bem, nos países da América Latina principalmente. Baixa demanda tem o Rafale, que nunca ganhou 1 concorrência se quer.
Será que daqui até quando do GripenNG ficar pronto, sua tecnologia será a mais adequada para os "mercados disponíveis e abertos"(sic)???
Sim? Olha o que o Equador ta comprando hoje... hehehe
9- Todo o custo cai sobre o Tesouro Nacional. Não. Ahã, hã...![]()
10- Ainda assim não teremos capacidade de produzir um caça por conta proprio. Poderemos não ter, porém a capacidade adiquirida será maior do que a proposta pela França, segundo a lista do noso amigo Knight. Mas então você viu o contrato ou não?
11 (e último)- Em resumo, estaremos fudidos.Calma... Agora se ta falando de que caça?Hahahaha...Estamos falando do Demoiselle....
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![[009]](./images/smilies/009.gif)
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Jin Jones escreveu:Oi Orestes.orestespf escreveu: Sua pergunta realmente é muito pertinente, Gomugomu, mas tenho dúvidas sobre sugestão de resposta que você deu. Explico: os caças de 4ªG não nasceram agora, já tem muito tempo que estão na praça, o primeiro foi o Gripen C, depois Rafale e EF-2000, e mais alguns que dizem ser (mas não nasceram originalmente assim, entre eles, o F/A-18 SH e SU-35).
Veja bem, investir em desenvolvimento de um caça de 4ªG é gastar muito dinheiro e tempo para se ter um produto que já nascerá velho, mas não necessariamente morto. Tal grana deveria ser investida em algo que já existe e com repasse de tecnologias com a intenção de queimar etapas, para lá adiante se investir pesadamente em desenvolvimento de uma plataforma de geração mais avançada. A principal parceria deveria nascer assim, ou seja, produção local de um caça pronto de 4ªG e investimento conjunto com o país vencedor para se produzir no futuro um caça de 5ª ou 6ªG.
O problema do Gripen NG é ser um caça de 4ªG (ainda) que está sofrendo uma evolução para corrigir e atualizar suas limitações (não graves, acredito) atuais. E o pior, está muito atrasado no que diz respeito ao tempo, tal concepção já deveria estar pronto e no mercado. Pense assim, o NG seria a 3 geração da família Gripen, assim como o Rafale F3 seria, grosso modo, a terceira geração do caça francês. Só que este último já está no mercado. Entendeu a diferença?
Existe algum benefício na proposta da SAAB para o Brasil? Claro, pows!! Não resta dúvida sobre isso, porém ninguém me convenceria do contrário se os americanos fizessem o mesmo com seu megafuderator F-16, ou seja, também seria benéfico à FAB e ao Brasil. Mas é "só" isto que queremos para a Nação? Eu não!
Vou além, se me permite. Ignore por completo o Gripen NG; suponha que a short list fosse formada pelo Gripen C, Rafale F-3 (nada de plus) e F-18 SH. Neste caso, eu ficaria satisfeito com qualquer um dos três, desde que houvesse produção local (montagem + peças de reposição mais comuns) com repasse de tecnologia (o que for possível pagar) e acima de tudo o comprometimento do país vencedor em colocar o Brasil como parceiro para projetar e desenvolver um caça de geração mais avançada no futuro próximo. Só que a short list não é bem assim...
Problemas:
1) os americanos se pudessem/quisessem vencer o FX-2, então teria ofertado o SH e participação imediata (transferência de tecnologias, pelo menos) no F-35 (digamos que um "block 2") ou o próprio F-35 de cara. Sem chances!
2) Os suecos oferecem uma proposta excelente, nova para o Brasil, mas velha para o resto do mundo. Não vejo a Suécia com projeto e desenvolvimento de um 5ªG pra breve, até porque ela está tocando o NG e não tem cacife (assim como a Embraer não teria) para tocar dois projetos de uma vez. Esta é a grande limitação da SAAB; parece muito, mas para quem pensa pequeno (sem apologias ou críticas, não falo de pessoas do fórum, não é ofensa, fiz uma associação ao "pensar grande" dito pelo MU e NJ tempos atrás).
3) A proposta os franceses é no mínimo obscura, pouco se fala, o que vaza aí é pura especulação ou informações plantadas pela concorrência, os caras simplesmente não falam nada, todos nós sabemos disso. Não sei se a propostas deles é boa ou ruim, só digo duas coisas: se for ruim, rua! Se for boa, então que entre de sola, pois não vejo outro país com maior potencial de cooperação com o Brasil do que a França, simplesmente porque ela preciso disso para sobreviver e para manter seu ideal de ter seus próprios equipamentos militares. É o único país, entre os três, que teria condições de propor ao Brasil o desenvolvimento de um caça de 5ªG, semelhante ao que a SAAB propõem hoje, mas pena que com um caça de 4ªG.
Dos três países na concorrência ao FX-2 apenas a França tem fortes ligações políticas e geopolíticas com o Brasil. Os EUA tem a postura de tratar o Brasil da mesma forma que trata qualquer país da AL, se assimilaram as coisas, foi tarde demais. Os suecos, bem, neste quesito não tem absolutamente nada a oferecer, mas vai que o Brasil decidiu assumir que viverá eternamente em cima do muro, então a Suécia passa ser seu maior par.
A opinião da FAB é importantíssima, mas ainda dou prioridade a quem pagará a conta e que faz questão de decidir, assim como tem feito regularmente de tempos pra cá. Neste caso, vejo com excelentes olhos a opinião do governo em "preferir" o Rafale, porém seria radicalmente contra se o "combinado" com o Sarkozy não puder ser honrado formalmente, aí franceses, aquele abraço.
E qual seria a minha segunda opção? Não existe, o segundo é o primeiro dos derrotados, assim não penso desta forma.![]()
![]()
![]()
Grande abraço,
Orestes
A SAAB tem sim um proj./rasculho/crocs, ( chame do jeito que queira ) de caça de 5G, tanto que ofereceram para o gov. da Coreia do Sul, e nada impediria que a nossa parceria COMERCIAL tendece para isso.
Jin, no papel até o Brasil tem projeto de vetores stealth, e isto é sério, pode acreditar. Mas não é disso que falo... A Suécia não tem nada próximo do que falei, é bem semelhante ao que temos ("modelos" teóricos ainda).
No meu entender a tecnologia Stheilt já deverá está sendo superada por volta de 2020, tanto que nas pranchetas das grandes nações já estão os proj. de seus substitutos, as aeronaves UAV.
Nesse caso o BR deve pular etapas ( frase muito convenientemente usada pela MB ), e apos o FX, ir direto para esse tipo de guerra do futuro e nesse item a Suécia tambem seus projetos.
Não falei nada sobre caças stealth, falei de caças de geração superior (seja lá o nome que se queira dar a isso).
Sobre a "conveniência" das frases usadas pela MB, só lhe digo uma coisa: que a FAB e o EB embarquem nessa rapidamente.![]()
Concordo com vc quando fala que o NG é um F-3, só que o F-3 já está ai e o NG ainda não existe, mas a diferença entre os 2 é de miseros 5/6 anos, vc acha isso uma diferença tão substancial assim ?
Pra mim, brutal! O Rafale F3 já está aí, já o NG ainda está nas pranchetas, visto que o Demo não é o NG, no máximo uma espécie de MLU para o Gripen C, estou convencido disso.
Lembrando de quando o NG estiver voando, muito provavelmente tambem deverá surgir nos céus uma nova versão do F-22 e do Typoon.
Sim, e do Rafale também, mas não se esqueça que na "proposta" divulgada pela Dassault estaria contemplado todas as versões futuras do Rafale. Então não me preocupo quanto a isso, ou seja, se vier Rafale F3, virá indiretamente o restante também.
E por que não o 2 ou 3 lote de Gripens BR não teriam tambem Upgrades ?, veja os AMX que tem equip. diferentes de um lote para outro.
Talvez tenham sim, me parece óbvio até, o problema é o custo do desenvolvimento que não consigo me convencer que a SAAB conseguirá honra, acho que é conversa pra imprensa tentar emplacar, mas o certo seria tentar emplacar no governo e aí a porca tem torcido o rabo (novamente uma expressão comumente usada, sem ofensas a ninguém).
Grande abraço,
Orestes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tá acabando as cores...
[/quote]
![[009]](./images/smilies/009.gif)

[/quote]gomugomu escreveu:DELTA22 escreveu:Sei, gomugomu, então vou resumir a ópera "vindoura" do Gripen NG BR:
1- O Gripen é um projeto. Em função disto, agrega mais conhecimento tecnológico a indústria nacional.
Em função disso agrega custos enormes também!
2- Seu custo de desenvolvimento não será bancado pela Suécia. Não temos como afirmar.
Não seja ingênuo. Já percebi que você não é!
3- O Brasil, se quiser, vai bancar seu desenvolvimento sozinho. Não temos como afirmar.
Idem à frase anterior.
4- O Governo da Suecia não quer comprar o jato. Já tem Gripen C sobrando até. Não é o que vêm sendo apontado nas entrevistas, dizendo inclusive em uma compra consoante com a do Brasil, de 100 jatos Gripen NG pelo governo sueco.
Nas entrevistas precisa-se vender o peixe. Os métodos para isso, não precisam ser justificados. E como você disse, não podemos afirmar isso, não vimos o contrato! Ou você viu??![]()
5- As indústrias nacionais não têm capital proprio para desenvolver as possiveis partes que lhe caberão no projeto. Por isto uma parte será Off Set.
Uma parte? Quanto dessa parte? Você viu o contrato, te pergunto mais uma vez??![]()
175%. Contrato ninguém viu, mas é o dado que foi exposto no congresso nacional... Temos aquele francês também, BEM MAIS DE 100%! Off Set pode vir até por compra de farinha de milho, não necessariamente de investimento na indústria, sendo que um não descarta o outro.Maior que 100%, 175% também é!!! Pows, vai ficar agredindo a matemática???
![]()
![]()
6- Quem as finaciará terá que ser o BNDES (ou algum outro orgão de fomento nacional). Concordo, em parte.
Ufa... não estou tão errado então...![]()
7- Se um dia ficar pronto o jato, o Brasil vai pagar, a longo prazo, por cada um um preço de 2 por 1, mas o custo de desenvolvimento não está aqui contabilizado. Ou seja, descontado o preço do caça pronto, seu custo de utilização pelo prazo (curtinho) de 40 anos, o que resta é "brinde" (para a SAAB, claro!). Se um dia ficar pronto aquele 5ª geração Francês, ou era 6ª? Ou 7ª?? Ou será que era 4ª?? Mas é Francês ou Brasileiro?
Estamos falando do GripenNG ou do Rafale???
8- As empresas, dado a baixa demanda por caças desse tipo no futuro vão ver sua situação economica deteriorar e não poderá mais honrar seus compromissos com os BNDES (e outros). Baixa demanda? Discordo! Dentro dos mercados disponíveis e abertos, é um caça que cabe muito bem, nos países da América Latina principalmente. Baixa demanda tem o Rafale, que nunca ganhou 1 concorrência se quer.
Será que daqui até quando do GripenNG ficar pronto, sua tecnologia será a mais adequada para os "mercados disponíveis e abertos"(sic)???
Sim? Olha o que o Equador ta comprando hoje... hehehe Pobre Equador... Ao menos o caça que eles estão comprando existe, né? Mas, tranquilo, quando eles forem comprar o fodástico 4G GripenNG BRIN(Brasil+India??) eles vão pagar só o preço do caça, sacumé, os trouxas aqui já pagaram o desenvolvimento mesmo!!![]()
9- Todo o custo cai sobre o Tesouro Nacional. Não. Ahã, hã...![]()
10- Ainda assim não teremos capacidade de produzir um caça por conta proprio. Poderemos não ter, porém a capacidade adiquirida será maior do que a proposta pela França, segundo a lista do noso amigo Knight. Mas então você viu o contrato ou não?
11 (e último)- Em resumo, estaremos fudidos.Calma... Agora se ta falando de que caça?Hahahaha...Estamos falando do Demoiselle....
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![[009]](./images/smilies/009.gif)
![[009]](./images/smilies/009.gif)
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Estou assistindo ao vídeo e é muito interessante quando ele fala de offset (09:30), ele diz que o aprendizado "on the job" é a única maneira eficiente de transferir tecnologia. Ele cita como exemplo a tecnologia de controle de tráfego aéreo que nos foi transferida pela França. Levou mais de 25 anos até que conseguíssemos dominar toda a tecnologia de controle de tráfego aéreo. Não pensei que fosse tão complexo assim.cb_lima escreveu:Olha...
Para quem gosta de olhar no Retrovisor (AM-X)...
Gostaria que olhassem esse vídeo por favor...
http://www.youtube.com/watch?v=W_TGFsPz ... re=related
Pelo menos esse Sr que está falando aí não quer ficar procurando e tentando desenvolver o que já está por aí e usar a visão do passado como referência...
Se é para investir muitos e muitos bilhões em produção efetiva e participação efetiva em um projeto, que venha algo que agregue de verdade.
[]s
CB_Lima
[]s,
Douglas Bader

-
- Sênior
- Mensagens: 3548
- Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
- Localização: Bahia!
- Agradeceu: 74 vezes
- Agradeceram: 87 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Quantas unidades a SAAB pode produzir por ano??DBader escreveu:De acordo com o site do Gripen, as primeiras entregas do NG para a India são em 2013!Antunes escreveu:Bom então vai ter o NG India por que eles querem TdT, e produção local para 108 das 126 aeronaves. Como vai funcionar isso?
[]sSe dá para entregar em 2013, entregar em 2014 é moleza!Deliveries from 2013: Initial deliveries time phased in accordance with operational requirements![]()
[]s,
Douglas Bader
[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Uma coisa que me parece meio óbvia é a falta de necessidade da Suécia adquirir o Gripen NG tendo 100 Gripen A\C estocados. A não ser por uma necessidade de salvar sua indústria. Para mim o mais lógico seria usar a SAAB para fazer um MLU nos C e investir a grana em uma nova geração de caças ou UCAV. Para que ter mais uma centena de caças de 4º geração tendo outra centena estocada?
Concordo plenamente com o Orestes, esta proposta é fora de época e pode gerar um abacaxi grande pro Brasil descascar. Ainda mais com o histórico dos governos/parlamentares/povo no que tange a defesa.
Concordo plenamente com o Orestes, esta proposta é fora de época e pode gerar um abacaxi grande pro Brasil descascar. Ainda mais com o histórico dos governos/parlamentares/povo no que tange a defesa.
- Wardog
- Sênior
- Mensagens: 1271
- Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Na Suécia, 20 unidades.felipexion escreveu:Quantas unidades a SAAB pode produzir por ano??DBader escreveu: De acordo com o site do Gripen, as primeiras entregas do NG para a India são em 2013! Se dá para entregar em 2013, entregar em 2014 é moleza!![]()
[]s,
Douglas Bader
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Isso do Gripen C/D não???
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."