TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20146 Mensagem por henriquejr » Dom Out 04, 2009 3:45 pm

Pelo que fiquei sabendo a Ericsson e a Embraer tiveram um pequeno desentendimento com relação ao sistema Erieye. Parece que a Embraer queria que a Ericsson adotasse o EMB-145 como plataforma padrão de seu sistema, dificultando a venda somente do sistema para potenciais concorrentes do EMB-145 AEW, o que não foi aceito pela empresa sueca, que preferiu adotar uma plataforma projetada pela SAAB.

Falando nisso, vi em algum lugar, que no momento não consigo recordar, que a Ericsson já disponibiliza uma modernização no atual sistema Erieye, alguém sabe dizer se os aviões da FAB passaram por essa atualização?

.
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#20147 Mensagem por Francoorp » Dom Out 04, 2009 4:04 pm

Estou postando estes links pra todo lado, acho que é pertinente à defesa nacional:

Tem uns videos no You Tube de gente especializada na área, que fala o bastante sobre os temas aqui tratados:

Brigadeiro Venâncio.

Este sobre off-sets.

Este sobre estratégia nacional de defesa.

Este fala de nuclear no contexto do Exercito!

Soberania e outros na àrea de aviaçao e defesa.

Novo plano industrial de defesa nacional.

Este Programa espacial brasileiro.

Este na pesquisa e inovaçao.

Temos que contrabandear estes videos pro Lulalàaàaàaà no Planalto.

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#20148 Mensagem por Carlos Lima » Dom Out 04, 2009 4:35 pm

Fantásticos vídeos... já vi 3 e verei todos!

[100]

[009]
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
czarccc
Sênior
Sênior

#20149 Mensagem por czarccc » Dom Out 04, 2009 5:50 pm

gomugomu escreveu:Proposta melhorada do Gripen ao Brasil

A Saab submeteu à Força Aérea Brasileira (FAB) uma proposta atualizada de sua oferta de 36 caças Gripen Nova Geração (NG)

10/2/2009 |

A proposta atualizada atende aos requisitos exigidos pelo Brasil para o desenvolvimento, fabricação, operação, manutenção e upgrade de um caça multi-função independente, junto a um amplo pacote industrial. Isto dará ao Brasil a oportunidade de estar envolvido no desenvolvimento, bem como incluirá um número significativo de fornecedores brasileiros para a aeronave Gripen NG.

“Isto oferece um casamento perfeito baseado em habilidades complementares e excelência tecnológica. O compromisso da Suécia para com o Brasil oferece independência e não dependência. O pacote exclusivo de compensações industriais significa um envolvimento direto de empresas brasileiras no desenvolvimento, produção e manutenção do Gripen NG. Isto irá criar e manter oportunidades de trabalho em alta tecnologia no Brasil”, diz o CEO da Saab, Sr. Åke Svensson.

A proposta atualizada enfatiza as vantagens para a Força Aérea Brasileira e a indústria brasileira e inclui os seguintzs pontos:
Transferência tecnológica completa

* Acesso total e envolvimento completo no programa de desenvolvimento do Gripen NG
* Transferência de tecnologia completa através do desenvolvimento conjunto do Gripen NG, dando autonomia nacional e independência no projeto, desenvolvimento, fabricação e total suporte do Gripen NG e dos caças de futura geração.
* Independência em termos de opção de armamentos e sistemas de integração.
* Produção no Brasil de até 80% da estrutura do Gripen NG.
* Montagem de uma linha de produção completa do Gripen NG no Brasil.
* Completa capacidade de manutenção no Brasil para o motor Gripen NG.

Parceria exclusiva e competitiva

* O Brasil terá uma liderança nas vendas do Gripen NG na América Latina, com oportunidades conjuntas para o resto do mundo.
* Compromisso sueco em entregar todas as aeronaves Gripen NG no tempo determinado pelo governo brasileiro.

* Intenção da Suécia de avaliar o avião KC-390 para táticas de necessidade do transporte aéreo a longo prazo.
* Intenção da Saab em juntar-se ao programa de desenvolvimento do avião de transporte KC-390, como parceiro estratégico, incluindo apoio no marketing internacional.
* Compromisso da Saab na entrega de mais de 175% do valor total, em cooperação industrial para com a indústria brasileira.
* A Saab propõe a substituição dos aviões de treinamento da Frota da Força Aérea Sueca SK 60/Saab 105 pelo Super Tucano.[/b]

Uma solução com custo-benefício

* Proposta firme e altamente competitiva para financiamento a longo prazo do valor completo do contrato do FX-2, por parte “Swedish Export Credit Corporation”, uma instituição financeira governamental sueca.
* Custos de aquisição, apoio e operação significativamente inferiores quando comparados à concorrência, devido ao design otimizado, processo de fabricação altamente eficiente e uma fácil manutenção e suporte técnico.

Sobre o Gripen Nova Geração

Ao entrar em operação, o Gripen NG será o caça mais avançado no mundo, utlizando tecnologia de ponta. O Gripen NG é a nova geração do Gripen, uma versão melhorada do caça multi-função bem estabelecido que provou ter baixos custos de aquisição, operação e apoio. O programa Gripen NG cobre o desenvolvimento dos aviônicos e de todos os principais sensores, incluindo o radar AESA. (RADAR DE VARREDURA ELETRONICA ATIVA). A aernoave terá um maior empuxo, maior carga paga, e um raio de ação maior, acima de 4.000 km, com menor custo de propriedade.

As críticas aqui publicadas repercutem rápido nas matérias publicadas por eles... :twisted: :twisted: :twisted:

Imagem
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#20150 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 5:52 pm

czarccc escreveu:

As críticas aqui publicadas repercutem rápido nas matérias publicadas por eles... :twisted: :twisted: :twisted:
Isto é bom ou ruim?

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20151 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 04, 2009 5:54 pm

gomugomu escreveu:
czarccc escreveu:

Isto é bom ou ruim?
Gostaria de mais informações sobre o radar Raven. É possível?

[]'s

Alberto -
czarccc
Sênior
Sênior

#20152 Mensagem por czarccc » Dom Out 04, 2009 6:01 pm

gomugomu escreveu:
czarccc escreveu:

Isto é bom ou ruim?

Excelenete, desde que não se limite a isso. Mas a FAB tem as propostas em mãos. Ela sabe o que de fato é oferecido. Torço que seja exatamente igual ao que se publica na campanha de marketing, pois é excelente!

Além disso não custa ressaltar que, além dos administradores, há vários profissionais entre nós entusiastas...

Editado pela última vez por czarccc em Dom Out 04, 2009 6:05 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
DELTA22
Sênior
Sênior

#20153 Mensagem por DELTA22 » Dom Out 04, 2009 6:02 pm

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rada-a-fab

Interessante, as perguntas da "Mídia" não tocam nos assuntos mais delicados da proposta... devem ter "esquecido" (amnésia coletiva é muito normal nesses casos! :lol: ), não é??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Wardog
Sênior
Sênior

#20154 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 6:06 pm

czarccc escreveu:
gomugomu escreveu: Isto é bom ou ruim?

Excelenete, desde que não se limite a isso. Mas a FAB tem as propostas em mãos. Ela sabe o que de fato é oferecido. Torço que seja exatamente igual ao que se publica na campanha de marketing, pois é excelente!

Além disso não custa ressaltar que, além dos administradores, há vários profissionais entre nós entusiastas...
x2 [009]

Carlos Mathias

#20155 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 04, 2009 6:34 pm

Nessa proposta toda está inclusa a troca do motor e FBW de graça por outros foraa do ITAR ????

Eu avisei. 8-]

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#20156 Mensagem por Carlos Lima » Dom Out 04, 2009 6:51 pm

Carlos Mathias escreveu:Nessa proposta toda está inclusa a troca do motor e FBW de graça por outros foraa do ITAR ????

Eu avisei. 8-]
:)

Essa conta vai sair cara e o que eu não entendo honestamente é que enquanto todo mundo está pesquisando 5 geração, vamos "iniciar" um projeto de 4 Geração.

Fica aqui a minha pergunta... Por que não comprar uma aeronave já pronta de 4 agora e se associar a um projeto de 5 como o PAK-FA por exemplo?

Sei lá. Vamos tentar reinventar a roda... desculpem mas AM-X 2.0 aí vamos nós!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#20157 Mensagem por GustavoB » Dom Out 04, 2009 6:57 pm

Corsário01 escreveu:

Bom dia senhores.

Se me permitem, gostaria de dizer que gosto dos 3 caças. Mas, tenho que pensar no meu país e por isso gostaria de passar a todos aqui, um link para um video em que são mostradas as razões pela qual eu deletarei o F-18 de minha preferência.
Sobram 2. E desses 2, um é caro, mas 100% independente de terceiros, e o outro tem custoxbenefício maior para o país, apesar de ainda não estar 100% claro para nós, quanto os americanos poderão atrapalhar os planos do nosso país no futuro.
Espero sinceramente que o pessoal da SAAB possua cartas na manga para driblar futuros vetos americanos. 8-]

:shock: :shock: :shock:
E eu que achava que a FAB ia querer o F-18.
Seria bom todo mundo ver isso. Esclarecedor, atualizado e informativo.

Wardog
Sênior
Sênior

#20158 Mensagem por Wardog » Dom Out 04, 2009 7:02 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Nessa proposta toda está inclusa a troca do motor e FBW de graça por outros foraa do ITAR ????

Eu avisei. 8-]
:)

Essa conta vai sair cara e o que eu não entendo honestamente é que enquanto todo mundo está pesquisando 5 geração, vamos "iniciar" um projeto de 4 Geração.

Fica aqui a minha pergunta... Por que não comprar uma aeronave já pronta de 4 agora e se associar a um projeto de 5 como o PAK-FA por exemplo?

Sei lá. Vamos tentar reinventar a roda... desculpem mas AM-X 2.0 aí vamos nós!

[]s
CB_Lima
Porque o preço de comprar um pronto seja igual o de produzir? (segundo informações dispostas pela mídia)
Porque produzindo nós iremos agregar mais e dar um passo a frente no processo no processo do caça de 5ª geração?

[037]

Editado pela última vez por Wardog em Dom Out 04, 2009 7:02 pm, em um total de 1 vez.
DBader
Avançado
Avançado

#20159 Mensagem por DBader » Dom Out 04, 2009 7:02 pm

GustavoB escreveu:
Corsário01 escreveu:

Bom dia senhores.

Se me permitem, gostaria de dizer que gosto dos 3 caças. Mas, tenho que pensar no meu país e por isso gostaria de passar a todos aqui, um link para um video em que são mostradas as razões pela qual eu deletarei o F-18 de minha preferência.
Sobram 2. E desses 2, um é caro, mas 100% independente de terceiros, e o outro tem custoxbenefício maior para o país, apesar de ainda não estar 100% claro para nós, quanto os americanos poderão atrapalhar os planos do nosso país no futuro.
Espero sinceramente que o pessoal da SAAB possua cartas na manga para driblar futuros vetos americanos. 8-]

:shock: :shock: :shock:
E eu que achava que a FAB ia querer o F-18.
Seria bom todo mundo ver isso. Esclarecedor, atualizado e informativo.
Esses são os antecedentes aos quais o Ministro Nelson Jobim se refere. Difícil acreditar que o F-18 ainda tenha chances. [002]

Como já foi citado anteriormente, acredito que está entre o Rafale e o Gripen NG.

[]s,
Douglas Bader

Imagem
Carlos Mathias

#20160 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 04, 2009 7:07 pm

Mas a alma e coração do segundo...

Responder