TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20161 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 7:11 pm

Acho que a pergunta mais pertinente é:
Por que devemos comprar um caça pronto se temos a oportunidade de desenvolver um agregando mais conhecimento por um preço semelhante?
E não venha falar de caça de 5ª geração, porque que acredita que isso vaa sair logo, é um sonhador!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20162 Mensagem por DELTA22 » Dom Out 04, 2009 7:13 pm

gomugomu escreveu:Acho que a pergunta mais pertinente é:
Por que devemos comprar um caça pronto se temos a oportunidade de desenvolver um agregando mais conhecimento por um preço semelhante?
E não venha falar de caça de 5ª geração, porque que acredita que isso vaa sair logo, é um sonhador!
E a conta para esse "desenvolvimento" mando para quem??? Pra Rainha da Suécia, obvio!!! :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20163 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 7:14 pm

DELTA22 escreveu:
gomugomu escreveu:Acho que a pergunta mais pertinente é:
Por que devemos comprar um caça pronto se temos a oportunidade de desenvolver um agregando mais conhecimento por um preço semelhante?
E não venha falar de caça de 5ª geração, porque que acredita que isso vaa sair logo, é um sonhador!
E a conta para esse "desenvolvimento" mando para quem??? Pra Rainha da Suécia, obvio!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Manda pro contrato, que será avaliado.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20164 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 04, 2009 7:16 pm

E não venha falar de caça de 5ª geração, porque que acredita que isso vaa sair logo, é um sonhador!
O Gripen- NG? Ah é mesmo, vai demorar prá cacete mesmo , ainda mais com aquelas bandeirinhas todas. :roll:
Por que devemos comprar um caça pronto se temos a oportunidade de desenvolver um agregando mais conhecimento por um preço semelhante?
Talvez porque estamos no ocaso da 4ºG... :roll: :?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20165 Mensagem por DELTA22 » Dom Out 04, 2009 7:16 pm

gomugomu escreveu:
DELTA22 escreveu:E a conta para esse "desenvolvimento" mando para quem??? Pra Rainha da Suécia, obvio!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Manda pro contrato, que será avaliado.
Nããããoo! E o preço 2 por 1, como fica??? Ou não fica mais??? :shock:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20166 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 04, 2009 7:19 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

TOMA!!!! TOMA!!!! TOMA!!!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20167 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 7:21 pm

Ueh não tenho conhecimento do contrato, se o Sr. puder me provar que não fica mais, agradeço ;).

:o

Ta parecendo Palmeiras vs Corinthians hehehe. Mas deixo claro, apoio 100% a decisão da FAB.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20168 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 7:22 pm

Carlos Mathias escreveu:
E não venha falar de caça de 5ª geração, porque que acredita que isso vaa sair logo, é um sonhador!
O Gripen- NG? Ah é mesmo, vai demorar prá cacete mesmo , ainda mais com aquelas bandeirinhas todas. :roll:
Por que devemos comprar um caça pronto se temos a oportunidade de desenvolver um agregando mais conhecimento por um preço semelhante?
Talvez porque estamos no ocaso da 4ºG... :roll: :?

:roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20169 Mensagem por DELTA22 » Dom Out 04, 2009 7:25 pm

gomugomu escreveu:Ueh não tenho conhecimento do contrato, se o Sr. puder me provar que não fica mais, agradeço ;).
Então ninguem aqui pode falar nada. Ou pode??? Mas a logica do mundo empresarial não muda, e a matemática também não. :wink:
Ta parecendo Palmeiras vs Corinthians hehehe. Mas deixo claro, apoio 100% a decisão da FAB.
Até porque não tem outro jeito, não é??? :lol: :lol:




Editado pela última vez por DELTA22 em Dom Out 04, 2009 7:26 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20170 Mensagem por soultrain » Dom Out 04, 2009 7:26 pm

Mas como alguem que nem sequer está a pensar colocar o NG na Flygvapen nos próximos anos, está longe de começar a desenvolver um 5ª geração, pode ajudar o Brasil? Os colegas têm razão, é um AMX 2.

Os Franceses ao menos estão a começar os estudos de algo que será, 5, 6, ou 7 geração sei-lá.

Ninguem se pode esquecer de dois pontos:

1- A altura para projectos estilo AMX acabou, ou tem massa critica (numero de aeronaves operacionais) ou vai custar muito mais que custou o AMX, o tal F-32...

2- Daqui a poucos anos o mercado vai estar inundado de caças de 5ª geração com vendas muito agressivas, nessa altura o F-35, os Russos e Indianos vão botar para quebrar, ou aparece um projecto robusto ou o Brasil vai ter uma bizarrice caríssima que ninguém vai querer, nem a própria FAB.

[[]]'s

P.s.: nem era preciso isso tudo o F/A-18E é mesmo uma bizarrice.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20171 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 7:32 pm

DELTA22 escreveu:Então ninguem aqui pode falar nada. Ou pode??? Mas a logica do mundo empresarial não muda, e a matemática também não. :wink:
Todo mundo pode FALAR o que quer, agora dar como certo ninguém pode sem os dados.
Se foi falado que sai 2 por 1 é porque alguma coisa neste sentido tem (no caso o preço de manutenção ao longo dos anos), pela lógica, o desenvolvimento está em contrato , até porque não poderia ser diferente.
E não deturpe as informaçõs, o que foi dito é que até o desligamento das plataformas, daqui + ou - 40 anos, o preço do Gripen (somando as manuetenções) sairia mais ou menos 50% mais barato, devido a grande disparidade de peços de manutenção dos caças.
DELTA22 escreveu:Até porque não tem outro jeito, não é??? :lol: :lol:
Outro jeito sempre tem, principalmente aquele "jeitinho" brasileiro, "né"?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20172 Mensagem por nveras » Dom Out 04, 2009 7:36 pm

Olha. Eu tenho sempre escutado sobre caça de 5ª geração. Pelo que sei, a maior diferença entre ele e um 4++ está na característica de furtividade.
Eu tenho quase certeza que esta estória acabará em 20 ou menos anos, pois acho que a tecnologia de radar vencerá a de furtividade, tal qual as munições de carga oca e titânio, venceram as blindagens.
Não estou desprezando o rcs das aeronaves, mas acho que os radares e mísseis vencerão a parada.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20173 Mensagem por DELTA22 » Dom Out 04, 2009 7:42 pm

Sei, gomugomu, então vou resumir a ópera "vindoura" do Gripen NG BR:

1- O Gripen é um projeto.
2- Seu custo de desenvolvimento não será bancado pela Suécia.
3- O Brasil, se quiser, vai bancar seu desenvolvimento sozinho.
4- O Governo da Suecia não quer comprar o jato. Já tem Gripen C sobrando até.
5- As industrias nacionais não tem capital proprio para desenvolver as possiveis partes que lhe caberão no projeto.
6- Quem as finaciará terá que ser o BNDES (ou algum outro orgão de fomento nacional).
7- Se um dia ficar pronto o jato, o Brasil vai pagar, a longo prazo, por cada um um preço de 2 por 1, mas o custo de desenvolvimento não está aqui contabilizado. Ou seja, descontado o preço do caça pronto, seu custo de utilização pelo prazo (curtinho) de 40 anos, o que resta é "brinde" (para a SAAB, claro!).
8- As empresas, dado a baixa demanda por caças desse tipo no futuro vão ver sua situação economica deteriorar e não poderá mais honrar seus compromissos com os BNDES (e outros).
9- Todo o custo cai sobre o Tesouro Nacional.
10- Ainda assim não teremos capacidade de produzir um caça por conta proprio.
11 (e último)- Em resumo, estaremos fudidos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20174 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 7:45 pm

gomugomu escreveu:Acho que a pergunta mais pertinente é:
Por que devemos comprar um caça pronto se temos a oportunidade de desenvolver um agregando mais conhecimento por um preço semelhante?
E não venha falar de caça de 5ª geração, porque que acredita que isso vaa sair logo, é um sonhador!
Sua pergunta realmente é muito pertinente, Gomugomu, mas tenho dúvidas sobre sugestão de resposta que você deu. Explico: os caças de 4ªG não nasceram agora, já tem muito tempo que estão na praça, o primeiro foi o Gripen C, depois Rafale e EF-2000, e mais alguns que dizem ser (mas não nasceram originalmente assim, entre eles, o F/A-18 SH e SU-35).

Veja bem, investir em desenvolvimento de um caça de 4ªG é gastar muito dinheiro e tempo para se ter um produto que já nascerá velho, mas não necessariamente morto. Tal grana deveria ser investida em algo que já existe e com repasse de tecnologias com a intenção de queimar etapas, para lá adiante se investir pesadamente em desenvolvimento de uma plataforma de geração mais avançada. A principal parceria deveria nascer assim, ou seja, produção local de um caça pronto de 4ªG e investimento conjunto com o país vencedor para se produzir no futuro um caça de 5ª ou 6ªG.

O problema do Gripen NG é ser um caça de 4ªG (ainda) que está sofrendo uma evolução para corrigir e atualizar suas limitações (não graves, acredito) atuais. E o pior, está muito atrasado no que diz respeito ao tempo, tal concepção já deveria estar pronto e no mercado. Pense assim, o NG seria a 3 geração da família Gripen, assim como o Rafale F3 seria, grosso modo, a terceira geração do caça francês. Só que este último já está no mercado. Entendeu a diferença?

Existe algum benefício na proposta da SAAB para o Brasil? Claro, pows!! Não resta dúvida sobre isso, porém ninguém me convenceria do contrário se os americanos fizessem o mesmo com seu megafuderator F-16, ou seja, também seria benéfico à FAB e ao Brasil. Mas é "só" isto que queremos para a Nação? Eu não!

Vou além, se me permite. Ignore por completo o Gripen NG; suponha que a short list fosse formada pelo Gripen C, Rafale F-3 (nada de plus) e F-18 SH. Neste caso, eu ficaria satisfeito com qualquer um dos três, desde que houvesse produção local (montagem + peças de reposição mais comuns) com repasse de tecnologia (o que for possível pagar) e acima de tudo o comprometimento do país vencedor em colocar o Brasil como parceiro para projetar e desenvolver um caça de geração mais avançada no futuro próximo. Só que a short list não é bem assim...

Problemas:

1) os americanos se pudessem/quisessem vencer o FX-2, então teria ofertado o SH e participação imediata (transferência de tecnologias, pelo menos) no F-35 (digamos que um "block 2") ou o próprio F-35 de cara. Sem chances!

2) Os suecos oferecem uma proposta excelente, nova para o Brasil, mas velha para o resto do mundo. Não vejo a Suécia com projeto e desenvolvimento de um 5ªG pra breve, até porque ela está tocando o NG e não tem cacife (assim como a Embraer não teria) para tocar dois projetos de uma vez. Esta é a grande limitação da SAAB; parece muito, mas para quem pensa pequeno (sem apologias ou críticas, não falo de pessoas do fórum, não é ofensa, fiz uma associação ao "pensar grande" dito pelo MU e NJ tempos atrás).

3) A proposta os franceses é no mínimo obscura, pouco se fala, o que vaza aí é pura especulação ou informações plantadas pela concorrência, os caras simplesmente não falam nada, todos nós sabemos disso. Não sei se a propostas deles é boa ou ruim, só digo duas coisas: se for ruim, rua! Se for boa, então que entre de sola, pois não vejo outro país com maior potencial de cooperação com o Brasil do que a França, simplesmente porque ela preciso disso para sobreviver e para manter seu ideal de ter seus próprios equipamentos militares. É o único país, entre os três, que teria condições de propor ao Brasil o desenvolvimento de um caça de 5ªG, semelhante ao que a SAAB propõem hoje, mas pena que com um caça de 4ªG.

Dos três países na concorrência ao FX-2 apenas a França tem fortes ligações políticas e geopolíticas com o Brasil. Os EUA tem a postura de tratar o Brasil da mesma forma que trata qualquer país da AL, se assimilaram as coisas, foi tarde demais. Os suecos, bem, neste quesito não tem absolutamente nada a oferecer, mas vai que o Brasil decidiu assumir que viverá eternamente em cima do muro, então a Suécia passa ser seu maior par.

A opinião da FAB é importantíssima, mas ainda dou prioridade a quem pagará a conta e que faz questão de decidir, assim como tem feito regularmente de tempos pra cá. Neste caso, vejo com excelentes olhos a opinião do governo em "preferir" o Rafale, porém seria radicalmente contra se o "combinado" com o Sarkozy não puder ser honrado formalmente, aí franceses, aquele abraço.

E qual seria a minha segunda opção? Não existe, o segundo é o primeiro dos derrotados, assim não penso desta forma. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes




brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20175 Mensagem por brisa » Dom Out 04, 2009 7:50 pm

Senhores, este video postado pelo Francoorp no topico de Gripen, talvez contribua para abrilhantar mais a esta discussão....... uma verdadeira pérola.....o Almeida é foda :shock:





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