Tá, já temos dois da SAAB, os srs C. e B.J., os quais poderiam ser representados por uma gravata e um brasão.
Onde os da Dassault e da Boeing?
Porque, com tanto lobby aqui, começo a imaginar que vou receber a qualquer momento uma MP do Ministro Nelson Jobim - meu conterrâneo - dizendo:
- Ô Túlio véio, tá feio, a saída que encontramos é que vocês do DB é que vão decidir o caça. Façam aí um enquete nova com prazo de uma semana e o que der aí vai dar aqui!!!
Quanto ao meu OUTRO conterrâneo, o Nelson Düring, é só ver quem patrocina o site dele, está acima e à direita na página principal...
O nosso, modestamente, SEMPRE foi isento, é só ver, NUNCA tivemos patrocínio de nenhum dos concorrentes, mesmo antes da shortlist, nem o aceitaríamos. Somos um veículo relativamente novo e queimar o filme assim, logo de saída, não seria nada bueno. É tudo às nossas custas. Por exemplo, tão logo eu tenha uma folga decente vou encher o tanque do meu Golzinho 1.0 16V À MINHA CUSTA, ir a Porto Alegre atravessando dois pedágios que vou pagar do meu bolso e fazer duas ou três reportagens que ninguém me toma (não vou dizer quais são porque aí me tomam...rssssssss).
E já vi colegas dirigindo invectivas quanto à isenção do nosso principal Jornalista, o Pepper véio: bueno, tenho hábito de não apenas ESCREVER, mas também LER e mesmo comentar matérias no Site. Portanto, li as entrevistas com os representantes dos três concorrentes e absolutamente nenhum favoritismo, todos receberam perguntas, algumas BEM difíceis, inclusive com saídas pelo tangente por parte do entrevistado (uma do Mr. Boeing me deixou de queixo caído e foi muito comentada aqui no Fórum, quem participou deve lembrar). Escrevemos o que achamos certo, não o que nos pagam para escrever. Não temos ninguém chamado Jânio em nossos quadros.
Assim, finalizo com minha opinião pessoal, tão respeitável quanto a do forista mais novato:
Prefiro o Gripen NG pela POSSÍVEL absorção tecnológica do 'aprender desenvolvendo', desde que - como DUVIDO que esteja voando com as nossas cores em 2013/14/15, aposto mais para as bandas de 2020, quando a concorrência não será muito diferente do que a que existe hoje, exceção se o F-35 efetivamente deslanchar, sobre o que já expressei dúvidas que mantenho até hoje, mas aí também não há Rafale nem Super Hornet que se compare - acompanhado de um caça-tampão Sueco (Gripen C), pois os M2000 dificilmente passam de 2015 e, para ser franco, nem deveriam estar aí. Mas ainda acho que vai dar Rafale, embora não veja nenhuma conotação real entre o que os Franceses ganharam na área naval (com justiça, quem mais teria tecnologia de casco de SSN para oferecer e se disporia a fazê-lo nquele momento?) e de helis (bueno, eles têm uma fábrica aqui, a EUROBRÁS, não? Pode até não ter gerado tecnologia que valha algo até agora mas ao menos gera empregos e desenvolvimento na região) com um caça a ser MONTADO em uma empresa que está entre as maiores do mundo, a nossa EMBRAER. A correção ou não dessa linha de raciocínio pelo governo aparecerá nos anos que virão. De qualquer modo, não vou ficar nada triste de ter uns caças invocados daqueles na nossa Defesa...
Ah, uma última consideração: fez-se um bafafá com a queda de dois Rafales como se nunca tivesse caído Gripen nem F-18, já eu fico lembrndo daquela vez em que caiu um bando inteiro de Super Tucanos que não bateram em nada, tomaram uma ventania e foram pro chão: isso faz do ST um mau avião? Gozado, com tombo e tudo os Colombianos querem mais...
Minha opinião.
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