TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20101 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 03, 2009 11:56 pm

Comprar?
Tenho uma bem mais bonita, e ganhei. 8-]
Está guardada, vai que o mundo desaba e o NG ganha essa joça? :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20102 Mensagem por Paisano » Sáb Out 03, 2009 11:58 pm

Fico imaginando a cara do Juiz ao entrar para uma audiência usando uma gravata dessa. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20103 Mensagem por Paisano » Dom Out 04, 2009 12:00 am

Carlos Mathias escreveu:Comprar?
Tenho uma bem mais bonita, e ganhei. 8-]
Está guardada, vai que o mundo desaba e o NG ganha essa joça? :mrgreen:
CM, uma gravata desse tipo jamais deve ser comprada, mas sim recebida de presente, como aconteceu com você :!:




AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20104 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 04, 2009 12:04 am

Isso é presente de grego.

[]'s




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20105 Mensagem por czarccc » Dom Out 04, 2009 12:07 am

Fora os porta-vozes de plantão, a preferência da FAB não é conhecida. Mas há alguns indícios. Fora a participação do Comandante Saito na reunião que bateu o martelo tem esses:

Final da entrevista do Comandante:
http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... prensa.php

Disposição para desenvolvimentos conjuntos e transferênciade tecnologia:
http://defesabrasil.com/site/noticias/m ... marelo.php

Saudações




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20106 Mensagem por DBader » Dom Out 04, 2009 12:12 am

czarccc escreveu:Fora os porta-vozes de plantão, a preferência da FAB não é conhecida. Mas há alguns indícios. Fora a participação do Comandante Saito na reunião que bateu o martelo tem esses:

Final da entrevista do Comandante:
http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... prensa.php

Disposição para desenvolvimentos conjuntos e transferênciade tecnologia:
http://defesabrasil.com/site/noticias/m ... marelo.php

Saudações
O Saito foi evasivo nas respostas. Não dá para perceber qualquer preferência da parte dele nessa entrevista.

[]s,
Douglas Bader




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20107 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 04, 2009 12:23 am

Dá sim, eu li aquele livro o corpo fala e o dele está dizendo:

- PERDEU!!!! É Rafa prá geral !!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20108 Mensagem por czarccc » Dom Out 04, 2009 1:28 am

Nunca disse nada parecido.

O que tenho dito é que os problemas apresentados no powerpoint do Sr. Alvarena vem de longa data (80s). Ele por exemplo desde essa época ocupa altos cargos no CTA. Porque não iniciou/aram os projetos com especificações com componentes não americanos? Que masoquismo é esse? Que avaliação de risco é essa?

O único país que forneceu INS para o VLS foi a Rússia. Forneceu apenas 5! Um foi destruído num tentativa nossa de abrir a caixa preta. Para o nosso bem, iniciamos um processo sério de desenvolver essa tecnologia localmente e paramos de reclamar do mundo.

Ai entra a questão da avaliação de risco.

O Brasil não tem acordo de salva-guarda tecnológico-militar com os EUA. O Brasil não quis. Os governos não se acertaram previamente para a aquisição de componentes para o VLS, MAR e WVR IR, etc. Vc acha que quando os watchdogs do DoD/DoS, funcionários públicos, que seguem leis, descobrem que há empresas estrangeiras adquirindo componentes de uso dual para desenvolver mísseis (de toda classe) com tecnologias americanas controladas e que os produtos resultantes podem ir parar nas mãos de nações inimigas, o que acontece? Sem um acerto político prévio, o resultado é bloqueio na certa! Se há uma legislação restritiva, o funcionário público a seguirá. Os compradores tem a obrigação de conhecer esses processos e os riscos associados e as implicações para os projetos. E as alternativas.

De qq forma seria importante saber como foi os processos dessas tentativas de aquisições. Ai teríamos um debate desapaixonado. Infelizmente para mim uma tela de Powerpoint não explica o que aconteceu em cada processo. Levanta o problema, mas não explica. Provavelmente, esclarecer não foi o objetivo dela.

[]s[/quote]


Vejamos. Essas compras são em geral pulverizadas. São vários grupos de pesquisa em vários núcleos e institutos. Tomando como exemplo o CTA. Os IAE, IEAv, ICEA e IFI não possuem um argão unificado de aquisições. seria inexequível. Mesmo dentro dos institutos há fragmantação, o que é natural. Cada um corre atrás do que precisa, sem burocracia. Esses casos de boicote são infimamente divulgados. Mesmo entre oficiais da Aeronática o percentual daqueles que sabem é mínimo. Já morei em Anápolis e lá estudei com muitos filhos de Sgts Sos e oficiais. Sempre que tinha a oportunidade de conversar sobre isso com o pais de meus amigos, eles ouviam com cara de espanto. E olha que meu espaço amostral era razoável. Os militares pelo menos tendem a crer em mim. Quando falo disso com civis normalmente tomam por ladainha comunista (longe de mim essa praga! :twisted: ) anti-americana. Isso tinha que ser divulgado massissamente. Pode ter certeza que esse Brigadeiro, quando de algum projeto de pesquisa, não compra mais componentes americanos, mas ele é só um entre poucos que conhecem o perigo.

Por outro lado os americanos não são nem um pouco inocentes. Essas compras não são feitas em banquinhas de camelô. Eles sabem exatamente pra quem estão vendendo e os possíveis usos. Pra que serve então a maior rede de irformação do mundo? Se aceitam vender e assinam o contrato que cumpram. Um adicional que muito me irrita é que depois que anunciam que não vão fornecer, não devolvem o dinheiro já pago. O famoso e antigo roubo. Será que isso vai pro bolso dos tais funcionários?

Poderia-se negociar acordos de salvaguardas, mas isso praticamente destrói qualquer potencial comercial do produto desenvolvido. Tomemos o exemplo dos mísseis. Feitos os acordos de salvaguardas, o Brasil só poderá exportar para quem eles autorizem. Mas pra quem eles autorizam eles também vendem. Tendo eles um peso geopolítico e de lobby muito maior (a ENGESA sentiu esse peso), eles vão vender pra todo mundo e nós pra ninguém.

Mas qual areal origem desse problema? Os investimentos ridículos que fazemos em P&D. O ideal seria destinar verbas adequadas ao desenvolvimento totalmente autônomo dos projetos e não ficar mendigando tecnologia e tomando coice. Nesse Brasil de Sarney? Pura utopia.

Agora ficar insistindo em comprar dos EUA é burrice (como nação). É preciso divulgar esses casos de boicote. Estou precisamente tentando fazer minha parte divulgando aqui entre os nobres colegas foristas.

Saudações




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20109 Mensagem por czarccc » Dom Out 04, 2009 1:29 am

Carlos Mathias escreveu:Dá sim, eu li aquele livro o corpo fala e o dele está dizendo:

- PERDEU!!!! É Rafa prá geral !!!!

:D :D :D :D :D :D




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20110 Mensagem por knigh7 » Dom Out 04, 2009 2:26 am

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu: E se o governo está externando a preferência da FAB?
Alberto,

Se isso ocorre, seria uma grande surpresa (positiva) para mim.
Infelizmente não há indício disso até aqui na imprensa e nem nas declarações oficiais e extra-oficiais.
Aqui no DB há alguns posts do Knight nesse sentido. Talvez ele possa esclarecer melhor.

[]s
Olá, pessoal.

Alguns pontos:

1º O Relatório final não está pronto. E é feito por homens, e não robôs.
2º a FAB é uma Babel: cada um tem suas preferências: Saito é da ala americana. A maioria dos oficiais engenheiros prefere o Gripen. E há também a Ala Francesa, cuja maioria desses brigadeiros, pertenceu ao Jaguar. E eles também são da espécie humana assim como nós...
3º Estou evitando falar sobre o FX: o assunto é delicado...
......
de modo suscinto:

-Transf. de Tecnologia:
1ºGripen
2ºRafale
3ºBoeing
(1º e 2º próximos)

-Comercial:

1ºGripen
2ºBoeing
3ºRafale

-Sistemas de Armas
Subdivisão:
Armamento
1ºRafale
2ºBoeing
3ºGripen
(1 º e 2º próximos)

Sist de Armas (ToT)
1ºGripen
2ºRafale
3ºBoeing
(as 3 ficarm próximas)

-Técnico-operacional
Subdivisão:
Técnica
1ºRafale
2ºGripen
3ºSuper Hornet


Logística/Manutenção:
1ºBoeing
2ºGripen
3ºRafale

-OFF SET
Subdivisão
Direto:
1ºGripen
2ºRafale
3ºBoeing

Indireto:
1ºBoeing
2ºGripen
3ºRafale






Atenciosamente,




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20111 Mensagem por Valdemort » Dom Out 04, 2009 6:09 am

Brasil conhece preço de caças

França, Estados Unidos e Suécia entregaram as propostas finais para tentar negociar 36 aviões-bombardeio com governoOs futuros caças estrangeiros com bandeira brasileira são para cuidar dos nossos céus, mas a briga por eles se desenvolve no chão. Os três concorrentes que disputam a venda de 36 caças encaminharam oficialmente ao Comando da Aeronáutica as propostas finais que serão analisadas pela Força Aérea Brasileira para a escolha da empresa vencedora.

Ontem mesmo, quando se encerrou o prazo da FAB para receber melhorias nas propostas das empresas da França, da Suécia e dos Estados Unidos, que desejam negociar os aviões com o Brasil, os fabricantes das aeronaves fizeram lobby junto ao governo, no Congresso e na imprensa, em Brasília.

Enquanto a Boeing (EUA) distribuiu um texto insistindo na transferência de tecnologia com o F-18 Super Hornet, enviados dos governos e das empresas da França e da Suécia tinham reuniões em separado com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e participavam de debates no Congresso.

O presidente mundial da empresa sueca Saab, Ake Svensson, por exemplo, admitiu até possibilidade do governo da Suécia adquirir aviões brasileiros Super Tucano e KC-390, caso o país seja escolhido na concorrência. Mas não revelou quantas aeronaves brasileiras podem ser compradas no futuro.

– Queremos desenvolver parceria de iguais com a indústria brasileira. Oferecemos 175% (de compensações) em cima do valor do contrato. Oitenta por cento diretamente ligado à aeronave, 15% em outras áreas de tecnologia e 5% a critério, além dos 75% adicionais – afirmou o presidente da Saab.

Svensson acrescentou ainda que o compromisso da Saab é de revolucionar a Força Aérea Brasileira, “oferecendo independência em vez de dependência”, referindo-se, indiretamente, ao que considera que o Brasil passaria a ser se comprasse dos franceses ou dos americanos.

Numa crítica à proposta da Suécia, já que o Gripen NG ainda é um projeto, Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar da França, garantiu que a França oferece “aeronaves que voam em combate, não aeronaves que voarão daqui a oito ou 10 anos, que eu qualifico de versão de papel”. Em relação à proposta da Boeing, criticou:

– Os que participam (do programa anterior ao F-18, o F-16) acham que o retorno tecnológico é fraco.

O Brasil deseja comprar 36 aviões de combate, em contrato estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 7 bilhões. A francesa Dassault Aviation é considerada a líder na disputa com seu modelo Rafale, em razão de sua oferta de transferência tecnológica e das relações militares entre Brasil e França. O grupo enfrenta concorrência da americana Boeing, com o modelo F/A-18 Super Hornet, e da sueca Saab, que defende o Gripen NG. Enquanto o F-18 trabalha com sistemas americanos, e o Rafale, com franceses, o Gripen NG é ainda um projeto, com 50% de componentes de diferentes fornecedores e países. O motor é dos EUA.

O parecer da FAB irá para o Ministério da Defesa até o final do mês e depois será encaminhado ao Palácio do Planalto. A decisão, ainda sem data definida, será dividida entre o Conselho de Defesa Nacional e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, por sua vez, disse que Lula não pretende discutir sobre a compra de caças com o governo sueco, na visita que fará terça-feira a Estocolmo. Em entrevista, Baumbach afirmou que o Brasil está disposto a discutir o aumento da cooperação na área de Defesa, mas não pretende falar sobre os caças.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... ction=1007




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20112 Mensagem por Penguin » Dom Out 04, 2009 8:18 am

knigh7 escreveu:
Santiago escreveu: Alberto,

Se isso ocorre, seria uma grande surpresa (positiva) para mim.
Infelizmente não há indício disso até aqui na imprensa e nem nas declarações oficiais e extra-oficiais.
Aqui no DB há alguns posts do Knight nesse sentido. Talvez ele possa esclarecer melhor.

[]s
Olá, pessoal.

Alguns pontos:

1º O Relatório final não está pronto. E é feito por homens, e não robôs.
2º a FAB é uma Babel: cada um tem suas preferências: Saito é da ala americana. A maioria dos oficiais engenheiros prefere o Gripen. E há também a Ala Francesa, cuja maioria desses brigadeiros, pertenceu ao Jaguar. E eles também são da espécie humana assim como nós...
3º Estou evitando falar sobre o FX: o assunto é delicado...
......
de modo suscinto:

-Transf. de Tecnologia:
1ºGripen
2ºRafale
3ºBoeing
(1º e 2º próximos)

-Comercial:

1ºGripen
2ºBoeing
3ºRafale

-Sistemas de Armas
Subdivisão:
Armamento
1ºRafale
2ºBoeing
3ºGripen
(1 º e 2º próximos)

Sist de Armas (ToT)
1ºGripen
2ºRafale
3ºBoeing
(as 3 ficarm próximas)

-Técnico-operacional
Subdivisão:
Técnica
1ºRafale
2ºGripen
3ºSuper Hornet


Logística/Manutenção:
1ºBoeing
2ºGripen
3ºRafale

-OFF SET
Subdivisão
Direto:
1ºGripen
2ºRafale
3ºBoeing

Indireto:
1ºBoeing
2ºGripen
3ºRafale






Atenciosamente,[/quote


-----------------------------------------------------------------------------
Grande Cavaleiro!

Vc trouxe luz à essa nebulosa questão!
Para mim está claro que é um problema complexo selecionar a melhor opção.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20113 Mensagem por Túlio » Dom Out 04, 2009 8:20 am

orestespf escreveu:
DBader escreveu: Quase, mas isso já faz muito tempo. Quase 60 anos... :D

[]s,
Douglas Bader
Bem informado quanto a isso, heim? Fico pensando como seria ver o amigo lá em Cima no poder, seria muito interessante e positivo. :mrgreen: :mrgreen:

Ouch!!!

Essa pegou logo acima da...linha de cintura...

Claro, estou falando de boxe... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20114 Mensagem por Matheus » Dom Out 04, 2009 8:41 am

Knight,

primeiramente obrigado por compartilhar esta valiosa informação. Este "ranking" seria após a entrega da última versão das propostas nesta semana?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20115 Mensagem por pauloguita » Dom Out 04, 2009 8:56 am

Todo mundo tem o seu favorito, e todos sabem que o meu é o SH. Mas quando a FAB que é quem realmente entende de avião de caça der o seu veredito, então passo a defender a escolha da FAB.

Abraços




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