TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20116 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Out 04, 2009 9:02 am

czarccc escreveu: Vejamos. Essas compras são em geral pulverizadas. São vários grupos de pesquisa em vários núcleos e institutos. Tomando como exemplo o CTA. Os IAE, IEAv, ICEA e IFI não possuem um argão unificado de aquisições. seria inexequível. Mesmo dentro dos institutos há fragmantação, o que é natural. Cada um corre atrás do que precisa, sem burocracia. Esses casos de boicote são infimamente divulgados. Mesmo entre oficiais da Aeronática o percentual daqueles que sabem é mínimo. Já morei em Anápolis e lá estudei com muitos filhos de Sgts Sos e oficiais. Sempre que tinha a oportunidade de conversar sobre isso com o pais de meus amigos, eles ouviam com cara de espanto. E olha que meu espaço amostral era razoável. Os militares pelo menos tendem a crer em mim. Quando falo disso com civis normalmente tomam por ladainha comunista (longe de mim essa praga! :twisted: ) anti-americana. Isso tinha que ser divulgado massissamente. Pode ter certeza que esse Brigadeiro, quando de algum projeto de pesquisa, não compra mais componentes americanos, mas ele é só um entre poucos que conhecem o perigo.
Caro Czarccc,

Desculpe-me, mas isso é pra lá de estranho. Se a maioria de nós DBistas, membros dispersos por todo o Brasil, sabemos desses embargos como oficiais de uma mesma instituição não saberiam? Como tivemos acesso aquele vídeo e apresentação e os fabianos não? Estranhíssimo. Ao fazer essa afirmativa, dá a entender que esses oficiais vivem em outro país ou são avessos à nossa realidade.

Realmente essas instituições possuem um certo grau de liberdade em suas ações, afinal burocracia demais só atrapalha P&D. Mas é de se esperar que exista uma troca de experiência entre as mesmas, seria uma surpresa se fosse diferente.

Abraços,

Wesley

Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Dom Out 04, 2009 9:50 am, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6528 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#20117 Mensagem por Túlio » Dom Out 04, 2009 9:09 am

Tá, já temos dois da SAAB, os srs C. e B.J., os quais poderiam ser representados por uma gravata e um brasão.

Onde os da Dassault e da Boeing?

Porque, com tanto lobby aqui, começo a imaginar que vou receber a qualquer momento uma MP do Ministro Nelson Jobim - meu conterrâneo - dizendo:

- Ô Túlio véio, tá feio, a saída que encontramos é que vocês do DB é que vão decidir o caça. Façam aí um enquete nova com prazo de uma semana e o que der aí vai dar aqui!!! :mrgreen:

Quanto ao meu OUTRO conterrâneo, o Nelson Düring, é só ver quem patrocina o site dele, está acima e à direita na página principal...

O nosso, modestamente, SEMPRE foi isento, é só ver, NUNCA tivemos patrocínio de nenhum dos concorrentes, mesmo antes da shortlist, nem o aceitaríamos. Somos um veículo relativamente novo e queimar o filme assim, logo de saída, não seria nada bueno. É tudo às nossas custas. Por exemplo, tão logo eu tenha uma folga decente vou encher o tanque do meu Golzinho 1.0 16V À MINHA CUSTA, ir a Porto Alegre atravessando dois pedágios que vou pagar do meu bolso e fazer duas ou três reportagens que ninguém me toma (não vou dizer quais são porque aí me tomam...rssssssss).

E já vi colegas dirigindo invectivas quanto à isenção do nosso principal Jornalista, o Pepper véio: bueno, tenho hábito de não apenas ESCREVER, mas também LER e mesmo comentar matérias no Site. Portanto, li as entrevistas com os representantes dos três concorrentes e absolutamente nenhum favoritismo, todos receberam perguntas, algumas BEM difíceis, inclusive com saídas pelo tangente por parte do entrevistado (uma do Mr. Boeing me deixou de queixo caído e foi muito comentada aqui no Fórum, quem participou deve lembrar). Escrevemos o que achamos certo, não o que nos pagam para escrever. Não temos ninguém chamado Jânio em nossos quadros.

Assim, finalizo com minha opinião pessoal, tão respeitável quanto a do forista mais novato:

Prefiro o Gripen NG pela POSSÍVEL absorção tecnológica do 'aprender desenvolvendo', desde que - como DUVIDO que esteja voando com as nossas cores em 2013/14/15, aposto mais para as bandas de 2020, quando a concorrência não será muito diferente do que a que existe hoje, exceção se o F-35 efetivamente deslanchar, sobre o que já expressei dúvidas que mantenho até hoje, mas aí também não há Rafale nem Super Hornet que se compare - acompanhado de um caça-tampão Sueco (Gripen C), pois os M2000 dificilmente passam de 2015 e, para ser franco, nem deveriam estar aí. Mas ainda acho que vai dar Rafale, embora não veja nenhuma conotação real entre o que os Franceses ganharam na área naval (com justiça, quem mais teria tecnologia de casco de SSN para oferecer e se disporia a fazê-lo nquele momento?) e de helis (bueno, eles têm uma fábrica aqui, a EUROBRÁS, não? Pode até não ter gerado tecnologia que valha algo até agora mas ao menos gera empregos e desenvolvimento na região) com um caça a ser MONTADO em uma empresa que está entre as maiores do mundo, a nossa EMBRAER. A correção ou não dessa linha de raciocínio pelo governo aparecerá nos anos que virão. De qualquer modo, não vou ficar nada triste de ter uns caças invocados daqueles na nossa Defesa...

Ah, uma última consideração: fez-se um bafafá com a queda de dois Rafales como se nunca tivesse caído Gripen nem F-18, já eu fico lembrndo daquela vez em que caiu um bando inteiro de Super Tucanos que não bateram em nada, tomaram uma ventania e foram pro chão: isso faz do ST um mau avião? Gozado, com tombo e tudo os Colombianos querem mais...

Minha opinião. 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

#20118 Mensagem por knigh7 » Dom Out 04, 2009 9:33 am

Matheus escreveu:Knight,

primeiramente obrigado por compartilhar esta valiosa informação. Este "ranking" seria após a entrega da última versão das propostas nesta semana?
Não, claro. Ainda estão em análise.

ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#20119 Mensagem por ninjanki » Dom Out 04, 2009 9:46 am

Knigh7,

Aproveitando a lista que você apresentou, gostaria de lembrar os outros colegas do forum que colocar uma ordem, mesmo para cada ítem, é algo que inclui decisões subjetivas, não um super-trunfo. Se tomarmos então o fato de que há múltiplos ítens, e cada um com ordens distintas, entra a questão novamente dos pesos e métricas para se formular uma escolha geral. E para piorar a questão, temos casos em que o ranking é "muito próximo", ou seja, dadas as incertezas e a subjetividade, poderia facilmente ser o oposto. Fica difícil tomar uma decisão "técnica".

Allan

ps. Quanto à mudança eventual dos rankings após a proposta final, acho que o Gripen tende a perder algumas "posições", ainda que reforce sua posição comercial(comercial é preços e custos, ou capacidade de revenda?)...

knigh7
Sênior
Sênior

#20120 Mensagem por knigh7 » Dom Out 04, 2009 9:56 am

ninjanki escreveu:Knigh7,

Aproveitando a lista que você apresentou, gostaria de lembrar os outros colegas do forum que colocar uma ordem, mesmo para cada ítem, é algo que inclui decisões subjetivas, não um super-trunfo. Se tomarmos então o fato de que há múltiplos ítens, e cada um com ordens distintas, entra a questão novamente dos pesos e métricas para se formular uma escolha geral. E para piorar a questão, temos casos em que o ranking é "muito próximo", ou seja, dadas as incertezas e a subjetividade, poderia facilmente ser o oposto. Fica difícil tomar uma decisão "técnica".

Allan

ps. Quanto à mudança eventual dos rankings após a proposta final, acho que o Gripen tende a perder algumas "posições", ainda que reforce sua posição comercial(comercial é preços e custos, ou capacidade de revenda?)...
Olá, Ninjanki.

Alguns esclarecimentos:

A ordem, vem de pontuações. Eu não tenho, obviamente, a extensa tabela de pontuações que determinou a classificação.
Outro ponto é que uma 3ª posição, num dos ítens apresentados não significa uma proposta ruim daquele item. É algo comparativo.
A Presidência da República (e o Conselho de Defesa Nacional) podem interpretar a Tabela de modo divergente ao da GPFX2.
A questão Comercial envolve o valor monetário das ofertas, suas condições de pagamento. A questão de "exportação" entra no quesito Contrapartidas (Off Set).

Atenciosamente

knigh7
Sênior
Sênior

#20121 Mensagem por knigh7 » Dom Out 04, 2009 10:05 am

Carlos Mathias escreveu:Comprar?
Tenho uma bem mais bonita, e ganhei. 8-]
Está guardada, vai que o mundo desaba e o NG ganha essa joça? :mrgreen:
[018] [018] [018] [018] [018] [018] [018]

knigh7
Sênior
Sênior

#20122 Mensagem por knigh7 » Dom Out 04, 2009 10:12 am

orestespf escreveu:
DBader escreveu: Quase, mas isso já faz muito tempo. Quase 60 anos... :D

[]s,
Douglas Bader
Bem informado quanto a isso, heim? Fico pensando como seria ver o amigo lá em Cima no poder, seria muito interessante e positivo. :mrgreen: :mrgreen:
é o outro. :twisted: :wink:

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#20123 Mensagem por henriquejr » Dom Out 04, 2009 10:20 am

Na minha opinião a proposta da SAAB seria praticamente imbatível, se não fosse o fator político.

.
DBader
Avançado
Avançado

#20124 Mensagem por DBader » Dom Out 04, 2009 11:14 am

knigh7 escreveu: é o outro. :twisted: :wink:
Demorei um pouco para entender. Mas, como já falei antes, não sou nem nunca fui da FAB. :D

[]s,
Douglas Bader

Imagem
DBader
Avançado
Avançado

#20125 Mensagem por DBader » Dom Out 04, 2009 11:23 am

Choro de perdedor [032]
Les JO contre des rafales
Le gouverneur de Tokyo, qui avait défendu activement la candidature de sa ville, a estimé que les responsables sportifs nippons n'étaient pas assez rompus au fonctionnement interne du Comité international olympique (CIO). Il a affirmé que le président brésilien, Luiz Inacio Lula da Silva, avait fait des "promesses audacieuses" aux Africains, et a même cité Nicolas Sarkozy, accusant le président français d'avoir promis de soutenir la candidature de Rio si le Brésil achetait à la France des avions de chasse Rafale.
Tradução Google
As rajadas contras Olímpicos
O governador de Tóquio, que havia promovido activamente a candidatura de sua cidade, disse que não Nippons autoridades esportivas completamente quebrado o funcionamento interno do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele disse que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, fez "promessas ousadas" para os africanos, e até citou Nicolas Sarkozy, acusando o presidente francês prometeu apoiar a candidatura do Rio se comprado no Brasil a França do caça Rafale.
[]s,
Douglas Bader

Imagem
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#20126 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:37 am

Bom dia senhores.

Se me permitem, gostaria de dizer que gosto dos 3 caças. Mas, tenho que pensar no meu país e por isso gostaria de passar a todos aqui, um link para um video em que são mostradas as razões pela qual eu deletarei o F-18 de minha preferência.
Sobram 2. E desses 2, um é caro, mas 100% independente de terceiros, e o outro tem custoxbenefício maior para o país, apesar de ainda não estar 100% claro para nós, quanto os americanos poderão atrapalhar os planos do nosso país no futuro.
Espero sinceramente que o pessoal da SAAB possua cartas na manga para driblar futuros vetos americanos. 8-]

Abraços,

Padilha
DBader
Avançado
Avançado

#20127 Mensagem por DBader » Dom Out 04, 2009 11:45 am

Reportagem feita pela Record sobre o FX-2

Imagem
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#20128 Mensagem por EDSON » Dom Out 04, 2009 11:50 am

62º FPB - Tecnologia Militar
Digitem isto no Google e vejam quanta informação temos ali da qual eu não tinha idéia.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#20129 Mensagem por Marino » Dom Out 04, 2009 12:03 pm

DBader escreveu:Reportagem feita pela Record sobre o FX-2

Cadê o voo no Gripen NG? :lol: :lol: :lol:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6528 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#20130 Mensagem por Túlio » Dom Out 04, 2009 12:07 pm

Relatório final da compra de caças deve sair neste mês

04 de outubro de 2009 • 12h01

O comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro Juniti Saito, disse neste domingo que o relatório final sobre a compra de 36 aviões de combate pela Força Aérea Brasileira (FAB) deve ser concluído ainda neste mês. A afirmação foi feita após a solenidade de troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

"Se Deus quiser, concluiremos (o relatório final da compra dos caças) até o final de outubro", afirmou Saito ao deixar a cerimônia. No último dia 2, as propostas de venda dos caças foram apresentadas pela francesa Dassault, a sueca Saab e a norte-americana Boeing.

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... e+mes.html

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder